NESTA EDIÇÃO:
Adriana
Montenegro e Adir Maria Andrade na Portinari - UERJ, Rio de Janeiro
Singular e Plural no TCE-RJ, Niterói
Trajetória / Trajetórias no Raquel Arnaud, São Paulo
Ação e Dispersão de Cezar Migliorin na WRO Biennale, Polônia
Visita comentada à retrospectiva de Henry Moore com José Resende na Pinacoteca, São Paulo
Izidorio Cavalcanti e João Manoel Feliciano no Projeto RG – Registro Geral na UFPE, Recife
FÓRUM DO CANAL
ENQUETE Escolha o curador da 27ª Bienal de São Paulo mostra currículos dos curadores
CANAL
Como enviar material para a pré-seleção
Novas regras para galerias e instituições
Funcionamento do fórum - porque e
como se registrar
Modos
de recebimento dos e-nformes
Para deixar de receber os e-nformes
Sirva-se de Adriana Montenegro - foto: Marcelo Corrêa
Inquietudes / Fronteiras e Limites
Adriana Montenegro / Adir Maria Andrade
Curadoria de Lia do Rio
10 de maio, terça-feira, 19h
Galeria Cândido Portinari - UERJ
Rua São Francisco Xavier 524, Maracanã, Rio de Janeiro - RJ
21-2587-7650
Segunda a sexta-feira, das 10h às 19h
Exposição até 3 de junho de 2005
Enviado por Rafael Nacif nacif@uerj.br
volta ao topo
O que se mostra de Elisa de Magalhães
Singular e
Plural
Bernardo Pinheiro, Cristiano Gnecco, Cristina de Pádula, Elisa de
Magalhães, Jacqueline Siano, Mariana Manhães, Tânia Queiroz
Curadoria de Suzana Queiroga
10 de maio, terça-feira, 17h
Espaço Cultural TCE-RJ / Sala Paschoal Cittadino
Avenida Jansen de Mello 3 / 2º andar, Centro, Niterói - RJ
21-2729-9524 / 9525
Segunda a sexta-feira, das 10h às 17
Exposição até o dia 17 de junho de 2005
Enviado por Hugo Leão h.leao@globo.com
volta ao topo
Antonio Manuel
Trajetória
/
Trajetórias
Anna Maria Maiolino, Amílcar de Castro, Antonio Manuel, Arthur Luiz
Piza, Carlos Cruz-Diez, Carlos Fajardo, Carmela Gross, Hercules
Barsotti, Jesus Soto, José Resende, Mira Schendel, Sergio Camargo,
Waltércio Caldas e Willys de Castro
Curadoria de Angélica de Moraes
10 de maio, terça-feira, 19h
Gabinete de Arte Raquel Arnaud
Rua Artur Azevedo 401, São Paulo - SP
11-3083-6322
www.raquelarnaud.com
Segunda à sexta, das 10h às 19h; sábados; das 11h às 14h - acesso para
deficientes
Exposição até 18 de junho de 2005
Sobre a exposição
Enviado por Roberta Val roberta@sccomunica.com.br
volta ao topo
11th International
Media Art Biennale WRO
Ação
e Dispersão de Cezar Migliorin
11 a 15 de maio de 2005
WRO Center for Media Art
ul. Kuznicza 29a, 54-137, Varsóvia, Polônia
T 71-344-83-69 F 71-342-26-91
info@wrocenter.pl
http://wrocenter.pl
Sobre o trabalho
Sobre o evento (inglês)
Crítica de
Eduardo Valente na Revista de Cinema Contracampo N. 46
Enviado por Cezar Migliorin cezarmig@visualnet.com.br
volta ao topo
Visita comentada à retrospectiva de Henry Moore com José Resende
11 de maio, quarta,
18h
Pinacoteca do Estado de São Paulo
Praça da Luz 2, São Paulo – SP
T. 11-3229-9844 F. 11-3229-9844 r. 229
Henry Moore – Uma Retrospectiva / Brasil 2005, em cartaz de 12 de abril a 12 de junho de 2005
A participação nas visitas é gratuita, mediante retirada de senhas distribuídas na bilheteria do museu a partir das 17h.
