NESTA EDIÇÃO:
Movimentos Improváveis
- O Efeito-Cinema na Arte Contemporânea no CCBB-RJ, ObraPrima.net
Sombra e Luz no cep 20000 no Sérgio Porto, Rio de
Janeiro
Paráfora na Galeria de Arte da UFSC, Florianópolis
Yacoff Sarkovas fala no Fórum das Artes no Sérgio Porto,
Rio de Janeiro HOJE
Mesa-redonda, Do moderno à autonomia da linguagem, no CCBB,
Brasília
Uma introdução ao acaso e aos jogos no SENAC, São Paulo
INSCRIÇÕES
28° SARP - Salão de Arte de Ribeirão Preto
Nacional-Contemporâneo, Ribeirão Preto
Workshop Procedência & Propriedade - 16ª edição,
Rio de Janeiro
Catálogo do próximo leilão da Bolsa de Arte
Elsewhere, de Egbert Mittelstadt
Movimentos
Improváveis - O Efeito-Cinema na Arte Contemporânea no CCBB - RJ
FERNANDA LOPES para o ObraPrima.net
É quase impossível falar do filme Matrix sem se lembrar dos novos
efeitos especiais que ele trouxe, e que mais tarde foram usados em
outros filmes e até em videoclipes. Todos se lembram das cenas de lutas
congeladas, mas poucos sabem que o responsável pela criação foi o
renomado fotógrafo e artista plástico francês Emmanuel Carlier. A
exposição Movimentos Improváveis – O Efeito-Cinema na Arte
Contemporânea, que abre hoje, dia 19 de maio, às 19h30, para convidados
no Centro Cultural do Banco do Brasil do Rio de Janeiro, vai
recuperar a relação entre artes plásticas e cinema.
A mostra traz ao Brasil, pela primeira vez, artistas de renome
internacional, como Alain Fleischer, diretor do Studio de Arte
Contemporânea Le Fresnois, na França e Thierry Kuntzel, renomado
fotógrafo e artista plástico francês e Emmanuel Carlier, um dos
artistas que criaram os efeitos especiais no filme Matrix, entre outros
artistas de diferentes nacionalidades, e com grande
presença da arte contemporânea francesa. Além disso, o público terá a
oportunidade de ver uma montagem de uma instalação inédita de Hélio
Oiticica da série
Cosmococa, 1973, “Quase-Cinema” um trabalho pioneiro dos anos 70 que
marca
a presença do Brasil na exposição, com uma obra histórica.
LEIA A CONTINUAÇÃO no ObraPrima.net: http://www.obraprima.net/materias/materias.phtml?pin=846
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sombra e luz
performance: Domingos
Guimaraens / Nadam Guerra / Adelmo Lapa / Cadu Cinelli / Ynaiê Dawson /
Chacal
música: Fran e a Chama Violeta /
André Weller / Paula Leal
poesia: Guilherme Levi / Jean
Queirós / Adriana Pinheiro / Veronica Diaz
dança: Helena Vieira / Patrícia
Barcellos
27 de maio, terça-feira,
20h
Espaço Cultural Sérgio Porto
Rua Humaitá 163
(entrada pela Rua Visconde
Silva)
Rio de Janeiro 21 2266-0896
Ingresso: R$ 4
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Paráfora
Adriana Barreto,
Aline Dias, Ana Paula Cardoso, Bianca Scliar, Bianca Tomaselli, Ellen
Thaler, Francini Gaspodini, Georgia Mesquita, Joceane Willerding,
Priscilla Zaccaron, Sandra Checluski, Teresa Siewerdt
27 de maio,
terça-feira, 20h
Galeria de Arte
da UFSC
Centro de
Convivência - Campus Universitário da Trindade
Florianópolis SC
48-331-9683
http://www.dac.ufsc.br
Segunda a
sexta-feira, das 10h30 às 18h.
Serão mostrados
trabalhos em diversas linguagens: Fotografias e registros de ações de
Georgia Mesquita,Aline Dias, Ellen Thaler e Teresa Siewerdt, trabalhos
usando a fotografia além dos seus moldes técnicos. Uma intervenção
interativa, de Adriana Barreto. Uma intervenção de parede, de Priscilla
Zaccaron. Um vídeo instalação, de Ana Paula Cardoso. Trabalhos em
gravura de Joceane Willerding, Sandra Checluski e Bianca Tomaselli.
Performances de Bianca Scliar e Francini Gaspodini que acontecerão no
dia da abertura do evento.
