|
RJ/SP HOJE Lixo na TV no Vade Retro / Cursos em São Paulo ANO 5 - N. 10 / 8 DE FEVEREIRO DE 2005 NESTA EDIÇÃO:
O Lixo na TV no Vade Retro, Rio de Janeiro HOJE
INSCRIÇÕES
Núcleos de Pesquisa na FASM, São Paulo
Criação de Imagem e Som em Meios Eletrônicos na Pós do SENAC, São Paulo
Cursos do 1º semestre do MAM, São Paulo
Cursos de Férias no Tomie Ohtake, São Paulo
arte Clarisse Tarran
Vade
Retro
Bloco criado pelos artistas cariocas em 2003, tornou-se o primeiro
Bloco Bienal do Planeta! Sempre descascamos um abacaxi cultural e o
deste ano é: O LIXO NA TV!
8 de fevereiro, terça-feira, 18h
Concentração em frente à praia do Diabo, no Arpoador
Trajeto do Arpoador ao Posto 9
Ipanema – Rio de Janeiro
Veja
as imagens do Carnaval 2003 - Afundação do Guggenheim.
Na concentração, às 16 horas, em frente à praia do Diabo, no Arpoador,
vamos homenagear a artista plástica, fundadora e compositora do nosso
bloco, Márcia X., nossa eterna Musa Iconoclasta. Afinem seus gogós e
instrumentos, liberem suas fantasias e venham apitar e chacoalhar com a
gente. Já afundamos os absurdos do Guggenheim Rio, agora vamos
interferir nas ondas da TV!
Leia os sambas, imprima e leve algumas cópias para a praia
Mensagem aos foliões
Enviado por Clarisse Tarran ctarran@terra.com.br
volta ao topo
INSCRIÇÕES
Núcleos
de Pesquisa da FASM
Cursos com Leda Catunda, Maria Aparecida Bento, Mirtes Marins de
Oliveira, Ricardo Hage, Sergio Romagnolo, Shirley Paes Leme
Inscrições prorrogadas até 24 de
fevereiro de 2005
Faculdade Santa Marcelina
Rua Dr. Emílio Ribas, 89,
Perdizes, São Paulo - SP
Informações no
11-3824-5808 com
Beth
Enviado por Beth beth@fasm.edu.br
volta ao topo
INSCRIÇÕES
Pós Graduação
de Criação de Imagem e Som em Meios Eletrônicos
Projeto conceitual e
pedagógico de Arlindo Machado, coordenação de Christine Mello e um
corpo docente integrado, além deles dois, por Eduardo de Jesus, Fabiana
Werneck Barcinski, Lucas Bambozzi, Nancy Betts, Priscila Arantes,
Rachel Rosalen, Renata Gomes, Silvia Borelli e Vicente Gosciola.
Inscrições
prorrogadas até 11 de fevereiro de 2005
Centro de Comunicação
e Artes do Senac
R. Scipião, 67, Lapa, São Paulo
- SP
Informações no
11-3866-2500 ou www.sp.senac.br/comunicacao
A imagem e
o som eletrônicos invadem hoje todos os setores da produção
cultural, comprometendo todas as especificidades. A tela eletrônica
representa agora o local de convergência dos novos saberes e das
sensibilidades emergentes que perfazem o atual panorama da visualidade.
Início
do curso: 16 de fevereiro
Período: 18 meses
Horário: segundas e
quartas-feiras, das 19 às 22:30 horas
Processo Seletivo:
Avaliação do currículo escolar, carta de intenção e
experiência profissional.
