Acesso a todos os e-nformes publicados desde a criação do Canal Contemporâneo em dezembro de 2000.
Para acessar os e-nformes anteriores é necessário ser associado ao Canal Contemporâneo.
Se você já se cadastrou, conecte-se na primeira página para acessar sua área pessoal e pedir o boleto na aba associação do editar conta. Se você nunca se cadastrou, preencha o formulário e, no final, escolha a opção associação paga. Conheça os planos de acesso do Canal e seus benefícios.
Modos de recebimento dos e-nformes
O Canal Contemporâneo publica 2 e-nformes semanais contendo informações sobre o circuito de arte contemporânea e políticas culturais relacionadas.
- Para receber a edição COMPLETA, com textos e imagens, torne-se um associado pagante e contribua para a manutenção da iniciativa.
- Para receber a edição SIMPLIFICADA, apenas com os linques para os conteúdos, basta ser um usuário cadastrado.
PE/RJ/SP/França José Rufino na Amparo 60 / 29ª Mostra BR de Cinema: Tinta Fresca, de Paula Alzugaray e Ricardo Van Steen no MIS ANO 5 - N. 118 / 24 DE OUTUBRO DE 2005
Abbaye de Silvacane - Aix-en-Provence
Route départamentale 561, La Roque d’Anthéron - França
Diariamente, exceto terças, 10-13h e 14-17h
4-42-50-41-69 ou josepatricio@uol.com.br www.josepatricio.com.br Realização: Lusofonia
Apoio: Ville d’Aix-en-Provence, École Superieure d’Art d’Aix-en-Provence, Monum-Abbaye de Silvacane, AFFA, Le Hors-là, Fundarpe, Governo do Estado de Pernambuco, MinC
José Bechara + Rodrigo Andrade - Pintura eletrostática s/bronze
CIRCUITO
Angelo Venosa
Desenhos
Homenagem aos artistas selecionados do Panorama MAM 2005 Caetano Dias, José Bechara, José Bento, Roberto Bethônico, Rodrigo Andrade
8 de outubro a 8 de novembro de 2005
Galeria de Arte Marília Razuk
Av. 9 de Julho 5719 loja 2, São Paulo - SP
11-3079-0853 www.galeriamariliarazuk.com.br Segunda a sexta, 10h30-19h; sábados, 11-14h
Projéteis - Redemergências Artistas da exposição: Adriana Aguiar (PE), Ana Ruas (MS), Andréa Farias (DF), Armando Queiroz (PA), Cristino Wapixana (RO), Frederico Dalton (RJ), Gabriel Arcanjo (PI), Gervane de Paula (MT), Guaraci Gabriel Campos (RN), Ivan Campos (AC), Jaílton Moreira (RS), Jamson Madureira (SE), Jared Domício (CE), Juliano Moraes (GO), Marcos da Costa (AP), Marina Boaventura (TO), Martinho Patrício (PB), Oscar Ramos (AM), Paulo Santiago (RO), Rafael Campos (SP), Renato Mariano (ES), Sebastião Nunes (MG), Siloé Amorim (AL), Tatiana Ferraz (SP), Tatiana Stropp (PR), Thiago Martins de Melo (MA), Yuri Sarmento (BA)
Artistas convidados: Afonso Tostes (RJ), Fernanda Gomes (RJ), Fernando Lindote (SC), Lia do Rio (RJ), Paulo Paes (RJ)
+ Performance do Imaginário Periférico
