Página inicial

e-nformes

 

Acessar E-nformes Anteriores

Acesso a todos os e-nformes publicados desde a criação do Canal Contemporâneo em dezembro de 2000.

Para acessar os e-nformes anteriores é necessário ser associado ao Canal Contemporâneo.


Se você já se cadastrou, conecte-se na primeira página para acessar sua área pessoal e pedir o boleto na aba associação do editar conta. Se você nunca se cadastrou, preencha o formulário e, no final, escolha a opção associação paga. Conheça os planos de acesso do Canal e seus benefícios.


Modos de recebimento dos e-nformes


O Canal Contemporâneo publica 2 e-nformes semanais contendo informações sobre o circuito de arte contemporânea e políticas culturais relacionadas.

- Para receber a edição COMPLETA, com textos e imagens, torne-se um associado pagante e contribua para a manutenção da iniciativa.

- Para receber a edição SIMPLIFICADA, apenas com os linques para os conteúdos, basta ser um usuário cadastrado.

 


Pesquise por palavras e/ou expressões (entre aspas)

RJ/RS/SP HOJE Encontro no Parque Lage / Grupo de Estudos do MARP
ANO 3 N. 23 / 25 de fevereiro de 2003




NESTA EDIÇÃO:
Encontro no Parque Lage, Rio de Janeiro  HOJE
Dynamic Encounters Videos no Parque Lage, Rio de Janeiro  HOJE
Lançamento de catálogos no ITO, São Paulo  HOJE
Grupo de Estudos do MARP, Ribeirão Preto  HOJE
Conversa com artistas na Vermelho, São Paulo
Arte e Mercado no Santander Cultural, Revista Digital da FIC
Respostas ao texto de Rubens Pileggi Sá sobre Koellreutter


ENCONTRO NO PARQUE LAGE
artistas, críticos & simpatizantes
Vamos botar o nosso bloco S/TÍTULO na rua!
ações artísticas, política cultural, carnaval,...

25 de fevereiro, terça-feira, às 19h

Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Rua Jardim Botânico 414
Rio de Janeiro
Depois do carnaval, todas as segundas-feiras, às 19 horas, no Parque Lage.

volta ao topo


Dynamic Encounters Videos
Encontros em vídeo com pessoas notáveis na arte e ciência

25 de fevereiro, terça-feira, das 19h30 às 22h

Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Rua Jardim Botânico 414
Rio de Janeiro  
Informações sobre o curso: 2553-3748 / 2553-9224.
Inscrições: 2538-1879 / 2538-1091.
Os encontros serão sempre às terças-feiras.


Exibição de vídeos sobre a obra, vida e processo criativo de artistas e cientistas de notável contribuição para o pensamento humano.  Estes filmes mostram a surpreendente semelhança  entre os processos de conceitualização utilizados por criadores de diferentes disciplinas.

A mostra abrange o período a partir do Renascimento até nossos dias, enfatizando a contemporaneidade. Para isto, contamos com uma coleção de mais de duzentos vídeos, onde personagens diversos, ligados `a história da arte e da ciência, são entrevistados abordando temas como: pintura, escultura, instalação, animação, performance, além de física quântica, cosmologia, inteligência artificial e sistemas não lineares.

Alguns desses personagens são:  Joseph Beuys, Richard Serra, Dan Graham, Sam Taylor Wood, Sean Scully, Cristian Bolthanski, Mona Hatoum, Rebecca Horn, Robert Irwin, Pablo Picasso, Jackson Pollock, Marina Abramovitch, Alexender Calder, Elizabeth Murray, Kiki Smith, Louise Bourgeoise, Matisse, Barnett Newman, e, na área de ciência, Richard Feynman, Paul Davies, Roger Penrose, David Bohm, Ilya Prigogine, Fritjoff Capra, entre outros.