Documentos para a
matrícula: CPF, RG, Diploma do curso superior,
histórico escolar, 2 fotos 3x4
INSCRIÇÕES
Cursos 1º semestre MAM / SP
Cursos
com Dudi Maia Rosa, Gal Oppido, Ligia Cortez, Lívia Bellotto, Magnólia
Costa, Marcelo Greco, Paula Iglecio, Rodrigo Andrade, Sérgio
Niculitcheff, Teca Berlinck, Tuneu, Ulisses Cohn
Inscrições
abertas
Museu de Arte
Moderna
de São Paulo
Parque
do Ibirapuera
portão 3, São Paulo -
SP
Informações
no
11-5549-9688 r. 3 / 11-5085-1313 (Celisa) ou cursos@mam.org.br
Consulte
as ementas, professores,
horários e preços dos cursos
Enviado por Décio Hernandez Di Giorgi decio.giorgi@conteudonet.com
volta ao topo
INSCRIÇÕES
Cursos de Férias
no
Instituto Tomie Ohtake
Cursos com Charles Watson,
Ester Grinspum, Flavia Ribeiro, Marieta Ferber, Paulo Monteiro, Rafael
Vogt Maia Rosa, Ricardo Bezerra, Sara Carone, Sara Muller, Sérgio
Sister, Sidnei Perego, Walkiria Barone
21 a 24 de fevereiro de
2005
Instituto Tomie Ohtake
Av. Faria Lima 201, Entrada pela Rua Coropés, Pinheiros, São Paulo - SP
Informações no 11-2245-1900
O Espaço do Olhar, núcleo de cursos da “ação educativa” do
Instituto Tomie Ohtake, oferece um série de cursos, com três horas
diárias, que aborda a pintura, escultura, desenho, história da arte e
do design, processo criativo, oficina de cerâmica, entre outras
questões da arte contemporânea. Para as crianças, as atividades são
voltadas à criação de brinquedos e à marcenaria. Seguem informações
detalhadas sobre cada uma das atividades:
Consulte as ementas, professores, horários e preços dos
cursos
Enviado por Marcy - Pool marcy@pooldecomunicacao.com.br
volta ao topo
TEXTOS
DO E-NFORME
Sambas do Carnaval 2005 do Vade Retro Abacaxi:
Pinico na Tevê
(Maurição)
Deixa eu ser gari
To antenado
Eu to a toa
Na minha tevê
Só BBB
Não tem pessoa
Eu to sem controle
Desregulado
Porcaria
Sou um marketing remoto
Te desligo
Alforria!
Onde foi que esconderam
A cultura e os artistas
Devem ta lá no arquivo
Ou viraram taxistas
Mas eu vou passar o rodo
Nesse tubo de babaca
Vade Retro desinfeta
Me livra dessa cloaca
(bis)
Tô na TV (Vade Retrovisor)
(Rod Britto)
Tô pra te ver
Tô na TV
Vade Retro
Visor vai dizer
Pra cair no samba: artistas
Pra virar (me entende): porristas
Mude desse canal pra ser melhor
Interferir e deferir
Comunicado oficial
Que estamos juntos a dizer
Á cores rente no País
Consolo prévio, folião
Pros chatos antes navegantes
Ruim que eu fui lá lhes dizer
Pras meias-mídias de plantão
Vade Retro visor dizer...
Tô zapiando à toa
Vô caindo nos lados
Dos pavores da cidade
Somos a tela colorida
Pra lhe cantar Retrovisor:
Vá de Retrovisor, Vim de Retrovisor, Vou de Retrovisor!
Mensagem
aos foliões:
Bem, companheiros!
O Bloco vai homenagear a Marcia X., nossa Musa Iconoclasta, na praia do
Arpoador. Todas as manifestações de apreço serão bem vindas.
Já temos os sambas do Maurição e do Rod Brito, temos que imprimir
algumas cópias para distribuir. Se cada um imprimir um pouco...
Pra percussão e música, já contamos com Ericson Pires e o Mac, do
Hapax, o tambor do Tato Teixeira, 300 apitos, 50 chocalhos, 1 megafone
e o cavaquinho do Alexandre Dacosta. Quem quiser é só chegar e somar.
Xico Chaves andou divulgando o bloco pela imprensa.
Clarisse Tarran, Eliane Duarte, Fabiana Éboli, Rita Barroso, Mauricio
Ruiz, Júlia e Joana Traub Csekö, Amélia Sampaio, Alexandre Sá, eu e
outras pessoas, estamos confeccionando fantasias, máscaras, adereços de
cabeça, de mão, mini cartazes, cartazes, estandarte, chocalhos,
oferendas, etc. Quem quiser, é só fazer também, não se acanhem.
Guga Ferraz e Alexandre Vogler vão incorporar o carro do “Fumacê do
Descarrego” ao Vade Retro.