Ade Evaristo, Adriana Cardoso, Adriana Guanaes, Adriana Montenegro, Aimberê César, Alex Hambúrguer, Alex Laurentino, Alexandre Sá, Alexandre Vogler, Almir Soares, Ana Biolchini, Ana Torres, André Oliveira, Andréa Varela, Angelo Silva, Anita Fiszon, Armando Queiroz, Beatriz Luz, Bedotti, Beth Lobo, Bob N, Bony Braga Seachter, Branco Torres, Bruno Monteiro, Carlos Eduardo Borges, Chica Granchi, Clarissa Pinheiro, Claudia Hersz, Claudio Cambra, Cleantho Viana, Cris Moretti e Mario Barata, Cristina Amiran, Cristino Wapixana, Daniel Toledo, Danielle Lima, Davi Ribeiro, Deneir Martins, Deo Crisis, Dida Nascimento, Diego Magalhães, Diego Pale, Dinair Castro, Dio Viana, Doria Reis, Eda Miranda, Edilene Capanema, Edmilson Nunes, Eduardo Gripp, Eduardo Ribeiro, Elaine de Sant´Ana, Eliane Duarte, Enedina de Cnop, Érica Ferreira, Fabiana Santos, Fabiano Demenech, Fernando Guitarra, Fernando Lindote, Fiúza, Flávia Alencar, Franceila C M de Freitas, Guaraci Gabriel, Guga Ferraz, Guido Lobato Porto, Gustavo Alves, Helcio Barros, Helder Araújo, Helena Correa, Helena Wassersten, Helenice Bueno, Hugo Houayek, Ida Lina, Ilcio Lopes, Jamson Madureira, Jaqueline Jacques, Jarbas Lopes, Jorge Barreto, Jorge Duarte, Jorge Soares , Josiane Ferreira, Jozias Benedito, Juliano Guilherme, Julio Sekigushi, Kalil Charif, Karla Gravina, Kátia de Marco , Katia Jacobson, Lea Soilbelman, Léo Santos, Lucas Leopoldo, Lúcia Avancini, Luis Andrade, Luiz Carlos de CarvalhoLuiz Claudio Fernandes, Luzia Veloso, Luzia Veloso, Magda Sheeny, Mara Pereira, Marcela Antunes, Marcia Marissol, Marcia Muller, Marcio Zardo, Marcos Cardoso, Maria Cherman, Maria Helena Bastos, Maria Lia Gautério, Mariana Smith, Marilou Winograd, Marina Boaventura, Mário Camargo, Mariozito Seixas, Maurício Ruiz, Maurício Santos, Mauro Spindola, Mel Guerra, Michele Blajthman, Mirela Luz, Moema Terra, Monalisa Silper, Monique Martiner, Nilton Pinho, Nivaldo Carneiro, Noeli Ramme, Norma Mieko, Otávio Avancini, Patrícia Machado, Patrícia Mado, Paula Erber, Paulinho Marques, Paulo Paes, Pedro Varela, Petrillo, Pierre Cratez, Pina Bastos, Priscila Guedes, Rachel Falcão, Raimundo Rodrigues, Raphael Couto, Raquel Garcia, Raquel Teixeira, Renata Barreto, Renato Mariano, Ricardo Araújo, Roberto Precioso, Roberto Tavares, Rodrigo Torres, Rogério Queiroz , Rogério Rauber, Ronald Duarte, Roosivelt Pinheiro, Sabrina Ribeiro, Sandra Schechtmam, Sayonara Pinheiro, Sergio del Picchia, Sergio Torres, Sheila Mancebo, Shirley Nogueira, Silvio Grego, Sueli Fahri, Tarcila de Paiva, atiana Câmara, Tay Bunheirão, Thais Boulanger, Thereza Amaral, Tiago Martins, Timbuca, Tom Melo, Ubiratan Lima, Venício Ribeiro, Vera Ermano, Vitória Azevedo, Waldeneis Lopes
Projeto e coordenação: Jorge Duarte
25 de outubro, terça-feira, 18h
Centro de Artes Funarte - Mezanino do Palácio da Cultura Gustavo Capanema
Rua da Imprensa 16, Centro, Rio de Janeiro - RJ Segunda a sexta, 10-18h
Exposição até 25 de janeiro de 2006
Galeria Toulouse
Rua Marquês de São Vicente 52, Shopping a Gávea, loja 350, Rio de Janeiro - RJ
21-2274-4044/5790 ou contato@galeriatoulouse.com.br www.galeriatoulouse.com.br Parceria editorial com a Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
Apresentação do livro: Marcus de Lontra Costa
Prefácio do livro: Milton Hatoum
Compilação de textos de: Esther Emílio Carlos, Fernando Cocchiarale, Frederico Moraes, Gerd Bornheim, Jandira Praia, Paulo Herkenhoff, Wilson Coutinhoe
