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DF/RJ/SP/Mercosul Prorrogado o prazo de inscrições CCBB / Debate: Guggenheim-Rio na UCAM-Centro ANO 3 N. 38 / 01 de abril de 2003
NESTA EDIÇÃO:
Ducha e Felipe Barbosa
no Sérgio Porto, Rio de Janeiro HOJE
A_mostra Grátis no Sérgio Porto, Rio de Janeiro HOJE
Debate:
Guggenheim-Rio
na UCAM-Centro, Rio de Janeiro HOJE
Prorrogado
o prazo de inscrições do CCBB
Coleção Cisneros em Buenos Aires e Montevidéu,
ObraPrima.net
Cinco Conceitos da Filosofia de Gilles Deleuze,
ministrado
por Tatiana Roque

Felipe Barbosa
Ducha
1º de abril,
terça-feira, 20h
Espaço Cultural Sérgio
Porto
Rua Humaitá 163
(entrada pela R.
Visconde Silva)
Botafogo Rio de Janeiro
21-2266-0896
Terça a domingo, das 12
às 21h.
Exposição até 27 de
abril de 2003.
Entrada Franca.
“Fernando Reis, Arjan, Adriano Mello”, de Ducha (galeria 1, térreo)
Ducha (Eduardo Menezes Pacheco), 26 anos, escolheu convidar três outros
artistas plásticos para ocupar sua individual. Por isso intitulou a
mostra com o nome deles: Fernando Reis, Arjan, Adriano Mello.
Estes, porém, ‘exigiram’ a participação do anfitrião na exposição.
Portanto, vão realizar um trabalho de instalação na galeria, no qual os
quatro atuam em todo o processo. O que vai resultar só será conhecido
no dia da abertura.
A escolha dos três por Ducha se deve a um traço comum: estão em
atividade nas artes há quase uma década, mas não se renderam a nenhum
sistema. Os três trabalham independente de serem ou não absorvidos pelo
circuito de
arte.
Ducha diz ter interesse pela produção de outros artistas, a ponto de
ter em seu currículo "práticas curatoriais". Isto é, ele propõe uma
situação e convida seus pares para apresentarem trabalhos
individualmente. "Gosto de agrupar artistas em torno de uma idéia",
justifica-se.
Apesar de formado em pintura pela EBA/UFRJ, Ducha, assim apelidado
desde criança, prefere realizar intervenções urbanas, documentá-las em
vídeo, vídeoperformances... Ele argumenta que, na cidade, se interessa
mais "pela paisagem humana do que pela de concreto".
Mas também pode fazer trabalhos de apropriação declarada, como a obra
"After Sherrie Levine", com a qual foi selecionado para a I Mostra Rio
Arte Contemporânea. Eram seis pinturas monocromáticas justapostas,
baseadas no trabalho da artista norte-americana Sherrie Levine (After
Van Gogh, After Man Ray, After Duchamp…). Ducha tornou a obra de
Levine objeto da sua,
assim como ela faz com grandes nomes das artes.
O artista expõe desde 2000, somando 15 coletivas, entre as quais o
Panorama de Arte Brasileira de 2001. Seus vídeos já foram selecionados
para mostras em Ottawa, Canadá, e em Hamburgo, Alemanha. Em 2000,
recebeu
o prêmio Interferências Urbanas pelo "Projeto Cristo Redentor". Esta é
sua segunda individual no Rio.
“Mapas”, de Felipe Barbosa (galeria 2, segundo andar)
Felipe Barbosa, 25 anos, apresenta a exposição “Mapas”, com nove
trabalhos bidimensionais, divididos em cinco mapas de consumo e quatro
mapas de
circulação, realizados a partir de 2001, todos inéditos.
Para a série consumo, o artista recolheu cerca de 4.000 tampas usadas
de bebidas alcóolicas e não alcóolicas em cada cidade por onde passou
nos últimos dois anos: Rio de Janeiro, Madri, Paris, Barcelona e
Fortaleza. As tampas são pregadas sobre madeira, aglomeradas por marcas
em forma circular, considerando o deslocamento do artista dentro das
cidades.
