Página inicial

e-nformes

 

Acessar E-nformes Anteriores

Acesso a todos os e-nformes publicados desde a criação do Canal Contemporâneo em dezembro de 2000.

Para acessar os e-nformes anteriores é necessário ser associado ao Canal Contemporâneo.


Se você já se cadastrou, conecte-se na primeira página para acessar sua área pessoal e pedir o boleto na aba associação do editar conta. Se você nunca se cadastrou, preencha o formulário e, no final, escolha a opção associação paga. Conheça os planos de acesso do Canal e seus benefícios.


Modos de recebimento dos e-nformes


O Canal Contemporâneo publica 2 e-nformes semanais contendo informações sobre o circuito de arte contemporânea e políticas culturais relacionadas.

- Para receber a edição COMPLETA, com textos e imagens, torne-se um associado pagante e contribua para a manutenção da iniciativa.

- Para receber a edição SIMPLIFICADA, apenas com os linques para os conteúdos, basta ser um usuário cadastrado.

 


Pesquise por palavras e/ou expressões (entre aspas)

PE/RJ/SP/Polônia Trajetória / Trajetórias no Raquel Arnaud / Singular e Plural no TCE-RJ
ANO 5 - N. 47 / 9 DE MAIO DE 2005


NESTA EDIÇÃO:
Adriana Montenegro e Adir Maria Andrade na Portinari - UERJ, Rio de Janeiro
Singular e Plural no TCE-RJ, Niterói
Trajetória / Trajetórias no Raquel Arnaud, São Paulo
Ação e Dispersão de Cezar Migliorin na WRO Biennale, Polônia
Visita comentada à retrospectiva de Henry Moore com José Resende na Pinacoteca, São Paulo
Izidorio Cavalcanti e
João Manoel Feliciano no Projeto RG – Registro Geral na UFPE, Recife
FÓRUM DO CANAL
ENQUETE Escolha o curador da 27ª Bienal de São Paulo mostra currículos dos curadores

CANAL
Como enviar material para a pré-seleção

Novas regras para galerias e instituições
Funcionamento do fórum - porque e como se registrar
Modos de recebimento dos e-nformes
Para deixar de receber os e-nformes


Adriana Montenegro

Sirva-se de Adriana Montenegro - foto: Marcelo Corrêa

Inquietudes / Fronteiras e Limites
Adriana Montenegro / Adir Maria Andrade

Curadoria de Lia do Rio

10 de maio, terça-feira, 19h

Galeria Cândido Portinari - UERJ
Rua São Francisco Xavier 524, Maracanã, Rio de Janeiro - RJ
21-2587-7650
Segunda a sexta-feira, das 10h às 19h
Exposição até 3 de junho de 2005

Enviado por Rafael Nacif nacif@uerj.br
volta ao topo


Elisa de Magalhães

O que se mostra de Elisa de Magalhães

Singular e Plural
Bernardo Pinheiro, Cristiano Gnecco, Cristina de Pádula, Elisa de Magalhães, Jacqueline Siano, Mariana Manhães, Tânia Queiroz

Curadoria de Suzana Queiroga

10 de maio, terça-feira, 17h

Espaço Cultural TCE-RJ / Sala Paschoal Cittadino
Avenida Jansen de Mello 3 / 2º andar, Centro, Niterói - RJ
21-2729-9524 / 9525
Segunda a sexta-feira, das 10h às 17
Exposição até o dia 17 de junho de 2005

Enviado por Hugo Leão h.leao@globo.com
volta ao topo


Antonio Manuel

Antonio Manuel

Trajetória / Trajetórias
Anna Maria Maiolino, Amílcar de Castro, Antonio Manuel, Arthur Luiz Piza, Carlos Cruz-Diez, Carlos Fajardo, Carmela Gross, Hercules Barsotti, Jesus Soto, José Resende, Mira Schendel, Sergio Camargo, Waltércio Caldas e Willys de Castro

Curadoria de Angélica de Moraes

10 de maio, terça-feira, 19h

Gabinete de Arte Raquel Arnaud
Rua Artur Azevedo 401, São Paulo - SP
11-3083-6322
www.raquelarnaud.com
Segunda à sexta, das 10h às 19h; sábados; das 11h às 14h - acesso para deficientes
Exposição até 18 de junho de 2005