Precisamos de mais chocalhos de latas de cerveja, com feijão, milho,
pedrinhas ... , tampadas com fita adesiva.
Se chover, vamos incorporar o guarda-chuva ao bloco!
Isso tudo está acontecendo, fora o que eu não estou sabendo. Aguardo
surpresas...
Resumindo, nosso bloco bienal já está com um pé na Avenida.
Avante e arriba!
Super abraço,
Aimberê Cesar
volta ao topo
Núcleos de
Pesquisa na FASM
A Crise do Objeto
Prof. Dr. Sergio Romagnolo
Encontros Mensais
Quartas-feiras – das 14h30 às 17h30
Vagas:
2 alunos de graduação
4 alunos de pós-graduação ( especialização e mestrado )
4 visitantes
Carta de intenção e currículo
O Grupo
de Pesquisa que antes
estudava “As Crises na Pintura” agora passará a estudar “A Crise do
Objeto” dentro do tema geral já inscrito no CNPq como “As Crises na
Arte”.
Neste novo momento do grupo de pesquisa o interesse se focará no uso de
objetos tanto para a realização de esculturas como de pinturas.
Levando-se em conta que o primeiro objeto utilizado por um artista foi
em 1913, por Marcel Duchamp, portanto estamos a oito anos do seu
centenário, já pode-se ver algumas mudanças na utilização destes
objetos como elemento constitutivo da obra de arte.
Se no início, Duchamp pensava em um objeto já pronto, com o qual a
tônica do seu discurso era a relação de arte e vida, um objeto comum
sendo arte, agora depois de quase cem anos os objetos estão sendo
utilizados para uma representação ou ilusionista ou alegórica tal qual
uma pedra de mármore ou um pedaço de gesso.
Ao mesmo tempo com a digitalização da informação os processos de
produção tanto de objetos como da própria imagem se desenvolveram muito
mais do que no início do século vinte. Sendo assim existem mais objetos
e imagens do que jamais existiu no mundo.
Este grupo de pesquisa deverá estudar as possibilidades da utilização
de objetos já prontos como matéria prima para execução das obras e as
relações conceituais que essa utilização implica.
Arte e Tecnologia
Prof. Dr. Ricardo Hage
Encontros Semanais
Quintas-feiras – das 14h às 17h
Vagas:
5 alunos do Mestrado
2 alunos da Especialização
2 alunos da Graduação
1 visitante
Carta/projeto sucinta explicitando o interesse pelo trabalho no Núcleo
de Pesquisa
O NAT - Núcleo de
Estudos em
Arte e Tecnologia, coordenado pelo Dr. Ricardo Hage, tem produzido
reflexões avançadas nas linhas de pesquisa de "Produção da Imagem
Tecnológica" e "Interdisciplinaridade, Arte e Ciência". Dentre as
pesquisas realizadas no grupo podemos destacar as direcionadas à imagem
digital (fotografia, vídeo e mídia virtual) bem como as pesquisas sobre
a Teoria da Interdisciplinaridade no ensino e pesquisa das Artes
Visuais Tecnológicas. O Núcleo fundamenta uma das linhas de pesquisa do
Mestrado em "Produção, Teoria e Crítica de Artes Visuais" da Faculdade
Santa Marcelina - FASM sendo um de seus elementos formadores.
O Núcleo continuará a desenvolver projetos de pesquisa em arte
relativos a suas duas linhas.
Na linha de pesquisa Interdisciplinaridade, Ciência e Arte haverá a
continuação dos estudos sobre a legitimação da arte em relação à
ciência na sociedade contemporânea.
Na linha de pesquisa Produção da Imagem Tecnológica os pesquisadores
continuarão a produzir reflexões visuais na busca de um melhor
entendimento das relações entre tecnologia e visualidade no uso da
computação gráfica.
Estão previstos alguns encontros de pesquisa (simpósios), publicações e
exposições da produção artística do Núcleo
Fotografia e Arte
Contemporânea: Conexões
Profª Drª Mirtes Marins de Oliveira
Encontros Quinzenais
Terças-feiras – das 14h às 17h
10 vagas – entrevista
Um interesse crescente
por
parte dos artistas visuais na contemporaneidade pelo meio fotográfico,
em suas modalidades analógicas ou digital, também proporcionou um
interesse na produção histórica fotográfica, de caráter mais
documental, sob a ótica da preservação de determinadas memórias e do
patrimônio histórico.