Hiperespaço curvista de Enéas Valle: livro sobre os 30 anos de carreira do artista
29ª Mostra BR de Cinema - Mostra Internacional de Cinema São Paulo Tinta Fresca, de Paula Alzugaray e Ricardo Van Steen
Edição: Ricardo Miranda
54', Cor, Vídeo, SP-Brasil, 2005
24 de outubro, segunda-feira, 20h20
25 de outubro, terça-feira, 20h
Museu da Imagem e do Som
Av. Europa 158, Jardim Europa, São Paulo - SP
29ª Mostra BR de Cinema - Mostra Internacional de Cinema São Paulo
Patrocínio: Petrobrás
O feitoamãos/F.A.Q. é composto por André Amparo, André Melo, Cláudio Santos, Lucas Bambozzi, Marcelo Braga, Ronaldo Gino, Rodrigo Minelli e Vítor Garcia e, com freqüência, convida outros realizadores e artistas a atuarem no desenvolvimento de suas obras. Desde 2001, o grupo vem atuando em apresentações que sempre estabelecem um diálogo tenso e bastante produtivo entre som, imagem e envolvimento do público. Desde a primeira apresentação até a mais recente, o que vemos é um trabalho que, se por um lado se pauta na experimentação formal de imagens e possibilidades de ocupação-exploração do espaço, por outro busca referência em conceitos vindos das mais diversas áreas para ancorar suas apresentações e, com isso, ampliar a polissemia típica de suas obras. É na fluidez das imagens exibidas em diversas telas ou suportes de projeção dispostos no espaço que percebemos a força do trabalho do grupo e de suas muitas abordagens dos fenômenos contemporâneos. Isso pode ser facilmente reconhecido em diversos de seus trabalhos, como Monstruário ilustrado (2002) apresentado no Itaú Cultural, em São Paulo, no evento Interatividades. Nesta apresentação, o grupo, que também contou com a participação de Chico de Paula - um dos fundadores do grupo e freqüente colaborador - e com a colaboração de mais de 20 artistas, recriou os bestiários medievais, compilações alegóricas sobre animais fabulosos ou reais, em uma versão contemporânea num espaço que convidava à imersão e reunia projeções, cenografia e música.
Em outros trabalhos, como É (in)possível estar em 2 lugares ao mesmo tempo (2003), as referências são os conceitos de espaço e paisagem vindos das teorias do geógrafo Milton Santos. Este projeto contou com dois sistemas que possibilitavam a interação com as imagens criadas pelo grupo. Um dos sistemas foi desenvolvido por José Cabral, Fábio Araújo e Rodrigo Marcandier e o outro, por Lucas Bambozzi. Esses processos interativos acabavam por facilitar os processos de imersão do público, promovendo uma espécie de reconstrução da cidade em um espetáculo de imagens urbanas que subvertem as noções mais comuns de espaço e paisagem.
No 15º Festival Internacional de Arte Eletrônica o grupo apresentou “Carro-Bomba” uma performance manipulando imagens e sons ao vivo tratando da “sensação generalizada da iminência de um ataque”. Ruídos, fumaça, imagens de um carro que explode e sons fizeram parte do trabalho do F.A.Q..
Visite, conheça e divulgue o FF>>Dossier, uma iniciativa da Associação Cultural Videobrasil que tem por objetivo ampliar o fluxo de informações sobre os artistas do eixo sul.
