Página inicial

e-nformes

 

Acessar E-nformes Anteriores

Acesso a todos os e-nformes publicados desde a criação do Canal Contemporâneo em dezembro de 2000.

Para acessar os e-nformes anteriores é necessário ser associado ao Canal Contemporâneo.


Se você já se cadastrou, conecte-se na primeira página para acessar sua área pessoal e pedir o boleto na aba associação do editar conta. Se você nunca se cadastrou, preencha o formulário e, no final, escolha a opção associação paga. Conheça os planos de acesso do Canal e seus benefícios.


Modos de recebimento dos e-nformes


O Canal Contemporâneo publica 2 e-nformes semanais contendo informações sobre o circuito de arte contemporânea e políticas culturais relacionadas.

- Para receber a edição COMPLETA, com textos e imagens, torne-se um associado pagante e contribua para a manutenção da iniciativa.

- Para receber a edição SIMPLIFICADA, apenas com os linques para os conteúdos, basta ser um usuário cadastrado.

 


Pesquise por palavras e/ou expressões (entre aspas)

RJ/SP HOJE Lixo na TV no Vade Retro / Cursos em São Paulo
ANO 5 - N. 10 / 8 DE FEVEREIRO DE 2005


NESTA EDIÇÃO:
O Lixo na TV no Vade Retro, Rio de Janeiro  HOJE
INSCRIÇÕES
Núcleos de Pesquisa na FASM, São Paulo
Criação de Imagem e Som em Meios Eletrônicos na Pós do SENAC, São Paulo
Cursos do 1º semestre do MAM, São Paulo
Cursos de Férias no Tomie Ohtake, São Paulo




arte Clarisse Tarran

Vade Retro
Bloco criado pelos artistas cariocas em 2003, tornou-se o primeiro Bloco Bienal do Planeta! Sempre descascamos um abacaxi cultural e o deste ano é: O LIXO NA TV!

8 de fevereiro, terça-feira, 18h

Concentração em frente à praia do Diabo, no Arpoador
Trajeto do Arpoador ao Posto 9
Ipanema – Rio de Janeiro
Veja as imagens do Carnaval 2003 - Afundação do Guggenheim.

Na concentração, às 16 horas, em frente à praia do Diabo, no Arpoador, vamos homenagear a artista plástica, fundadora e compositora do nosso bloco, Márcia X., nossa eterna Musa Iconoclasta. Afinem seus gogós e instrumentos, liberem suas fantasias e venham apitar e chacoalhar com a gente. Já afundamos os absurdos do Guggenheim Rio, agora vamos interferir nas ondas da TV!

Leia os sambas, imprima e leve algumas cópias para a praia


Mensagem aos foliões

Enviado por Clarisse Tarran ctarran@terra.com.br
volta ao topo


INSCRIÇÕES
Núcleos de Pesquisa da FASM
Cursos com Leda Catunda, Maria Aparecida Bento, Mirtes Marins de Oliveira, Ricardo Hage, Sergio Romagnolo, Shirley Paes Leme

 
Inscrições prorrogadas até 24 de fevereiro de 2005
 
Faculdade Santa Marcelina

Rua Dr. Emílio Ribas, 89, Perdizes, São Paulo - SP
Informações no 11-3824-5808 com Beth


Enviado por Beth beth@fasm.edu.br
volta ao topo


INSCRIÇÕES
Pós Graduação de Criação de Imagem e Som em Meios Eletrônicos
Projeto conceitual e pedagógico de Arlindo Machado, coordenação de Christine Mello e um corpo docente integrado, além deles dois, por Eduardo de Jesus, Fabiana Werneck Barcinski, Lucas Bambozzi, Nancy Betts, Priscila Arantes, Rachel Rosalen, Renata Gomes, Silvia Borelli e Vicente Gosciola.

Inscrições prorrogadas até 11 de fevereiro de 2005

Centro de Comunicação e Artes do Senac
R. Scipião, 67, Lapa, São Paulo - SP

Informações no 11-3866-2500 ou www.sp.senac.br/comunicacao

A imagem e o som eletrônicos invadem hoje todos os setores da produção cultural, comprometendo todas as especificidades. A tela eletrônica representa agora o local de convergência dos novos saberes e das sensibilidades emergentes que perfazem o atual panorama da visualidade.

