NESTA EDIÇÃO:
Derivas na Vermelho, São Paulo
Exposição de Verão na Silvia Cintra,
Rio de Janeiro
Nelson Leirner na Chácara do Céu, Rio de Janeiro
Imaginário Periférico na Galeria do Poste, Niterói
CURSOS E TEXTOS
Cursos no Parque Lage, Rio de Janeiro
Minuta do Decreto do Sistema Nacional de Museus, Blog
do Canal
CIRCUITO
Roberto Matta no MAM, Rio de Janeiro
Cris Bierrenbach
Derivas
Cris Bierrenbach,
Fabiano Marques, Marcelo Cidade, Odires Mlázho, Rafael Assef, Roberta
Dabdab e Rogério Canella
29 de janeiro, quinta-feira, 20h
Galeria Vermelho
Rua Minas Gerais 350
Higienopolis São
Paulo
11-3257-2033
info@galeriavermelho.com.br
http://www.galeriavermelho.com.br
Terça a sexta, das 10h
às 19h; sábados, das 10h às 17h.
Exposição até 28 de
fevereiro de 2004.
Veja o texto de imprensa.
Este material foi enviado por Maíra Voltolini <info@galeriavermelho.com.br>.
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Cinthia
Marcelle, Laércio Redondo, Maria Klabin, Matheus Rocha Pitta,
Paulagabriela, Thiago Rocha Pitta
Exposição de Verão
29 de janeiro,
quinta-feira, 19h
Silvia Cintra Galeria de Arte
Rua Teixeira de Melo
53 loja D
Ipanema Rio de
Janeiro
21-2521-0426 /
2522-8625
http://www.silviacintra.com.br
Segunda a sexta, das
10h às
19h; sábados, das 12h às 16h.
Exposição até 20 de
fevereiro
de 2004.
Veja o texto de imprensa.
Este material foi enviado por Juliana Cintra <jcintra@silviacintra.com.br>
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Nelson Leirner
Amigos da Gravura
2003/2004
29 de janeiro,
quinta-feira, 12h
Museu Chácara do Céu
Rua Murtinho Nobre 93
Santa Teresa Rio de
Janeiro
21-2224-8981 / 8524
http://www.museuscastromaya.com.br
Quarta a
domingo e segundas, das 12h às 17h.
Ingresso: R$ 2
(menores de 12 anos, maiores de 65 anos e grupos escolares não pagam);
Entrada franca às quartas-feiras.
Exposição até 12 de
abril de 2004.
Patrocínio: Banco
Safra / Associação Cultural dos Amigos dos Museus Castro Maya.
Imaginário Periférico
Alexandre
Toscano, Aline Oliveira, André Alves e a Banda Carcará, Anete
Fernandes, Antonio Bedotti, Bernardo Damasceno, Cacau Resende, Caíque
Correa, Carlos Contente, Carlos Eduardo Borges, Chang Chi Chai, Chica
Granchi, Chrystiane Correia, Claudio Cambra, Cristina Pape, Daniel
Limas, Daniela Mattos, Deneir, Edmilson Nunes, Eduardo Ribeiro, Fabiana
Santos, Fátima Do Rosário, Fiuza, Gabriela Noujaim, Helio Branco, Hugo
Houayek, Hubert Viudes, Ilcio Lopes, Joana Von Hafe, João Atanásio,
Jorge Duarte, Jorge Fonseca, Julio Sekiguchi, Julio Xerfan, Katia
Peres, Kenny Neoob, Lia Do Rio, Luciana Maia, Mara Pereira, Marcos
Cardoso, Marcus Agra, Maria Helena Bastos, Mauricio Marchevsky,
Mauricio Seidl, Max Nunes, Mirela Luz, Monique Pimenta, Nivaldo
Carneiro, Otavio Avancini, Patricia Mado, Raimundo Rodrigues, Raquel
Trindade, Ricardo Pimenta, Rita Freitas, Roberto Panza, Roberto
Precioso, Roberto Tavares, Ronald Duarte, Salgueiro Dias, Sylvana
Correa, Tay Bunheirão, Timbuca, Walter Delano e Xico Chaves
31 de janeiro, sábado, 18h
Galeria do Poste
Rua Cel. Tamarindo 10
Gragoatá Niterói
Rio de Janeiro
21-2705-3990
gposte@nitnet.com.br
http://www.galeriadoposte.hpg.ig.com.br
Exposição até 27 de fevereiro
de 2004.