Realização: Pinacoteca, em parceria com o British Council e The Henry Moore Foundation / Patrocínio: Bradesco / Apoio: Cultura Inglesa e Ministério da Cultura – Lei de Incentivo à Cultura
Enviado por imprensa@pinacoteca.sp.gov.br
volta ao topo
Projeto
RG
–
Registro Geral
Izidorio Cavalcanti
Artista de formação auto-didata, nascido em Gameleira, interior de
Pernambuco, e hoje residindo e trabalhando no Recife, Izidorio
Cavalcanti trabalha com arte há 25 anos, desenvolvendo as mais diversas
técnicas e utilizando diversos suportes, que vão desde o desenho à
performance. Ex-integrante do Grupo Quarta Parede, e atualmente integra
o Grupo Mamãe. Exposições individuais na Fundaj (PE), Museu do Estado
de PE, Museu de Arte Contemporânea (PE), Núcleo de Arte Contemporânea
(PB) e todas as unidades do SESC de Pernambuco, além das coletivas
"Papel da Arte", no Espaço Cultural Bandepe de Recife, Projeto
EXPERIMENTAL, no Centro Cultural Dragão do Mar (CE) e a participação na
II Bienal de Gravura, realizada na Paraíba.
João Manoel Feliciano
Formado em licenciatura em artes plásticas pela UFPE, João Manoel
Feliciano vem se dedicando a trabalhos plásticos que se apropriam de
símbolos e ícones socias os re-codificando e os devolvendo na
circulação urbana. Existe, em seus projetos, uma tentativa de
estreitamento conceitual com uma dimensão atemporal, permeando a
tentativa de criar uma memória urbana mitificada.
10 de maio, terça-feira, 12h30 às 14h
Sala de vídeo da Coordenação de Artes Plásticas da UFPE (CAC)
Av. Prof. Moraes Rego 1235, Cidade Universitária, Recife - PE
81-2126-8000 / F 81-2126-8029
O Projeto RG – Registro Geral chega à sua 2ª edição com uma série de
encontros e discussões entre artistas, educadores, curadores e o
público. Agora, em sua segunda edição, o número de artistas
participantes passou a mais de 40, e os encontros tiveram os seus
formatos também modificados, sendo agora divididos em dois tipos – os
RG's e os GDAC's. Os RG's contam com a presença de dois artistas (um
jovem e um veterano) falando sobre algum aspecto de sua produção, e os
GDAC's (Grupo de Discussão de Arte Contemporânea) são mesas de debates
com temas diversos, nas quais estarão presentes artistas, educadores e
curadores.
Enviado por Projeto RG – Registro Geral projetorg@gmail.com
volta ao topo
FÓRUM
DO CANAL -
ENQUETE
Escolha o curador da 27ª Bienal de São Paulo mostra currículos
dos curadores
Pedimos aos curadores que nos enviassem os seus currículos para
podermos conhecer melhor suas trajetórias profissionais e assim
votarmos com mais propriedade.
Participar - ler, opinar, votar - expressar a nossa opinião sobre esse
processo de seleção é um direito de nossa comunidade. O exercício da
inversão de papéis e de número na proposta desta enquete (normalmente
são poucos curadores selecionando os trabalhos e a programação de
muitos) também contribui para a reflexão sobre o funcionamento do
sitema e do circuito de arte.
Leia
os currículos resumidos de Ana Maria Belluzzo, Lisette Lagnado e Paulo
Venancio Filho no Fórum do Canal
Veja
o resultado e participe da enquete no Fórum do Canal
Funcionamento do Fórum - porque e como se registrar
volta ao topo
TEXTOS
DO E-NFORME
Trajetória / Trajetórias no Raquel Arnaud
A obra de arte é a soma de escolhas adensadas pelo tempo. A qualidade
de uma produção artística, após surgir e imantar um instante, depende
da continuidade e da sedimentação de uma trajetória para focar
objetivos, afirmar contornos e expandir limites.