Início do curso: 16 de fevereiro

Período: 18 meses
Horário: segundas e quartas-feiras, das 19 às 22:30 horas
Processo Seletivo: Avaliação do currículo escolar, carta de intenção e experiência profissional.
Documentos para a matrícula: CPF, RG, Diploma do curso superior, histórico escolar, 2 fotos 3x4

Enviado por Chris Mello  chris.video@uol.com.br
volta ao topo


INSCRIÇÕES
Cursos 1º semestre MAM / SP
Cursos com Dudi Maia Rosa, Gal Oppido, Ligia Cortez, Lívia Bellotto, Magnólia Costa, Marcelo Greco, Paula Iglecio, Rodrigo Andrade, Sérgio Niculitcheff, Teca Berlinck, Tuneu, Ulisses Cohn

Inscrições abertas

Museu de Arte Moderna de São Paulo
Parque do Ibirapuera  portão 3, São Paulo - SP
Informações no 11-5549-9688 r. 3 / 11-5085-1313 (Celisa) ou cursos@mam.org.br


Consulte as ementas, professores, horários e preços  dos cursos

Enviado por Décio Hernandez Di Giorgi decio.giorgi@conteudonet.com
volta ao topo


INSCRIÇÕES
Cursos de Férias no Instituto Tomie Ohtake
Cursos com Charles Watson, Ester Grinspum, Flavia Ribeiro, Marieta Ferber, Paulo Monteiro, Rafael Vogt Maia Rosa, Ricardo Bezerra, Sara Carone, Sara Muller, Sérgio Sister, Sidnei Perego, Walkiria Barone

21 a 24 de fevereiro de 2005

Instituto Tomie Ohtake
Av. Faria  Lima 201, Entrada pela Rua Coropés, Pinheiros, São Paulo - SP
Informações no 11-2245-1900


O Espaço do Olhar, núcleo de cursos da “ação educativa” do Instituto Tomie Ohtake, oferece um série de cursos, com três horas diárias, que aborda a pintura, escultura, desenho, história da arte e do design, processo criativo, oficina de cerâmica, entre outras questões da arte contemporânea. Para as crianças, as atividades são voltadas à criação de brinquedos e à marcenaria. Seguem informações detalhadas sobre cada uma das atividades:

Consulte as ementas, professores, horários e preços dos cursos

Enviado por Marcy - Pool marcy@pooldecomunicacao.com.br
volta ao topo


TEXTOS DO E-NFORME

Sambas do Carnaval 2005 do Vade Retro Abacaxi:

Pinico na Tevê
(Maurição)
 
Deixa eu ser gari
To antenado
Eu to a toa
 
Na minha tevê
Só BBB
Não tem pessoa
 
Eu to sem controle
Desregulado
Porcaria
 
Sou um marketing remoto
Te desligo
Alforria!
 
Onde foi que esconderam
A cultura e os artistas
Devem ta lá no arquivo
Ou viraram taxistas
 
Mas eu vou passar o rodo
Nesse tubo de babaca
Vade Retro desinfeta
Me livra dessa cloaca
(bis)

Tô na TV (Vade Retrovisor)
(Rod Britto)

Tô pra te ver
Tô na TV
Vade Retro
Visor vai dizer

Pra cair no samba: artistas
Pra virar (me entende): porristas
Mude desse canal pra ser melhor
Interferir e deferir

Comunicado oficial
Que estamos juntos a dizer
Á cores rente no País
Consolo prévio, folião
Pros chatos antes navegantes
Ruim que eu fui lá lhes dizer
Pras meias-mídias de plantão 
Vade Retro visor dizer...       

Tô zapiando à toa
Vô caindo nos lados
Dos pavores da cidade
Somos a tela colorida

Pra lhe cantar Retrovisor:
Vá de Retrovisor, Vim de Retrovisor, Vou de Retrovisor! 

Mensagem aos foliões:


Bem, companheiros!
 
O Bloco vai homenagear a Marcia X., nossa Musa Iconoclasta, na praia do Arpoador. Todas as manifestações de apreço serão bem vindas.

Já temos os sambas do Maurição e do Rod Brito, temos que imprimir algumas cópias para distribuir. Se cada um imprimir um pouco...