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Fórum das Artes - palestra
Yacoff Sarkovas
26 de maio,
segunda-feira, 21h30
Fórum das
Artes-Rio
Espaço Cultural
Sérgio Porto
Rua Humaitá 163
(entrada pela Rua
Visconde Silva)
Rio de Janeiro
21 2266-0896
Yacoff Sarkovas, consultor de patrocínio empresarial e presidente da
Articultura, é o próximo convidado do Fórum das Artes-Rio, um movimento
que desde janeiro discute políticas culturais públicas para a cidade do
Rio de Janeiro. Ele fará uma palestra sobre fontes de financiamento da
cultura, analisando as distinções entre o mercado, o mecenato, o
patrocínio e o investimento público, e expondo sua opinião contrária ao
atual modelo das leis de incentivo do país.
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Mesa-redonda
Do moderno à autonomia da linguagem
Palestrantes: Evandro Salles, Grace Freitas e Graça Ramos;
Mediação: Paulo Herkenhoff
27 de maio, terça-feira, 19h30
Teatro do Centro Cultural Banco do Brasil
SCES Trecho 2 lote 22
Brasília DF
61-310-7081 / 7227
ccbbdf@bb.com.br
http://www.cultura-e.com.br
Exposição até 1º de junho de 2003.
Evandro Salles é artista plástico, professor e produtor cultural.
Nascido em Belo Horizonte, estudou na Escola de Artes Visuais do Parque
Lage, no Rio de Janeiro, onde veio a lecionar. Ministrou cursos
temporários no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo
e na Universidade de
Brasília, entre outros. Realizou exposições individuais e participou de
coletivas em várias cidades brasileiras e no exterior, recebendo vários
prêmios. Foi um dos fundadores da Fundação Athos Bulcão, em 1992,
ocupando
o cargo de secretário executivo da instituição até maio de 1996.
Assumiu
a função de Secretário Adjunto de Cultura do Distrito Federal em
1997/98,
recebeu notório saber pela UnB, em 1998, e três anos mais tarde fundou
o
espaço cultural Arte Futura e Companhia, dedicado a exposição de arte
contemporânea.
É ilustrador e mestre em arte e tecnologia.
Grace Maria Machado de Freitas graduou-se com bacharelado em pintura,
na Universidade de Goiás, em 1967, e tornou-se mestre em Sociologia da
Arte, pela Universidade Sorbonne, em Paris, França, 1975. Também na
Sorbonne
conclui pós-doutorado no Centre d’Histoire et Théorie em Sciences
Sociales.
Professora de Teoria e História da Arte em diversas disciplinas no
departamento
de Artes Visuais da Universidade de Brasília, desde 1976. É curadora e
crítica
de arte.
Graça Ramos é jornalista e trabalhou nos principais órgãos da imprensa
brasileira. Mestre em Literatura Brasileira, está concluindo o
doutorado em História da Arte na Universidade de Barcelone, com uma
tese sobre a vida e a obra da escultora surrealista brasileira Maria
Martins (1894-1973).
Em Brasília, coordenou as atividades do espaço Arte Futura e Companhia.
É autora de Ironia à Brasileira – o enunciado irônico em Machado de
Assis,
Oswald de Andrade e Mario Quintana (editora Paulicéia).
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Seminário
Uma introdução ao acaso e aos jogos
Prof. Dr. Solon
Venâncio de Carvalho
27 de maio,
terça-feira, das 14h às 16h
SENAC
Rua Scipião 67
Lapa São Paulo
11-3866-2500 /
3862-9199
cca@sp.senac.br.
Serão discutidos alguns dos principais resultados da teoria matemática
do acaso e dos jogos. Serão tratados alguns conceitos da teoria das
probabilidades e da teoria dos jogos, tais como: algoritmo min-max,
eficiência de Pareto, equilíbrio de Nash. Serão abordadas algumas
aplicações das teorias.
Solon Venâncio de Carvalho é Doutor em Automática e Engenharia de
Produção pela Universidade Paul Sabatier – UPS, Toulouse, França, 1991
e Pesquisador do INPE/LAC
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28° SARP - Salão de Arte de Ribeirão Preto
Nacional-Contemporâneo
Aberto a artistas
brasileiros, e estrangeiros legalmente residentes no Brasil há mais de
três anos. Serão aceitas inscrições individuais e coletivas em todos os
campos das artes
visuais. As obras inscritas deverão ser recentes com produção a partir
de
2001.
Serão outorgados três
prêmios aquisitivos, no valor de R$ 4 mil cada, menos os impostos,
pagos até a data de abertura da mostra., sendo que os três artistas
premiados
estarão automaticamente agendados para uma exposição (Individuais
Simultâneas)
no MARP, no primeiro semestre de 2004.