O grupo Fotográfico e arte contemporânea: conexões vem, desde setembro
de 2001, estudando e produzindo a partir de leituras sobre o fenômeno
fotográfico, tanto do ponto de vista da História, quanto do ponto de
vista da produção em Artes Visuais que se utiliza da tecnologia
fotográfica, verificando que são perspectivas intercambiáveis, marcadas
que são pelo caráter indiciário da fotografia, e por suas
possibilidades de reprodução.
Nesse sentido, são estudados de maneira recorrente, servindo de pano de
fundo teórico, os escritos de Walter Benjamin, Philip Dubois, Roland
Barthes e Carlo Ginzburg. Assim como é incentivada a produção dos
artistas/pesquisadores participantes do grupo.
Fortalecidos os aspectos teóricos e de produção artística, realizaremos
ainda no primeiro semestre 2004, pesquisa que visa mapear em Artes
Visuais, as produções exibidas que se utilizam do meio fotográfico na
cidade de São Paulo, assim como as exibições de fotografias de caráter
documental, histórico. Tal pesquisa tem como objetivo verificar as
estratégias de utilização daquele meio, numa tentativa de categorização
da produção, e ao mesmo tempo, verificar, como se caracteriza a
exibição fotografia de caráter documental, e em quais estratégias de
divulgação de memória se inserem.
Mixed Media
Profª Drª Shirley Paes Leme
Encontros Mensais
Sextas-feiras – das 14h às 17h
10 vagas – entrevista com apresentação de portfólio
O grupo de estudos em
Mixed
Media tem como objetivo a reflexão sobre a arte contemporânea e seus
desmembramentos. Discussões de textos sobre a Arte Brasileira e
Internacional abrangendo fotografia, vídeo, instalação, performance,
vídeo- instalação e desenho,escultura, gravura, pintura em campo
ampliado.Os participantes são incentivados a realizar projetos para
exposições individuais e coletivas.
Música, Cultura e Espacialidade
Profª Drª Maria Aparecida Bento
Encontros Quinzenais
Quintas-feiras – das 11h às 12h30
15 vagas – entrevista
O grupo de estudos em Música, Cultura e Espacialidade será direcionado
ao estudo da produção e prática da Música brasileira do século XX,
vinculada ao seu contexto e à sua condição sócio-cultural.
O trabalho objetiva apresentar algumas questões sobre a produção
musical brasileira do século XX em relação ao consumo da cultura, em
determinadas situações e momentos históricos desse mesmo século.
Possibilidades de Criação de Imagens
Profª Drª Leda Catunda
Encontros Quinzenais
Sextas-feiras – das 10h30 às 12h30
10 vagas – entrevista
Avaliar através da
pesquisa
com o grupo as possibilidades de criação de imagem tanto no plano
bidimensional nas áreas da pintura, desenho e fotografia quanto também
em video, instalações e outros meios. Considerar com o grupo sobre o
poder da imagem na construção de uma poética. Verificar as possíveis
variações entre a imagem que surge de maneira direta como no desenho
sobre papel e as criadas de maneira indireta, por meio de apropriações,
recursos fotográficos e computação gráfica.
Veja os currículos
na Plataforma Lattes do www.cnpq.br.
volta ao topo
Cursos 1º semestre MAM / SP
Desenho
Dudi Maia Rosa - Artista plástico
O desenho de observação como instrumento para o desenvolvimento da percepção e cultura visual e contato com questões ligadas às artes plásticas. Apreciação da produção dos participantes durante o curso e aulas com modelo vivo.
Público • adulto
Turma 1
Terças-feiras, das 17h às 19h
Início • 8 de março
Duração • 4 meses
25 vagas
R$ 150 / mês
Turma 2
Terças-feiras, das 19h30 às 22h
Início • 8 de março
Duração • 4 meses
25 vagas
R$ 150 / mês
Laboratório de criação - Da idéia à realização do trabalho de arte: fazer e pensar o processo criativo
Teca Berlinck - Artista plástica
A partir da apresentação de obras de artistas e experiências no trabalho de ateliê, serão realizados: Caderno de bordo com documentação de repertório; projetos para trabalhos por meio do desenho e de maquetes; produção de trabalhos de colagem, pintura e escultura. Pretende-se aliar a prática de ateliê com a reflexão sobre a produção em arte.