Pra percussão e música, já contamos com Ericson Pires e o Mac, do Hapax, o tambor do Tato Teixeira, 300 apitos, 50 chocalhos, 1 megafone e o cavaquinho do Alexandre Dacosta. Quem quiser é só chegar e somar.

Xico Chaves andou divulgando o bloco pela imprensa.

Clarisse Tarran, Eliane Duarte, Fabiana Éboli, Rita Barroso, Mauricio Ruiz, Júlia e Joana Traub Csekö, Amélia Sampaio, Alexandre Sá, eu e outras pessoas, estamos confeccionando fantasias, máscaras, adereços de cabeça, de mão, mini cartazes, cartazes, estandarte, chocalhos, oferendas, etc. Quem quiser, é só fazer também, não se acanhem.

Guga Ferraz e Alexandre Vogler vão incorporar o carro do “Fumacê do Descarrego” ao Vade Retro.

Precisamos de mais chocalhos de latas de cerveja, com feijão, milho, pedrinhas ... , tampadas com fita adesiva.

Se chover, vamos incorporar o guarda-chuva ao bloco!
 
Isso tudo está acontecendo, fora o que eu não estou sabendo. Aguardo surpresas...

Resumindo, nosso bloco bienal já está com um pé na Avenida.
 
Avante e arriba!
 
Super abraço,
 
Aimberê Cesar

volta ao topo

Núcleos de Pesquisa na FASM


A Crise do Objeto
Prof. Dr. Sergio Romagnolo
Encontros Mensais
Quartas-feiras – das 14h30 às 17h30
Vagas:
2 alunos de graduação
4 alunos de pós-graduação ( especialização e mestrado )
4 visitantes
Carta de intenção e currículo

O Grupo de Pesquisa que antes estudava “As Crises na Pintura” agora passará a estudar “A Crise do Objeto” dentro do tema geral já inscrito no CNPq como “As Crises na Arte”.

Neste novo momento do grupo de pesquisa o interesse se focará no uso de objetos tanto para a realização de esculturas como de pinturas. Levando-se em conta que o primeiro objeto utilizado por um artista foi em 1913, por Marcel Duchamp, portanto estamos a oito anos do seu centenário, já pode-se ver algumas mudanças na utilização destes objetos como elemento constitutivo da obra de arte.

Se no início, Duchamp pensava em um objeto já pronto, com o qual a tônica do seu discurso era a relação de arte e vida, um objeto comum sendo arte, agora depois de quase cem anos os objetos estão sendo utilizados para uma representação ou ilusionista ou alegórica tal qual uma pedra de mármore ou um pedaço de gesso.

Ao mesmo tempo com a digitalização da informação os processos de produção tanto de objetos como da própria imagem se desenvolveram muito mais do que no início do século vinte. Sendo assim existem mais objetos e imagens do que jamais existiu no mundo.

Este grupo de pesquisa deverá estudar as possibilidades da utilização de objetos já prontos como matéria prima para execução das obras e as relações conceituais que essa utilização implica.


Arte e Tecnologia
Prof. Dr. Ricardo Hage

Encontros Semanais
Quintas-feiras – das 14h às 17h
Vagas:
5 alunos do Mestrado
2 alunos da Especialização
2 alunos da Graduação
1 visitante
Carta/projeto sucinta explicitando o interesse pelo trabalho no Núcleo de Pesquisa

O NAT - Núcleo de Estudos em Arte e Tecnologia, coordenado pelo Dr. Ricardo Hage, tem produzido reflexões avançadas nas linhas de pesquisa de "Produção da Imagem Tecnológica" e "Interdisciplinaridade, Arte e Ciência". Dentre as pesquisas realizadas no grupo podemos destacar as direcionadas à imagem digital (fotografia, vídeo e mídia virtual) bem como as pesquisas sobre a Teoria da Interdisciplinaridade no ensino e pesquisa das Artes Visuais Tecnológicas. O Núcleo fundamenta uma das linhas de pesquisa do Mestrado em "Produção, Teoria e Crítica de Artes Visuais" da Faculdade Santa Marcelina - FASM  sendo um de seus elementos formadores.

O Núcleo continuará a desenvolver projetos de pesquisa em arte relativos a suas duas linhas.

Na linha de pesquisa Interdisciplinaridade, Ciência e Arte haverá a continuação dos estudos sobre a legitimação da arte em relação à ciência na sociedade contemporânea.