Os vídeos serão exibidos com tradução simultânea e após cada sessão haverá discussão sobre o tema abordado.

volta ao topo


Lançamento de quatro catálogos do projeto
A Recente Trajetória da Arte Brasileira

25 de fevereiro, terça-feira, às 20h

Instituto Tomie Ohtake  
Av. Faria Lima 201
(Entrada pela Rua Coropés)
Pinheiros São Paulo
11-6844-1900

No segundo semestre de 2002, o Instituto Tomie Ohtake realizou o projeto A Recente Trajetória da Arte Brasileira composto de quatro exposições: Mapa do Agora, visão panorâmica da arte nas últimas cinco décadas, segundo obras da coleção Sattamini, do Museu de Arte Contemporânea de Niterói; Do Conceito ao Espaço, obras de Regina Silveira e Eduardo Coimbra trazem a questão conceitual, a mais importante mudança na arte brasileira do período e, no caso, aplicada à questão do espaço; Edifício da Arte, análise de 19 espaços de exposições novos, reformados ou ampliados nos últimos dez anos; e Territórios, obras de nove artistas apontam a atual situação da arte contemporânea, com vistas para o futuro.

“As últimas cinco décadas compõem o período tema destas exposições, no qual o Instituto Tomie Ohtake estará focado primordialmente, coincidindo com os anos da artista Tomie Ohtake dedicados às artes”, explica Ricardo Ohtake, diretor do Instituto.  Ele lembra que, no Brasil, este período abriga intenso movimento cultural, como a internacionalização provocada pelas Bienais de São Paulo, o popular-nacionalismo, os antagonismos à ditadura militar, os anos de abertura política e de um novo surto internacional, com o advento da arte conceitual e a formação do que veio a se chamar arte contemporânea.
 
Estas mostras – realizadas com o patrocínio da Petrobras, Petrobras Distribuidora, CBMM -Companhia Brasileira de Metais e Metalurgia, Eletrobrás e Unisys – produziram material complementar: flyers, folders e videodocumentários para levar os visitantes a uma melhor compreensão de cada proposta. Agora, o Instituto Tomie Ohtake, também com a colaboração destas empresas, lança estes quatro catálogos, contendo, além das obras das mostras, 46 textos sobre as diferentes manifestações da arte nestes 50 anos - artigos, entrevistas e depoimentos - de críticos e artistas, como Mario Pedrosa, José Geraldo Vieira, Frederico Morais, Paulo Herkenhoff, Aracy Amaral, Agnaldo Farias, Cildo Meirelles, Samson Flexor, Luiz Paulo Baravelli, Daniel Senise, entre outros. Há, ainda, comentários sobre os 19 novos espaços para exposições, incluindo texto de Amir Labaki e os ensaios curatoriais de todas as mostras.
 
Com tiragem de 3.000 exemplares, o conjunto, com quatro catálogos, será vendido por R$ 60,00, no Instituto Tomie Ohtake: Mapa do Agora (208 páginas); Do Conceito ao Espaço (88 páginas); Edifício da Arte (48 páginas); e Territórios (96 páginas).

volta ao topo


Grupo de Estudos - MARP
abertos aos artistas plásticos e interessados
Apresentação de vídeo: "Alexander Calder" e debate   
25 de fevereiro, terça-feira, às 18h30

MARP - Museu de Arte de Ribeirão Preto
Rua Barão do Amazonas 323
Ribeirão Preto   SP   14010-120
Informações: 16-610-2773, de terça à sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h.