Inscrições até 1º
de julho de 2003
Pré-seleção: 5 e 6 de
julho de 2003.
Recebimento das obras
originais: 8 a 17 de julho de 2003.
Seleção e premiação:
19 e 20 de julho de 2003.
Abertura do salão: 1º
de agosto de 2003.
Bate-papo: 2 agosto de
2003.
Exposição no MARP: até
3 de setembro de 2003.
MARP - Museu de Arte
de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi
Rua Barão do Amazonas
323
14010-120 Ribeirão
Preto SP
Informações: 16-610-2773
Terça a sexta, das 9h
às 12h e das 14h às 18h.
marp.cultura@ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.marp.ribeiraopreto.sp.gov.br
VEJA O REGULAMENTO COMPLETO no edital, localizado no informativo desta
página http://www.marp.ribeiraopreto.sp.gov.br.
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Inscrições Abertas
Procedência & Propriedade - 16ª edição
workshop
intensivo de desenho e conceitualização
Professor:
Charles Watson (Diretor do projeto Dynamic Encounters - Professor da
Escola de Artes Visuais do Parque Lage)
4 de julho à
9 de agosto de 2003
Atelier
Rua Mundo Novo
1045
Botafogo Rio de
Janeiro
21-2553-3748 /
2554-8890
wats352@attglobal.net
Duração: 5 semanas
Turma de até 20
alunos
O workshop Procedência & Propriedade é um curso intensivo que usa
o desenho como seu principal veículo.
O Desenho é visto como meio de construir idéias, e não apenas de
traduzi-las ou expressá-las.
A proposta de imersão durante cinco semanas resulta em um volume de
produção normalmente equivalente a um ano de trabalho.
O curso é concebido para artistas plásticos, arquitetos, programadores
visuais, designers e para todos cujo trabalho depende de inteligência
visual.
Histórico
O workshop Procedência & Propriedade, ao longo de suas 14 edições
nos últimos 8 anos, tem exercido importante papel na formação de
diversos
profissionais não apenas do Rio de Janeiro, mas também de outros
estados
brasileiros. Originalmente concebido para um grupo de alunos de
pintura,
hoje destina-se a artistas plásticos, arquitetos, programadores
visuais,
designers e a todos cujo trabalho depende de inteligência visual.
Desde 1994, tendo recebido cerca de 250 participantes, o curso vem
evoluindo e expandindo-se de acordo com o aperfeiçoamento de sua
filosofia, que visa cada vez mais enfatizar a importância do trabalho
contínuo e concentrado. Para tanto, dispõe de um atelier de 115m2,
disponível com exclusividade para o workshop, onde é possível colocar
em prática essa proposta.
Objetivos
A tarefa de concentrar tempo contínuo de atividade e foco
inteligentemente direcionado gera uma surpreendente produção,
particularmente importante para a formação de vocabulário plástico,
assim como para a reciclagem de processos de trabalho, valendo-se do
ambiente reflexivo e questionador do curso.
Evidências sugerem que, com freqüência, fracassamos nas tentativas de
resolver problemas, não porque sejam insolúveis, mas sim por
desistirmos
prematuramente. Todos temos um ponto a partir do qual paramos de
trabalhar
ou investir, um limiar que não costumamos ultrapassar, entre a
desistência
e uma nova região extremamente fértil. Às vezes, esse limiar se forma
por
cansaço, mas na maioria dos casos se dá por tédio, desânimo, incerteza,
ou medo de errar, e assim sucumbimos, já frustrados, ou com a sensação
de
que poderíamos ter ido além ou feito melhor.
Procedência & Propriedade é um curso que simula uma situação de
intenso foco de energia sobre uma área de problema, sem distrações, e
mostra os inevitáveis resultados e surpresas que aguardam quem
participa desse processo.
