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PE/RS/SP/Canadá 5ª Bienal do Mercosul - Histórias da Arte e do Espaço / Debate e lançamento do livro Gilvan Samico no Mamam ANO 5 - N. 107 / 28 DE SETEMBRO DE 2005 NESTA EDIÇÃO:
5ª Bienal do Mercosul - Histórias da Arte e do Espaço, Porto Alegre
5ª Bienal do Mercosul - Artista Homenageado: Amilcar de Castro, Porto Alegre
CIRCUITO Quero ser amigo(a) da Lisette - 2° edição na Xiclet, São Paulo
Debate e lançamento do livro Gilvan Samico no MAMAM, Recife
REDE
Apresentação da Revista Eletrônica do Iphan - Revista Patrimônio
Newsletter do Fórum Permanente
Yara Guasque na Conferência Refresh, MediaArtHistory.org
SOBRE O CANAL
Como enviar material para a pré-seleção
Novas regras para galerias e instituições
Funcionamento do fórum - porque e
como se registrar
Modos
de recebimento dos e-nformes
Para deixar de receber os e-nformes
Ernesto Neto
5ª Bienal do Mercosul - Histórias
da Arte e do
Espaço
30
de setembro a 4 de dezembro de 2005
Vetor: Da Escultura à Instalação - Núcleo Histórico: A (re)invenção
do
espaço
Aluísio Carvão (Brasil), Américo Spósito (Uruguai), Amilcar de
Castro(Brasil), Carmelo Arden Quin (Argentina), Enio Iommi (Argentina),
Franz Weissmann (Brasil), Hélio Oiticica (Brasil), Lygia Clark (Brasi),
Lygia Pape (Brasil), Max Bill (Suíça), Nelson Ramos (Uruguai)- Sergio
Camargo (Brasil), Ulises Carrión (México), Willys de Castro (Brasil)
Santander Cultural - Sala Multiuso
Rua 7 de setembro 1028, Porto Alegre - RS
www.santandercultural.com.br
Terça
a domingo, 9-21h
Vetor:
A Persistência da
Pintura - Núcleo Histórico: Experiências
Históricas do Plano
Abraham Palatnik (Brasil), Alfredo Volpi (Brasil), Arthur Luiz Piza
(Brasil), Décio Vieira (Brasil), Geraldo de Barros (Brasil), Hércules
Barsotti (Brasil), Iberê Camargo (Brasil), Ivan Serpa (Brasil), Juan
Mele (Argentina), Lidy Prati (Argentina), Luiz Sacilotto (Brasil),
Manuel Espínola Gómez (Uruguai), Maria Leontina (Brasil), Maria Luisa
Pacheco (Bolívia), Matilde Perez (Chile), Milton Dacosta (Brasil), Mira
Schendel (Brasil), Rubem Ludolf (Brasil), Waldemar Cordeiro (Brasil),
Washington Barcala (Uruguai)
Museu de Arte do RS - MARGS
Praça da Alfândega s/n°, Centro, Porto Alegre - RS
51-3227-2311 ou museu.margs@terra.com.br
www.margs.org.br
Terça
a domingo, 9-21h
Vetor:
Direções no Novo Espaço
Adriana Bustos (Argentina), Alessandra Sanguinetti (Argentina), Alonso
Yáñez (Chile), Bia Medeiros (Brasil), Carlos Amorales / Nuevos Ricos
(México), Claudia Casarino (Paraguai), Claudia Missana (Chile) Daisy
Xavier e Célia Freitas (Brasil), De Cortillas (Chile), Diana Domingues
(Brasil), Elcio Rossini (Brasil), Elvira Santamaría (México), Enrica
Bernardelli (Brasil), Enrique Aguerre (Uruguai), Enrique Zamudio
(Chile), Ensamble Cumshort (Chile), Erick Beltran (México), Felipe
Baeza (Chile), Fernando Llanos (México), Fernando Melo (Chile),
Francisca Garcia (Chile), Fredi Casco (Paraguai), Geopolio m7 red
(Argentina), Gonzalo Mezza (Chile), Guillermo Gómez-Peña (México),
Jacqueline Lacasa (Uruguai), Jaílton Moreira (Brasil), Javiera Torres
(Chile), Joaquin Sanchez (Bolívia), Jorge Francisco Soto (Uruguai),
Laura Erber (Brasil), Lazo (Chile), Leandro Tartaglia (Argentina),
Lenora de Barros (Brasil), Logo (Uruguai), Manuel Rocha Iturbide
(México), Manuela Vieragallo (Chile), Marcelo Grosman (Argentina),
Marcos Chaves (Brasil), Mariana Castillo Deball (México), Mario Navarro
(Chile), Mauricio Guillen (México), Michelle Letelier (Chile), Miguel
Rio Branco (Brasil), Milton Marques (Brasil), Narda Alvarado (Bolívia),
Nelbia Romero (Uruguai), Néstor Olhagaray (Chile), Oscar Miguel Bonilla
Lasalvia (Uruguai), Pablo Leon de la Barra (México), Paola Caroca
(Chile), Patricio Crooker (Bolívia), Paulo Jares (Brasil), Paz Encina
(Paraguai), Rainer Krause (Chile), Renato Heuser (Brasil), Ricardo
Migliorisi (Paraguai), Silvia Rivas (Argentina), Sol Mateo (Bolívia),
Thiago Rocha Pitta (Brasil), Tunga (Brasil), Yael Rosenblut (Chile)
Centro Ciltural Usina do Gasômetro
Av. Presidente João Goulart 551, Porto Alegre - RS
51-3212-5979
Terça
a domingo, 9-21h
Vetor:
Da Escultura à Instalação - Núcleo Contemporâneo
Afonso Tostes (Brasil), Alejandra Andrade (Bolívia), Alessandra Vaghi
(Brasil), Angelo Venosa (Brasil), Anna Maria Maiolino (Brasil), Antonio
Manuel (Brasil), Artur Lescher (Brasil), Carlos Fajardo (Brasil),César
Martínez (México), Dominique Serrano (Chile), Einar de la Torre e Jamex
de la Torre (México), Elaine Tedesco (Brasi), Ernesto Neto (Brasil),
Fernando Lindote (Brasil), Iole de Freitas (Brasil), Jac Leirner
(Brasil), José Resende (Brasil), Laura Vinci (Brasil), Lucia Koch
(Brasil), Marcelo Callaú (Bolívia), Marcelo Silveira (Brasil), Mariela
Leal (Chile), Osvaldo Salerno (Paraguai), Pablo Vargas Lugo (México),
Patricio Farias (Brasil), Paz Carvajal García (Chile), Raquel Schwartz
(Bolívia), Rivane Neuenschwander (Brasil), Roman Ariel Vitali
(Argentina), Rosa Velasco R (Chile), Rulfo (Uruguai), Sandro Pereira
(Argentina), Sergio Meirana (Uruguai), Vera Chaves Barcellos (Brasil),
Waltércio Caldas (Brasil)
Armazém A3/A4
Av. Mauá 1050, Cais do Porto, Porto Alegre - RS
Terça a domingo,
9-21h
Vetor: A Persistência da Pintura - Núcleo Contemporâneo
Adriana Varejão (Brasil), Antonio Dias (Brasil), Benjazmín Ocampos
(Paraguai), Bernardo Krasniansky (Paraguai), Boris Viskin (México),
Camilo Yáñez (Chile), Carlos Colombino (Paraguai), Carlos Pasquetti
(Brasil), Carlos Vergara (Brasil), Carlos Zílio (Brasil), Célia Euvaldo
(Brasil), Daniel Feingold (Brasil), Daniel Senise (Brasil), Dudi Maia
Rosa (Brasil), Eduardo Cardozo (Uruguai), Eduardo Sued (Brasil),
Elizabeth Jobim (Brasil), Fábio Miguez (Brasil), Franco Aceves Humana
(México), Germana Monte-Mór (Brasil), Gisela Waetge (Brasil), José Bechara (Brasil), Juan Tessi (Argentina), Karin Lambrecht (Brasil),
Maria Lucia Cattani (Brasil), Mariano Molina (Argentina), Niura Machado
Bellavinha (Brasil), Nuno Ramos (Brasil), Patricia Israel (Chile),
Sandra Cinto (Brasil)
Armazém A5/A6
Av.