Veja o texto de imprensa.
Este material foi enviado por Mirela Luz mirelaluz@globo.com
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ALGUNS CURSOS
Núcleo: 3D
3D – Abordagens e linguagens
Professor: Marcos Chaves
Horário: 5ª feira, das 14h às 17h.
Núcleo: Meios Múltiplos
Acompanhamento de Projetos / Fotografia Contemporânea
Professor: Cezar Tadeu Bartholomeu
Horário: 3ª e 5ª feira, das 19h30 às 22h30.
Introdução à Fotografia Contemporânea
Professor: Denise Cathilina
Horário: 2ª e 4ª feira, das 14h às 17h; ou de 19h30 às 22h30.
Uma Introdução à Ciberarte – Conversas e Experimentações
Professor: Giodana Holanda
Horário: 5ª feira, das 18h30 às 20h30.
Núcleo: Teoria e História da Arte
Questões da Arte Contemporânea
Professor: Viviane Matesco
Horário: 2ª feira, das 19h30 às 21h30.
Módulo de Desenvolvimento:
Arte – Filosofia
Professor: Anna Bella Geiger e Fernando Cocchiarale
Horário: 4ª feira, das 19h30 às 22h30.
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Decreto
Museus
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Departamento de Museus e Centros Culturais
Prezados colegas,
Uma das metas da Política Nacional de Museus é a criação, no Brasil, do
Sistema Nacional de Museus, a exemplo de outros países, como Espanha e
Portugal, e de alguns estados brasileiros, como Rio Grande do Sul e
Pará. Esse sistema é de fundamental importância para a gestão e a
articulação dos nossos museus e será um marco na atuação do Estado em
prol da preservação e valorização dos nosso patrimônio musealizado. É
premente que o poder público e a sociedade civil se articulem, de uma
forma sistematizada, a fim de criar o aporte necessário para o
desenvolvimento dos museus brasileiros.
Desta forma, encaminhamos em anexo, para apreciação de todos, a minuta
de decreto que cria o Sistema Nacional de Museus. Como um dos objetivos
do Departamento de Museus e Centros Culturais é sempre manter um
diálogo aberto com a comunidade museológica no país, queremos saber a
opinião dos possíveis interessados antes que o Decreto seja assinado.
Assim, as observações, sugestões e contribuições sobre a minuta do
decreto em anexo devem ser encaminhadas por meio do correio eletrônico
demu@iphan.gov.br,
até o dia 15 de fevereiro, para que possamos
avaliá-las e incorporá-las ao texto.
Após a apreciação de todas as sugestões, o texto final da minuta será
remetido à Consultoria Jurídica do Ministério da Cultura e
posteriormente à Casa Civil. A previsão é que o Decreto seja
assinado no dia 18 de maio, em solenidade específica, como parte das
comemorações do Dia Internacional de Museus.
Saudações culturais.
José do Nascimento Júnior
Diretor do Departamento de Museus e Centros Culturais
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Ministério da Cultura
Leia e comente a
minuta no Blog do Canal:
http://www.canalcontemporaneo.art.br/blog/archives/000031.html
Este material foi enviado por Departamento de Museus <demu@iphan.gov.br>.