Esta exposição trata de trajetórias artísticas que o tempo comprovou
serem fundamentais no horizonte da arte contemporânea. Trajetórias
profundamente identificadas com a trajetória de uma galeria.
Trajetória / Trajetórias, sob curadoria de Angélica de Moraes,
estabelece contrapontos entre dois instantes de uma mesma produção –
passado e presente – para destacar a persistência da alta voltagem
criativa de cada artista e de todo conjunto.
O elenco, em sua maioria identificado com a tradição construtiva e seus
desdobramentos, inclui nomes como Anna Maria Maiolino, Amílcar de
Castro, Antonio Manuel, Arthur Luiz Piza, Carlos Cruz-Diez, Carlos
Fajardo, Carmela Gross, Hercules Barsotti, Jesus Soto, José Resende,
Mira Schendel, Sergio Camargo, Waltércio Caldas e Willys de Castro.
volta ao topo
Ação e Dispersão de Cezar Migliorin
5’40”, NTSC
Sinopse
Brasil, México, Estados Unidos e Portugal.
Um homem em uma jornada solitária com a sua câmera filmando todo
transporte que utiliza, todo lugar que dorme e tudo que come. Sua única
regra é nunca passar duas noites na mesma cidade até o seu dinheiro
acabar.
Imprensa
“uma das mais importantes realizações audiovisuais nacionais recentes” - Eduardo Valente (Contra Campo)
Ação e Dispersão explicita de maneira perturbadora uma questão central
para o audiovisual: a relação dinheiro/arte. Consuelo Lins (UFRJ)
“Ação e Dispersão de Cezar Migliorin, é um polêmico filme de
dispositivo ... provocou xingamentos e reclamações” - Rui Gardnier
Provocativo e inusitado, o vídeo Ação e Dispersão, de Cezar Migliorin
vem causando polêmica por onde passa. Mostra Vídeo Itaú Cultural – BH/MG
WRO Biennale
The selection committee of the 11th International Media Art Biennale
WRO (Wroclaw, 11-15 May 2005) has evaluated all submitted entries - 74
works qualified for the WRO 05 competition - installations,
performances and concerts in Contemporary Theater - special screenings
and monographic presentations - special exhibition in the National
Museum.
The WRO Biennale, since 1989 an acclaimed forum for contemporary art
related to advanced communication technologies, has been
internationally renowned due to a high level of the WRO competition.
Its participants are both debuting and well-known artists, and the
works nominated for the final competition are evaluated by jury panels
including outstanding artists, theoreticians and curators.
This year's competition has gained a record-breaking attention: from
among nearly 1200 entries from all over the world, after a series of
intensive previews conducted at the beginning of April, the selection
committee appointed 74 video works, installations, software projects,
Internet-based works, art CD-ROMs, objects and performances. In
addition to traditional video art pieces, a noticeable increased number
of live performances and interactive media installations could be
observed, many of which are often created with the use of custom
software. Visible is also a turn from decorative computer animation and
growing critical interest in tool, medium and different forms of real
and communicational environments.
The main festival venue is Contemporary Theater (Teatr Wspolczesny ) in
Wrocław. On 11-15 May 2005 its main scene will be the showcase for
competition screenings and special compilations prepared by curators
from leading media art centers including: Heure Exquise! (FR),
Sixpackfilm (A), Video Data Bank (USA), Videomedeja (SCG), La
Safire/Video les beaux jours (FR).
An extensive monographic program devoted to Robert Cahen, a French
media art classic and a screening prepared by Magdalena Kardasz and
Hanna Wróblewska, curators from National Art Gallery Zachęta in Warsaw
will be also presented there. Live performances and concerts from WRO
05 competition along with special presentations featuring a
film-performance "Demi-pas" by Julien Maire (FR) and Gameboyzz
Orchestra Project (PL) will take place on the upper scene. Competition
installations, objects and Internet based projects will be integrated
into other spaces of the theater.