Na linha de pesquisa Produção da Imagem Tecnológica os pesquisadores continuarão a produzir reflexões visuais na busca de um melhor entendimento das relações entre tecnologia e visualidade no uso da computação gráfica.

Estão previstos alguns encontros de pesquisa (simpósios), publicações e exposições da produção artística do Núcleo

 
Fotografia e Arte Contemporânea: Conexões
Profª Drª Mirtes Marins de Oliveira

Encontros Quinzenais
Terças-feiras – das 14h às 17h
10 vagas – entrevista

Um interesse crescente por parte dos artistas visuais na contemporaneidade pelo meio fotográfico, em suas modalidades analógicas ou digital, também proporcionou um interesse na produção histórica fotográfica, de caráter mais documental, sob a ótica da preservação de determinadas memórias e do patrimônio histórico.

O grupo Fotográfico e arte contemporânea: conexões vem, desde setembro de 2001, estudando e produzindo a partir de leituras sobre o fenômeno fotográfico, tanto do ponto de vista da História, quanto do ponto de vista da produção em Artes Visuais que se utiliza da tecnologia fotográfica, verificando que são perspectivas intercambiáveis, marcadas que são pelo caráter indiciário da fotografia, e por suas possibilidades de reprodução.
Nesse sentido, são estudados de maneira recorrente, servindo de pano de fundo teórico, os escritos de Walter Benjamin, Philip Dubois, Roland Barthes e Carlo Ginzburg. Assim como é incentivada a produção dos artistas/pesquisadores participantes do grupo.

Fortalecidos os aspectos teóricos e de produção artística, realizaremos ainda no primeiro semestre 2004, pesquisa que visa mapear em Artes Visuais, as produções exibidas que se utilizam do meio fotográfico na cidade de São Paulo, assim como as exibições de fotografias de caráter documental, histórico. Tal pesquisa tem como objetivo verificar as estratégias de utilização daquele meio, numa tentativa de categorização da produção, e ao mesmo tempo, verificar, como se caracteriza a exibição fotografia de caráter documental, e em quais estratégias de divulgação de memória se inserem.


Mixed Media
Profª Drª Shirley Paes Leme

Encontros Mensais
Sextas-feiras – das 14h às 17h
10 vagas – entrevista com apresentação de portfólio

O grupo de estudos em Mixed Media tem como objetivo a reflexão sobre a arte contemporânea e seus desmembramentos. Discussões de textos sobre a Arte Brasileira e Internacional abrangendo fotografia, vídeo, instalação, performance, vídeo- instalação e desenho,escultura, gravura, pintura em campo ampliado.Os participantes são incentivados a realizar projetos para exposições individuais e coletivas.


Música, Cultura e Espacialidade
Profª Drª Maria Aparecida Bento

Encontros Quinzenais
Quintas-feiras – das 11h às 12h30
15 vagas – entrevista

O grupo de estudos em Música, Cultura e Espacialidade será direcionado ao estudo da produção e prática da Música brasileira do século XX, vinculada ao seu contexto e à sua condição sócio-cultural.

O trabalho objetiva apresentar algumas questões sobre a produção musical brasileira do século XX em relação ao consumo da cultura, em determinadas situações e momentos históricos desse mesmo século.

Possibilidades de Criação de Imagens
Profª Drª Leda Catunda

Encontros Quinzenais
Sextas-feiras – das 10h30 às 12h30
10 vagas – entrevista
 
Avaliar através da pesquisa com o grupo as possibilidades de criação de imagem tanto no plano bidimensional nas áreas da pintura, desenho e fotografia quanto também em video, instalações e outros meios.  Considerar com o grupo sobre o poder da imagem na construção de uma poética. Verificar as possíveis variações entre a imagem que surge de maneira direta como no desenho sobre papel e as criadas de maneira indireta, por meio de apropriações, recursos fotográficos e computação gráfica.

Veja os currículos na Plataforma Lattes do www.cnpq.br.


volta ao topo

Cursos 1º semestre MAM / SP
 
Desenho
Dudi Maia Rosa - Artista plástico

 
O desenho de observação como instrumento para o desenvolvimento da percepção e cultura visual e contato com questões ligadas às artes plásticas. Apreciação da produção dos participantes durante o curso e aulas com modelo vivo.
 