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CIRCUITO
IV Bienal Mercosul -
itinerância
Roberto Matta
16 de janeiro a 29 de
fevereiro de 2004
Museu de Arte Moderna do Rio
de Janeiro
Av. Infante Dom Henrique 85
Parque do Flamengo – Rio de
Janeiro
21-2240-4944
http://www.mamrio.org.br
Terça a sexta, das 12h às
18h; sábados, domingos e feriados, das 12h às 19h. R$ 5 e R$ 2
(estudantes, maiores de 65 anos e crianças em grupos com mais de
cinco). Aos domingos, ingresso família a R$ 5.
Este material foi enviado por Diana Aragão <daragao@rionet.com.br>.
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TEXTOS DO E-NFORME:
Derivas na Vermelho, São
Paulo
A exposição “Derivas” surgiu após uma série de discussões que propunham
a reflexão do espaço urbano da cidade de São Paulo a partir da leitura
de alguns textos propostos pelos curadores, de autores como Walter
Benjamin, Paul Virilio, Marc Augé e Ítalo Calvino, entre outros.
Temas como a invisibilidade da cidade pelo excesso de signos, seus
fluxos, deslocamentos e velocidade dos vetores que interligam o tecido
urbano, a impossibilidade da apreensão e compreensão do todo que
determina necessariamente que cada indivíduo crie uma cidade imaginária
dentro da cidade real, foram questões abordadas que resultaram em
fotografias, vídeos, esculturas e obras híbridas.
A curadoria, portanto, se deu de forma inversa ao que comumente
acontece nas exposições de arte, quando os curadores definem um tema e
o conceito da mostra e a partir daí selecionam um determinado número de
obras que amarrem essa proposta. A opção de "Derivas" foi a de gerar um
estímulo nos artistas para que eles criassem a partir da discussão
gerada no grupo e da vivência de cada um na cidade.
A exposição mostra como são múltiplas as possibilidades de mapeamento
da cidade a partir de algumas referências, e como são transitórios os
marcos e símbolos que referenciam os espaços na cidade.
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Exposição
de Verão na Silvia Cintra Galeria de Arte.
Exposição de Verão é uma coletiva que irá acontecer todos os anos,
nesta época, e que reúne novíssimos nomes da arte contemporânea
brasileira. Para esta primeira edição, a galeria selecionou artistas
cuja trajetória já estava sendo consenso entre os críticos, curadores e
salões de arte. Fazem parte desta seleção: Cinthia Marcelle, Laércio
Redondo, Maria Klabin, Matheus Rocha Pitta, Paulagabriela e Thiago
Rocha Pitta.
A artista mineira Cinthia Marcelle, 29 anos, selecionada pelo programa
Rumos Itaú Cultural e uma das ganhadoras da Bolsa Pampulha, mostra o
trabalho “Monumento”, que surgiu nas dunas de uma pequena cidade no
Chile. Ao escavar um monte de areia, Cinthia descobriu pedras e fez com
elas um desenho. O registro dessa ação é apresentado em duas
fotografias.
Laércio Redondo, 36 anos, um artista paranaense que reside atualmente
em Estocolmo, também participou do Rumos do Itaú Cultural e fez parte
da Mostra Rio Arte Contemporânea. Recentemente mostrou seus trabalhos
na Bienal do Mercosul. Para esta exposição, a galeria selecionou o
trabalho “Letters to my father” , onde Laércio borda num lençol branco
pequenos fragmentos de frases que tratam de deslocamento e memória.
Os irmãos gêmeos mineiros, Matheus e Thiago Rocha Pitta, 23 anos, são
os mais jovens da seleção. Matheus fez parte da exposição “Uma geração
em trânsito” que revelou jovens talentos e também é um dos bolsistas
do Museu da Pampulha de BH. Na Exposição de Verão irá mostrar o
trabalho “Lance de dados nº 11”, onde as paredes e o teto de um
hospital abandonado fotografados por ele, formam as faces de um dado.