Mauá 1050, Cais do Porto, Porto Alegre - RS
Terça a domingo,
9-21h
Exposições Especiais - Fronteiras da Linguagem
Ilya e Emilia Kabakov (RU / EUA), Pierre Coulibeuf (FR), Marina
Abramovic (IUG / NL), Stephen Vitiello (EUA)
Armazém A7
Av. Mauá 1050, Cais do Porto, Porto Alegre - RS
Terça a domingo,
9-21h
Vetor:
Transformações do Espaço Público - Obras Temporárias:
Orla do Guaíba / Paço dos Açoarianos / Armazéns
Bettina Brizuela (Paraguai), Iran do Espírito Santo (Brasil), Mario
Sagradini (Uruguai), Nelson Felix (Brasil),
Nuno Ramos (Brasil), Paulo Vivacqua (Brasil), Siron Franco (Brasil)
Vetor: Transformações do Espaço Público - Obras Permanentes: Orla do Guaíba
Carmela Gross (Brasil), José Resende (Brasil), Mauro Fuke (Brasi),
Waltércio Caldas (Brasil)
5ª Bienal do Mercosul
Rua dos Andradas 123, 10º andar, Sala 1008, Porto Alegre
- RS
51-3228-4074 ou contato@bienalmercosul.art.br
www.bienalmercosul.art.br
Curador-geral: Paulo Sergio Duarte (Brasil)
Curador-adjunto: Gaudêncio Fidelis
(Brasil)
Curador-assistente: José Francisco Alves (Brasil)
Curadores
internacionais: Cecília Bayá Botti (Bolívia), Eva Grinstein
(Argentina), Felipe
Ehrenberg (México), Gabriel Peluffo Linari (Uruguai), Justo Pastor
Inocencio Mellado
Suazo (Chile), Ticio Escobar (Paraguai)
Realização: Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul
Patrocinadores Master: Gerdau, Petrobrás, Santander Cultural / Banco
Santander
Patrocinador do artista homenageado Amilcar de Castro: Refap
Patrocinadores de Mostra: Ipiranga, Lojas Renner, Sonae, Vonpar
Patrocinadores dos Artistas Convidados: MasterCard, Souza Cruz
Segmentos: Varig - Cia. Aérea Oficial, Ferramentas Gerais - Ferramenta
Apoio: Blue Tree Towers, Digitel, Engex, Grupo Avipal, ICBNA,
Isdralit, Maiojama, Master Hotéis, Nestlé, Perto, Plaza Hotéis, Porto
Alegre Convention & Visitors Bureau, Randon, Tintas Renner
Apoio Institucional: Ministério da Cultura - Lei Rouanet, Secretaria de
Estado da Cultura - LIC, Ministerio de Relaciones Exteriores, Comercio
Internacional y Culto del Gobierno de Argentina
Projeto auditado por: PricewaterhouseCoopers
Sobre a 5ª Bienal do Mercosul
Enviado por Bienal Mercosul imprensa@bienalmercosul.art.br
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5ª Bienal do Mercosul
- Histórias da Arte e do Espaço
Artista Homenageado: Amilcar de Castro
30 de setembro a 4 de dezembro de 2005
Biográfica
Museu de Arte do Rio Grande do Sul - MARGS
Praça da Alfândega s/n°, Centro, Porto Alegre - RS
51-3227-2311 ou museu.margs@terra.com.br
Terça a domingo, 10-19h
A Aventura da Coerência
Armazém A7
Av. Mauá 1050, Cais do Porto, Porto Alegre - RS
www.sph.rs.gov.br
Terça a domingo, 10-19h
Amilcar de Castro - Programador Visual
Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa
Rua dos Andradas 959, Centro, Porto Alegre - RS
51-224-4252
Terça a domingo, 10-19h
A (Re)Invenção do Espaço
Santander Cultural
Rua Sete de Setembro 1028, Porto Alegre - RS
51-3287-5500
www.standercultural.com.br
Terça a domingo, 10-19h
Esculturas Monumentais
Largo Glênio Peres
Pç. XV de novembro s/n, Centro, Porto Alegre - RS
(localizado em frente ao Mercado Público Central)
5ª Bienal do Mercosul
Rua dos Andradas 123, 10º andar, Sala 1008, Porto Alegre
- RS
51-3228-4074 ou contato@bienalmercosul.art.br
www.bienalmercosul.art.br
Sobre Amílcar de Castro
Enviado por Bienal Mercosul imprensa@bienalmercosul.art.br
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Elisa Queiroz
CIRCUITO
Quero ser amigo(a) da Lisette - 2° edição
24 de setembro a 10 de outubro de 2005
3/8 lamartine neto, Alexandre Lambert, André Seddon Markwald, Augusto
Sergio, Augusto Sérgio, Buerogravura (por Pedro Falcão, Bruno Magrini,
Lello Di Sarno Filho Dylan Salmona Cecchi), Cristina Amiran, Critina
Wolff Swatowiski, Elisa Queiroz, Fabiana Arruda, Felipe Adonis,
Fernanda Figueiredo, Francina Flores, Glória Seddon, Juliana Russo,
Khalil Charif, Leticia Tonon, Manoel Fernandes, Marcela Tiboni, Maruzza
Valdetaro, Ricardo Akira, Ricardo Guidara, Ricardo Ramalho, Rogério
Dal´Mas, Rose Perussi, André Magrini, Yara Dewachter
Casa da Xiclet
Rua Fradique Coutinho 1855, Vila Madalena, São Paulo - SP
11-7314-4550 ou xiclet_assessoria@yahoo.com.br
www.fotolog.net/xiclet
Segunda a sexta, 11-21h (exceto terça que fecha as 19 h; sábados,
domingos e feriados, com hora marcada)
A exposição até 10 de outubro de 2005
Enviado por Gloria Seddon gloriaseddon@oi.com.br
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Debate
e
lançamento do livro Gilvan Samico - Coleção Artistas do Mamam
+
Lançamento de material educativo criado a partir das mediações realizadas com professores e alunos que freqüentaram a mostra Gilvan Samico - O Outro Lado do Rio
29 de setembro, quinta-feira, 19h
Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães - MAMAM
Rua da Aurora 265, Boa Vista, Recife - PE
81-3423-2761 / 2095
www.mamam.art.br
Exposição até 2 de outubro de
2005
Excepcionalmente, a exposição Gilvan Samico - O Outro Lado do Rio
estará aberta aos visitantes na noite de realização do debate e
lançamento do livro, entre as 19 e 21 horas
Sobre o debate e o lançamento do livro Gilvan Samico
Enviado por Gustavo Neves de Sá C. de Albuquerque gustavonevesdesa@hotmail.com
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REDE
Apresentação da Revista Eletrônica do Iphan - Revista Patrimônio
Algumas das prioridades do Iphan nos últimos tempos têm sido a difusão
de informações sobre o patrimônio cultural brasileiro, o estímulo à
reflexão sobre aspectos técnicos e conceituais da preservação, assim
como o incentivo ao envolvimento da sociedade nesse processo. Nesse
contexto, a publicação de Patrimônio, a esperada revista eletrônica do
Iphan, chega em boa hora e tem um papel importante a desempenhar.