Público • adulto
Sextas-feiras, das 17h às 19h
Início • 11 de março
Duração • 4 meses
15 vagas
R$ 150 / mês
Introdução à pintura
Sérgio Niculitcheff - Artista plástico
Em um ateliê coletivo, os alunos realizam trabalhos com acompanhamento individual, `privilegiando o uso da tinta acrílica sobre papel e a exploração de recursos de expressão desse meio. As técnicas utilizadas são exemplificadas com obras de artistas contemporâneos.
Público • adulto
Quartas-feiras, das 20h às 22h
Início • 9 de março
Duração • 4 meses
15 vagas
R$ 150 / mês
Aquarela
Tuneu - Artista plástico
Desenvolvimento da linguagem pessoal, valorizando o desenho aquarelado e a composição de obras por meio de vários procedimentos que utilizam os recursos da técnica da aquarela.
Turma 1
Público • adulto
Quintas-feiras, das 8h às 10h
Início • 10 de março
Duração • 4 meses
15 vagas
R$ 150 / mês
Turma 2
Público • adulto
Quintas-feiras, das 20h às 22h
Início • 10 de março
Duração • 4 meses
15 vagas
R$ 150 / mês
Fotografia - Luz marginal procura corpo vago
Gal Oppido - Fotógrafo
Critérios de reflexão sobre a imagem plana e estática servirão de baliza para exercícios de percepção da luz e suas fontes diversas, desde a solar até as discretas luzes domésticas. Na prática, a luz é usada como formadora de conteúdos plásticos, a partir da sua incidência nos corpos nus e em objetos e paisagens cotidianas.
Público • a partir de 18 anos, com iniciação em fotografia e/ou linguagem visual. É necessário possuir equipamento 35 mm, com possibilidade de operação manual e tripé, e um caderno de desenho espiralado, formato meio ofício, lápis, caneta preta ponta fina e borracha.
Segundas-feiras, das 20h30 às 23h
Início • 7 de março
Duração • 4 meses
25 vagas
R$ 150 / mês
Fotografia - Fundamentos para o uso expressivo da fotografia
Marcelo Greco - Fotógrafo
Aprender os fundamentos técnicos e conceituais da fotografia e sua história como ferramenta de expressão.
Público • iniciantes em fotografia
Sextas-feiras, das 19h30 às 21h30
Início • 11 de março
Duração • 4 meses
25 vagas
R$ 150 / mês
A fotografia como forma de expressão
Marcelo Greco - Fotógrafo
Auxiliar na conscientização do aluno para as escolhas temáticas e os interesses que o levam a fotografar. Inseri-lo nas condições culturais que o influenciam e orientá-lo no desenvolvimento da percepção de seu próprio olhar. Serão apresentados trabalhos de diversos fotógrafos conceituados historicamente, situando essa produção no tempo e nas condições culturais da época.
Público • adulto
Quintas-feiras, das 17h às 19h30
Início • 10 de março
Duração • 4 meses
25 vagas
R$ 150 / mês
Teatro para adultos
Ulisses Cohn e Ligia Cortez - Diretores da Casa do Teatro
Voltado para aqueles que querem, por meio do contato com o teatro, potencializar sua expressão pessoal. Aulas criativas de interpretação possibilitam um mergulho descontraído na vivência artística, estimulando a criatividade e a expressividade.
Público • adulto
Sábados, das 11h às 13h
Início • 12 de março
Duração • 4 meses
30 vagas
R$ 110 / mês
Figurino
Lívia Bellotto e Paula Iglecio - Figurinistas
O processo de criação e execução de um figurino para cinema ou emissora de televisão, desde a leitura de um roteiro até a apresentação do projeto, com o estudo das cores e a escolha dos materiais. Noções da história da indumentária e do cinema. O métier do figurinista.
