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www.canalcontemporaneo.art.br
ANO 5 - N. 68 / 29 DE JUNHO DE 2005


 
EDIÇÃO SIMPLIFICADA:
Verbo na Vermelho, São Paulo
Paul Hosking na Leme, São Paulo
Espaço-Experimento no Parque das Ruínas, Rio de Janeiro
Néle Azevedo e Monumento Mínimo em Paris, França
Ciclo de Debates Arte, Tecnologia e Política no Telemar, Rio de Janeiro
Lançamento do livro Telepresença de Yara Guasque na Livraria Cortez, São Paulo
Programa Master em Artes Digitais FAP/FAAP - MECAD/ ESDi, São Paulo

REDE  Marcellvs L no FF>>DOSSIER, videobrasil.org.br
COMO ATIÇAR A BRASA
Artistas que vão expor no Sérgio Porto ficam em situação embaraçosa por Ana Wambier, O Globo
Carta enviada ao Globo
por Patricia Canetti: Sérgio Porto: o foco da questão
SALÕES & PRÊMIOS  Selecionados 15º VideoBrasil, videobrasil.org.br

ARTE EM CIRCULAÇÃO  Clique aqui para ver "gostosa01.txt" por Juliana Monachesi

SOBRE O CANAL


Marcela Levi
Marcela Levi - Massa de Sentidos

Mareu Machado
Mareu Machado - Curral de Apartação

Verbo
Adalgisa Campos, Anabela Santos, André Komatsu, Andrezza Valentin, Adriana Barreto, Bruna Mansani, Carlos Mélo, Chiara Banfi, Christiana Moraes e André Nunes, Cris Bierrenbach, Daniele do Rosário, Deborah Furquin, Eletropolus, Fabiano Marques, Fabio Moraes, Flavia Vivacqua, Gisela Motta e Leandro Lima, Lara Pinheiro, Lia Chaia, Marcela Levi, Marcelo Cidade, Marcio Banfi, Marcius Galan, Mareu Machado, Maurício Ianês, Ondina Castilho, Odires Mlászho, Phil Babot, Renata Har e Naiah Mendonça, Romano, Rose Akras, Simon Mitchel, Tiago Judas e Luanda Casella, Vera Sala, UDDQEM, Vivian Cáfaro, Yftah Peled

1º a 9 de julho de 2005

Galeria Vermelho
Rua Minas Gerais 350, Higienópolis, São Paulo - SP
11-3257-2033 ou info@galeriavermelho.com.br
www.galeriavermelho.com.br
Terça a sexta, 10-19h; sábados, 10-17h


Enviado por Galeria Vermelho info@galeriavermelho.com.br
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Paul Hosking

1º de julho a 6 de agosto de 2005

Galeria Leme
Rua Agostinho Cantu 88, São Paulo - SP
11-3814-8184 ou info@galerialeme.com
www.galerialeme.com
Segunda a sexta, 10-19h; sábados, 10-17h

Sobre a exposição

Enviado por Eduardo Leme eduardo@galerialeme.com

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Foto Rio 2005
Espaço-Experimento
Chico Fernandes, Dani Soter, Joana Traub, Marcelo Tabach, Patricia Gouvêa, Regina de Paula, Sara Ramo, Grupo Poro, Projeto Subsolo

Curadoria de Claudia Tavares

30 de junho, quinta-feira, 18h

Centro Cultural Parque das Ruínas
Rua Murtinho Nobre 169, Santa Teresa, Rio de Janeiro - RJ
21-2252-1039

Realização: Prefeitura do Rio, Secretaria das Culturas

Enviado por
Claudia Tavares claudia.tav@terra.com.br
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Néle Azevedo
Projeto Monumento Mínimo

30 de junho, quinta-feira

12h:
Place d' Opera de Paris
19h: Mairie du 9eme. arrondissement
+
Circuito
Néle Azevedo