Este projeto editorial surge da parceria entre a Organização da
Sociedade Civil de Interesse Público Unibras e o Laboratório de Estudos
Avançados em Jornalismo da Universidade Estadual de Campinas
(Labjor/Unicamp), centro de pesquisa de linguagem que se dedica a uma
atividade ímpar e extremamente relevante: a aproximação entre
pesquisadores acadêmicos e o numeroso público freqüentador da internet,
interessado em ciência e cultura.
O desafio que o Labjor vem se propondo a enfrentar desde 1994 com
iniciativas como a revista eletrônica ComCiência www.comciencia.br,
que
alcança atualmente 400 mil leitores, é muito parecido com o que vivemos
no Patrimônio. Também a preservação se fundamenta em conhecimento
especializado, primordialmente desenvolvido no ambiente acadêmico. Mas
a atividade técnica - que é a missão institucional específica do Iphan
- apenas ganha sentido pleno quando os resultados dessas pesquisas
retornam à experiência social da população que reconhece, nos bens
preservados, as suas próprias referências culturais. Sem a mediação do
jornalismo científico dificilmente o grande público - mesmo o
universitário - teria meios de aprofundar o conhecimento das questões
do patrimônio.
A revista Patrimônio é de acesso livre pela internet no endereço
eletrônico www.revista.iphan.gov.br.
Esta é mais uma iniciativa do
Iphan para a construção de um diálogo produtivo entre os trabalhadores
do patrimônio, o seu público e a população interessada de modo geral,
que visa também a valorizar o papel das referências culturais na
construção da cidadania no Brasil.
Está, portanto, lançada esta tentativa ambiciosa, cujos frutos
esperamos colher em breve.
Antonio Augusto Arantes Neto
Presidente do Iphan
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REDE
Newsletter do Fórum Permanente
Brasília: uma Capital Nacional sem um Museu Nacional: Valerie
Fraser,
da University of Essex, analisa a ausência de um grande museu em
Brasília num artigo fundamental para o estudo sobre museus brasileiros.
Os
Sistemas de Museus, nas perspectivas do Estado e do Município de S.
Paulo: Silvia Antibas e Cristina Bruno falam ao Fórum Permanente
sobre
a implementação dos Sistemas de Museus estadual e municipal em São
Paulo.
Lisette
Lagnado conversa com o Fórum Permanente: A Bienal de S. Paulo tem
novo curador para a edição de 2006: Lisette
Lagnado que gentilmente concordou em estabelecer uma conversa com o
Fórum Permanente durante os próximos meses. Nossa primeira pergunta é
sobre a crítica às instituições de arte na obra de dois artistas que
aparecem no projeto curatorial de Lagnado: Broodthaers e Oiticica.
Enviado por Fórum Permanente news@forumpermanente.org
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REDE
Conferência Refresh
Primeira conferência internacional sobre História, Ciência e
tecnologias das artes midiáticas
Participantes: Andy Polaine, Barbara Paul, Claus Pias, Karin Bruns, Yara
Guasque
29 de setembro a 1º de outubro de 2005
Conferência realizada no The Banff Centre, em Banff, Calgary, Canadá
Transmissão pela web www.MediaArtHistory.org
Yara Guasque apresentará Immersive and participative Environments no
dia 1º de outubro, 12-17h, na sessão High Art/Low Culture - the Future
of Media Art Sciences? , coordenada por Karin Bruns.
Sobre a programação (em inglês)
Enviado por Yara Guasque c2yrga@pobox.udesc.br
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TEXTOS
DO E-NFORME
5ª Bienal do Mercosul - Histórias da Arte e do Espaço
Em sua quinta edição, a Bienal do Mercosul consolida-se como o maior
evento de arte latino-americana. A mostra acontece de 30 de setembro a
4 de dezembro, em Porto Alegre, com exposições no Museu de Arte do Rio
Grande do Sul (Margs), no Santander Cultural, na Usina do Gasômetro, no
Cais do Porto, no Largo Glênio Peres, no Paço dos Açorianos e na orla
do Guaíba. Ao abordar o tema Histórias da Arte e do Espaço, pretende
estabelecer uma ponte entre o grande público e a produção artística
contemporânea em volta de vetores temáticos.
De acordo com o curador-geral da mostra, Paulo Sergio Duarte, a 5ª
Bienal do Mercosul realiza um esforço de conciliar uma questão atual -
o problema do espaço - com a tradição histórica. “O problema do espaço,
seja urbano, seja rural, não é apenas atual. Vem sendo tratado há
muitos séculos pela tradição artística ocidental”, explica. “Ao se
apresentar este tema, a Bienal pretende fortalecer um ponto de vista
histórico sem ser conservador”. Ao contrário das edições anteriores,
todas as nacionalidades serão inseridas nos quatro vetores que compõem
a mostra.