Visualmente, os conjuntos maiores de tampinhas começam a "fagocitar" os
menores, no caso das localidades em que o consumo de uma bebida é muito
maior do que o das demais. Em Paris, por exemplo, o artista não
encontrou uma marca hegemônica em suas andanças.
Felipe explica que são "mapas quantitativos e não geográficos",
registros da vivência personalizada e única nas cidades. Foi por isso
que ele optou por catar pessoalmente seu material, ao invés de pedir em
um bar ou a
amigos que o fornecessem.
Os mapas de circulação são a reprodução fiel das linhas de metrô das
cidades de Paris, Madri e Barcelona, redesenhados com bilhetes de metrô
colados sobre lona crua. Neste caso, ele vai a todas as estações para
obter a matéria prima - os tíquetes.
Em 2001, o artista, já graduado em pintura pela Escola de Belas Artes
da UFRJ, ganhou uma bolsa de residência da Prefeitura de Madri. Foi lá
que surgiu a idéia dos mapas. No ano seguinte, ele passou uma temporada
na
Cité Internationale des Arts, Paris, com bolsa-ateliê por sua
participação no programa Rumos Visuais Itaú Cultural. Nessa época,
esteve em Barcelona. A ida a Fortaleza se deu em dezembro de 2002, como
participante da I Bienal Ceará América. Rio de Janeiro é a cidade onde
vive e trabalha.
Felipe Barbosa expõe desde 2000. Atualmente é mestrando em Linguagens
Visuais na EBA/UFRJ. Esta é sua quarta individual. Seu currículo soma
29 participações em coletivas e salões em várias cidades brasileiras e
em Madri e Paris.
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A_mostra Grátis
Angela Freiberger, Célia Pattacini, Felipe Barbosa, Rosana Ricalde, Gisele Ribeiro/Carmem
Riquelme/Nathali Neri
1º de abril,
terça-feira, 20h
Espaço Cultural
Sérgio Porto
Rua Humaitá 163
(entrada pela R.
Visconde Silva)
Botafogo Rio de
Janeiro
21-2266-0896
PROGRAMAÇÃO
Pêssegos – 2’44’’ – 2002
Angela Freiberger (RJ)
O vídeo é uma releitura do conceito de natureza-morta, na obra de
Cézanne.
Marcando o passo – 5’30’’ – 2002
Célia Pattacini (RJ)
"Marcando o passo" é um trabalho resultante de uma performance
realizada na Fundição Progresso, RJ, com registro em vídeo. Nele os
sujeitos deixam suas impressões plantares que vão perdendo os seus
contornos no espaço,
num processo de diluição na medida em que as marcas vão se sobrepondo
continuamente.
Persisto – 5’15’’ – 2002
Rosana Ricalde (RJ)
Palavra persisto escrita a lápis sobre a parede até o fim do lápis à
partir de “I will not make any more boring art” de John Baldessari
(1971).
área ocupada: 260cm de largura x 90cm de altura
O Homem Bomba – 5’30’’ – 2002
Felipe Barbosa (RJ)
Vídeo que registra a ação de acender o pequeno objeto “O Homem Bomba”.
Salão de Pintura – 3’15’’ – 1999
Gisele Ribeiro/Carmem Riquelme/Nathalie Nery (RJ)
Filme/performance. Numa tarde três mulheres entram num salão para
tornarem-se iguais. Meta-filme, meta-pintura, meta-identidade.
A_mostra grátis acontece mensalmente no Espaço Sérgio Porto, no dia da
abertura das exposições. São cinco vídeos a cada edição. O objetivo é
dar espaço a artistas, cineastas, videomakers, brasileiros ou
estrangeiros, em
diferentes percursos profissionais.