16 de junho a 31 de agosto de 2005

Sycomore Art 
7 bis rue Geoffroy Marie, Paris - França
www.sycomoreart.com

Saiba mais sobre o Monumento Mínimo


Enviado por Néle Azevedo neleazevedo@terra.com.br
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Ciclo de Debates Arte, Tecnologia e Política

30 de junho, quinta-feira

18h: Arte, Tecnologia e Política
Palestras

Marcos Cuzziol (Itaú Lab) - Desenvolvimento e estética de Games
Laurence Allard (Universidade de Lille) - Arte, Técnica e Política

19h: Capitalismo Cognitivo
Debate
Olivier Blondeau (France Télècom, Universidade de Lille, Revista Multitudes), Giuseppe Cocco (Revista Global) e Ivana Bentes (ECO/UFRJ e Corpos Virtuais: arte e tecnologia)

20h: Coquetel de lançamento do livro/catálogo Corpos Virtuais; lançamento da Revista Global n. 5; apresentação do Grupo Hapax

Centro Cultural Telemar
Rua Dois de Dezembro 63, Catete, Rio de Janeiro - RJ
21-3131-1227


Enviado por
Ivana Bentes ivanabentes@uol.com.br
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Lançamento
Telepresença - Interação e Interfaces, de Yara Rondon Guasque Araújo

30 de junho, quinta-feira, 18h30

Livraria Cortez
Rua Bartira 127, Perdizes, São Paulo - SP
11-3873-7111
Telepresença - Interação e Interfaces, Editora PUC-SP-Fapesp
252 páginas, 14x21 cm
Preço: R$ 32

A telepresença implica uma atuação no mundo nos níveis físico e virtual, e nos coloca a questão se a distinção entre espaço real e virtual é necessária ou se admitimos o espaço como relacional.

O estudo da telepresença enfoca como reagimos bioculturalmente em relação ao ambiente; e como criamos estruturas que nos estendem e que exteriorizam certas funções do cérebro. Essas estruturas complexas servem de auxílio externo ao funcionamento da mente, que seria demasiadamente sobrecarregada sem esses instrumentos.

Este estudo trata de como, ao longo dos séculos, o homem desenvolveu o design de estruturas complexas que afetam sua ação e moldam sua motricidade em contrapartida.


Enviado por
Yara Guasque c2yrga@pobox.udesc.br
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Programa Master em Artes Digitais FAP/FAAP - MECAD/ ESDi

Inscrições até 25 de julho de 2005


Faculdade de Artes Plásticas da Fundação Armando Alvares Penteado
Rua Alagoas 903, Prédio 1, 01242902, São Paulo - SP
T 11-3662-7302/ 7304/7312 F 11-3662-7302/7311
infoartesdigitais@faap.br
http://faap.br
Atendimento ao público: segunda a sexta, 9-21h

Sobre o programa

Texto de apresentação de Marcos Moraes


Enviado por Coordenação - Artes Plásticas art.coordena@faap.br
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REDE
FF>>DOSSIER

Marcellvs L

Associação Cultural Vídeo Brasil
http://www.sescsp.com.br/sesc/videobrasil/site/dossier/012/portugues.htm

Vencedor do 51º Festival Internacional de Curtas-Metragens de Oberhausen, na Alemanha, pelo vídeo "Man.Road.River", o artista mineiro Marcellvs L. é tema da 12ª edição do FF Dossier. No ar desde maio de 2004, a série de perfis de novos expoentes da arte eletrônica é coordenada por Eduardo de Jesus, membro do conselho curatorial da   Associação Cultural Videobrasil.

Enviado por Assoiação Cultural VideoBrasil producao2@videobrasil.org.br

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COMO ATIÇAR A BRASA

Proposta de um trabalho de mídia tática: Com a participação da coletividade - enviando emeios para os jornalistas, comentando as matérias publicadas, ou a ausência delas, em jornais e revistas, com cópia, dos emeios e matérias, para o Canal Contemporâneo, pretendemos ampliar o debate sobre política cultural e a visibilidade para a arte contemporânea brasileira nas mídias convencionais.

