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DF/RJ/SC/SP Mesa-redonda, Do moderno à autonomia da linguagem, no CCBB de Brasília / 28° SARP - Salão de Arte de Ribeirão Preto Nacional-Contemporâneo
ANO 3 N. 64 / 26 de maio de 2003




NESTA EDIÇÃO:
Movimentos Improváveis - O Efeito-Cinema na Arte Contemporânea no CCBB-RJ, ObraPrima.net
Sombra e Luz no cep 20000 no Sérgio Porto, Rio de Janeiro
Paráfora na Galeria de Arte da UFSC, Florianópolis
Yacoff Sarkovas fala no Fórum das Artes no Sérgio Porto, Rio de Janeiro  HOJE
Mesa-redonda, Do moderno à autonomia da linguagem, no CCBB, Brasília
Uma introdução ao acaso e aos jogos no SENAC, São Paulo
INSCRIÇÕES
28° SARP - Salão de Arte de Ribeirão Preto Nacional-Contemporâneo, Ribeirão Preto
Workshop Procedência & Propriedade - 16ª edição, Rio de Janeiro
Catálogo do próximo leilão da Bolsa de Arte



Elsewhere, de Egbert Mittelstadt

Movimentos Improváveis - O Efeito-Cinema na Arte Contemporânea no CCBB - RJ

FERNANDA LOPES para o ObraPrima.net


É quase impossível falar do filme Matrix sem se lembrar dos novos efeitos especiais que ele trouxe, e que mais tarde foram usados em outros filmes e até em videoclipes. Todos se lembram das cenas de lutas congeladas, mas poucos sabem que o responsável pela criação foi o renomado fotógrafo e artista plástico francês Emmanuel Carlier. A exposição Movimentos Improváveis – O Efeito-Cinema na Arte Contemporânea, que abre hoje, dia 19 de maio, às 19h30, para convidados no Centro Cultural do Banco do Brasil do Rio de Janeiro, vai recuperar a relação entre artes plásticas e cinema.

A mostra traz ao Brasil, pela primeira vez, artistas de renome internacional, como Alain Fleischer, diretor do Studio de Arte Contemporânea Le Fresnois, na França e Thierry Kuntzel,  renomado fotógrafo e artista plástico francês e Emmanuel Carlier, um dos artistas que criaram os efeitos especiais no filme Matrix, entre outros artistas de diferentes nacionalidades, e com grande presença da arte contemporânea francesa.  Além disso, o público terá a oportunidade de ver uma montagem de uma instalação inédita de Hélio Oiticica da série Cosmococa, 1973, “Quase-Cinema” um trabalho pioneiro dos anos 70 que marca a presença do Brasil na exposição, com uma obra histórica.

LEIA A CONTINUAÇÃO no ObraPrima.net: http://www.obraprima.net/materias/materias.phtml?pin=846

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sombra e luz
performance: Domingos Guimaraens / Nadam Guerra / Adelmo Lapa / Cadu Cinelli / Ynaiê Dawson / Chacal
 música: Fran e a Chama Violeta / André Weller / Paula Leal
 poesia: Guilherme Levi / Jean Queirós / Adriana Pinheiro / Veronica Diaz
 dança: Helena Vieira / Patrícia Barcellos
 
27 de maio, terça-feira, 20h

Espaço Cultural Sérgio Porto
Rua Humaitá 163
(entrada pela Rua Visconde Silva)
Rio de Janeiro   21 2266-0896
Ingresso: R$ 4

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Paráfora
Adriana Barreto, Aline Dias, Ana Paula Cardoso, Bianca Scliar, Bianca Tomaselli, Ellen Thaler, Francini Gaspodini, Georgia Mesquita, Joceane Willerding, Priscilla Zaccaron, Sandra Checluski, Teresa Siewerdt
 
27 de maio, terça-feira, 20h

Galeria de Arte da UFSC
Centro de Convivência - Campus Universitário da Trindade
Florianópolis   SC
48-331-9683
http://www.dac.ufsc.br
Segunda a sexta-feira, das 10h30 às 18h.

Serão mostrados trabalhos em diversas linguagens: Fotografias e registros de ações de Georgia Mesquita,Aline Dias,  Ellen Thaler e Teresa Siewerdt, trabalhos usando a fotografia além dos seus moldes técnicos. Uma intervenção interativa, de Adriana Barreto. Uma intervenção de parede, de Priscilla Zaccaron. Um vídeo instalação, de Ana Paula Cardoso. Trabalhos em gravura de Joceane Willerding, Sandra Checluski e Bianca Tomaselli. Performances de Bianca Scliar  e Francini Gaspodini que acontecerão no dia da abertura do evento. 