Público • adulto
 
Turma 1
Terças-feiras, das 17h às 19h
Início • 8 de março
Duração • 4 meses
25 vagas
R$ 150 / mês
 
Turma 2
Terças-feiras, das 19h30 às 22h
Início • 8 de março
Duração • 4 meses
25 vagas
R$ 150 / mês

Laboratório de criação - Da idéia à realização do trabalho de arte: fazer e pensar o processo criativo
Teca Berlinck - Artista plástica

 
A partir da apresentação de obras de artistas e experiências no trabalho de ateliê, serão realizados: Caderno de bordo com documentação de repertório; projetos para trabalhos por meio do desenho e de maquetes; produção de trabalhos de colagem, pintura e escultura. Pretende-se aliar a prática de ateliê com a reflexão sobre a produção em arte.
 
Público • adulto
Sextas-feiras, das 17h às 19h
Início • 11 de março
Duração • 4 meses
15 vagas
R$ 150 / mês

Introdução à pintura
Sérgio Niculitcheff - Artista plástico

 
Em um ateliê coletivo, os alunos realizam trabalhos com acompanhamento individual, `privilegiando o uso da tinta acrílica sobre papel e a exploração de recursos de expressão desse meio. As técnicas utilizadas são exemplificadas com obras de artistas contemporâneos.
 
Público • adulto
Quartas-feiras, das 20h às 22h
Início • 9 de março
Duração • 4 meses
15 vagas
R$ 150 / mês
 
Aquarela
Tuneu - Artista plástico

 
Desenvolvimento da linguagem pessoal, valorizando o desenho aquarelado e a composição de obras por meio de vários procedimentos que utilizam os recursos da técnica da aquarela.
 
Turma 1
Público • adulto
Quintas-feiras, das 8h às 10h
Início • 10 de março
Duração • 4 meses
15 vagas
R$ 150 / mês
 
Turma 2
Público • adulto
Quintas-feiras, das 20h às 22h
Início • 10 de março
Duração • 4 meses
15 vagas
R$ 150 / mês
 
Fotografia - Luz marginal procura corpo vago
Gal Oppido - Fotógrafo

 
Critérios de reflexão sobre a imagem plana e estática servirão de baliza para exercícios de percepção da luz e suas fontes diversas, desde a solar até as discretas luzes domésticas. Na prática, a luz é usada como formadora de conteúdos plásticos, a partir da sua incidência nos corpos nus e em objetos e paisagens cotidianas.
 
Público • a partir de 18 anos, com iniciação em fotografia e/ou linguagem visual. É necessário possuir equipamento 35 mm, com possibilidade de operação manual e tripé, e um caderno de desenho espiralado, formato meio ofício, lápis, caneta preta ponta fina e borracha.
 
Segundas-feiras, das 20h30 às 23h
Início • 7 de março
Duração • 4 meses
25 vagas
R$ 150 / mês

Fotografia - Fundamentos para o uso expressivo da fotografia
Marcelo Greco - Fotógrafo

 
Aprender os fundamentos técnicos e conceituais da fotografia e sua história como ferramenta de expressão.
 
Público • iniciantes em fotografia
Sextas-feiras, das 19h30 às 21h30
Início • 11 de março
Duração • 4 meses
25 vagas
R$ 150 / mês
 
A fotografia como forma de expressão
Marcelo Greco - Fotógrafo

 
Auxiliar na conscientização do aluno para as escolhas temáticas e os interesses que o levam a fotografar. Inseri-lo nas condições culturais que o influenciam e orientá-lo no desenvolvimento da percepção de seu próprio olhar. Serão apresentados trabalhos de diversos fotógrafos conceituados historicamente, situando essa produção no tempo e nas condições culturais da época.
 
Público • adulto
Quintas-feiras, das 17h às 19h30
Início • 10 de março
Duração • 4 meses
25 vagas
R$ 150 / mês
 
Teatro para adultos
Ulisses Cohn e Ligia Cortez - Diretores da Casa do Teatro

 
Voltado para aqueles que querem, por meio do contato com o teatro, potencializar sua expressão pessoal. Aulas criativas de interpretação possibilitam um mergulho descontraído na vivência artística, estimulando a criatividade e a expressividade.
 