São eles: Da Escultura à Instalação, em que são apresentadas as
manifestações escultóricas e as instalações, Transformações do Espaço
Público, que se refere a oito intervenções públicas, destas, quatro
serão deixadas na cidade, Direções do Novo Espaço, mostra que explora o
uso de novas técnicas desde a fotografia e o vídeo, até o uso dos meios
digitais na arte, e A Persistência da Pintura, que revela a força desse
meio de expressão artística milenar na produção contemporânea. “Ao
invés de promover uma tão chamada identidade entre países, muitas vezes
falseada pelo artificialismo de uma suposta latino-americanidade,
queremos construir uma exposição coerente”, destaca Duarte. Segundo
ele, o objetivo destes vetores temáticos é propiciar ao expectador a
possibilidade de vislumbrar as diferenças e os cruzamentos entre as
obras, para que possam estabelecer um julgamento próprio. Além disso, a
Bienal apresentará a exposição especial Fronteiras da Linguagem, e uma
homenagem ao escultor mineiro Amílcar de Castro, falecido em 2002.
Atividades
A poucos meses do início do evento, a produção da quinta edição da
Bienal de Artes Visuais do Mercosul está em ritmo acelerado. Os nomes
dos artistas convidados para a exposição especial Fronteiras da
Linguagem, já foram anunciados e a equipe de curadores acerta os
últimos detalhes para formalizar o convite a todos os artistas que
participarão da mostra.
A primeira reunião de curadores aconteceu em abril, na cidade de Porto
Alegre e reuniu a equipe internacional que faz parte da curadoria do
evento. Durante a reunião, os curadores visitaram os locais que
abrigarão as 12 maiores exposições do evento e conheceram as novidades
do projeto curatorial. Entre elas, a divisão de todos os artistas em
vetores temáticos da mostra, eliminando-se assim a tradicional divisão
das obras por países, vigente nas bienais anteriores.
Durante o encontro, o curador-geral Paulo Sergio Duarte anunciou o nome
dos quatro artistas convidados de fora da América Latina que terão uma
exposição especial. São dois dos Estados Unidos: Ilya Kabakov, fundador
histórico de instalações e Stephen Vitiello, que faz instalações
sonoras, e dois europeus, a iuguslava Marina Abramovic, que faz vídeo
instalações e Pierre Coulibeuf, francês que trabalha com cinema
experimental.
A segunda reunião aconteceu na Argentina, no dia 20 de maio, durante a
14ª Feira de Arte Contemporânea de Buenos Aires, a arteBA. No local, o
presidente da 5ª Bienal de Artes Visuais do Mercosul, Elvaristo do
Amaral, promoveu o lançamento internacional do evento. Durante o
encontro, os curadores discutiram a participação dos artistas na mostra
e o detalhamento do projeto curatorial. A artBA representa um pólo de
encontro entre artistas locais e estrangeiros, críticos, representantes
de museus, galeristas e colecionadores, que apóia e divulga
manifestações inovadoras e pouco difundidas, mediante concursos e
exposições.
Projeto Ação Educativa traz novidades
A Ação Educativa da 5ª Bienal de Artes Visuais do Mercosul quer
compartilhar com o público a ida de que, por mais surpreendentes,
estranhas e inusitadas que possam parecer certas manifestações da arte
contemporânea, elas podem ser compreendidas quando inscritas num
contexto histórico. Essa versão da Bienal parte do ponto de vista de
que a melhor Teoria da Arte é a própria História da Arte, ou seja, é
através dos artefatos artísticos que poderemos compreender as
transformações e percursos históricos da própria arte. Assim, a Ação
Educativa propõe reinventar-se, a partir das experiências das edições
anteriores, e da temática central dessa Bienal que trata das
transformações do espaço e da arte, propondo reflexões sobre as
relações do público com a arte contemporânea e com os diferentes
espaços vivenciados. Nesta perspectiva, a cidade não é apenas um espaço
de trânsito, mas também um espaço de inserção da arte contemporânea que
poderá suscitar novas experiências em relação ao ambiente e despertar
olhares que passam despercebidos na vida cotidiana.
Partindo deste pressuposto, o compromisso maior da Ação Educativa é
produzir idéias sobre as questões das linguagens das obras de arte, bem
como propor discussões sobre as relações entre homem e espaço, tendo em
vista as diferentes modalidades de vivermos e percebermos a
espacialidade contemporânea. Dessa forma, a Ação Educativa assume o
papel de catalisador entre o público e as obras: diferentes obras,
vistas por diferentes públicos, em diferentes espaços despertam olhares
diferentes - estimulando a percepção e gerando enriquecedoras discussões.
O Projeto da Ação Educativa é uma das novidades desta edição do evento.
Segundo o presidente da Fundação Bienal do Mercosul, Elvaristo do
Amaral, o principal objetivo é qualificar a formação do aluno do ensino
fundamental. Conforme ele, o projeto consiste na construção e na
implementação de um processo pedagógico permanente com foco nas artes,
tendo, como ponto de partida, a 5ª Bienal do Mercosul. Para isso, a
Fundação Bienal conta com a parceria das Secretarias Estadual e
Municipal da Educação, e planeja várias ações, para alunos e
professores das escolas das redes estadual e municipal sediadas na
capital e nos demais municípios da Região Metropolitana de Porto
Alegre.
Para viabilizar o Projeto, a Bienal assinou convênio com o Ministério
da Educação, que disponibiliza o financiamento da Ação Educativa,
através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A
formalização da parceria aconteceu no dia 10 de junho, em Porto Alegre
e contou com a presença do Ministro da Educação, Tarso Genro e do
presidente FNDE, José Henrique Paim Fernandes, entre outras lideranças.
Durante o encontro, o Ministro Tarso Genro destacou a importância da
integração educativa com a arte. “A conexão que existe no Brasil hoje
entre a educação formal e a arte se dá de forma velada”, afirma. “Com a
assinatura deste convênio, esse vínculo se realiza de forma
organizada”, considera. Para ele, este é um acontecimento extremamente
importante e que será um exemplo para outras experiências.
O projeto da Ação Educativa
contempla a organização e realização de
encontros para a qualificação de professores a distribuição de 4 mil
kits para as escolas, incluindo publicação com textos referentes à
história das bienais do Mercosul e, mais especialmente, à temática
dessa sua quinta edição bem como aos artistas convidados, objetivando o
desenvolvimento de atividades práticas em salas de aula, preparatórias
para a visitação dos alunos à exposição. A organização estima
beneficiar diretamente mais de 200 mil alunos e, indiretamente, cerca
de 700 mil. Além disso, será realizado um curso para formação de 300
monitores de espaço expositivo, com fornecimento de material didático a
ser elaborado por professores especializados, que também serão
utilizados como apoio durante as visitas guiadas.