In addition to the competition part of the Biennale, a special
exhibition of media installations "The Other Book. Digital Book and
Text Outside of Book in the New Communication Era" will be held in the
National Museum in Wrocław on 11-29 May 2005. Running for three weeks,
the exhibition will present works dealing with the issues of a book as
an electronic object and text outside of book that make a part of the
modern culture and communication. It consists of the following
interactive media installations: "Beyond Pages" by Masaki Fujihata
(1995, JP), "Surprising Spiral" by Ken Feingold (1991, USA), "Text
Rain" by Romy Achituv & Camille Utterback (1999, USA/AU), "Tombe
avec les Mots" by Robert Cahen (1997, FR), "Kidai-shoran" by Joachim
Sauter, Ralph Ammer and Tobias Schmidt (2000, D). An annex to the
exhibition consisting of selected electronic network installations and
an installation by Ira Marom (IL/D) will be presented in Mediateka, the
multimedia library of Bertelsmann Foundation and Wrocław Municipal
Public Library. The exhibition is targeted mainly at young audiences in
order to present unique artistic interventions in the otherwise unified
world of multimedia projects and to stress the continuity of word,
script and text culture tradition in our ever-changing civilization.
volta ao topo
SOBRE
O CANAL CONTEMPORÂNEO - Visite o sítio! www.canalcontemporaneo.art.br
Como
mandar o seu material para a pré-seleção do Canal Contemporâneo
Na pré-seleção,
estaremos organizando as mensagens enviadas no prazo e com as
informações necessárias para serem analisadas para a difusão no Canal. Os critérios de avaliação do Canal Contemporâneo se baseiam no interesse dos trabalhos apresentados e na trajetória artística do profissional no
circuito
de arte contemporânea brasileira, levando-se também em conta o espaço
disponível nos
e-nformes no
momento
da realização do evento.
1 - Envie sua
divulgação para canal@canalcontemporaneo.art.br;
2 - Com 15 dias de
antecedência, mande as informações básicas;
3 - No assunto coloque
a data, nome do artista e local;
4 - No corpo do emeio
coloque as informações de serviço completas:
data, nome do evento, nome do artista, local, endereço, telefones,
horários e conexões;
5 - Inclua textos de
imprensa, currículo e crítico em arquivos anexos, em doc ou pdf;
6 - 2 a 3 imagens em
jpg, em RGB, 200 dpis, com 500 pixels no menor
lado;
7 - Caso você ainda
não tenha as imagens e os textos, mande-nos uma
previsão de envio, que não deverá ser menor a 5 dias prévios à abertura
do evento;
8 - Para eventos em andamento, buscamos publicar na seção Circuito
imagens dos eventos, entrevistas ou qualquer material que não estaria
disponível antes do evento acontecer.
volta ao topo
Novas
regras para galerias e instituições
Devido
ao excesso de
trabalho e ao enxugamento de nossa equipe, enquanto for necessário para
o equilíbrio de nosso funcionamento, estaremos publicando o
material completo, texto e imagem, apenas das galerias e
instituições assinantes. As informações básicas para os eventos
selecionados serão mantidas, mas para ter o material integralmente publicado, será
preciso contribuir para o esforço coletivo de manutenção dessa
comunidade digital: www.canalcontemporaneo.art.br/assineocanal.
Estamos no momento
fora de nosso ponto de equilíbrio, recebendo mais material do que
podemos dar conta. Para voltarmos a nos equilibrar, precisamos diminuir
a
quantidade de material a ser trabalhado ou aumentar a quantidade de
assinaturas. Como os assinantes pessoas físicas representam 90% desse
nosso universo, está na hora dos outros integrantes de nossa
coletividade contribuírem para a auto-sustentabilidade do Canal,
principalmente as
instituições (2%), pois as galerias e produtoras já comparecem em 8%.