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Fórum das Artes - palestra
Yacoff Sarkovas

26 de maio, segunda-feira, 21h30

Fórum das Artes-Rio
Espaço Cultural Sérgio Porto
Rua Humaitá 163
(entrada pela Rua Visconde Silva)
Rio de Janeiro
21 2266-0896

Yacoff Sarkovas, consultor de patrocínio empresarial e presidente da Articultura, é o próximo convidado do Fórum das Artes-Rio, um movimento que desde janeiro discute políticas culturais públicas para a cidade do Rio de Janeiro. Ele fará uma palestra sobre fontes de financiamento da cultura, analisando as distinções entre o mercado, o mecenato, o patrocínio e o investimento público, e expondo sua opinião contrária ao atual modelo das leis de incentivo do país.

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Mesa-redonda
Do moderno à autonomia da linguagem
Palestrantes: Evandro Salles, Grace Freitas e Graça Ramos; Mediação: Paulo Herkenhoff

27 de maio, terça-feira, 19h30

Teatro do Centro Cultural Banco do Brasil
SCES Trecho 2 lote 22
Brasília DF
61-310-7081 / 7227
ccbbdf@bb.com.br
http://www.cultura-e.com.br
Exposição até 1º de junho de 2003.

Evandro Salles é artista plástico, professor e produtor cultural. Nascido em Belo Horizonte, estudou na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro, onde veio a lecionar. Ministrou cursos temporários no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo e na Universidade de Brasília, entre outros. Realizou exposições individuais e participou de coletivas em várias cidades brasileiras e no exterior, recebendo vários prêmios. Foi um dos fundadores da Fundação Athos Bulcão, em 1992, ocupando o cargo de secretário executivo da instituição até maio de 1996. Assumiu a função de Secretário Adjunto de Cultura do Distrito Federal em 1997/98, recebeu notório saber pela UnB, em 1998, e três anos mais tarde fundou o espaço cultural Arte Futura e Companhia, dedicado a exposição de arte contemporânea. É ilustrador e mestre em arte e tecnologia.

Grace Maria Machado de Freitas graduou-se com bacharelado em pintura, na Universidade de Goiás, em 1967, e tornou-se mestre em Sociologia da Arte, pela Universidade Sorbonne, em Paris, França, 1975. Também na Sorbonne conclui pós-doutorado no Centre d’Histoire et Théorie em Sciences Sociales. Professora de Teoria e História da Arte em diversas disciplinas no departamento de Artes Visuais da Universidade de Brasília, desde 1976. É curadora e crítica de arte.

Graça Ramos é jornalista e trabalhou nos principais órgãos da imprensa brasileira. Mestre em Literatura Brasileira, está concluindo o doutorado em História da Arte na Universidade de Barcelone, com uma tese sobre a vida e a obra da escultora surrealista brasileira Maria Martins (1894-1973). Em Brasília, coordenou as atividades do espaço Arte Futura e Companhia. É autora de Ironia à Brasileira – o enunciado irônico em Machado de Assis, Oswald de Andrade e Mario Quintana (editora Paulicéia).

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Seminário
Uma introdução ao acaso e aos jogos
Prof. Dr. Solon Venâncio de Carvalho

27 de maio, terça-feira, das 14h às 16h

SENAC
Rua Scipião 67
Lapa   São Paulo
11-3866-2500 / 3862-9199
cca@sp.senac.br.

Serão discutidos alguns dos principais resultados da teoria matemática do acaso e dos jogos. Serão tratados alguns conceitos da teoria das probabilidades e da teoria dos jogos, tais como: algoritmo min-max, eficiência de Pareto, equilíbrio de Nash. Serão abordadas algumas aplicações das teorias.

Solon Venâncio de Carvalho é Doutor em Automática e Engenharia de Produção pela Universidade Paul Sabatier – UPS, Toulouse, França, 1991 e Pesquisador do INPE/LAC

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28° SARP - Salão de Arte de Ribeirão Preto Nacional-Contemporâneo
Aberto a artistas brasileiros, e estrangeiros legalmente residentes no Brasil há mais de três anos. Serão aceitas inscrições individuais e coletivas em todos os campos das artes visuais. As obras inscritas deverão ser recentes com produção a partir de 2001.
Serão outorgados três prêmios aquisitivos, no valor de R$ 4 mil cada, menos os impostos, pagos até a data de abertura da mostra., sendo que os três artistas premiados estarão automaticamente agendados para uma exposição (Individuais Simultâneas) no MARP, no primeiro semestre de 2004.

