NESTA EDIÇÃO:
ARCO 2003 na Nara
Roesler, São Paulo
Lançamento do Livro Museu de Arte Moderna da Bahia,
Salvador
Reunião dos artistas, críticos e simpatizantes no AGORA,
Rio de Janeiro
Fernando Vilela no programa O Mundo da Arte, TV SENAC HOJE
Programa de Projetos RioArte, Rio de Janeiro
Simpósio Internacional de Arte Contemporânea de
Baie-Saint-Paul, Canadá
Entrevista
com o arquiteto Jean Nouvel, no jornal O Globo
ARCO 2003
Mostra dos Artistas Selecionados
Arthur Omar, Artur Lescher, Brígida Baltar, Gil Vicente, Laura Vinci, José Patrício, Niura Bellavinha e Paulo Pasta.
5 de fevereiro,
quarta-feira, às 21h
Galeria Nara Roesler
Av. Europa 655
São Paulo 11-3063-2344
nararoesler@nararoesler.com.br
http://www.nararoesler.com.br
Segunda a sexta, das 11h às 20h;
sábados, das 11h às 15h.
Exposição até 5 de março de 2003.
Valor das obras: 9 a 40 mil
reais.
A Galeria Nara Roesler
realiza, em São Paulo, mostra com os oito artistas que está levando
para ARCO 2003, uma das mais importantes feiras internacionais de arte
contemporânea, que acontece em Madri, de 13 a 18 de fevereiro.
“A escolha destes
artistas não foi por acaso, pois cada um deles ocupa posição de
destaque
na cena artística contemporânea brasileira e estão atuantes nos mais
importantes espaços do País”, explica Nara Roesler. Segundo ela, em
comum, o grupo
tem o caráter experimental e a forte densidade poética. O objetivo da
galeria é mostrar que o espectro da arte experimental em nosso país é
mais amplo ao normalmente apresentado em exposições e publicações
internacionais,
que ainda remetem a experimentação no Brasil às obras geradas a partir
de Hélio Oiticica e de Lígia Clark.
Sobre os artistas
Enquanto Brígida
Baltar, lidando com aspectos sutis da vida e da natureza – como nos
trabalhos
"Coleta da Neblina", "Coleta do Orvalho", "Coleta de Maresia" – usa
vídeos
e fotografias para registrar suas performances, Gil Vicente investe em
tinta preta sobre papel para construção de suas densas imagens de
pessoas
imersas na solidão.
Arthur Omar continua
sendo inclassificável. Em sua série de fotografias Antropologia da Face
Gloriosa, revelado como um dos tratados mais contundentes sobre o
êxtase, é ignorado por aqueles que o conhecem por ser o mais importante
videoartista brasileiro nas últimas duas décadas. Já Paulo Pasta é o
nosso pintor contemporâneo. Em suas telas imprime cores que aspiram a
um estado de exuberância e plenitude, mas tangenciam também o tênue fio
do desaparecimento: um casamento entre beleza e extinção.
Laura Vinci e Artur
Lescher trabalham como pólos opostos quando pensam o espaço: enquanto
Vinci se apropria de substâncias e instalações fluidas para discutir a
instabilidade dos corpos e seus elementos, Lescher realiza intervenções
que surpreendem pela precisão com que modificam espaço.
Para fechar o grupo, o
pernambucano José Patrício e a mineira Niura Bellavinha. O primeiro,
com sua arte que transita entre o orgânico e o inorgânico, entre a
construção e a ruína, entre a ordem e o acaso. Enquanto a segunda,
herdeira da tradição barroca de Minas Gerais, onde foi criada, utiliza
a pintura para liberar cores em tela, em vidro, com pigmentos
granulados mantidos em pequenos recipientes com os quais ela cobre
paredes e chão.
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Lançamento do livro
Museu de Arte Moderna da Bahia
5 de fevereiro,
quarta-feira, às 19h
Museu de Arte Moderna da Bahia
Av. Contorno s/n - Solar do
Unhão
40015-166 Salvador BA
71-329-0660
http://www.mam.ba.gov.br/
Será lançado
no próximo dia 5 de fevereiro, no Solar do Unhão, em Salvador, o livro
Museu de Arte Moderna da Bahia, uma cuidadosa publicação que mapeia a
trajetória do MAM-BA desde 1959, quando a arquiteta Lina Bo Bardi foi
convidada para implantá-lo, até os dias de hoje, quando é parte
fundamental do cenário das artes plásticas contemporâneas.
Os textos de Antônio
Risério e Denise Mattar não se restringem apenas em documentar
histórica e artisticamente a trajetória do museu, mas oferecem um
completo panorama da produção artística baiana, desde a descoberta do
Brasil, passando pelo importante movimento de vanguarda cultural nos
anos 1960.