O Grupo Telemar recebe inscrições para o Programa Telemar de Patrocínios Culturais Incentivados 2006, que destinará cerca de R$ 12 milhões ao apoio a projetos selecionados. Por meio do site www.telemar.com.br, artistas e produtores culturais podem inscrever projetos das mais variadas manifestações artísticas, desde que estejam inseridos em uma das Leis de Incentivo à Cultura.
Projéteis - Redemergências é uma exposição coletiva com 32 artistas, - um representante de cada estado brasileiro que participou da Rede em 2004 - e 5 artistas convidados pelo Centro de Artes Visuais que viajaram, ministrando oficinas, palestras, gravações, visitas a ateliês e debates sobre a produção atual em artes visuais.
As equipes do Projeto Rede Nacional de Artes Visuais cruzaram o Brasil, em 2004, formando uma rede de intercâmbio entre todas as regiões e capitais, levando e trazendo imagens, reflexões, experiências, numa interação inédita de artistas, críticos, professores, estudantes e interessados em artes visuais.
Presenciaram um país ansioso por conhecimento e complexo em suportes estratégicos para o florescimento de uma arte autônoma e diversificada. Atuaram nas fronteiras entre a criação, a educação, a ciência e a comunicação, tendo como referência a liberdade e a disposição de conviver com uma incrível multiplicidade de formas de expressão. O impossível, em outros tempos, foi realizado, deixando um território aberto para futuros desdobramentos. Todos os que fizeram parte desta aventura passaram a ter um novo olhar sobre o país e sobre si mesmos.
A exposição Projéteis - Redemergências, versão de 2005 do Projéteis Funarte de Arte Contemporânea, é o resultado deste trabalho, feito através de um amplo sistema de indicações de artistas visitantes, críticos, palestrantes e artistas expositores. Foi criado um modelo diferenciado com relação aos critérios estabelecidos em edições anteriores.
Na abertura da mostra, dia 25 de outubro, haverá também uma performance do grupo Imaginário Periférico, com a participação de 168 artistas, sob a coordenação de Jorge Duarte. Todos os integrantes do grupo estarão reunidos, a partir das 14 horas, na Cinelândia e as 17h30 se dirigirão ao Palácio Gustavo Capanema, Funarte. Cada artista apresentará seu trabalho, que será comercializado a R$1. Os artistas também trocarão suas obras e realizarão performances individuais e coletivas.
O grupo Imaginário Periférico surgiu na Baixada Fluminense e realiza exposições em regiões periféricas. Originalmente formado por: Deneir de Souza, Jorge Duarte, Julio Sekiguchi, Raimundo Rodrigues, Ronald Duarte e Roberto Tavares; estes artistas vivem, têm atelier ou possuem importantes ligações, com as localidades de Nova Iguaçu, Piabetá, Fragoso e Miguel Couto. Desta relação surgiu a proposta de ampliar o conceito de “meio de arte’’ e estender a produção artística para além do centro do Rio. A cada ação existe uma renovação e um acréscimo de artistas participantes, dando ênfase às propostas inovadoras e originais.
Tinta Fresca, de Paula Alzugaray e Ricardo Van Steen
Documentário investiga a iconografia transitória que ocupa muros e fachadas de espaços públicos
O popular e o erudito; o figurativo e o abstrato; o orgânico e o geométrico; o perene e o efêmero; a tradição e o contemporâneo se cruzam no documentário Tinta Fresca
Que afinidades existem entre paisagens bucólicas de paredes de botequins cariocas e um projeto de site-specific (instalação pensada especificamente para um determinado espaço) em uma lanchonete paulistana? Que parentesco há entre as portas das celas do presídio do Carandiru e as placas comerciais de lojinhas do interior?
Sobre a compulsão de preencher as paredes brancas do espaço urbano, debatem pintores populares, artistas contemporâneos, críticos e leigos. O artista paulistano Rodrigo Andrade conversa pelo telefone com Nilton Bravo, pintor carioca veterano na pintura de paisagens. Os grafiteiros Gêmeos são assistidos por Ling, o último pintor de cartazes de cinema em atividade, na cidade de São Paulo.