Equipe
Nesta edição do evento, o empresário gaúcho Elvaristo do Amaral,
preside a Fundação e também da 5ª Bienal de Artes Visuais do Mercosul e
Justo Werlang, empresário e colecionador, é o vice presidente. Para
integrar a equipe da Fundação Bienal do Mercosul foi convidada a
professora Wrana Panizzi, ex-reitora da Universidade Federal do Rio
Grande do Sul. Wrana assumiu a superintendência da Fundação com o
objetivo de tornar a exposição um evento permanente na cidade. “Vamos
trabalhar com uma proposta de ações permanentes para que a Bienal do
Mercosul se afirme, cada vez mais, com um espaço privilegiado de
intercâmbio e de expressão da diversidade e da identidade artística e
cultural latino-americana”, afirma.
Na curadoria foram escolhidos o professor, escritor e pesquisador Paulo
Sergio Duarte, como curador-geral da mostra. Gaudêncio Fidellis, mestre
em Arte pela New York University, é o curador-adjunto e o escultor e
mestre em Crítica, História e Teoria de Arte pelo Instituto de Artes da
UFRGS, José Francisco Alves como curador-assistente.
Promovido pela Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, o evento
oportuniza o acesso de milhares de pessoas às artes. A Fundação é uma
instituição de direito privado, sem fins lucrativos, dedicada à
preparação e à realização das mostras e dos eventos que constituem as
Bienais do Mercosul. Atualmente, a Bienal eleva o Brasil como
referência internacional nas artes visuais, favorecendo a integração de
esforços governamentais e empresariais na promoção das artes. Em 1997
foi realizada a primeira edição do evento, integrando interesses
artístico-culturais, empresariais, governamentais e comunitários em
torno da maior mostra de arte latino-americana. Após este momento,
quatro edições da Bienal do Mercosul já foram realizadas, congregando
os países do Mercosul - Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e
Uruguai - e países convidados - Venezuela (1997), Colômbia (1999), Peru
(2001) e México (2003). Neste contexto, mais de 650 artistas
participaram da mostra, totalizando 2.200 obras expostas.
Os Curadores da 5ª Bienal do Mercosul
Paulo Sergio Duarte (Brasil) - Crítico, professor de história da arte e
pesquisador do Centro de Estudos Sociais Aplicados / Cesap da
Universidade Candido Mendes, no Rio de Janeiro. Leciona Teoria e
História da Arte na Escola de Artes Visuais do Rio de Janeiro - Parque
Lage. Curador geral da 5ª Bienal do Mercosul.
Gaudêncio Fidelis (Brasil) - Mestre em Arte pela New York University e
doutorando em História da Arte pela Universidade do Estado de Nova
Iorque. Foi Diretor do Instituto Estadual de Artes Visuais, fundador e
primeiro Diretor do Museu de Arte Contemporânea do RS. Curador adjunto
da 5ª Bienal do Mercosul.
José Francisco Alves (Brasil) - Escultor e curador assistente da 5ª
Bienal do Mercosul. é mestre em Crítica, História e Teoria de Arte pelo
Instituto de Artes da UFRGS, especialista em Gestão do Patrimônio
Cultural pela Universidade Luterana do Brasil. Foi diretor do Museu de
Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, e diretor do Instituto
Estadual de Artes Visuais.
Curadores internacionais
Eva Grinstein (Argentina) - é crítica de arte, escritora e curadora
independente, membro da Associação Argentina e Internacional de
Críticos de Arte e diretora da área de Artes Visuais do Centro Cultural
Rojas (Buenos Aires). Atualmente é correspondente das publicações
especializadas Art Nexus (Colômbia) e Flash Art (Itália/EUA) e
coordenadora da revista Arte Contexto para a América Latina (Espanha).
Cecília Bayá Botti (Bolívia) - é curadora independente, diretora da
Galeria de Arte Oxigênio, colunista do Diário La Razón, de La Paz, e
conselheira da Fundação Cultural do Banco Central da Bolívia. Cecília
já foi curadora das bienais de Lima e de São Paulo e além da 5ª Bienal
do Mercosul neste 2005 faz a curadoria da Bolívia para a Bienal de
Veneza.
Justo Pastor Inocencio Mellado Suazo (Chile) - Licenciado em Filosofia,
crítico de arte, curador independente, diretor da Escola de Artes
Visuais da Universidade Uniacc e membro do Conselho Metropolitano de
Cultura de Santiago do Chile.
Felipe Ehrenberg (México) - Adido Cultural para a Embaixada do México
no Brasil, é teórico, ensaísta e colunista especializado com uma
produção artística que abrange desenho, pintura, escultura, arte
gráfica, instalações e performance. Nos últimos anos tem se dedicado ao
tema da Morte como se celebra no México, através de instalações,
desenhos, pinturas e obra trimensional.
Ticio Escobar (Paraguai) - Curador e crítico de arte, foi presidente da
Secção Paraguaia da Associação Internacional de Críticos de Arte e
fundador e diretor do Museu de Arte Indígena do Centro de Artes
Visuais-Museo del Barro de Asunción. é professor honoris causa do
Instituto Universitario Nacional de Arte de Buenos Aires e membro do
Doutorado em Filosofía, Estética e Teoria da Arte da Universidade do
Chile.
Gabriel Peluffo Linari (Uruguai) - é arquiteto, pesquisador de História
da Arte uruguaia e latino-americana, com publicações sobre o tema,
conferências em seminários no seu país e estrangeiro desde 1986. Tem
realizado curadorias tanto de mostras históricas como de arte
contemporânea. é diretor do Museu Municipal de Belas Artes Juan Manuel
Blanes e Acadêmico de Número da Academia Nacional de Letras de
Montevidéu.
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Artista
homenageado: 30 toneladas de Amílcar
A obra do artista mineiro Amílcar de Castro, homenageado nesta edição
do evento, estará presente nos quatro grandes vetores da 5ª Bienal. De
acordo com o curador-geral, Paulo Sergio Duarte, a homenagem da Bienal
do Mercosul a Amílcar de Castro consiste na maior exposição já
organizada do artista mineiro, falecido em 2002. Suas obras estarão
presentes em 6 exposições, em 5 espaços diferentes. “Procuramos
escolher trabalhos que demonstrem o alcance da obra do homenageado”,
destaca o curador. Serão cerca de 30 toneladas de esculturas de aço,
rocha e madeira, além de pinturas de médio e grande porte, totalizando
a participação de 44 coleções públicas e privadas, de 8 cidades, em 5
estados brasileiros.