O sistema de exercícios planeja a imersão do participante em
questões visuais com ênfase nos seguintes tópicos:
percepção de problemas visuais: aprender a ler, perceber e decodificar
os problemas visuais propostos por uma pintura, um desenho, uma
escultura, um filme, uma instalação etc;
articular e trabalhar problemas visuais: aprender a verbalizar
(traduzir em palavras ou textos) um problema visual de forma a abordar
mais objetivamente um universo que habitualmente descrevemos com meios
subjetivos;
desenvolvimento de critérios pessoais: desenvolver rigor e
independência na capacidade de criticar, avaliar e redirecionar seu
próprio trabalho;
desenvolvimento de linguagem pessoal: adquirir, através dos exercícios
propostos, um vocabulário visual e pessoal apoiado na disciplina e na
intensa produção;
desenho como ferramenta: aprender a utilizar o desenho como meio de
construir idéias, e não apenas de traduzi-las ou expressá-las;
limites: reconhecer que a presença de limites, e não a sua ausência, é
pré-requisito para a formação de novas idéias e soluções criativas;
flexibilidade: alertar para as eventuais modificações naturais do
processo (desenho ou pintura), e organizar novas estratégias
compatíveis com a situação emergente;
entender uma linguagem: contextualizar situações visuais formadas por
vocabulários formais (forma, cor, linha, plano, texturas, dimensões
etc) ou conceituais (idéias, intenções, linhas de raciocínio);
manipular linguagem: aplicar, na prática do próprio trabalho, na
articulação de idéias e na consciência de outras linguagens, o
vocabulário adquirido, produzindo uma linguagem particular ou pessoal;
disciplina: seguir os prazos propostos, praticar a concentração e a
continuidade no trabalho;
foco: delimitar áreas de ação e direcionar os investimentos de energia;
independência: adquirir capacidade de se auto-impor tarefas, planejar
processos de trabalho, tornar-se consciente de suas próprias limitações
tanto na leitura visual quanto na prática.
Metodologia
Ao longo do período de cinco semanas, será exigido de cada
participante a permanência mínima de seis horas diárias, durante seis
dias por semana. Tal investimento de tempo ininterrupto propicia uma
mudança de atitude no confronto com nossos próprios limites, provocando
o surgimento de novas e surpreendentes respostas. As primeiras duas
semanas são dedicadas a constantes exercícios, alguns cronometrados,
até que o aluno alcance um patamar a partir do qual começa a formar seu
próprio critério . O processo todo é documentado em DVD, cujas fitas
são usadas durante o workshop como apoio didático, tanto para
avaliação de estratégias individuais, como para levantamento de
fatores compositivos.
Vídeos e palestras
Além da parte prática, o workshop será complementado com sessões de
vídeo, exibindo entrevistas e depoimentos sobre a vida, obra, e
processo criativo de artistas e cientistas de notável contribuição para
o pensamento humano, particularmente aqueles para quem a visualização
ou o desenho têm sido importantes métodos de articulação de idéias.
Na área da ciência: Buckminster Fuller, David Bohm, Richard Feynman,
Roger Penrose.
Nas artes: Jackson Pollock, Willem de Kooning, Francis Bacon, Robert
Rauschenberg, Marcel Duchamp, Marina Abramovitch, Frank Stella,
Schnabel, Frida Kahlo, Richard Long, Bill Viola, Elizabeth Murray,
David Hockney, Picasso, Howard Hodgkin, John Cage.
Toda segunda-feira, às 19:00h, haverá palestras de artistas, teóricos
ou cientistas, discorrendo sobre a importância da visualização no
processo de concepção de novas idéias.
Jantares
Como meio de ritualizar o término de uma semana de trabalho, aos
sábados, quatro pessoas do grupo oferecem um jantar para os demais.
Esse evento propicia um momento de descanso, relaxamento e diversão,
antes do início da nova
semana.
Contato com participantes anteriores
Caso informações adicionais se mostrem necessárias, serão fornecidos
números de telefone de participantes de workshops anteriores, para que
o interessado possa entender melhor a dinâmica do curso.
Alojamento
Para residentes fora do estado do Rio de Janeiro, podemos oferecer
alojamento durante o período do curso. A acomodação pode ser em quarto
simples ou duplo. Há também uma cozinha exclusiva para os integrantes
do curso. Uma ampla videoteca de mais de 300 filmes sobre arte e
pensamento criativo ficará disponível durante todo o período do
workshop assim como uma grande quantidade de catálogos sobre arte
contemporânea.
Horários
Durante o período do curso, o atelier estará aberto de segunda-feira a
sábado, das 12:00h às 2:00h (14 horas diárias), podendo o aluno
escolher o horário mais conveniente.
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Leilão de Arte
Amilcar de Castro, Antonio Dias, Artur Barrio, Cildo Meireles, Daniel
Senise, Eduardo Sued, Franz Weissmann, Iberê Camargo, Miguel Rio
Branco, Mira Schendel, Roberto Magalhães, Vik Muniz, Waltercio Caldas,
e outros.
Veja o catálogo
completo,
com estimativas, do leilão do dia 17 de junho de 2003
Bolsa de Arte
http://www.bolsadearte.com
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