Entre os participantes do projeto, os artistas plásticos Artur Barrio e Marepe; o pintor Siron Franco; o pixador Anêmico; o colecionador de arte Fábio Faisal; o escritor Carlos Heitor Cony; o professor de Estética Leonardo Guelman; a fotógrafa Anna Mariani; o grafiteiro e MC Zig Dauto; os grafiteiros Gêmeos; o vendedor de quebra-queixo, Aurelino dos Santos, e a comerciante Marta de Jesus, conhecida como India das Ostras.
Com direção de Ricardo van Steen e Paula Alzugaray, o documentário TINTA FRESCA foi captado em DV-CAM em cidades de quatro estados brasileiros (RS, SP, RJ e PE) e é uma co-produção Movi&Art e TempoDesign.
Paula Alzugaray atua há dez anos na área de jornalismo cultural. Desde 2003, faz crítica de arte e curadoria independente. Atualmente, cursa mestrado na área de Comunicação e Estética do Audiovisual da ECA-USP, onde realiza uma pesquisa sobre Doc/arte.
Fotógrafo, cineasta, artista gráfico, diretor de arte e diretor de cinema publicitário, Ricardo van Steen dirigiu o curta-metragem "Com que Roupa?" (1997), prêmio de Melhor Fotografia no Festival de Gramado. Atualmente, trabalha na pós-produção do longa-metragem de ficção "Noel - Poeta da Vila".
SOBRE O CANAL CONTEMPORÂNEO - Visite o sítio! www.canalcontemporaneo.art.br Como mandar o seu material para a pré-seleção do Canal Contemporâneo
Na pré-seleção, estaremos organizando as mensagens enviadas no prazo e com as informações necessárias para serem analisadas para a difusão no Canal. Os critérios de avaliação do Canal Contemporâneo se baseiam no interesse dos trabalhos apresentados e na trajetória artística do profissional no circuito de arte contemporânea brasileira, levando-se também em conta o espaço disponível nos e-nformes no momento da realização do evento.
1 - Envie sua divulgação para canal@canalcontemporaneo.art.br;
2 - Com 15 dias de antecedência, mande as informações básicas;
3 - No assunto coloque a data, nome do artista e local;
4 - No corpo do emeio coloque as informações de serviço completas: data, nome do evento, nome do artista, local, endereço, telefones, horários e conexões;
5 - Inclua textos de imprensa, currículo e crítico em arquivos anexos, em doc ou pdf;
6 - 2 a 3 imagens em jpg, em RGB, 200 dpis, com 500 pixels no menor lado;
7 - Caso você ainda não tenha as imagens e os textos, mande-nos uma previsão de envio, que não deverá ser menor a 5 dias prévios à abertura do evento;
8 - Para eventos em andamento, buscamos publicar na seção Circuito imagens dos eventos, entrevistas ou qualquer material que não estaria disponível antes do evento acontecer. volta ao topo
Novas regras para galerias e instituições
Devido ao excesso de trabalho e ao enxugamento de nossa equipe, enquanto for necessário para o equilíbrio de nosso funcionamento, estaremos publicando o material completo, texto e imagem, apenas das galerias e instituições assinantes. As informações básicas para os eventos selecionados serão mantidas, mas para ter o material integralmente publicado, será preciso contribuir para o esforço coletivo de manutenção dessa comunidade digital: www.canalcontemporaneo.art.br/assineocanal.
Estamos no momento fora de nosso ponto de equilíbrio, recebendo mais material do que podemos dar conta. Para voltarmos a nos equilibrar, precisamos diminuir a quantidade de material a ser trabalhado ou aumentar a quantidade de assinaturas. Como os assinantes pessoas físicas representam 90% desse nosso universo, está na hora dos outros integrantes de nossa coletividade contribuírem para a auto-sustentabilidade do Canal, principalmente as instituições (2%), pois as galerias e produtoras já comparecem em 8%.