O Grupo de Estudos no MARP, iniciou suas atividades no segundo semestre de 2002. Nos encontros semanais, após apresentação de vídeo, leitura de textos, ou análise de produções artísticas, um debate é iniciado priorizando temas cotidianos e assuntos pertinentes à Arte Contemporânea.

volta ao topo


conversa com os artistas
André Komatsu, Fellipe Gonzalez, Marcelo Cidade e Tiago Judas

26 de fevereiro, quarta-feira, às 20h
 
Galeria Vermelho
Rua:: Minas Gerais 350
Higienopolis   São Paulo
11-3257-2033   info@galeriavermelho.com.br
http://www.galeriavermelho.com.br

volta ao topo


Arte e Mercado
Reportagem sobre o seminário realizado no Santander Cultural – Porto Alegre

A associação de obras de arte a produtos de consumo é uma realidade cada vez mais comum nos dias de hoje, mas nem por isso menos controversa. A política de licenciamento, a utilização de obras artísticas pela publicidade e os limites e mecanismos de proteção garantidos pela lei do direito autoral são questões que dividem opiniões e suscitam muitas perguntas. Na última semana, empresários, designers, publicitários, advogados e gestores culturais discutiram esses temas em três debates promovidos pelo Santander Cultural, em Porto Alegre.

LEIA A CONTINUAÇÃO na Revista Digital da Fundação Iberê Camargo: http://iberecamargo.uol.com.br/content/revista/reportagens.asp?codrep=36

volta ao topo


Respostas ao texto sobre Koellreutter
publicado no Alfabeto Visual de 14/2 por Rubens Pileggi Sá,
e retransmitido pelo Canal Contemporâneo em 16 de fevereiro de 2003.


Na sua falta de rigor jornalístico e em sua ânsia sensacionalista, Rubens Pileggi Sá, o autor da matéria sobre Koellreutter que hoje circula pela internet, conseguiu gerar um equívoco, um mal-estar e um mal-entendido sem proporções.

Abaixo, protestos indignados contra a atitude do jornalista, em textos de Regina Porto (musicista, radialista, jornalista) e Nenem Krieger (ex-secretária de HJK e esposa de Edino Krieger), ambas ex-colaboradoras próximas de HJK.



Na qualidade de ex-aluna e antiga colaboradora do Prof. Koellreutter, gostaria de recomendar ao autor do texto uma apuração mais rigorosa dos fatos antes de vir a público involuntariamente divulgá-los de forma distorcida.

A título de esclarecimento:

1- O professor tem garantidos, sim, da Alemanha, aposentadoria e convênio-saúde de altos padrões;
2- Todo o seu patrimônio móvel e imóvel, adquirido em décadas de Brasil, é hoje integralmente administrado em família, que goza de situação financeira estável e movimenta diversos negócios;
3- O Instituto Goethe não tem o status administrativo de instituição beneficente, social ou previdenciária;
4- No passado recente, um grupo de alunos se prontificou a prestar qualquer assistência necessária ao professor, fosse no âmbito moral ou material, caso necessária;
5- Há quase dois anos, porém, e desde o agravamento de sua doença, por determinação da família contatos e/ou visitas ao professor são expressamente proibidos, não obstante a insistência, por vezes até inconveniente, de muitos de nós.
6- Relatos de um médico e ex-aluno seu dão conta de uma notável recuperação do estado físico, psicológico e intelectual do professor.

Nenhuma dessas informações, evidentemente, alivia um quadro de solidão e confinamento por si tristíssimo.

Mas não é com o dedo em riste e um falso alarme que o jornalista Rubens Pileggi Sá, ainda que movido pela melhor das intenções, pressupõe-se, irá prestar alguma ajuda concreta: os obstáculos são reais e intransponíveis. Pessoalmente, interpreto que esse seu julgamento acaba por resultar em algo um tanto degradante para a imagem sempre digna de um mestre altivo e, indiretamente, ofensivo para muitos de seus parceiros e cúmplices de vida profissional.

Regina Porto/
SILENTE - Escritório da Música
11. 3663 2188


"Queridos amigos,
ao tomar conhecimento da mensagem sobre o Koellreutter, que me chegou também por e-mail há 3 dias por outras fontes, fiquei muito assustada com os equívocos contidos na notícia e a leviandade do signatário. Não conseguindo falar com o Tim Rescala para trocar umas idéias, fui a fonte. Sabendo que Margarita Schack, (para quem não sabe é a mulher do Koellreutter), está na Alemanha, passei um fax sobre o assunto para uma
amiga nossa em comum, que o repassou para a Margarita.