Já Thiago irá mostrar “Homenagem a Willian Turner”, registro
fotográfico do vídeo onde o artista realiza a experiência de fundir
água e fogo queimando um barco que está à deriva no mar.
Paula Boechat e Gabriela Moraes, ou Paulagabriela, como são conhecidas,
exploram diversas linguagens como performance, fotografia, pintura e
instalação. As duas artistas que desde 1998 desenvolvem este trabalho
simbiótico irão mostrar dois trabalhos. Uma série de fotos feita nos
jardins do Musée Cognac em Paris, onde as artistas aparecem dentro de
bolas de acrílico, confundindo o olhar do espectador, já que em
algumas bolas estão elas mesmas e em outras moldes perfeitos de seus
corpos. O outro trabalho apresentado por elas é a instalação-pintura
“Universo Tubopictoescultórico”, onde elas vão tridimencionalizar suas
pinturas usando tubos e o próprio corpo. A performance vai ser
realizada no novo espaço adquirido pela galeria, que no dia seguinte
entra em obras, e só vai acontecer no dia da inauguração da exposição
para convidados.
Maria Klabin, 25 anos, está iniciando agora sua carreira no Brasil.
Recém chegada de Londres, onde participou de diversas exposições e
concluiu o mestrado em artes plásticas, Maria preparou para a mostra
uma instalação de fotos. Em todas as fotos, a artista faz
interferências, seja de pintura, escultura e às vezes somente de luz em
imagens de objetos mundanos, numa tentativa de radicalizar e provocar o
seu potencial poético. Além das fotos, Maria mostra também “Letterbox
Lightb” um backlight de uma típica caixa de correio inglesa que acende
e apaga a cada dez segundos, fazendo o espectador duvidar daquilo que
está vendo.
O projeto Exposição de Verão está sendo organizado por Juliana Cintra e
tem como principal intuito atender ao público de jovens colecionadores
da galeria e expandir seu acervo com artistas em início de uma carreira
certamente promissora, dando suporte para a sua produção e entrada no
mercado de arte.
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Nelson Leirner, Amigos da Gravura
2003/2004
O trabalho Variações reúne mais de 50 obras, feitas uma a uma, a partir
de colagem de stickers, adesivos de personagens do mundo infantil e de
desenhos animados, comprados em camelôs. As obras têm 62cm x 40cm,
cada, e, em comum, o conceito e a técnica utilizada. Nas peças criadas
por Leirner para esta exposição, Patos Donalds, Mickeys, Meninas
Superpoderosas, Pius-Pius, Smiles e muitos outros personagens do
universo infantil perdem a identidade à medida que são sobrepostos,
formando colagens que propõem uma relação da arte com o universo
popular – os stickers, o mundo da TV.
Em outra sala do Museu Chácara do Céu, o artista mostra a instalação
“Olho no olho”, criada para uma exposição em homenagem ao Bispo do
Rosário e realizada anteriormente em São Paulo. São 36 desenhos de
olhos fechados e abertos, pintados em acrílico, e presos ao chão por
finas hastes de alumínio. Para entrar no espaço é necessário circular
entre elas.
O projeto Amigos da Gravura, realizado há 11 anos, tem como proposta
convidar artistas que trabalhem habitualmente ou não com gravuras.
“Não sou um gravurista. Não me interessa mandar um técnico reproduzir o
trabalho. Prefiro o desafio. Compor com os mesmos elementos peças
únicas, propondo uma espécie de jogo entre elas. Este trabalho
(“Variações”) tem um resgate da infância, do tempo em que usávamos
decalques nas aulas de geografia, história, botânica. Traz também um
pouco do fascínio que sempre tive pelos camelôs. Na minha adolescência
era capaz de passar horas vidrado na habilidade deles, nos gestos,
assistindo a suas atuações. Aquela coisa da moeda dourada que passava
um líquido e ficava prateada. Eles são verdadeiros performers que
utilizam a voz para atrair o público”, define o artista.