A exposição A Aventura da Coerência apresenta trabalhos datados entre
1952 e 2001, nos moldes mais significativos das duas características da
produção de Amílcar de Castro: o corte e dobra da chapa de aço e os
chamados “sólidos geométricos”, feitos em aço, rocha e madeira. “A
novidade se dará com a inclusão de uma obra sui generis, um sólido
geométrico de 9 toneladas, realizado em mármore, na cidade de Brusque
(SC), em 2001”, adianta o curador assistente, José Francisco Alves. A
mostra expõe 49 obras, no Armazém A7 do Cais do Porto, com esculturas
dentro do prédio e também na parte externa do Cais, junto ao Guaíba.
No Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs), estarão expostas 24
obras, que medem entre 1 e 8 metros de largura, no vetor A Persistência
da Pintura. A mostra ocorrerá no 2º andar do museu, onde também será
montada uma sala com elementos da biografia de Amílcar, obras-maquetes
de suas esculturas públicas mais conhecidas e algumas jóias elaboradas
pelo artista em 2000. Na sala, haverá exibição de vídeos e
documentários, com depoimentos do próprio artista sobre sua obra.
O Largo Glênio Peres, em frente ao Mercado Público Central, receberá
seis esculturas monumentais, com obras de até 5 metros de altura, que
pesam entre 3 e 8 toneladas. A exposição integra o vetor Transformações
do Espaço Público. Segundo os curadores, a idéia é transformar o espaço
numa galeria de arte a céu aberto.
O Santander Cultural também receberá obras do artista. O público poderá
conferir três obras produzidas na década de 50, no vetor A Re-Invenção
do Espaço, com artistas significativos nos precedentes históricos
recentes da Escultura na América Latina (década de 1950 até o presente).
Além disso, haverá a exibição de originais e fac similes de periódicos
que Amílcar realizou a programação visual e ilustrações, na mostra
Amílcar de Castro Programador Visual, na Usina do Gasômetro.
A primeira e única retrospectiva em vida de Amílcar de Castro
(1920-2002) foi realizada no Paço Imperial, no Rio de Janeiro, em 1989,
sob a direção de Paulo Sergio Duarte, curador-geral da 5ª Bienal do
Mercosul. Ele promete que a homenagem da Bienal do Mercosul será mais
completa, não só porque permite a visão da obra de 1953 até 2002, como
inclui as obras de projeto gráfico que não fizeram parte da exposição
do Paço Imperial.
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Debate e lançamento do livro - Gilvan Samico
Coleção Artistas do Mamam
No próximo dia 29 de setembro, às 19 horas, o Museu de Arte Moderna
Aloisio Magalhães - MAMAM realizará um debate sobre a obra do artista
pernambucano Gilvan Samico, com a participação de Agnaldo Farias
(crítico de arte e professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da
Universidade de São Paulo), Weydson Barros Leal (poeta e crítico de
arte) e Moacir dos Anjos (diretor do MAMAM).
Na mesma ocasião será lançado o livro Gilvan Samico - coleção Artistas
do Mamam, contendo textos inéditos dos três participantes do debate e
textos anteriores de Ariano Suassuna, Ferreira Gullar e Frederico
Morais, além de uma seleção concisa de imagens de obras de Gilvan
Samico. Este será o primeiro volume de uma coleção de livros - em
formato acessível e atraente - que buscará refletir criticamente sobre
artistas que possuam representação relevante no acervo do Museu.
O MAMAM possui, em sua coleção, uma centena de xilogravuras de Gilvan
Samico, incluindo as 79 adquiridas, em 2005, através do Programa CAIXA
de Adoção de Entidades Culturais. Esse conjunto representa a quase
totalidade da produção de xilogravuras do artista desde a década de
1950. O fato dessa obra fazer parte do acervo de uma instituição
pública brasileira é motivo bastante de celebração; inaugurar este
projeto editorial refletindo sobre a mesma é não só oportuno como
necessário, face à rarefeita reflexão crítica disponível sobre um dos
mais importantes criadores brasileiros nas artes visuais.
O evento também celebrará o grande sucesso de público da exposição
Gilvan Samico - O Outro Lado do Rio, em cartaz no MAMAM até o dia 2 de
outubro. Para tanto, será lançado, nesta mesma data, o material
educativo criado a partir das mediações realizadas com professores e
alunos que freqüentaram a mostra. Composto de um cd-rom que inclui
texto, imagens e áudio, e de uma publicação que é misto de folheto de
cordel e história em quadrinhos, esse material será distribuído
gratuitamente aos educadores que já se integraram ao programa
“professor parceiro”, realizado pelo setor educativo do MAMAM, de modo
a ser utilizado em sala de aula com seus alunos.
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Conferência Refresh
The panel aims to bring together the methodological fields of media
studies and media art history. Rather than limiting their focus to
canonical works of art new studies in media art production blend
methods and issues from art history and media sciences as well as from
communication studies, sociology, techno sciences, art history,
cultural and postcolonial studies.
Webstreaming
Refresh! the 1st International Conference on the
Histories of Media Art, Science and Technology
Recognizing the increasing significance of media art for our culture,
this Conference on the Histories of Media Art will discuss for the
first time the history of media art within the interdisciplinary and
intercultural contexts of the histories of art. Banff New Media
Institute, the Database for Virtual Art and Leonardo/ISAST are
collaborating to produce the first international art history conference
covering art and new media, art and technology, art-science
interaction, and the history of media as pertinent to contemporary art. "
www.banffcentre.ca/bnmi/
http://virtualart.hu-berlin.de
http://mitpress2.mit.edu/e-journals/Leonardo/
Venue:
September 29 - October 1, Banff New Media Institute, Canada
Conference program with streaming times www.MediaArtHistory.org
Viewing:
Since we have only a few places left to attend the conference in Banff
we are webstreaming live all keynotes, sessions and discussions from
the site. Viewing the sessions in groups at Universities, Libraries,
and Art Centers is encouraged, in order to facilitate local dialogue. Webstreaming is available in Quicktime and Windows Media. For optimal
viewing on larger screens and for in-screen viewing of powerpoint
presentations, prior download of Windows Media is recommended.
Program:
29. September 05
GMT 15:30 h / CANADA 8:30 am
keynote Edmond Couchot: Towards the Autonomous Image
16:30h / 9:30 am - opening plenary - MediaArtHistories: Times & Landscapes 1
(Chairs: Oliver Grau and Gunalan Nadarajan ) After photography, film,
video, and the little known media art history of the 1960s-80s, today
media artists are active in a wide range of digital areas (including
interactive, genetic, telematic and nanoart). Media Art History offers
a basis for attempting an evolutionary history of the audiovisual
media, from the Laterna Magica to the Panorama, Phantasmagoria, Film,
and the Virtual Art of recent decades. This panel tries to clarify, if
and how varieties of Media Art have been splitting up during the last
decades. It examines also how far back Media Art reaches as a
historical category within the history of Art, Science and Technology.