Sobre a exposição

Enviado por Roberta Val roberta@sccomunica.com.br
volta ao topo


Cezar Migliorin

11th International Media Art Biennale WRO
Ação e Dispersão de Cezar Migliorin

11 a 15 de maio de 2005


WRO Center for Media Art
ul. Kuznicza 29a, 54-137, Varsóvia, Polônia
T 71-344-83-69  F 71-342-26-91
info@wrocenter.pl
http://wrocenter.pl

Sobre o trabalho

Sobre o evento (inglês)

Crítica de Eduardo Valente na Revista de Cinema Contracampo N. 46

Enviado por Cezar Migliorin cezarmig@visualnet.com.br
volta ao topo


Visita comentada à retrospectiva de Henry Moore com José Resende

11 de maio, quarta, 18h

Pinacoteca do Estado de São Paulo
Praça da Luz 2, São Paulo – SP
T. 11-3229-9844  F. 11-3229-9844 r. 229
Henry Moore – Uma Retrospectiva / Brasil 2005, em cartaz de 12 de abril a 12 de junho de 2005
A participação nas visitas é gratuita, mediante retirada de senhas distribuídas na bilheteria do museu a partir das 17h.

Realização: Pinacoteca, em parceria com o British Council e The Henry Moore Foundation
/ Patrocínio: Bradesco / Apoio: Cultura Inglesa e Ministério da Cultura – Lei de Incentivo à Cultura

Enviado por imprensa@pinacoteca.sp.gov.br
volta ao topo


Projeto RG – Registro Geral
Izidorio Cavalcanti
Artista de formação auto-didata, nascido em Gameleira, interior de Pernambuco, e hoje residindo e trabalhando no Recife, Izidorio Cavalcanti trabalha com arte há 25 anos, desenvolvendo as mais diversas técnicas e utilizando diversos suportes, que vão desde o desenho à performance. Ex-integrante do Grupo Quarta Parede, e atualmente integra o Grupo Mamãe. Exposições individuais na Fundaj (PE), Museu do Estado de PE, Museu de Arte Contemporânea (PE), Núcleo de Arte Contemporânea (PB) e todas as unidades do SESC de Pernambuco, além das coletivas "Papel da Arte", no Espaço Cultural Bandepe de Recife, Projeto EXPERIMENTAL, no Centro Cultural Dragão do Mar (CE) e a participação na II Bienal de Gravura, realizada na Paraíba. 

João Manoel Feliciano

Formado em licenciatura em artes plásticas pela UFPE, João Manoel Feliciano vem se dedicando a trabalhos plásticos que se apropriam de símbolos e ícones socias os re-codificando e os devolvendo na circulação urbana. Existe, em seus projetos, uma tentativa de estreitamento conceitual com uma dimensão atemporal, permeando a tentativa de criar uma memória urbana mitificada.

10 de maio, terça-feira, 12h30 às 14h

Sala de vídeo da Coordenação de Artes Plásticas da UFPE (CAC)
Av. Prof. Moraes Rego 1235, Cidade Universitária, Recife - PE
81-2126-8000 / F 81-2126-8029

O Projeto RG – Registro Geral chega à sua 2ª edição com uma série de encontros e discussões entre artistas, educadores, curadores e o público. Agora, em sua segunda edição, o número de artistas participantes passou a mais de 40, e os encontros tiveram os seus formatos também modificados, sendo agora divididos em dois tipos – os RG's e os GDAC's. Os RG's contam com a presença de dois artistas (um jovem e um veterano) falando sobre algum aspecto de sua produção, e os GDAC's (Grupo de Discussão de Arte Contemporânea) são mesas de debates com temas diversos, nas quais estarão presentes artistas, educadores e curadores.

Enviado por Projeto RG – Registro Geral projetorg@gmail.com
volta ao topo


FÓRUM DO CANAL - ENQUETE
Escolha o curador da 27ª Bienal de São Paulo mostra currículos dos curadores

Pedimos aos curadores que nos enviassem os seus currículos para podermos conhecer melhor suas trajetórias profissionais e assim votarmos com mais propriedade.