Público • estudantes e interessados em figurino
Segundas-feiras, das 18h30 às 20h30
Início • 7 de março
Duração • 4 meses
20 vagas
R$ 150 / mês
História da arte no Ocidente: do renascimento à contracultura
Magnólia Costa - Crítica de arte
As manifestações artísticas mais relevantes entre os séculos XV e XX são analisadas em dois módulos, do ponto de vista da filosofia, sociologia e outras ciências, com objetivo de exercitar o olhar para o reconhecimento de técnicas e estilos.
Público • adulto
Turma 1 • Séc. XX - do expressionismo à arte conceitual
Quintas-feiras, das 15h às 17h
Início • 10 de março
Duração • 4 meses
30 vagas
R$ 150 / mês
Turma 2 • Séc. XV ao XIX: do renascimento ao impressionismo
quintas-feiras, das 18h às 20h
Início • 10 de março
Duração • 4 meses
30 vagas
R$ 150 / mês
História da arte contemporânea
Rodrigo Andrade - Artista plástico
Desenvolver critérios estéticos que dêem conta do atual estado da arte e do mundo, numa série de 13 aulas. Apresentar aspectos principais da arte moderna e como as obras contemporâneas se relacionam com obras de artistas anteriores. Os temas são apresentados e discutidos com exibição de slides.
Público em geral
Quintas-feiras, das 20h às 22h
Início • 10 de março
Duração • 4 meses
30 vagas
R$ 150 / mês
volta ao topo
Cursos
de Férias no Instituto Tomie Ohtake
O PROCESSO CRIATIVO
Coordenação: Charles Watson
Público-alvo: Interessados em geral
Período: de 21 a 24 de fevereiro de 2005
Horário: 19h às 22h
Vagas: 40
Valor: R$ 200
De natureza interdisciplinar, o curso tem o objetivo de demonstrar
vários aspectos do processo criativo e como se manifestam nas mais
diversas disciplinas. Amplamente ilustrado com textos e vídeos, o curso
mostra que a semelhança entre as dinâmicas criativas em áreas diversas
supera freqüentemente a diferença entre as linguagens. Entendendo
mecanismos que podem limitar nossas possibilidades criativas, podemos
pensar e discutir estratégias que, ludicamente, podem contornar essas
tendências. O curso é dirigido a todos que se interessam pelo processo
criativo e para quem a geração de novas idéias se tornou fundamental,
seja em nível profissional ou simplesmente pessoal.
ESCULTURA: MOLDAGEM
Coordenação: Paulo Monteiro
Públicos-alvo: Alunos de arte e interessados em geral
Período: de 21 a 24 de fevereiro de 2005
Horário: 18h30 às 21h30
Vagas: 20
Valor: R$ 130
O curso pretende ensinar uma técnica básica de moldagem e fundição e,
em seguida, iniciar o aluno na reflexão de questões da arte
contemporânea, mais precisamente aquelas que dizem respeito ao objeto
tridimensional, como o limite da escultura, o seu entorno e a relação
que se estabelece entre dentro e fora dos objetos tridimensionais. Nas
aulas, os participantes produzem uma peça fundida em estanho que serve
de referência ao processo de descoberta da tridimensionalidade. Cabe ao
aluno providenciar:
· baldes e vasos de plástico
· tábuas finas de madeira
· argila
· gesso lento
· clips de papel tamanho grande.
APROXIMAÇÕES COM A ARTE CONTEMPORÂNEA
Coordenação: Rafael Vogt Maia Rosa
Público-alvo: Interessados em geral
Período: de 21 a 24 de fevereiro de 2005
Horário: das 18h30 às 21h30
Vagas: 30
Valor: R$ 130
Para familiarizar o participante com questões da estética visual
contemporânea, o curso propõe, ao longo das cinco aulas, apresentar
temas básicos da Modernidade como a transição para o abstracionismo, o
ready-made de Duchamp, as premissas de algumas das vanguardas
históricas e seus reflexos no contexto nacional. O objetivo é especular
sobre como os tais tópicos refletem-se, hoje, no contexto das artes
plásticas, levantando dificuldades de fruição e oferecendo
possibilidades de leitura e instrumental teórico para uma aproximação
independente com obras da atualidade.