A mostra, realizada na área externa do Sérgio Porto, está aberta ao
público do vernissage e aos passantes, já que a exibição é ao ar livre.
A programação é exibida mais de uma vez ao longo da noite, a partir das
20h.
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Encontros com a Cultura
Debate: Guggenheim-Rio
Romaric Büel -
Produtor Cultural e Professor do MBA em Gestão Cultural da UCAM
Maria de Lourdes Parreiras Horta - Museóloga e Diretora do Museu
Imperial
1º de abril, terça-feira,
18h
Universidade Candido Mendes
Salão Marquês de Paraná
Rua da Assembléia 10/42 andar
Centro - Rio de Janeiro
Coordenação: Escola Candido
Mendes de Marketing Cultural
21-2531-2000 ramal 257
markcult@candidomendes.edu.br
http://www.markcult.ucam.edu.br
A Escola Candido Mendes de Marketing Cultural divulga a
programação dos " Encontros com a Cultura ", módulo de extensão
universitária onde
acontecem debates e palestras com pessoas de destaque na cultura
carioca
e do país.
Debate: Guggenheim-Rio
9 de
abril, quarta-feira
Paulo Sérgio Duarte - Crítico de Arte, Coordenador do CESAP UCAM,
consultor acadêmico e professor da Escola Candido Mendes de Marketing
Cultural (a
confirmar)
Ricardo Basbaum - Artista Plástico, Professor da UERJ e da Escola
Candido Mendes de Marketing Cultural
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Prorrogado o prazo de inscrições de projetos para Centros
Culturais Banco do Brasil
até o dia 17 de
abril de 2003.
Centro Cultural Banco
do Brasil Rio de Janeiro
21-3808-2324
Centro Cultural Banco
do Brasil Brasília
61-310-2730 / 310-5467
Centro Cultural Banco
do Brasil São Paulo
11-3113-3618 /
3113-3651 / 3113-3652
http://www.cultura-e.com.br
O Banco do Brasil prorrogou até dia 17 de abril de 2003 o prazo de
inscrições para a seleção de projetos dos Centros Culturais Banco do
Brasil de São
Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, que irão compor a programação de
2004.
Inicialmente o prazo terminava em 31 de março mas, em virtude de
diversos
pedidos de interessados, o período foi estendido por mais alguns dias.
Podem ser inscritos projetos nas áreas de música, artes plásticas,
teatro, cinema e vídeo, além de seminários, palestras, debates de
idéias e programas educativos. Não há número definido de projetos a
serem escolhidos. Os interessados devem inscrever os seus projetos
exclusivamente pelo site de cultura do
Banco do Brasil – http://www.cultura-e.com.br.
Para a inscrição, é necessário fazer download de aplicativo disponível
no site, que traz todos os formulários a serem preenchidos. Podem
inscrever projetos tanto pessoas físicas como jurídicas, de qualquer
nacionalidade.
O Centro Cultural Banco do Brasil irá avaliar os projetos segundo
critérios como ineditismo (estréias nacionais nos Centros Culturais);
inovação (aposta em novos talentos e linguagens); relevância cultural
(representatividade
em âmbito mundial);
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ObraPrima.net
Entrevista com Ariel Jiménez, curador da Coleção Cisneros
A Coleção Cisneros e o Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires
(MALBA) apresentam a exposição Geo-Metrías: Abstração Geométrica
Latino-Americana na Coleção Cisneros. A exposição reúne 110 obras de
artistas da Argentina, Brasil, Uruguai e Venezuela, assim como
trabalhos de artistas norte-americanos e europeus desde os anos 40 até
os anos 70. Organizada de forma não cronológica, Geo-metrías estabelece
conexões e comparações entre obras, movimentos e
artistas de diferentes países, relevando aspectos pouco conhecidos
tanto
de obras individuais como do desenvolvimento histórico da abstração
latino-americana. Entre os brasileiros, estão na exposição Lygia
Clark, Hélio Oiticica,
Lygia Pape e Mira Schendel. Um catálogo acompanha a exposição. Além
de
um ensaio escrito pelo curador da exposição e da Coleção Cisneros,
Ariel
Jiménez, a publicação traz também uma entrevista com Patrícia Cisneros,
presidente
e co-fundadora da Fundação Cisneros, realizada por Luis Enrique
Perez-Oramas, curador-assistente do Moma e consultor da Coleção
Cisneros. O catálogo
traz ainda cerca de 30 ilustrações.