Participar - ler, opinar, votar - expressar a nossa opinião sobre esse processo de seleção é um direito de nossa comunidade. O exercício da inversão de papéis e de número na proposta desta enquete (normalmente são poucos curadores selecionando os trabalhos e a programação de muitos) também contribui para a reflexão sobre o funcionamento do sitema e do circuito de arte.

Leia os currículos resumidos de Ana Maria Belluzzo, Lisette Lagnado e Paulo Venancio Filho no Fórum do Canal

Veja o resultado e participe da enquete no Fórum do Canal

Funcionamento do Fórum - porque e como se registrar


volta ao topo


TEXTOS DO E-NFORME

Trajetória / Trajetórias no Raquel Arnaud

A obra de arte é a soma de escolhas adensadas pelo tempo. A qualidade de uma produção artística, após surgir e imantar um instante, depende da continuidade e da sedimentação de uma trajetória para focar objetivos, afirmar contornos e expandir limites.

Esta exposição trata de trajetórias artísticas que o tempo comprovou serem fundamentais no horizonte da arte contemporânea. Trajetórias profundamente identificadas com a trajetória de uma galeria.

Trajetória / Trajetórias, sob curadoria de Angélica de Moraes, estabelece contrapontos entre dois instantes de uma mesma produção – passado e presente – para destacar a persistência da alta voltagem criativa de cada artista e de todo conjunto.

O elenco, em sua maioria identificado com a tradição construtiva e seus desdobramentos, inclui nomes como Anna Maria Maiolino, Amílcar de Castro, Antonio Manuel, Arthur Luiz Piza, Carlos Cruz-Diez, Carlos Fajardo, Carmela Gross, Hercules Barsotti, Jesus Soto, José Resende, Mira Schendel, Sergio Camargo, Waltércio Caldas e Willys de Castro.

volta ao topo

Ação e Dispersão de Cezar Migliorin
5’40”, NTSC

Sinopse
Brasil, México, Estados Unidos e Portugal.
Um homem em uma jornada solitária com a sua câmera filmando todo transporte que utiliza, todo lugar que dorme e tudo que come. Sua única regra é nunca passar duas noites na mesma cidade até o seu dinheiro acabar.

Imprensa
“uma das mais importantes realizações audiovisuais nacionais recentes” - Eduardo Valente (Contra Campo)

Ação e Dispersão explicita de maneira perturbadora uma questão central para o audiovisual: a relação dinheiro/arte. Consuelo Lins (UFRJ)

“Ação e Dispersão de Cezar Migliorin, é um polêmico filme de dispositivo ... provocou xingamentos e reclamações” - Rui Gardnier

Provocativo e inusitado, o vídeo Ação e Dispersão, de Cezar Migliorin vem causando polêmica por onde passa. Mostra Vídeo Itaú Cultural – BH/MG

WRO Biennale


The selection committee of the 11th International Media Art Biennale WRO (Wroclaw, 11-15 May 2005) has evaluated all submitted entries - 74 works qualified for the WRO 05 competition - installations, performances and concerts in Contemporary Theater - special screenings and monographic presentations - special exhibition in the National Museum.

The WRO Biennale, since 1989 an acclaimed forum for contemporary art related to advanced communication technologies, has been internationally renowned due to a high level of the WRO competition. Its participants are both debuting and well-known artists, and the works nominated for the final competition are evaluated by jury panels including outstanding artists, theoreticians and curators.

This year's competition has gained a record-breaking attention: from among nearly 1200 entries from all over the world, after a series of intensive previews conducted at the beginning of April, the selection committee appointed 74 video works, installations, software projects, Internet-based works, art CD-ROMs, objects and performances. In addition to traditional video art pieces, a noticeable increased number of live performances and interactive media installations could be observed, many of which are often created with the use of custom software. Visible is also a turn from decorative computer animation and growing critical interest in tool, medium and different forms of real and communicational environments.

The main festival venue is Contemporary Theater (Teatr Wspolczesny ) in Wrocław. On 11-15 May 2005 its main scene will be the showcase for competition screenings and special compilations prepared by curators from leading media art centers including: Heure Exquise! (FR), Sixpackfilm (A), Video Data Bank (USA), Videomedeja (SCG), La Safire/Video les beaux jours (FR).