Público • adulto
Sábados, das 11h às 13h
Início • 12 de março
Duração • 4 meses
30 vagas
R$ 110 / mês
 
Figurino
Lívia Bellotto e Paula Iglecio - Figurinistas

 
O processo de criação e execução de um figurino para cinema ou emissora de televisão, desde a leitura de um roteiro até a apresentação do projeto, com o estudo das cores e a escolha dos materiais. Noções da história da indumentária e do cinema. O métier do figurinista.
 
Público • estudantes e interessados em figurino
Segundas-feiras, das 18h30 às 20h30
Início • 7 de março
Duração • 4 meses
20 vagas
R$ 150 / mês

História da arte no Ocidente: do renascimento à contracultura
Magnólia Costa - Crítica de arte

 
As manifestações artísticas mais relevantes entre os séculos XV e XX são analisadas em dois módulos, do ponto de vista da filosofia, sociologia e outras ciências, com objetivo de exercitar o olhar para o reconhecimento de técnicas e estilos.
 
Público • adulto
 
Turma 1 • Séc. XX - do expressionismo à arte conceitual
Quintas-feiras, das 15h às 17h
Início • 10 de março
Duração • 4 meses
30 vagas
R$ 150 / mês
 
Turma 2 • Séc. XV ao XIX: do renascimento ao impressionismo
quintas-feiras, das 18h às 20h
Início • 10 de março
Duração • 4 meses
30 vagas
R$ 150 / mês
 
História da arte contemporânea
Rodrigo Andrade - Artista plástico

 
Desenvolver critérios estéticos que dêem conta do atual estado da arte e do mundo, numa série de 13 aulas. Apresentar aspectos principais da arte moderna e como as obras contemporâneas se relacionam com obras de artistas anteriores. Os temas são apresentados e discutidos com exibição de slides.
 
Público em geral
Quintas-feiras, das 20h às 22h
Início • 10 de março
Duração • 4 meses
30 vagas
R$ 150 / mês

volta ao topo

Cursos de Férias no Instituto Tomie Ohtake

O PROCESSO CRIATIVO

Coordenação: Charles Watson

Público-alvo: Interessados em geral
Período: de 21 a 24 de fevereiro de 2005
Horário: 19h  às 22h
Vagas: 40
Valor: R$ 200

De natureza interdisciplinar, o curso tem o objetivo de demonstrar vários aspectos do processo criativo e como se manifestam nas mais diversas disciplinas. Amplamente ilustrado com textos e vídeos, o curso mostra que a semelhança entre as dinâmicas  criativas em áreas diversas supera freqüentemente a diferença entre as linguagens. Entendendo mecanismos que podem limitar nossas possibilidades criativas, podemos pensar e discutir estratégias que, ludicamente, podem contornar  essas tendências. O curso é dirigido a todos que se interessam pelo processo criativo e para quem a geração de novas idéias se tornou fundamental, seja em nível profissional ou simplesmente pessoal.

ESCULTURA: MOLDAGEM

Coordenação: Paulo Monteiro

Públicos-alvo: Alunos de arte e interessados em geral
Período: de 21 a 24 de fevereiro de 2005
Horário: 18h30 às 21h30
Vagas: 20
Valor: R$ 130

O curso pretende ensinar uma técnica básica de moldagem e fundição e, em seguida, iniciar o aluno na reflexão de questões da arte contemporânea, mais precisamente aquelas que dizem respeito ao objeto tridimensional, como o limite da escultura, o seu entorno e a relação que se estabelece entre dentro e fora dos objetos tridimensionais. Nas aulas, os participantes produzem uma peça fundida em estanho que serve de referência ao processo de descoberta da tridimensionalidade. Cabe ao aluno providenciar:
· baldes  e vasos de plástico
· tábuas finas de madeira
· argila
· gesso lento
· clips de papel tamanho grande.

APROXIMAÇÕES COM A ARTE CONTEMPORÂNEA

Coordenação: Rafael Vogt Maia Rosa

Público-alvo: Interessados em geral
Período: de 21 a 24 de fevereiro de 2005
Horário: das 18h30 às 21h30
Vagas: 30
Valor: R$ 130

Para familiarizar o participante com questões da estética visual contemporânea, o curso propõe, ao longo das cinco aulas, apresentar temas básicos da Modernidade como a transição para o abstracionismo, o ready-made de Duchamp, as premissas de algumas das vanguardas históricas e seus reflexos no contexto nacional. O objetivo é especular sobre como os tais tópicos refletem-se, hoje, no contexto das artes plásticas, levantando dificuldades de fruição e oferecendo possibilidades de leitura e instrumental teórico para uma aproximação independente com obras da atualidade.