Inscrições até 1º de julho de 2003
Pré-seleção: 5 e 6 de julho de 2003.
Recebimento das obras originais: 8 a 17 de julho de 2003.
Seleção e premiação: 19 e 20 de julho de 2003.
Abertura do salão: 1º de agosto de 2003.
Bate-papo: 2 agosto de 2003.
Exposição no MARP: até 3 de setembro de 2003.

MARP - Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi
Rua Barão do Amazonas  323
14010-120   Ribeirão Preto   SP
Informações: 16-610-2773
Terça a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 18h.
marp.cultura@ribeiraopreto.sp.gov.br
http://www.marp.ribeiraopreto.sp.gov.br

VEJA O REGULAMENTO COMPLETO no edital, localizado no informativo desta página
http://www.marp.ribeiraopreto.sp.gov.br.

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Inscrições Abertas
Procedência & Propriedade - 16ª edição
workshop intensivo de desenho e conceitualização
Professor:  Charles Watson (Diretor do projeto Dynamic Encounters - Professor da Escola de  Artes Visuais do Parque Lage)

4 de julho à 9 de agosto de 2003

Atelier
Rua Mundo Novo 1045
Botafogo   Rio de Janeiro
21-2553-3748 / 2554-8890
wats352@attglobal.net
Duração: 5 semanas
Turma de até 20 alunos

 
O workshop Procedência & Propriedade é um curso intensivo que usa o desenho como seu principal veículo.

O Desenho é visto como meio de construir idéias, e não apenas de traduzi-las ou expressá-las.

A proposta de imersão durante cinco semanas resulta em um volume de produção normalmente equivalente a um ano de trabalho.

O curso é concebido para artistas plásticos, arquitetos, programadores visuais, designers e para todos cujo trabalho depende de inteligência visual.
Histórico

O workshop Procedência & Propriedade, ao longo de suas 14 edições nos últimos 8 anos, tem exercido importante papel na formação de diversos profissionais não apenas do Rio de Janeiro, mas também de outros estados brasileiros. Originalmente concebido para um grupo de alunos de pintura, hoje destina-se a artistas plásticos, arquitetos, programadores visuais, designers e a todos cujo trabalho depende de inteligência visual.

Desde 1994, tendo recebido cerca de 250 participantes, o curso  vem evoluindo e expandindo-se de acordo com o aperfeiçoamento de sua filosofia, que visa cada vez mais enfatizar a importância do trabalho contínuo e concentrado. Para tanto, dispõe de um atelier de 115m2, disponível com exclusividade para o workshop, onde é possível colocar em prática essa proposta.

Objetivos

A tarefa de concentrar tempo contínuo de atividade e foco inteligentemente direcionado gera uma surpreendente produção, particularmente importante para a formação de vocabulário plástico, assim como para a reciclagem de processos de trabalho, valendo-se do ambiente reflexivo e questionador do curso.

Evidências sugerem que, com freqüência, fracassamos nas tentativas de resolver problemas, não porque sejam insolúveis, mas sim por desistirmos  prematuramente. Todos temos um ponto a partir do qual paramos de trabalhar ou investir, um limiar que não costumamos ultrapassar, entre a desistência e uma nova região extremamente fértil. Às vezes, esse limiar se forma por cansaço, mas na maioria dos casos se dá por tédio, desânimo, incerteza, ou medo de errar, e assim sucumbimos, já frustrados, ou com a sensação de que poderíamos ter ido além ou feito melhor.

Procedência & Propriedade é um curso que simula uma situação de intenso foco de energia sobre uma área de problema, sem distrações, e mostra os inevitáveis resultados e surpresas que aguardam quem participa desse processo.

O sistema de exercícios planeja a imersão do participante em questões visuais com ênfase nos seguintes tópicos:

percepção de problemas visuais: aprender a ler, perceber e decodificar os problemas visuais propostos por uma pintura, um desenho, uma escultura, um filme, uma instalação etc;

articular e trabalhar problemas visuais: aprender a verbalizar (traduzir em palavras ou textos) um problema visual de forma a abordar mais objetivamente um universo que habitualmente descrevemos com meios subjetivos;

desenvolvimento de critérios pessoais:  desenvolver rigor e independência  na capacidade de criticar, avaliar e redirecionar seu próprio trabalho;

desenvolvimento de linguagem pessoal:  adquirir, através dos exercícios propostos,  um vocabulário visual e pessoal apoiado na disciplina e na intensa produção;