An extensive monographic program devoted to Robert Cahen, a French media art classic and a screening prepared by Magdalena Kardasz and Hanna Wróblewska, curators from National Art Gallery Zachęta in Warsaw will be also presented there. Live performances and concerts from WRO 05 competition along with special presentations featuring a film-performance "Demi-pas" by Julien Maire (FR) and Gameboyzz Orchestra Project (PL) will take place on the upper scene. Competition installations, objects and Internet based projects will be integrated into other spaces of the theater.

In addition to the competition part of the Biennale, a special exhibition of media installations "The Other Book. Digital Book and Text Outside of Book in the New Communication Era" will be held in the National Museum in Wrocław on 11-29 May 2005. Running for three weeks, the exhibition will present works dealing with the issues of a book as an electronic object and text outside of book that make a part of the modern culture and communication. It consists of the following interactive media installations: "Beyond Pages" by Masaki Fujihata (1995, JP), "Surprising Spiral" by Ken Feingold (1991, USA), "Text Rain" by Romy Achituv & Camille Utterback (1999, USA/AU), "Tombe avec les Mots" by Robert Cahen (1997, FR), "Kidai-shoran" by Joachim Sauter, Ralph Ammer and Tobias Schmidt (2000, D). An annex to the exhibition consisting of selected electronic network installations and an installation by Ira Marom (IL/D) will be presented in Mediateka, the multimedia library of Bertelsmann Foundation and Wrocław Municipal Public Library. The exhibition is targeted mainly at young audiences in order to present unique artistic interventions in the otherwise unified world of multimedia projects and to stress the continuity of word, script and text culture tradition in our ever-changing civilization.

volta ao topo


SOBRE O CANAL CONTEMPORÂNEO - Visite o sítio! www.canalcontemporaneo.art.br

Como mandar o seu material para a pré-seleção do Canal Contemporâneo

Na pré-seleção, estaremos organizando as mensagens enviadas no prazo e com as informações necessárias para serem analisadas para a difusão no Canal.
Os critérios de avaliação do Canal Contemporâneo se baseiam no interesse dos trabalhos apresentados e na trajetória artística do profissional no circuito de arte contemporânea brasileira, levando-se também em conta o espaço disponível nos e-nformes no momento da realização do evento.

1 - Envie sua divulgação para canal@canalcontemporaneo.art.br;
2 - Com 15 dias de antecedência, mande as informações básicas;
3 - No assunto coloque a data, nome do artista e local;
4 - No corpo do emeio coloque as informações de serviço completas: data, nome do evento, nome do artista, local, endereço, telefones, horários e conexões;
5 - Inclua textos de imprensa, currículo e crítico em arquivos anexos, em doc ou pdf;
6 - 2 a 3 imagens em jpg, em RGB, 200 dpis, com 500 pixels no menor lado;
7 - Caso você ainda não tenha as imagens e os textos, mande-nos uma previsão de envio, que não deverá ser menor a 5 dias prévios à abertura do evento;
8 - Para eventos em andamento, buscamos publicar na seção Circuito imagens dos eventos, entrevistas ou qualquer material que não estaria disponível antes do evento acontecer.

volta ao topo


Novas regras para galerias e instituições

Devido ao excesso de trabalho e ao enxugamento de nossa equipe, enquanto for necessário para o equilíbrio de nosso funcionamento, estaremos publicando o material completo, texto e imagem, apenas das galerias e instituições assinantes. As informações básicas para os eventos selecionados serão mantidas, mas para ter o material integralmente publicado, será preciso contribuir para o esforço coletivo de manutenção dessa comunidade digital: www.canalcontemporaneo.art.br/assineocanal.

Estamos no momento fora de nosso ponto de equilíbrio, recebendo mais material do que podemos dar conta. Para voltarmos a nos equilibrar, precisamos diminuir a quantidade de material a ser trabalhado ou aumentar a quantidade de assinaturas. Como os assinantes pessoas físicas representam 90% desse nosso universo, está na hora dos outros integrantes de nossa coletividade contribuírem para a auto-sustentabilidade do Canal, principalmente as instituições (2%), pois as galerias e produtoras já comparecem em 8%.