Como trabalhei durante anos no Goethe-Institut do Rio e com o Koellreutter 5 anos, até ele sair porque era hora de se aposentar (No Goethe-Institut não fica nenhum funcionário com mais de 65 anos) tinha certeza que aposentadoria ele tinha. Idéia do que isto representa em $ não sei,  só sei que não é uma aposentadoria como a do nosso famigerado INSS para a maioria. Que ele tem plano de saúde, eu também sabia. Que a mulher dele sempre trabalhou,  primeiro como musicista, já cantou nos quatro cantos do mundo, e nos últimos anos dedicando-se a sua causa do Aurasoma, eu também sabia.

O Koellreutter está doente, é verdade. É pena que isto não seja mentira. Mas aonde está caracterizado o abandono? Ele está cercado de todos os cuidados materiais que necessita e com sua mulher, que sempre viajou muito, frequentemente no apartamento de SP. O que chegou ao meu conhecimento é que por ordens médicas, ele não deve receber muitas visitas, porque fica muito agitado depois.

Esquecido? Abandonado? No ano passado, o Centro Cultural Banco do Brasil do Rio acolheu um projeto idealizado por um de seus alunos, o compositor Tato Taborda, que foi todo ele uma homenagem ao Koellreutter, com o conhecimento inclusive de sua mulher, que, por ele não estar passando bem,, telefonou para mim, como produtora de todo o ciclo que o homenageava, para comunicar que no dia específico em que se fez a retrospectiva de sua vida, uma idealização de seu outro aluno Tim Rescala, ele próprio no papel do Koellreutter, ela não poderia comparecer, até porque, me disse, ficaria muito emocionada. O próprio Tim Rescala esteve em SP com ele e comunicou a homenagem.De nossa parte tínhamos muita esperança que ele pudesse comparecer. Mas não foi possível. E o ciclo transcorreu ainda com a presença de  músicos ex- alunos de Koellreutter como Chico Mello, Sergio Villa-Franca e outros.

Amigos, alunos sumiram??? Com que autoridade este senhor Rubens escreve e
divulga pela internet tantas insandices.

Tanto os amigos e alunos sumiram, que é enternecedor, no mínimo, ver a quantidade de pessoas, alunas ou não, amigas ou não, simples admiradores se perguntarem pela internet, e até jornalistas crédulos publicarem, todos atônitos com a notícia, o que se pode fazer para ajudar o Koellreutter. A Margarita Schack não conhece o signatário em questão, não sei se algum filho do Koellreutter o conhece, mas a questão ética foi quebrada, porque no texto estão inseridas inúmeras inverdades.

O que podemos fazer para ajudar, eu digo ao sr. Rubens,( infelizmente não sei o e-mail dele, quem souber por favor retransmita este meu texto): vamos ajudar o Koellreutter procurando através dos familiares saber como ele está, fazendo homenagens, mesmo que ele não se dê muito conta ou não possa comparecer, respeitando sua privacidade como ele sempre fez consigo e com os outros, Koellreutter tratou sempre sua vida particular com muita discrição. Perverso e cruel foi o texto divulgado, que atinge não só a dignidade de um músico que é ponto de referência para várias gerações, como também atinge a todos os que se preocupam e o reverenciam sempre.

Sr. Rubens, o senhor com certeza não sabe, pois não conviveu com ele, mas se Koellreutter lesse seu texto, sorriria um pouco irônico e diria uma de suas frases favoritas: "O morto é o culpado"!"

Um abraço a todos
Nenem Krieger

volta ao topo


Assinaturas e renovações são fundamentais para a manutenção deste canal. E lembre-se, para receber TODOS os e-nformes é preciso ser assinante.

.http://www.canalcontemporaneo.art.br/projetos.htm#  

envio de conteúdo_    cadastre-se_    contato_    sobre o canal_