This session will offer a first overview about the visible influence of
media art on all fields of art.
Speakers: Gunalan Nadarajan, Luise Poissant, Oliver Grau, Mario Carpo
17:30h / 11:30 am - plenary Methodologies
(Chair: Mark Hansen and Erkki Huhtamo)
Critical overview of which methods art history has been using during
the past to approach media art.
Speakers: Mark Hansen, Erkki Huhtamo, Irina Aristarkhova, Andreas
Broeckmann
21:10h / 2:10 pm - plenary - Image Science and Representation: From a
Cognitive Point of View
(Chair: Barbara Stafford)
Although much recent scholarship in the Humanities and Social Sciences
has been "body-minded" this research has yet to grapple with a major
problem familiar to contemporary cognitive scientists and neuro
scientists. How do we reconcile a top-down, functional view of
cognition with a view of human beings as elements of a culturally
shaped biological world? Historical as well as elusive electronic media
from the vantage of an embodied and distributed brain.
Speakers: Barbara Stafford, Kristin Veel, Christine Ross, Phillip
Thurtle &
Claudia X. Valdes, Christopher Salter, Tim Clark
12:25 h / 4:25 pm - concurrent session 1 - Art as Research / Artists as
Inventors
(Chair: Dieter Daniels)
Do "innovations" and "inventions" in the field of art differ from those
in the field of technology and science? Have artists contributed
anything "new" to those fields of research?
Speakers: Dieter Daniels, Chris Meigh-Andrews, Fred Turner, Simon
Penny,
Cornelius Borck
concurrent session 2 - MediaArtHistories: Times and Landscapes 2
(Chairs: Edward Shanken and Charlie Gere)
Although there has been important scholarship on intersections between
art and technology, there is no comprehensive technological history of
art (as there are feminist and Marxist histories of art, for example.)
Canonical histories of art fail to sufficiently address the
inter-relatedness of developments in science, technology, and art.
Speakers: Edward Shanken, Charlie Gere, Grant Taylor, Darko Fritz & Margit Rosen, Sylvie Lacerte, Anne Collins Goodyear, Caroline Langill,
Maria
Fernandez
30. September 05
GMT 15:45 h / 8:45 am - plenary Collecting, Preserving and Archiving
the Media Arts
(Chair: Jean Gagnon)
Collections grow because of different influences such as art dealers,
the art market, curators and currents in the international contemporary
art scene. What are the conditions necessary for a wider consideration
of media art works and of new media in these collections?
Speakers: Jean Gagnon, Christiane Paul, Peter Weibel, Jon Ippolito
18:00 h / 11:00 am - concurrent session 1 - Database/New Scientific
Tools
(Chairs: Rudolf Frieling and Oliver Grau)
Accessing and browsing the immense amount of data produced by
individuals, institutions, and archives has become a key question to
our information society. In which way can new scientific tools of
structuring and visualizing data provide new contexts and enhance our
understanding of semantics?
Speakers: Oliver Grau, Rudolf Frieling, Sandra Fauconnier, Christian
Berndt, Alain Depocas, Anne-Marie Duguet
concurrent session 2 - Pop/Mass/Society
(Chairs: Machiko Kusahara and Andreas Lange)
The dividing lines between art products and consumer products have been
disappearing more and more since the Pop Art of the 1960s. The
distinction between artist and recipient has also become blurred. Most
recently, the digitalization of our society has sped up this process
enormously. In principle, more and more artworks are no longer bound to
a specific place and can be further developed relatively freely. The
panel examines concrete forms, e.g. computer games, determining the
cultural context and what consequences they could have for the
understanding of art in the 21st century.
Speakers: Machiko Kusahara, Andreas Lange, Karen Keifer-Boyd, Tobey
Crockett, Mark Tribe
3:00 h / 8:00 pm
Rudolf Arnheim Lecture:
Sarat Maharaj: Xeno-Epistemics: Global Migrations and other Ways’ of
Knowing
1. October 05
GMT 15:30 pm / Canada 8:30 am - plenary - Cross-Culture - Global Art
(Chair: Sara Diamond)
This panel provides an opportunity to put a special focus on
cross-cultural influences, the global and the local. For example, how
what are the impacts of narrative structures from Aboriginal and other
oral cultures on the analysis and practice of new media? How do notions
of identity shift across cultures historically, how are these embedded
and transformed by new media practice? How does globalization and the
construction of global contexts such as festivals and biennials effect
local new media practices?
Speakers: Sara Diamond, Sheila Petty, Mary Leigh Morbey, Thomas
Riccio, Aparna Sharma, Laura Marks
17:45 h / 10:45 am - concurrent session 1
Cross Diciplinary Research Methods
(Chairs: Ron Burnett and Frieder Nake)
The pressure to become interdisciplinary is very intense — coming from
a variety of disciplines and institutions. Ironically, this pressure
has been around for a very long time. So, why don’t we just strive for
excellence irrespective of discipline? Don't the artistic practices
within the field of New Media push us in that direction anyway?
Speakers: Frieder Nake, Ron Burnett, Dot Tuer, Guy Sui Durand, Michael
Century, David Tomas, Will Straw
concurrent session 2 - Rejuvenate: Film, Sound and Music in Media Arts
History
(Chairs: Douglas Kahn and Sean Cubitt) During an earlier period of new
media arts discourse, time-based media were often considered to be “old
media.” While this conceit has been tempered, we still need to consider
the sophistication and provocation of film, sound and music from the
perspective of media arts history.
Speakers: Douglas Kahn, Sean Cubitt, Keith Sanborn, Scott Bukatman
20:45 h / 1:45 pm
keynote Lucia Santaella: The Semiosis of Media Art, Science and
Technology
21:45 h / 2:45 pm - concurerent session 1 - Collaborative Practice/
Networking (History)
(Chairs: Ryszard Kluszczynski and Diana Domingues)
In a network people are working together, they share resources and
knowledge with each other - and they compete with each other. This
process has sped up enormously within a few decades and has reached a
new quality/dimension. The dataflow created new economies and new forms
of human communication.
Speakers: Ryszard Kluszczynski, Diana Domingues, Nina Czegledy, Todd
Davis,
Douglas Jarvis, Jeremy Turner, Margaret Dolinsky
concurrent session 2 - What Can the History of New Media Learn from
History of Science/Science Studies?
(Chair: Linda Henderson)
Science and technology have been an important part of the cultural
field in the 20th century, and the history of science and science
studies - along with the field of literature and science - offer
important lessons for art historians writing the history of new media
art.
Speakers: Timothy Lenoir, Linda Henderson, Timothy Druckrey,
Simon Werrett, Yann Chateigné
12:00 am / 5:00 pm - concurrent session 1 - High Art/Low Culture - the
Future of Media Art Sciences?