O fato é que essa proporção desproporcional é um reflexo do que acontece em nosso circuito de arte, aonde artistas, teóricos e galerias trabalham para dar sustento às nossas precárias instituições com o objetivo de manter o nosso mercado de trabalho vivo. O resultado é que estamos sempre cambaleando, pois necessitamos com urgência de agentes institucionais participantes e conscientes de seus papéis nessa engrenagem.

Resumindo: para ter o seu material publicado integralmente, a galeria ou instituição deverá passar a contribuir para a manutenção do Canal. O que não é nenhum absurdo, se considerarmos a abrangência dessa difusão (quase todo território nacional, incluindo capitais,
subúrbios e cidades do interior, e mais de 70 países) e o valor irrisório cobrado. Absurdo seria, termos que aumentar novamente a assinatura dos que comparecem para compensar essa inadimplência.
volta ao topo


Funcionamento do Fórum do Canal

Para ver e ler os textos publicados não é preciso se registrar na plataforma do fórum.

Para escrever, responder, criar novos tópicos e votar nas enquetes é preciso REGISTRAR, pois esse registro irá permitir, por exemplo, que a pessoa seja avisada quando houver respostas às suas mensagens enviadas ao fórum ou quando houver alguma msg pessoal (mesmo não tornando público o emeio (padrão do registro), é possível mandar msgs pessoais para os membros registrados no fórum).

Portanto, além de gerenciar tarefas específicas dessa plataforma, o registro permite uma maior proximidade entre as pessoas desta comunidade.

É possível se registrar e ainda se manter anônimo através da escolha do nome do usuário. Por exemplo, se alguém colocar um apelido, será reconhecido apenas pelo conjunto de pessoas mais próximas que tenham conhecimento do mesmo.

O registro do Fórum nada tem a ver com o cadastro para recebimento dos e-nformes ou com o cadastro de assinantes. São bancos de dados distintos, cada qual com funções específicas ao seu funcionamento.

Passo-a-passo do registro no Fórum do Canal

- Na página do fórum, www.canalcontemporaneo.art.br/forum, entre em REGISTRAR (no menu da lateral esquerda);
- Leia as condições de registro e, aceitando, clique no link Aceito (no final do texto);
- Preencha os campos e envie (apenas os quatro primeiros campos são obrigatórios e o padrão em funcionamento oculta o seu emeio);
- A partir desse registro, entre em ENTRAR (no menu da lateral esquerda) para colocar o seu nome de usuário e senha;
- BUG - Caso depois disso, você não veja o seu nome de usuário no topo do menu lateral, coloque novamente seu nome de usuário e senha nos respectivos campos na parte inferior do menu lateral e clique em ENTRAR;
- Quando terminar a sua visita ao fórum, clique em SAIR junto ao seu nome de usuário no topo do menu lateral.

Para se registrar, clique aqui

volta ao topo



Modos de recebimento dos e-nformes

O Canal Contemporâneo publica de 3 a 4 e-nformes semanais,
www.canalcontemporaneo.art.br/e-nformes,contendo as informações selecionadas do material que é enviado de várias partes do Brasil e do exterior.

- Para receber de VÉSPERA a série COMPLETA dos e-nformes em sua versão INTEGRAL, faça uma assinatura semestral em www.canalcontemporaneo.art.br/assineocanal.

- Para receber GRATUITAMENTE no DIA DA PUBLICAÇÃO, ALGUNS de nossos e-nformes em sua edição SIMPLIFICADA, cadastre-se em www.canalcontemporaneo.art.br/cadastro.


- As edições simplificadas enviadas às listas agregadas ao nosso emailing são distribuídas AUTOMATICAMENTE e podem ser recebidas até o DIA SEGUINTE. Para passar a receber os e-nformes GRATUITOS no MESMO DIA, é necessário cadastrar-se on line: www.canalcontemporaneo.art.br/cadastro.

volta ao topo


Para deixar de receber os e-nformes, basta clicar aqui e enviar um emeio com REMOVER no assunto. / To leave our mailing list, just click here and send an email with REMOVE on the subject.

envio de conteúdo_    cadastre-se_    contato_    sobre o canal_