Este passeio pela arte
brasileira é intercalado por 251 imagens, entre fotos do Solar do Unhão
realizadas por Mário Cravo Neto e uma seleção das mais importantes,
significativas
e belas obras do acervo do Museu, um meticuloso trabalho de curadoria
realizado por Denise Mattar.
Hoje o Museu de Arte
Moderna da Bahia possui uma importante coleção de arte moderna e
contemporânea – dentre as quais figuram nomes como Di Cavalcanti,
Djanira, Volpi, Tarsila do Amaral, José Pancetti, Arcanjo Ianelli,
Cândido Portinari, Manabu Mabe, Burle Marx, Scliar, Carybé, Mário Cravo
Júnior, Calasans Neto, Sante Scaldaferri, Genaro de Carvalho, Carlos
Bastos e Rubem Valentim. O Mam-BA realiza exposições internacionais
como as de Pablo Picasso, Francisco Goya, Henri Matisse e Yoko Ono.
A primeira edição, de
dois mil exemplares, patrocinada pela Petrobras será distribuída em
bibliotecas públicas, museus, universidades e instituições culturais no
Brasil e no exterior.
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Reunião de artistas, críticos & simpatizantes
para continuar o debate
sobre as mudanças na Política Cultural Municipal do Rio de Janeiro e a
construção do Museu Guggenheim - Rio
Foi
convidado o vereador Mário del Rey para falar sobre o museu.
5 de fevereiro,
quarta-feira, às 20h
AGORA
Rua Joaquim Silva 71, Lapa -
Rio de Janeiro
21-2224-6234 contato@agora.etc.br
http://www.agora.etc.br
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Programa de TV "O Mundo da Arte"
O programa
apresenta as obras e o processo de criação de um novo artista plástico,
o escultor e xilogravurista paulistano Fernando Vilela. Além de
esculturas e gravuras expostas em galerias e espaços culturais de São
Paulo ele apresenta uma série de pinturas, trabalho ainda inédito que
será mostrado em primeira mão no programa O MUNDO DA ARTE.
Reapresentação:
Dia 5/02 - 18h15/ Dia 6/02 -
7h15/ Dia 7/02 - 17h30
Dia 8/02 - 13h/ Dia 9/02 -
3h15/ Dia 10/02 - 16h00
TV SENAC NA OPERADORA EM
ALGUMAS CIDADES:
São Paulo: NET/ canal 3
Rio de Janeiro: NET São
Gonçalo/canal 29
Niterói: NET Niterói/canal 29
Florianópolis: UFSC TV
(NET)/canal 15
Brasil: Directv /canal
211
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Programa de Projetos RioArte
incrições até 14 de fevereiro de 2003
Rioarte - Instituto Municipal de Arte e Cultura
Rua Rumânia 20 - Laranjeiras
Rio de Janeiro 21240-140
21-2265-9960 / 2265-9949
http://www.rio.rj.gov.br/rioarte/
No dia 4 de novembro
de 2002, o Instituto Municipal de Arte e Cultura - RIOARTE lançou o
Programa de Projetos RIOARTE. Por um período de três meses e meio o
RIOARTE estará recebendo projetos artístico-culturais com proposta de
realização para
março de 2003 a março de 2004. Esta iniciativa visa fixar, a partir
deste
ano, um calendário regular de entrada de projetos propostos, bem como
estabelecer procedimentos para análise e desenvolvimento dos mesmos.
Uma vez encaminhados, os projetos serão analisados pelas respectivas
diretorias (Dança, Teatro, Artes Visuais, Música, Editoração) e
coordenadorias (Teatro Infanto-Juvenil, Teatro de Rua e Circo,
Teatro
de Bonecos e Animação). Os critérios adotados para a análise
privilegiam
quatro pontos: o valor cultural do projeto, seu valor artístico, a
pertinência
orçamentária e sua abrangência social. Cabe informar, ainda, que os
responsáveis
pelos projetos cadastrados no Programa de Projetos RIOARTE para
obtenção
de patrocínio, apoio financeiro, apoio institucional, pauta dos Teatros
do Rio, serviços ou apoios estratégicos receberão resposta por escrito
até
o final de março de 2003.
Os projetos que forem aprovados, dependendo da parceria solicitada,
deverão adotar procedimentos quanto à inserção de textos institucionais
e aplicação de logomarcas da Prefeitura em todas as peças gráficas do
projeto. Essas orientações serão fornecidas diretamente pela Assessoria
de Comunicação do RIOARTE.
Procedimentos para encaminhamento dos projetos:
Os formulários do Programa de Projetos Rioarte poderão ser obtidos
no RIOARTE, ou acessando http://www.tecnopop.com.br/teste/rioarte/download/formulario_padr_o.doc
É preciso fazer o
download do arquivo “formulário padrão”, quando as áreas de interesse
forem teatro, dança, música ou artes visuais; caso a área de interesse
seja editoração existe um arquivo específico chamado “formulário padrão
editoração”. Os arquivos se encontram em Word.