O fato é que essa proporção desproporcional é um reflexo do que acontece em nosso circuito de arte, aonde artistas, teóricos e galerias trabalham para dar sustento às nossas precárias instituições com o objetivo de manter o nosso mercado de trabalho vivo. O resultado é que estamos sempre cambaleando, pois necessitamos com urgência de agentes institucionais participantes e conscientes de seus papéis nessa engrenagem.
Resumindo: para ter o seu material publicado integralmente, a galeria ou instituição deverá passar a contribuir para a manutenção do Canal. O que não é nenhum absurdo, se considerarmos a abrangência dessa difusão (quase todo território nacional, incluindo capitais, subúrbios e cidades do interior, e mais de 70 países) e o valor irrisório cobrado. Absurdo seria, termos que aumentar novamente a assinatura dos que comparecem para compensar essa inadimplência. volta ao topo
Funcionamento do Fórum do Canal
Para ver e ler os textos publicados não é preciso se registrar na plataforma do fórum.
Para escrever, responder, criar novos tópicos e votar nas enquetes é preciso REGISTRAR, pois esse registro irá permitir, por exemplo, que a pessoa seja avisada quando houver respostas às suas mensagens enviadas ao fórum ou quando houver alguma msg pessoal (mesmo não tornando público o emeio (padrão do registro), é possível mandar msgs pessoais para os membros registrados no fórum).
Portanto, além de gerenciar tarefas específicas dessa plataforma, o registro permite uma maior proximidade entre as pessoas desta comunidade.
É possível se registrar e ainda se manter anônimo através da escolha do nome do usuário. Por exemplo, se alguém colocar um apelido, será reconhecido apenas pelo conjunto de pessoas mais próximas que tenham conhecimento do mesmo.
O registro do Fórum nada tem a ver com o cadastro para recebimento dos e-nformes ou com o cadastro de assinantes. São bancos de dados distintos, cada qual com funções específicas ao seu funcionamento.
Passo-a-passo do registro no Fórum do Canal
- Na página do fórum, www.canalcontemporaneo.art.br/forum, entre em REGISTRAR (no menu da lateral esquerda);
- Leia as condições de registro e, aceitando, clique no link Aceito (no final do texto);
- Preencha os campos e envie (apenas os quatro primeiros campos são obrigatórios e o padrão em funcionamento oculta o seu emeio);
- A partir desse registro, entre em ENTRAR (no menu da lateral esquerda) para colocar o seu nome de usuário e senha;
- BUG - Caso depois disso, você não veja o seu nome de usuário no topo do menu lateral, coloque novamente seu nome de usuário e senha nos respectivos campos na parte inferior do menu lateral e clique em ENTRAR;
- Quando terminar a sua visita ao fórum, clique em SAIR junto ao seu nome de usuário no topo do menu lateral.
O Canal Contemporâneo publica de 3 a 4 e-nformes semanais, www.canalcontemporaneo.art.br/e-nformes, contendo as informações selecionadas do material que é enviado de várias partes do Brasil e do exterior.
- Para receber GRATUITAMENTE no DIA DA PUBLICAÇÃO, ALGUNS de nossos e-nformes em sua edição SIMPLIFICADA, cadastre-se em www.canalcontemporaneo.art.br/cadastro.
- As edições simplificadas enviadas às listas agregadas ao nosso emailing são distribuídas AUTOMATICAMENTE e podem ser recebidas até o DIA SEGUINTE. Para passar a receber os e-nformes GRATUITOS no MESMO DIA, é necessário cadastrar-se on line: www.canalcontemporaneo.art.br/cadastro. volta ao topo
Para deixar de receber os e-nformes, basta clicar aqui e enviar um emeio com REMOVER no assunto. / To leave our mailing list, just click here and send an email with REMOVE on the subject.