LIVRO DE ARTISTA
Coordenação: Flavia Ribeiro e Sidnei Perego
Públicos-alvo: Artistas em formação e público em geral
Período: de 21 a 24 de fevereiro de 2005
Horário: das 15h às 18h
Vagas: 20
Valor: R$ 130
A partir dos anos 60, o livro-de-artista ocupa um lugar importante na
produção contemporânea. O estudo de várias possibilidades que esse
objeto tem para o artista é o tema desse curso que trata desde a
história do livro e sua construção formal, fac-similes e cadernos de
anotação de artistas. Os alunos desenvolvem um projeto de
livro-de-artista que envolve sua concepção (conteúdo e forma) e sua
execução, orientados por uma artista e um encadernador
DESENHO E ESPAÇO
Coordenação: Ester Grinspum
Público-alvo: Interessados em geral
Período: de 21 a 24 de fevereiro de 2005
Horário: das 15h às 18h
Vagas: 20
Valor: R$ 130
Este curso pretende discutir, por meio da realização de trabalhos, as
relações que podem se estabelecer entre o desenho e a escultura. Desde
que o desenho era entendido como projeto para esculturas, até ele ter
encontrado sua autonomia, e um lugar cada vez mais significativo
dentro dos meios de expressão plástica, a relação das duas matérias foi
se aprofundando, fazendo com que a linha alcançasse o espaço, na forma
de objetos e parte de instalações. O curso é formulado a partir de três
procedimentos:
1 - O trabalho de desenho, discutindo no espaço do papel as relações
internas que podem se estabelecer.
2 - A observação de objetos reais através do desenho, para perceber os
valores de lugar, definição de forma e relação entre elas.
3 - Trabalho no espaço, construção de objetos ou instalações que tragam
propostas de pensar as questões anteriormente levantadas.
OFICINA DE CERÂMICA
Coordenação: Sara Carone
Público-alvo: Interessados em geral
Período: 21 a 24 de fevereiro de 2005
Horário: das 14h30 às 17h30
Vagas: 15
Valor: R$ 130
Dirigido a jovens e adultos, a oficina é uma iniciação ao trabalho em
argila. Além do processo histórico da cerâmica, discute as
possibilidades de uso deste material e sua inesgotável construção
criativa, oferecendo várias técnicas, da fôrma ao acabamento (engobe,
esmalte etc.). O aluno pode executar peças utilitárias ou escultóricas
para queima (cerâmica) ou modelos para fundição em resina, bronze,
entre outros metais.
LINGUAGEM PLÁSTICA, COM MATERIAIS RELATIVOS AO DESENHO
Coordenação: Sara Müller
Públicos-alvo: Artistas em formação e interessados em geral
Período: de 21 a 24 de fevereiro de 2005
Horário: das 19h às 22h
Vagas: 15
Valor: R$ 130
Mantendo uma linha condutora, os exercícios se seguem com a introdução
progressiva de pequenas variações o que permite um caminhar seguro,
firme, profundo, quase natural. Acompanhando, passo a passo, o aluno em
suas inquietações e em seu próprio ritmo, é feita uma leitura do
material produzido, trazendo à tona a lógica própria à linguagem
plástica de cada um.
Um saber plástico incorporado permite a soltura, o estar à vontade.
Para concluir é feita uma leitura de todo o material produzido
apontando e comentando as questões que surgiram e de que maneira a
interpretação foi, ou não foi, aproveitada. Relacionando os diversos
trabalhos produzidos pelo aluno entre si, mostramos sua coerência
interna, ampliam-se o olhar e possibilidades de expressão. Cabe ao
aluno providenciar:
* Lápis Grafite 6B
* Caixinha de carvão com 5 unidades
* Pastel Seco Branco (2 bastões)
* Pastel Seco Amarelo 8500 / 2 (2 bastões)
* Apontador
PANORAMA DO DESIGN NO SÉCULO XX
Coordenação: Marieta Ferber
Público-alvo: Interessados em geral
Período: de 21 a 24 de fevereiro de 2005
Horário: das 19h às 22h
Vagas: 20
Valor: R$ 130
O curso apresenta os expoentes do design gráfico e do design de objetos
e suas principais obras, contornando os movimentos culturais vigentes
do século XX. Através de projeções, textos e discussões, as aulas
teóricas são incentivos para reflexões e exercícios. A idéia é focar a
prática do design na vanguarda européia, futurismo, dadaísmo,
construtivismo russo, De Stijl, Bauhaus, movimento Moderno na Europa e
no Brasil, Pop e Pós-Modernismo.