Artistas que vão expor no Sérgio Porto ficam em situação embaraçosa

Matéria de Ana Wambier publicada originalmente no Segundo Caderno do Jornal O Globo, no dia 28 de junho de 2005

Os artistas que vão expor nas galerias do Espaço Cultural Sérgio Porto estão numa “sinuca de bico”. Selecionados para as exibições pelo novo curador das mostras, eles não podem aproveitar o momento porque parte da classe artística os acusa de compactuar com o secretário das Culturas, Ricardo Macieira, que decidiu nomear Luís Cancel para o cargo depois que a antiga curadoria, formada por Cláudia Saldanha, Anna Bella Geiger e Fernando Cocchiarale, já havia chegado a um resultado, que foi invalidado.

- Eu acho que é assim que acontece: as pessoas mandam seus portfólios para os salões podendo ou não serem escolhidos. Os artistas têm é que fazer os projetos comprometidos com seu trabalho. Agora vai questionar porque não foi selecionado? - defendeu a artista plástica Sandra Schechtman, uma das escolhidas por Luís Cancel e que não constava na lista de Cláudia Saldanha, Anna Bella e Cocchiarale.

Leia a matéria compelta e publique seu comentário no Como atiçar a brasa

Sérgio Porto: o foco da questão

Carta enviada por Patricia Canetti ao jornal O Globo, comentando as matérias publicadas nesse jornal em 23 e 28 de junho de 2005.

... Tenho três considerações a fazer e todas elas se relacionam com o fato de estarmos perdendo o foco do problema: a falta de continuidade das políticas públicas da cidade do Rio de Janeiro e o conseqüente desrespeito com os cidadãos que essa promove.

1 - Na primeira matéria o secretário de Cultura Ricardo Macieira coloca em relação ao trabalho da primeira seleção: "Eles disseram que não receberam o pró-labore? Cadê o contrato? Eu desconheço."

Com a sua maneira rude de ser, Ricardo Macieira mafiosamente levanta suspeita sobre o processo gerido por sua funcionária, a diretora da Divisão de AV do RioArte, Claudia Saldanha, ao mesmo tempo que desconfia da honestidade da artista Anna Bella Geiger e do curador do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro Fernando Cocchiarale, como se fossem dois moleques. Na verdade, sabemos que se houvesse contrato, esse não seria respeitado, pois o que vemos prevalecer na Secretaria de Cultura de nossa cidade é sempre a vontade autoritária de seu dirigente maior.

Lembremos aqui que muito recentemente O Globo publicou matéria sobre o descumprimento de contratos assinados por Macieira. Da mesma maneira, vale a pena citarmos a anulação do penúltimo edital da Bolsa RioArte, quando a primeira parte da seleção já havia sido concluída; a descontinuidade da Mostra Rio Arte Contemporânea, que ficou estacionada na primeira edição; a tentativa de fechar uma das galerias do Sérgio Porto e transformá-la em midiateca, que também foi tema de matéria nesse jornal; o cancelamento na virada de 2003 do banco de projetos criados pelo então diretor do RioArte Fábio Ferreira, que recebeu projetos de artistas e produtores de todos os segmentos culturais, e deveria alimentar as ações do RioArte e, por último, mas não menos importante, a criação de uma comissão para avaliar as esculturas colocadas em espaço público, que até hoje não foi posta em funcionamento, tendo servido apenas, na época de sua criação, como factóide para desaquecer o debate público sobre o tema em pleno período eleitoral.
...

Pela primeira vez, na história do Sérgio Porto, conseguimos ter uma seleção pública, deixando para trás a falta de transparência que havia anteriormente em seus processos de seleção. E o que queremos é a manutenção disso e não o retrocesso que está significando a nova contratação de um curador que não foi capaz de respeitar um compromisso público. Nem ele, nem Claudia Saldanha e nem Ricardo Macieira. Fica então a pergunta:


Para quê precisamos de instituições na contemporaneidade, já que estas são lentas, engessadas e desprovidas de recursos, se não forem capazes de cumprir a sua função simbólica - o respeito à lei que rege os princípios básicos de uma sociedade democrática
?