LIVRO DE ARTISTA

Coordenação: Flavia Ribeiro e Sidnei Perego

Públicos-alvo: Artistas em formação e público em geral
Período: de 21 a 24 de fevereiro de 2005
Horário: das 15h às 18h
Vagas: 20
Valor: R$ 130

A partir dos anos 60, o livro-de-artista ocupa um lugar importante na produção contemporânea. O estudo de várias possibilidades que esse objeto tem para o artista é o tema desse curso que trata desde a história do livro e sua construção formal, fac-similes e cadernos de anotação de artistas. Os alunos desenvolvem um projeto de livro-de-artista que envolve sua concepção (conteúdo e forma) e sua execução, orientados por uma artista e um encadernador

DESENHO E ESPAÇO

Coordenação: Ester Grinspum

Público-alvo: Interessados em geral
Período: de 21 a 24 de fevereiro de 2005
Horário: das 15h às 18h
Vagas: 20
Valor: R$ 130

Este curso pretende discutir, por meio da realização de trabalhos, as relações que podem se estabelecer entre o desenho e a escultura. Desde que o desenho era entendido  como projeto para esculturas, até ele ter encontrado sua autonomia, e um lugar   cada vez mais significativo dentro dos meios de expressão plástica, a relação das duas matérias foi se aprofundando, fazendo com que a linha alcançasse o espaço, na forma de objetos e parte de instalações. O curso é formulado a partir de três procedimentos:

1 - O trabalho de desenho, discutindo no espaço do papel as relações internas que podem se estabelecer.

2 - A observação de objetos reais através do desenho, para perceber os valores de lugar, definição de forma e relação entre elas.

3 - Trabalho no espaço, construção de objetos ou instalações que tragam propostas de pensar as questões anteriormente levantadas.

OFICINA DE CERÂMICA

Coordenação: Sara Carone

Público-alvo: Interessados em geral
Período: 21 a 24 de fevereiro de 2005
Horário: das 14h30 às 17h30
Vagas: 15
Valor: R$ 130

Dirigido a jovens e adultos, a oficina é uma iniciação ao trabalho em argila. Além do processo histórico da cerâmica, discute as possibilidades de uso deste material e sua inesgotável construção criativa, oferecendo várias técnicas, da fôrma ao acabamento (engobe, esmalte etc.). O aluno pode executar peças utilitárias ou escultóricas para queima  (cerâmica) ou modelos para fundição em resina, bronze, entre outros metais.

LINGUAGEM PLÁSTICA, COM MATERIAIS RELATIVOS AO DESENHO

Coordenação: Sara Müller

Públicos-alvo: Artistas em formação e interessados em geral
Período: de 21 a 24 de fevereiro de 2005
Horário: das 19h às 22h
Vagas: 15
Valor: R$ 130

Mantendo uma linha condutora, os exercícios se seguem com a introdução progressiva de pequenas variações o que permite um caminhar seguro, firme, profundo, quase natural. Acompanhando, passo a passo, o aluno em suas inquietações e em seu próprio ritmo, é feita uma leitura do material produzido, trazendo à tona a lógica própria à linguagem plástica de cada um.

Um saber plástico incorporado permite a soltura, o estar à vontade. Para concluir é feita uma leitura de todo o material produzido apontando e comentando as questões que surgiram e de que maneira a interpretação foi, ou não foi, aproveitada. Relacionando os diversos trabalhos produzidos pelo aluno entre si, mostramos sua coerência interna, ampliam-se o olhar e possibilidades de expressão. Cabe ao aluno providenciar:

* Lápis Grafite 6B
* Caixinha de carvão com 5 unidades
* Pastel Seco Branco (2 bastões)
* Pastel Seco Amarelo 8500 / 2  (2 bastões)
* Apontador

PANORAMA DO DESIGN NO SÉCULO XX

Coordenação: Marieta Ferber

Público-alvo: Interessados em geral
Período: de 21 a 24 de fevereiro de 2005
Horário: das 19h às 22h
Vagas: 20
Valor: R$ 130

O curso apresenta os expoentes do design gráfico e do design de objetos e suas principais obras, contornando os movimentos culturais vigentes do século XX. Através de projeções, textos e discussões, as aulas teóricas são incentivos para reflexões e exercícios.  A idéia é focar a prática do design na vanguarda européia, futurismo, dadaísmo, construtivismo russo, De Stijl, Bauhaus, movimento Moderno na Europa e no Brasil, Pop e Pós-Modernismo.