O projeto
deverá ser entregue, no RIOARTE, de segunda a sexta-feira, de 10h às 17
h. O
formulário preenchido em disquete e em duas vias impressas, bem como
qualquer
material anexo serão entregues em envelope devidamente identificado com
o nome do proponente e a divisão ou coordenadoria a que se destina o
projeto.
No caso de abranger diversas áreas, deverá ser escolhida uma na qual o
projeto melhor se enquadre, apenas para organização interna deste
Instituto.
Na entrega, uma das vias do formulário será devolvida protocolada.
Observações:
1) No caso de aprovação de projetos de patrocínio e apoio financeiro,
os produtores deverão, através de uma firma, abrir processos de apoio
cultural com Rioarte. O arquivo que contém a listagem de toda
documentação necessária para abertura destes processos está disponível
no site em “centro de downloads” com o nome de “como contratar com o
Rioarte”
2) Descrição e localização dos Teatros e Lonas do Rio encontram-se
no http://www.rio.rj.gov.br/teatrosdorio
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Simpósio Internacional de Arte Contemporânea de Baie-Saint-Paul
Inscrições até 28 de
fevereiro de 2003
Le Centre d'art de
Baie-Saint-Paul
Le Symposium international
d'art contemporaine de Baie-Saint-Paul
23 Rue Ambroise-Fafard
Baie-Saint-Paul, QC
G3Z 2J2 Canada
Tel.: (1 418) 435-3681
Fax: (1 418) 435-6269
cartbstp@charlevoix.net
http://www.centredart-bsp.qc.ca
O Simpósio Internacional de Arte Contemporânea de
Baie-Saint-Paul, na província de Quebeque, está convidando artistas
estrangeiros a submeterem sua candidatura para participar de um evento
artístico cujo tema será "Diário Pessoal". Intitulado provisoriamente
de "Dia a Dia", o evento levará em
consideração a reciprocidade e a distância entre os mundos públicos e
privados,
a noção da atualidade de viver o presente, e o processo diário de um
projeto
artístico.
O objetivo principal do Simpósio, que será realizado no período de 1o.
de agosto a 1o. de setembro de 2003, é encorajar o encontro da arte
contemporânea, do público e dos artistas através de um ateliê ou
residência. O público
é levado a apreciar esta oportunidade excepcional de aproximar-se do
processo criativo, enquanto os artistas se sentem bastante estimulados
graças ao
intercâmbio dinâmico que eles encontram em Baie-Saint-Paul.
As propostas deverão conter:
* carta de apresentação;
* Curriculum Vitae atualizado;
* portfolio incluindo 10 slides de trabalhos criados nos últimos 3
(três) anos, um CD-Rom ou um vídeo;
* recortes de críticas publicadas;
* texto curto apresentando o projeto para o Simpósio de 2003, contendo
as especificações do material necessário para a execução do trabalho:
equipamentos especiais, instalações elétricas, cavaletes, molduras ou
serviços tais como, câmara escura, conexão para internet;
* vale postal no valor de C$ 20,00 (vinte dólares canadenses) para
cobrir taxas administrativas.
Um comitê de seleção irá analisar os projetos apresentados, com base na
qualidade do trabalho e sua relevância para o Simpósio. O resultado
será encaminhado
aos candidatos até o dia 31 de março de 2003. Os candidatos
selecionados receberão espaço de trabalho no Simpósio, hospedagem,
ajuda de custo no
valor de C$ 3.000,00 (três mil dólares canadenses) e transporte
para participação no evento.
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'O Rio vai emergir do cais'
ARNALDO BLOCH
No Rio por apenas dois dias, para a apresentação oficial do
projeto Guggenheim Rio (paralelamente às negociações finais de seu
milionário cachê), o arquiteto francês Jean Nouvel procura trocar o
verbo submergir — muito em voga entre os críticos — pelo antônimo:
— Assim como o projeto é uma instalação que emerge das águas, como uma
cidade perdida, o Rio também emerge com ele, expressando-se para o
mundo — disse Nouvel, em entrevista exclusiva ao GLOBO, ontem de manhã.
Além do Guggenheim Rio, Nouvel trabalha numa extensão do Museu Rainha
Sofia, em
Madrid, e numa nova instituição artística parisiense nos arredores da
Torre
Eiffel.
LEIA A CONTINUAÇÃO no O Globo, Segundo Caderno, de 4 de fevereiro
de 2003, terça-feira
http://oglobo.globo.com/oglobo/Suplementos/SegundoCaderno/69419832.htm
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