Nelson Leirner ressalta, ainda: “Na época em que era pequeno, em São
Paulo, havia aqueles ônibus que iam percorrendo as cidades como
verdadeiros museus sobre cobras, doenças como gonorréia e sífilis. No
fundo aquilo já era uma cultura de massa e a gente ficava fascinada
pela foto, pela cor. Mais tarde, nos Estados Unidos, eu vivia pela
Broadway, encantado com os cartazes de homens que faziam rodelas de
fumaça. Minha vida teve muito disso. Era nestes lugares que eu estava e
não em museus, onde a arte estava presente. Minha relação com a arte só
começou quando eu tinha uns 20, 22 anos, na minha volta ao Brasil.
Acabei transpondo este universo do espetáculo para o meu trabalho. Esta
atração que sempre senti por ele flui no meu trabalho”.
O curador e crítico de arte Agnaldo Farias, destaca no texto do
catálogo que: “Nelson Leiner ironiza as certezas a partir da própria
arte. Para começar não cria, se apropria. Suas gravuras, que de longe
assemelham-se a pinturas abstratas, de perto desfazem-se em uma
barafunda de imagens. São e não são gravuras. Cada uma delas é a
colagem de uma miríade de clichês produzidos pela indústria cultural e
pela alta tecnologia. Um produto do singular sincretismo do nosso
tempo, acessível no mercado informal, passível de ser fabricado por
gestos práticos e rápidos ao mesmo tempo em que se faz uma outra coisa".
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Grupo
Imaginário Periférico na comemoração dos seis anos da Galeria
do Poste.
O grupo Imaginário Periférico foi convidado pela Galeria do Poste, em
Niterói, para fazer a exposição que marcará os seis anos de existência
de um dos mais prestigiados espaços de exibição de arte contemporânea
do Estado do Rio. Sessenta e cinco artistas ligados às àreas da
periferia do Estado do Rio participarão da mostra.
O Imaginário Periférico nasceu com a proposta de mostrar que a arte não
tem limites geográficos e existe produção artística de qualidade além
dos grandes centros. O movimento buscar ampliar o enfoque da produção
artística contemporânea, dando ênfase às propostas inovadoras,
provenientes de localidades da periferia do Rio.
Originalmente formado por Deneir de Souza, Jorge Duarte, Julio
Sekiguchi, Raimundo Rodrigues, Ronald Duarte e Roberto Tavares, hoje
mais de 70 artistas integram o grupo. Todos moram, têm ateliês ou
possuem ligações com lugares como Méier, Nova Iguaçu e Magé.
"Nosso objetivo não é apenas fazer exposições, mas, suscitar
questionamentos. Queremos mostrar que as áreas periféricas são
verdadeiros laboratórios de criatividade e espaços de reflexão sobre a
contemporaneidade", afirma Raimundo Rodrigues.
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Como
mandar o seu material para a pré-seleção do Canal Contemporâneo:
1 - Envie sua divulgação para canal@canalcontemporaneo.art.br;
2 - Com 15 dias de antecedência, mande as informações básicas;
3 - No assunto coloque a data, nome do artista e local;
4 - No corpo do emeio coloque as informações de serviço completas:
data, nome do evento, nome do artista, local, endereço, telefones,
horários e conexões;
5 - Inclua textos de imprensa, currículo e crítico em arquivos anexos;
6 - 2 a 3 imagens em jpg, em RGB, 200 dpis, com 500 pixels no menor
lado;
7 – Caso você ainda não tenha as imagens e os textos, mande-nos uma
previsão de envio.
ATENÇÃO PARA O PRAZO DE 15 DIAS PARA AS INFORMAÇÕES BÁSICAS!
O Canal Contemporâneo trabalha para um público especializado e também é
formador de público. Não deixe de mandar textos de imprensa e críticos,
na íntegra, para que estes possam atingir um maior número de pessoas.
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