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Salão de Goiás ANO 1 - N. 2 / 7 DE MARÇO DE 2001
SALÃO NACIONAL DE ARTE DE GOIÁS I PRÊMIO FLAMBOYANT
de 7 de junho a 7 de julho de 2001 em GoiâniaEM ANEXO arquivo sobre o salão: clique aqui maiores informações: Waldir Barreto walbarreto@ig.com.br ou Luiz Camillo Osorio ou www.flamboyant.com.br
Salão Nacional de Arte de Goiás - I Prêmio Flamboyant
Com os apoios da Prefeitura de Goiânia (Secretaria Municipal de Cultura), do Governo do Estado de Goiás (Agência Goiana de Cultura) e do governo federal (Universidade Federal de Goiás e Ministério da Cultura), o Flamboyant Shopping Center realizará um grande evento de relevância cultural: o SALÃO NACIONAL DE ARTE DE GOIÁS - I PRÊMIO FLAMBOYANT.
Com abertura da exposição em 07 de junho de 2001, o projeto visa a organização de um salão anual e competitivo de artes plásticas, de conceito contemporâneo. As inscrições estarão abertas de 01 de março a 20 de abril de 2001 a artistas de todo o país.
Para esta primeira edição do SALÃO NACIONAL DE ARTE DE GOIÁS - I PRÊMIO FLAMBOYANT, está confirmada a seguinte Comissão de Seleção: os teóricos Marcus Lontra (ex-diretor do MAM/RJ e do MAM de Recife), Agnaldo Farias (ex-diretor do MAM/RJ) e Luiz Camillo Osorio (crítico de arte do Jornal O Globo, que presidirá a comissão), além dos artistas plásticos Carlos Vergara e Carlos Fajardo.
Esta comissão selecionará 20 artistas para exposição, que receberão prolabore de R$ 2.000,00 cada. Dentre estes, uma 2a comissão, composta por nomes goianos, premiará 5 artistas com o PRÊMIO FLAMBOYANT de R$ 10.000,00 cada. A premiação é aquisitiva e criará a COLEÇÃO LOURIVAL LOUZA DE ARTE, a qual integrará o acervo do Museu de Arte Contemporânea de Goiás.
Coordenado por Waldir Barreto (curador independente e ex-diretor do Museu Bispo do Rosario) e com consultoria de Luiz Camillo Osorio e ação educativa de Guilherme Vergara (MAC de Niterói), o salão ocupará uma área de cerca de 1200 m2, cuja estrutura será especialmente concebida e erguida para o evento, segundo os padrões internacionais de museologia. Estará dividida em Espaço de Convivência, Sala de Palestras & Vídeo e Salão de Exposição.
O público-alvo abrange, no aspecto mais geral, toda a demanda de visitação do Shopping, cuja média atual chega à ordem de um milhão e meio de pessoas/mês. Especificamente, beneficiará direta e indiretamente artistas, estudantes e profissionais de arte de Goiás e de todo o país.
A ação educativa prevê visitas guiadas de estudantes das redes estadual e municipal de ensino; mesa redonda com Aguinaldo Farias, Marcus Lontra e Luiz Camillo; workshops com Carlos Fajardo, Carlos Vergara e outros grandes artistas; minicurso sobre Arte Moderna com Waldir Barreto e sobre Arte Contemporânea com Luiz Camillo; exibição de filmes e documentários sobre arte durante todo período de exposição; venda e consulta no local de livros e revistas de arte e afins; monitoria especializada; acesso à INTERNET etc.
O maior desafio do SALÃO NACIONAL DE ARTE DE GOIÁS - I PRÊMIO FLAMBOYANT é apontar novos modelos de relação entre cultura e iniciativa privada. É um projeto arrojado e pioneiro, pois busca mobilizar o enorme e variado público do shopping para um evento de artes plásticas desta dimensão e natureza, em geral restrito aos museus e centros culturais, criando uma alternativa ao circuito formal, elitista e institucionalizado da arte.
De um lado, o objeto artístico contemporâneo é levado a um confronto direto com um público elevado e diversificado. De outro, é ampliada a atuação empresarial como um elemento efetivo na formação cultural da sociedade.
Por seu perfil interestadual, o SALÃO NACIONAL DE ARTE DE GOIÁS - I PRÊMIO FLAMBOYANT terá uma abrangente projeção nacional, significando um acontecimento de grande importância e penetração, capaz de impulsionar a produção artística, o interesse estudantil e a captação de exposições, palestras, cursos e publicações sobre arte e temas afins.
Das capitais que vêm se firmando como centros culturais fora do eixo RJ-SP, o melhor e mais bem sucedido exemplo é, sem dúvida, a cidade de Salvador, na Bahia. Em recente entrevista concedida ao Jornal O Globo sobre o processo de descentralização da produção e do circuito de arte, o diretor do Museu de Arte Moderna da Bahia disse, a respeito da atual projeção nacional de seu museu, de Salvador e dos artistas baianos: “meu primeiro passo foi assinar convênios (...), mas fundamental mesmo foi o Salão”.
Com base em tudo isto, o Flamboyant Shopping Center aposta na formação de um público maior para a arte contemporânea. O SALÃO NACIONAL DE ARTE DE GOIÁS - I PRÊMIO FLAMBOYANT já nasce como núcleo captador e irradiador de informação para toda a região centro-oeste do Brasil, tendo a cidade de Goiânia como seu epicentro, capaz de dinamizar a cultura visual e a produção artística de seu estado, projetado no cenário do país.
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