O fato é que essa proporção desproporcional é um reflexo do que
acontece em nosso circuito de arte, aonde artistas, teóricos e galerias
trabalham para dar sustento às nossas precárias instituições com o
objetivo de manter o nosso mercado de trabalho vivo. O resultado é que
estamos sempre cambaleando, pois necessitamos com urgência de agentes
institucionais participantes e conscientes de seus papéis nessa
engrenagem.
Resumindo: para ter o seu material publicado integralmente, a galeria
ou instituição deverá passar a contribuir para a manutenção do Canal. O
que não é nenhum absurdo, se considerarmos a abrangência dessa difusão
(quase todo território nacional, incluindo capitais, subúrbios e cidades do interior, e mais de 70
países)
e o valor irrisório cobrado. Absurdo seria, termos que aumentar
novamente a assinatura dos que comparecem para compensar essa
inadimplência.
volta ao topo
Funcionamento do
Fórum do Canal
Para ver e ler os textos publicados não é preciso se registrar na
plataforma do fórum.
Para escrever, responder, criar novos tópicos e votar nas enquetes é
preciso REGISTRAR, pois esse registro irá permitir, por exemplo, que a
pessoa seja avisada quando houver respostas às suas mensagens enviadas
ao fórum ou quando houver alguma msg pessoal (mesmo não tornando
público o emeio (padrão do registro), é possível mandar msgs pessoais
para os membros registrados no fórum).
Portanto, além de gerenciar tarefas específicas dessa plataforma, o
registro permite uma maior proximidade entre as pessoas desta
comunidade.
É possível se registrar e ainda se manter anônimo através da escolha do
nome do usuário. Por exemplo, se alguém colocar um apelido, será
reconhecido apenas pelo conjunto de pessoas mais próximas que tenham
conhecimento do mesmo.
O registro do Fórum nada tem a ver com o cadastro para recebimento dos
e-nformes ou com o cadastro de assinantes. São bancos de dados
distintos, cada qual com funções específicas ao seu funcionamento.
Passo-a-passo do registro no Fórum do Canal
- Na página do fórum, www.canalcontemporaneo.art.br/forum,
entre em
REGISTRAR (no menu da lateral esquerda);
- Leia as condições de registro e, aceitando, clique no link Aceito (no
final do texto);
- Preencha os campos e envie (apenas os quatro primeiros campos são
obrigatórios e o padrão em funcionamento oculta o seu emeio);
- A partir desse registro, entre em ENTRAR (no menu da lateral
esquerda)
para colocar o seu nome de usuário e senha;
- BUG - Caso depois disso, você não veja o seu nome de usuário no topo
do menu lateral, coloque novamente seu nome de usuário e senha nos
respectivos campos na parte inferior do menu lateral e clique em ENTRAR;
- Quando terminar a sua visita ao fórum, clique em SAIR junto ao seu
nome de usuário no topo do menu lateral.
Para
se registrar, clique aqui
volta ao topo
Modos de recebimento dos e-nformes
O Canal Contemporâneo publica de 3 a 4 e-nformes semanais, www.canalcontemporaneo.art.br/e-nformes,contendo
as informações selecionadas do material que é enviado de várias partes
do Brasil e do exterior.
- Para
receber de VÉSPERA a série COMPLETA dos e-nformes em sua versão
INTEGRAL,
faça uma assinatura semestral em www.canalcontemporaneo.art.br/assineocanal.
- Para
receber GRATUITAMENTE no DIA
DA PUBLICAÇÃO, ALGUNS de nossos e-nformes em sua edição SIMPLIFICADA, cadastre-se
em www.canalcontemporaneo.art.br/cadastro.
- As edições simplificadas enviadas às listas agregadas ao nosso
emailing são distribuídas AUTOMATICAMENTE e podem ser recebidas até o
DIA SEGUINTE. Para passar a receber os e-nformes GRATUITOS no
MESMO DIA, é necessário cadastrar-se on line: www.canalcontemporaneo.art.br/cadastro.
volta ao topo
Para
deixar de receber os e-nformes, basta clicar aqui e enviar um
emeio com REMOVER no assunto. / To leave our mailing list, just click here and send an email with REMOVE on the subject.