ESPAÇO E TEMPO, CORPO E MATÉRIA – PINTURA CONTEMPORÂNEA

Coordenação: Sérgio Sister

Público-alvo: Interessados em geral
Período: de 21 a 24 de fevereiro de 2005
Horário: das 19h às 22h
Vagas: 15
Valor: R$ 130

Um passeio pelas formas específicas que espaço, tempo, corpo e matéria vêm assumindo na construção da pintura contemporânea é o objetivo deste programa dirigido preferencialmente a estudantes de arte e artistas. As aulas, divididas em duas atividades, consistem na exposição do tema - comparação, mediante apresentação de slides e/ou livros, de como essas questões foram tratadas no passado e como aparecem agora – e na análise de trabalhos, quando os alunos apresentam obras próprias, trazidas prontas, para discussão.

LUDICIDADE: ARTE E BRINQUEDO

Coordenação: Walkiria Barone

Público-alvo: Crianças de 7 a 12 anos
Período: de 21 a 24 de fevereiro de 2005
Horário: 15h às 18h
Vagas: 15
Valor: R$ 130

Curso lúdico. Mescla arte, sucata e criatividade, tendo como conceito básico a reciclagem. A proposta é construir brinquedos com um bom acabamento e conscientizar os alunos  sobre o problema do lixo. O brinquedo como resultado desta reciclagem dá um sentido claro da importância e do significado do processo de transformação do lixo em coisas úteis. A partir do plástico, do papel, metal, tecido, madeira e isopor são construídos carros, fantasias, animais, bonecos, instrumentos musicais, fantoches, tv’s, telefones e outros.

MARCENARIA PARA CRIANÇAS

Coordenação: Ricardo Bezerra

Público-alvo: Crianças de 7 a 12 anos
Período: 21 a 24 de fevereiro de 2005
Horário: das 14h às 17h
Vagas: 15
Valor: R$ 130 / mês

A oficina de marcenaria tem como proposta desenvolver nas crianças as habilidades necessárias para executar trabalhos em madeira, projetos e idéias sugeridos pelo professor ou pelos alunos para construção de seus próprios brinquedos. Visa, além de capacitação técnica, proporcionar autonomia e livre-iniciativa na disciplina, criando um espaço para a troca de idéias e com liberdade de criação. Ensina a criança a usar ferramentas, a planejar as etapas de trabalho e a superar os desafios técnicos.

volta ao topo


Como mandar o seu material para a pré-seleção do Canal Contemporâneo:

1 - Envie sua divulgação para canal@canalcontemporaneo.art.br;
2 - Com 15 dias de antecedência, mande as informações básicas;
3 - No assunto coloque a data, nome do artista e local;
4 - No corpo do emeio coloque as informações de serviço completas: data, nome do evento, nome do artista, local, endereço, telefones, horários e conexões;
5 - Inclua textos de imprensa, currículo e crítico em arquivos anexos;
6 - 2 a 3 imagens em jpg, em RGB, 200 dpis, com 500 pixels no menor lado;
7 – Caso você ainda não tenha as imagens e os textos, mande-nos uma previsão de envio.

ATENÇÃO
GALERIAS E INSTITUIÇÕES
Quando houver trabalho e informação excessivos, daremos preferência ao material enviado pelas galerias e instituições assinantes . Para
ter certeza que o seu material aceito pelo Canal Contemporâneo será publicado, faça uma assinatura semestral: www.canalcontemporaneo.art.br/assineocanal.


Visite o sítio! www.canalcontemporaneo.art.br

Para deixar de receber os e-nformes, basta clicar aqui e enviar um emeio com REMOVER no assunto. /
To leave our mailing list, just click here and send an email with REMOVE on the subject.

envio de conteúdo_    cadastre-se_    contato_    sobre o canal_