desenho como ferramenta: aprender a utilizar o desenho como meio de construir idéias, e não  apenas de traduzi-las ou expressá-las;

limites: reconhecer que a presença de limites, e não a sua ausência, é pré-requisito para a formação de novas idéias e soluções criativas;

flexibilidade: alertar para as eventuais modificações naturais do processo (desenho ou pintura), e organizar novas estratégias compatíveis com a situação emergente;

entender uma linguagem: contextualizar situações visuais  formadas por vocabulários formais (forma, cor, linha, plano, texturas, dimensões etc) ou conceituais (idéias, intenções, linhas de raciocínio);

manipular  linguagem:  aplicar, na prática do próprio trabalho, na articulação de idéias e na consciência de outras linguagens,  o vocabulário adquirido, produzindo uma linguagem particular ou pessoal;

disciplina: seguir os prazos propostos, praticar a concentração e a continuidade no trabalho;

foco: delimitar áreas de ação e direcionar os investimentos de energia;

independência: adquirir capacidade de se auto-impor tarefas, planejar processos de trabalho, tornar-se consciente de suas próprias limitações tanto na leitura visual quanto na prática.

Metodologia

Ao longo do período de cinco semanas,  será exigido de cada participante  a permanência mínima de seis  horas diárias, durante seis dias por semana. Tal investimento de tempo ininterrupto propicia uma mudança de atitude no confronto com nossos próprios limites, provocando o surgimento de novas e surpreendentes respostas. As primeiras duas semanas são dedicadas a constantes exercícios, alguns cronometrados, até que o aluno alcance um patamar a partir do qual começa a formar seu próprio critério . O processo todo é documentado em DVD, cujas fitas são usadas  durante o workshop como apoio didático, tanto para avaliação de estratégias  individuais, como para levantamento de fatores compositivos.

Vídeos e palestras

Além da parte prática, o workshop será complementado com sessões de vídeo, exibindo entrevistas e depoimentos sobre a vida, obra, e processo criativo de artistas e cientistas de notável contribuição para o pensamento humano, particularmente aqueles para quem a visualização ou o desenho têm sido importantes métodos de articulação de idéias.
Na área da ciência: Buckminster Fuller, David Bohm, Richard Feynman, Roger Penrose.
Nas artes: Jackson Pollock, Willem de Kooning, Francis Bacon, Robert Rauschenberg, Marcel Duchamp, Marina Abramovitch, Frank Stella, Schnabel, Frida Kahlo, Richard Long, Bill Viola, Elizabeth Murray, David Hockney, Picasso, Howard Hodgkin, John Cage.

Toda segunda-feira, às 19:00h, haverá palestras de artistas, teóricos ou cientistas, discorrendo sobre a importância da visualização no processo de concepção de novas idéias.

Jantares

Como meio de ritualizar o término  de uma semana de trabalho, aos sábados, quatro pessoas do grupo oferecem  um jantar para os demais. Esse evento propicia um momento de descanso, relaxamento e diversão, antes do início da nova semana.

Contato com participantes anteriores

Caso informações adicionais se mostrem necessárias, serão fornecidos números de telefone de participantes de workshops anteriores, para que o interessado possa  entender melhor a dinâmica do curso.

Alojamento

Para residentes fora do estado do Rio de Janeiro, podemos oferecer alojamento durante o período do curso. A acomodação pode ser em quarto simples ou duplo. Há também uma cozinha exclusiva para os integrantes do curso.  Uma ampla videoteca de mais de 300 filmes sobre arte e pensamento criativo ficará disponível durante todo o período do workshop assim como uma grande quantidade de catálogos sobre arte contemporânea.

Horários

Durante o período do curso, o atelier estará aberto de segunda-feira a sábado, das 12:00h  às 2:00h  (14 horas diárias), podendo o aluno escolher o horário  mais conveniente.

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Leilão de Arte
Amilcar de Castro, Antonio Dias, Artur Barrio, Cildo Meireles, Daniel Senise, Eduardo Sued, Franz Weissmann, Iberê Camargo, Miguel Rio Branco, Mira Schendel, Roberto Magalhães, Vik Muniz, Waltercio Caldas, e outros.

Veja o catálogo completo, com estimativas, do leilão do dia 17 de junho de 2003

Bolsa de Arte
http://www.bolsadearte.com

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  Canal Contemporâneo
primeira mídia global de arte contemporânea brasileira
http://www.canalcontemporaneo.art.br/projetos.htm#
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