LEIA A CONTINUAÇÃO no ObraPrima.net: http://www.obraprima.net/materias/materias.phtml?pin=807
Geo-metrias:
Abstração geométrica Latino-americana da Coleção Cisneros
Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires
Av. Figueroa Alcorta 3415
Buenos Aires Argentina
54-11-4808-6500 / 6598
info@malba.org.ar
http://www.malba.org.ar
Quinta a segunda, de 12h às 20h ; quartas, até às 21h.
Exposição até 19 de maio de 2003.
Museo Nacional de Artes Visuales
Julio Herrera y Reissig esq. Tomás Giribaldi, s/n
Parque Rodó 11300
Montevidéo Uruguai
598-2-711-60-54 / 61-24 / 61-27
Quarta a domingo, de 15h às 19h.
Exposição de 4 de julho a 25 de outubro de 2003.
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Cinco Afetos Conceitos da Filosofia de Gilles Deleuze em
Oito
Aulas
Tatiana Roque
de 7 de abril até 26 de maio de 2003; segundas, das 19h às 21h
Atelier Rio Comprido
Rua Santa
Alexandrina 445
(primeiro desvio
a direita logo apos a saida do Tunel Rebouças)
Rio Comprido
Rio de Janeiro
Inscrições:
21-2502-9649 / 2504-1869
PROGRAMA
O curso pretende ser uma introdução à filosofia de Deleuze através de
cinco conceitos, alguns dos quais inventados por este filósofo, que
perpassam
a maioria de seus escritos e funcionarão como chave para penetrarmos
lentamente em seu pensamento.
I. Devir
O que é um afeto nos homens e nos animais? A Etologia como ciência dos
afetos. Ser homem e devir animal. A reversão do platonismo e a
liberação
do simulacro. Nietzsche e a potência do falso.
II. Problema e teorema
Definição e exemplos: axioma, postulado, hipótese, problema e teorema.
A velocidade dos escólios em Espinoza. Tempo e eternidade. A gênese do
verdadeiro e do falso na linguagem. Bergson e as modalidades de falsos
problemas. O
poder genético de um problema. Um novo substantivo: o problemático.
III. Sentido e expressão
As dimensões da proposição. Paradoxos de significado e paradoxos de
sentido. Alice no país das maravilhas. Sobre alguns regimes de signos.
Para além
da distinção entre forma e conteúdo, entre forma e matéria, surgem a
máquina e o diagrama.
IV. Imagem-Tempo
(projeção do filme "O Ano Passado em Marienbad" de Alain Resnais e
Alain Robe-Grillet)
Sobre alguns sistemas de imagem. Imagem-movimento. O ayon e a duração.
A teoria das descrições de Bertrand Russel. O novo romance. As pontas
do
presente: Santo Agostinho e Alain Robe-Grillet. Reproductibilidade,
repetição
e eterno retorno: "não é a diferença que se diz do mesmo mas o mesmo
que
se diz da diferença!".
V. Dobra
Paul Klee e o ponto de inflexão. As singularidades. Séries e números
irracionais. Leibniz e o infinitesimal. A mônada e a casa barroca.
Tatiana Roque
Professora do Instituto de Matemática da UFRJ
Professora da Área Interdisciplinar de História e Filosofia da Ciência
da COPPE/UFRJ
Directrice de Programme do Collège International de Philosophie (Paris)
Doutora em Filosofia da Ciência (Université de Paris 7 e COPPE/UFRJ)
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