Leia a carta na íntegra e publique o seu comentário no Como atiçar a brasa


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SALÕES & PRÊMIOS
Selecionados 15º VideoBrasil

Associação Cultural VideoBrasil
Av. Imperatriz Leopoldina 1150, São Paulo - SP
11-3645 –0516 ou info@videobrasil.org.br

A comissão de seleção do 15º Festival Internacional de Arte Eletrônica Videobrasil acaba de escolher os 130 trabalhos em vídeo, CD, DVD-ROM e web que integrarão a mostra competitiva Panoramas do Sul. Selecionados entre 652 obras de 41 países, eles revelam a riqueza da produção da América Latina, Caribe, Europa Oriental, África, Ásia, Oriente Médio e Austrália, marcada pelo compromisso com a pesquisa e pela liberdade no uso das linguagens eletrônicas. Para contemplar a heterogeneidade desse painel, a mostra competitiva se divide em três recortes. Estado da Arte reúne exemplos de maturidade artística no uso das mídias eletrônicas; Investigações Contemporâneas, obras que testam conceitos de forma instigante; e Novos Vetores, os primeiros insights de autores nascidos depois de 1975. Para cada segmento, o festival concederá um prêmio em dinheiro e um prêmio residência em uma instituição na Europa ou no Brasil.

Cada recorte será exibido ao longo de uma das três semanas do 15º Videobrasil, que acontece entre 6 e 25 de setembro no SESC Pompéia, em São Paulo. O grupo carioca Chelpa Ferro faz uma das performances programadas para o evento, que tem patrocínio do SESC São Paulo.

Veja os selecionados e publique seu comentário no Salões & Prêmios

Enviado por Associação Cultural VideoBrasil info@videobrasil.org.br
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ARTE EM CIRCULAÇÃO
Clique aqui para ver "gostosa01.txt"

JULIANA MONACHESI

Os sites de conteúdo erótico são top de acesso segundo qualquer pesquisa sobre o comportamento de internautas mundo afora. De acordo com dados da empresa norte-americana de pesquisas na internet Hitwise, publicados pela Folha de S.Paulo em junho de 2004, enquanto 18,8% dos norte-americanos que acessaram a internet no período pesquisado visitaram sites que veiculam pornografia, 5,5% dos internautas entraram nos principais sites de busca no mesmo intervalo.

Outra dimensão da ciberpornografia, esta impossível de quantificar, é a circulação de imagens eróticas via e-mail. Existe uma cultura do troca-troca de baixarias que alimenta parte substancial da caixa de mensagens dos usuários de internet em qualquer parte do globo. Foi focando este aspecto da cultura de rede que o artista Felipe Cama desenvolveu uma série de trabalhos sobre as relações atuais entre sujeito e informação, sobre os agenciamentos do mundo contemporâneo com o universo da imagem.

Comecemos por Uma e três fotos (After Kosuth), de 2003, a obra que deu origem à série, por assim dizer. Apresentado na 35ª Anual da Faap, o trabalho mostra uma fotografia de uma mulher seminua em uma pose insinuante, a mesma imagem sobreposta por seu código binário simplificado (obtido por meio de sua redução ao menor tamanho possível), e um calhamaço de papel A4 contendo a codificação em linguagem binária da fotografia exposta.

A referência é One and three chairs (1965), de Joseph Kosuth, emblema da arte conceitual que se constitui de uma cadeira, uma fotografia da cadeira e uma ampliação fotográfica da definição que o dicionário oferece do vocábulo. Arte como discurso. Se, com Kosuth, entendemos que arte é texto, em uma primeira confrontação com a obra de Felipe Cama, percebemos que o meio digital agrega novos textos ao repertório da arte.

Leia a continuação e publique seu comentário no Arte em circulação

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Como mandar o seu material para a pré-seleção do Canal Contemporâneo


Novas regras para galerias e instituições

Funcionamento do Fórum do Canal - porque e como se registrar

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