ESPAÇO E TEMPO, CORPO E MATÉRIA – PINTURA CONTEMPORÂNEA
Coordenação: Sérgio Sister
Público-alvo: Interessados em geral
Período: de 21 a 24 de fevereiro de 2005
Horário: das 19h às 22h
Vagas: 15
Valor: R$ 130
Um passeio pelas formas específicas que espaço, tempo, corpo e matéria
vêm assumindo na construção da pintura contemporânea é o objetivo deste
programa dirigido preferencialmente a estudantes de arte e artistas. As
aulas, divididas em duas atividades, consistem na exposição do tema -
comparação, mediante apresentação de slides e/ou livros, de como essas
questões foram tratadas no passado e como aparecem agora – e na análise
de trabalhos, quando os alunos apresentam obras próprias, trazidas
prontas, para discussão.
LUDICIDADE: ARTE E BRINQUEDO
Coordenação: Walkiria Barone
Público-alvo: Crianças de 7 a 12 anos
Período: de 21 a 24 de fevereiro de 2005
Horário: 15h às 18h
Vagas: 15
Valor: R$ 130
Curso lúdico. Mescla arte, sucata e criatividade, tendo como conceito
básico a reciclagem. A proposta é construir brinquedos com um bom
acabamento e conscientizar os alunos sobre o problema do lixo. O
brinquedo como resultado desta reciclagem dá um sentido claro da
importância e do significado do processo de transformação do lixo em
coisas úteis. A partir do plástico, do papel, metal, tecido, madeira e
isopor são construídos carros, fantasias, animais, bonecos,
instrumentos musicais, fantoches, tv’s, telefones e outros.
MARCENARIA PARA CRIANÇAS
Coordenação: Ricardo Bezerra
Público-alvo: Crianças de 7 a 12 anos
Período: 21 a 24 de fevereiro de 2005
Horário: das 14h às 17h
Vagas: 15
Valor: R$ 130 / mês
A oficina de marcenaria tem como proposta desenvolver nas crianças as
habilidades necessárias para executar trabalhos em madeira, projetos e
idéias sugeridos pelo professor ou pelos alunos para construção de seus
próprios brinquedos. Visa, além de capacitação técnica, proporcionar
autonomia e livre-iniciativa na disciplina, criando um espaço para a
troca de idéias e com liberdade de criação. Ensina a criança a usar
ferramentas, a planejar as etapas de trabalho e a superar os desafios
técnicos.
volta ao topo
Como
mandar o seu material para a pré-seleção do Canal Contemporâneo:
1 - Envie sua
divulgação para canal@canalcontemporaneo.art.br;
2 - Com 15 dias de
antecedência, mande as informações básicas;
3 - No assunto coloque
a data, nome do artista e local;
4 - No corpo do emeio
coloque as informações de serviço completas:
data, nome do evento, nome do artista, local, endereço, telefones,
horários e conexões;
5 - Inclua textos de
imprensa, currículo e crítico em arquivos anexos;
6 - 2 a 3 imagens em
jpg, em RGB, 200 dpis, com 500 pixels no menor
lado;
7 – Caso você ainda
não tenha as imagens e os textos, mande-nos uma
previsão de envio.
ATENÇÃO GALERIAS
E INSTITUIÇÕES
Quando houver trabalho
e informação excessivos, daremos preferência ao
material enviado pelas galerias e
instituições assinantes . Para ter certeza que o seu material
aceito pelo Canal
Contemporâneo será publicado, faça uma assinatura semestral: www.canalcontemporaneo.art.br/assineocanal.
Visite o sítio! www.canalcontemporaneo.art.br
Para
deixar de receber os e-nformes, basta clicar aqui e enviar um
emeio com REMOVER no assunto. / To leave our mailing list, just click here and send an email with REMOVE on the subject.
|
|
|
|