(Chair: Karin Bruns)
The panel aims to bring together the methodological fields of media
studies and media art history. Rather than limiting their focus to
canonical works of art new studies in media art production blend
methods and issues from art history and media sciences as well as from
communication studies, sociology, techno sciences, art history,
cultural and postcolonial studies.
Speakers: Karin Bruns, Yara Guasque, Andy Polaine, Claus Pias, Barbara
Paul
concurrent session 2 - History of Institutions
(Chairs: Itsuo Sakane and Jasia Reichardt)
There are inevitable parallels between the development of what we now
call media art and life at large. Excess of information leads to
insecurity — what to believe, what to select, what to keep and what to
discard. Sustainability, conservation, education and access are topics
relevant to today's media art, and as relevant to it as to our natural
resources. Now that media art has a history, how do we keep track of it
and preserve it?
Speakers: Itsuo Sakane, Jasia Reichardt, Michael Naimark, Peter
Richards,
Johannes Göbel, Andreas Broeckmann (Discussant)
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SOBRE
O CANAL CONTEMPORÂNEO - Visite o sítio! www.canalcontemporaneo.art.br
Como
mandar o seu material para a pré-seleção do Canal Contemporâneo
Na pré-seleção,
estaremos organizando as mensagens enviadas no prazo e com as
informações necessárias para serem analisadas para a difusão no Canal. Os critérios de avaliação do Canal Contemporâneo se baseiam no interesse dos trabalhos apresentados e na trajetória artística do profissional no
circuito
de arte contemporânea brasileira, levando-se também em conta o espaço
disponível nos
e-nformes no
momento
da realização do evento.
1 - Envie sua
divulgação para canal@canalcontemporaneo.art.br;
2 - Com 15 dias de
antecedência, mande as informações básicas;
3 - No assunto coloque
a data, nome do artista e local;
4 - No corpo do emeio
coloque as informações de serviço completas:
data, nome do evento, nome do artista, local, endereço, telefones,
horários e conexões;
5 - Inclua textos de
imprensa, currículo e crítico em arquivos anexos, em doc ou pdf;
6 - 2 a 3 imagens em
jpg, em RGB, 200 dpis, com 500 pixels no menor
lado;
7 - Caso você ainda
não tenha as imagens e os textos, mande-nos uma
previsão de envio, que não deverá ser menor a 5 dias prévios à abertura
do evento;
8 - Para eventos em andamento, buscamos publicar na seção Circuito
imagens dos eventos, entrevistas ou qualquer material que não estaria
disponível antes do evento acontecer.
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Novas
regras para galerias e instituições
Devido
ao excesso de
trabalho e ao enxugamento de nossa equipe, enquanto for necessário para
o equilíbrio de nosso funcionamento, estaremos publicando o
material completo, texto e imagem, apenas das galerias e
instituições assinantes. As informações básicas para os eventos
selecionados serão mantidas, mas para ter o material integralmente publicado, será
preciso contribuir para o esforço coletivo de manutenção dessa
comunidade digital: www.canalcontemporaneo.art.br/assineocanal.
Estamos no momento
fora de nosso ponto de equilíbrio, recebendo mais material do que
podemos dar conta. Para voltarmos a nos equilibrar, precisamos diminuir
a
quantidade de material a ser trabalhado ou aumentar a quantidade de
assinaturas. Como os assinantes pessoas físicas representam 90% desse
nosso universo, está na hora dos outros integrantes de nossa
coletividade contribuírem para a auto-sustentabilidade do Canal,
principalmente as
instituições (2%), pois as galerias e produtoras já comparecem em 8%.
O fato é que essa proporção desproporcional é um reflexo do que
acontece em nosso circuito de arte, aonde artistas, teóricos e galerias
trabalham para dar sustento às nossas precárias instituições com o
objetivo de manter o nosso mercado de trabalho vivo. O resultado é que
estamos sempre cambaleando, pois necessitamos com urgência de agentes
institucionais participantes e conscientes de seus papéis nessa
engrenagem.
Resumindo: para ter o seu material publicado integralmente, a galeria
ou instituição deverá passar a contribuir para a manutenção do Canal. O
que não é nenhum absurdo, se considerarmos a abrangência dessa difusão
(quase todo território nacional, incluindo capitais, subúrbios e cidades do interior, e mais de 70
países)
e o valor irrisório cobrado. Absurdo seria, termos que aumentar
novamente a assinatura dos que comparecem para compensar essa
inadimplência.
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Funcionamento do
Fórum do Canal
Para ver e ler os textos publicados não é preciso se registrar na
plataforma do fórum.
Para escrever, responder, criar novos tópicos e votar nas enquetes é
preciso REGISTRAR, pois esse registro irá permitir, por exemplo, que a
pessoa seja avisada quando houver respostas às suas mensagens enviadas
ao fórum ou quando houver alguma msg pessoal (mesmo não tornando
público o emeio (padrão do registro), é possível mandar msgs pessoais
para os membros registrados no fórum).
Portanto, além de gerenciar tarefas específicas dessa plataforma, o
registro permite uma maior proximidade entre as pessoas desta
comunidade.
é possível se registrar e ainda se manter anônimo através da escolha do
nome do usuário. Por exemplo, se alguém colocar um apelido, será
reconhecido apenas pelo conjunto de pessoas mais próximas que tenham
conhecimento do mesmo.
O registro do Fórum nada tem a ver com o cadastro para recebimento dos
e-nformes ou com o cadastro de assinantes. São bancos de dados
distintos, cada qual com funções específicas ao seu funcionamento.
Passo-a-passo do registro no Fórum do Canal
- Na página do fórum, www.canalcontemporaneo.art.br/forum,
entre em
REGISTRAR (no menu da lateral esquerda);
- Leia as condições de registro e, aceitando, clique no link Aceito (no
final do texto);
- Preencha os campos e envie (apenas os quatro primeiros campos são
obrigatórios e o padrão em funcionamento oculta o seu emeio);
- A partir desse registro, entre em ENTRAR (no menu da lateral
esquerda)
para colocar o seu nome de usuário e senha;
- BUG - Caso depois disso, você não veja o seu nome de usuário no topo
do menu lateral, coloque novamente seu nome de usuário e senha nos
respectivos campos na parte inferior do menu lateral e clique em ENTRAR;
- Quando terminar a sua visita ao fórum, clique em SAIR junto ao seu
nome de usuário no topo do menu lateral.
Para
se registrar, clique aqui
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Modos de recebimento dos e-nformes
O Canal Contemporâneo publica de 3 a 4 e-nformes semanais, www.canalcontemporaneo.art.br/e-nformes,contendo
as informações selecionadas do material que é enviado de várias partes
do Brasil e do exterior.
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