Página inicial

e-nformes

 

Acessar E-nformes Anteriores

Acesso a todos os e-nformes publicados desde a criação do Canal Contemporâneo em dezembro de 2000.

Para acessar os e-nformes anteriores é necessário ser associado ao Canal Contemporâneo.


Se você já se cadastrou, conecte-se na primeira página para acessar sua área pessoal e pedir o boleto na aba associação do editar conta. Se você nunca se cadastrou, preencha o formulário e, no final, escolha a opção associação paga. Conheça os planos de acesso do Canal e seus benefícios.


Modos de recebimento dos e-nformes


O Canal Contemporâneo publica 2 e-nformes semanais contendo informações sobre o circuito de arte contemporânea e políticas culturais relacionadas.

- Para receber a edição COMPLETA, com textos e imagens, torne-se um associado pagante e contribua para a manutenção da iniciativa.

- Para receber a edição SIMPLIFICADA, apenas com os linques para os conteúdos, basta ser um usuário cadastrado.

 


Pesquise por palavras e/ou expressões (entre aspas)

DF/RJ/EUA Lançamento do Livro de Nelson Leirner no ECCO/ Encontro dos artistas no AGORA
ANO 3 N. 10 / 30 de janeiro de 2003




NESTA EDIÇÃO:
Rosângela Rennó na Lombard-Freid, EUA
Camadas da Arte Brasileira na Faulconer, EUA
Poste Total na Galeria do Poste, Niterói
Lançamento do Livro de  Nelson Leirner no ECCO, Brasília
Encontro dos artistas no AGORA, Rio de Janeiro



Rosangela Rennó
Espelho Diário / The Daily Mirror

31 de janeiro, sexta-feira, 18h às 20h

Lombard-Freid Fine Arts
531 West 26th Street
Nova Iorque   NY   10001
1-212-967-8040
info@lombard-freid.com
http://www.lombard-freid.com
Terça a sexta, de 10h às 18h; sábados, de 11h às 18.h.
Exposição até 1 de março de 2003.


A galeria Lombard-Freid Fine Arts apresenta a exposição Espelho Diário de Rosângela Rennó, sua segunda mostra individual na galeria. Rennó apresentará dois novos trabalhos: uma vídeo-instalação contando a história pessoal de várias mulheres de nome Rosângela; e Biblioteca, uma série de vitrines contendo velhos álbuns de fotos de família coletados por Rennó em suas viagens. Ambas as instalações dão seqüência à pesquisa da artista acerca da história e da memória, e revelam seu interesse na classificação antropológica da existência humana em seu cotidiano.

Rosângela Rennó já expôs amplamente no Brasil, Estados Unidos e Europa. Em suas exibições recentes incluem-se o Museu do Chiado em Lisboa  e o Museu de Arte da Pampulha, em Belo Horizonte. Rennó foi selecionada para representar o Brasil na 50ª Bienal de Veneza.

volta ao topo


Camadas da Arte Brasileira / Layers of Brazilian Art
Adriana Gallinari, Adriana Tabalipa, Adriana Varejão, Amílcar de Castro, Ana Maria Tavares, Ana Muglia, Anna Bella Geiger, Anna Maria Maiolino, Waltercio Caldas, Carmem Alves, Cildo Meireles, Daniel Senise, Germana Monte-Mor, Jeanete Musatti, Luis Flavio, Márcia Xavier, Nelson Leirner, Nina Moraes, Regina Silveira, Rochelle Costi, Sandra Cinto, Sonia Muller, Victor Lema Riqué, Wanda Pimentel

31 de janeiro a 13 de abril de 2003

Faulconer Gallery – Grinnell College
1108 Park Street
Grinnell   Iowa   50112
EUA   1-641-269-4660
http://web.grinnell.edu/faulconergallery/

Lesley Wright, a diretora da galeria fez a curadoria da exposição durante duas viajens ao Brasil.

"Camadas da Arte Brasileira  é uma exposição sobre o Brasil urbano contemporâneo, misturando artistas de várias gerações “, disse Lesley Wright, diretora da Galeria Faulconer. “Esta  exposição é uma seleção pessoal e idiosincrática do mundo da arte de São Paulo e do Rio de Janeiro nos primeiros anos do século 21.”

Uma das forças da arte e dos artistas, segundo Wright  é a diversidade da cultura brasileira, que é “tão variada quanto qualquer cidade americana”.

volta ao topo





"Homenagem a Manoel de Barros"
de Clarissa Campello, Copacabana, Rio de Janeiro.

POSTE TOTAL
Clarissa Campello, Eduardo Telles, Idalina Ribeiro, Izabela Pucú, Juliana Freitas
Nepal, Romano

+
Mostra de vídeo do site http://www.laisle.com
apresentando vídeos internacionais da microcinema  (EUA, Canadá, França) + Andréa Tavares, Carlo Sansolo, Érika Fraenkel, Fernando de la Roque, Marcelo Sheik, Plus Ultra, Roberto Athayde, Telephone Colorido
.
 
31 de janeiro, sexta-feira, às 21h

Galeria do Poste Arte Contemporânea
Rua Cel. Tamarindo 10
Gragoatá – Niterói
http://www.galeriadoposte.hpg.com.br
Segunda a domingo, 24 horas por dia.
Exposição até 2 de março de 2003.
 
O Projeto Poste Total apresenta a exposição de sete artistas do Rio de Janeiro e Niterói, que estarão realizando suas obras em vários postes do Gragoatá, Niterói.
 
Na ocasião, a Galeria do Poste Arte Contemporânea estará também inaugurando a mostra virtual que completa o Projeto "Poste Total", incluindo as colaborações recebidas de artistas de diversas cidades do Brasil e do exterior, entre elas São Paulo, Belo Horizonte, Barra do Piraí, Campo Grande, além de Rio de Janeiro, Niterói e Paris, que aceitaram o desafio de intervir nos postes em suas cidades, produzindo obras que se espalham pelos espaços públicos, evitando o confinamento habitual dos espaços exclusivos da arte.

A mostra virtual estará disponível na página da Galeria do Poste Arte Contemporânea: http://www.galeriadoposte.hpg.com.br.

volta ao topo


Lançamento do Livro
Adoração
 
sobre a obra de Nelson Leirner

Palestra do artista e do curador Moacir dos Anjos, às 18h30
31 de janeiro, sexta-feira, às 20h

Espaço Cultural Contemporâneo Venâncio – ECCO
SCS Ed. Venâncio 2000, Bloco C 60, 2° subsolo
Brasília   DF   61 224-2101
Realização: Espaço Cultural Contemporâneo Venâncio – ECCO / Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães - MAMAM
Patrocínio: Caixa Econômica Federal / Apoio: Grupo Venâncio, Ministério da Cultura, Jornal do Comércio, Zolu Design.
Produção: ARTE 21 - Escritório de Arte e Projetos Culturais.

O Livro
A publicação, patrocinada pela Caixa Econômica Federal, acompanha ADORAÇÃO, uma mostra antológica do artista Nelson Leirner, com curadoria do Moacir dos Anjos e produção conjunta do Espaço Cultural Contemporâneo Venâncio - ECCO, em Brasília e Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães - MAMAM, em Recife.

A exposição no ECCO ainda permanece em cartaz até o dia 1º de fevereiro de 2003.

O livro, bilíngüe (português/inglês), pretende ser menos um registro visual da mostra do que uma oportunidade de refletir criticamente sobre a extensa obra do artista. É também menos um catálogo de certezas do que um inventário de questões que trespassam a sua produção artística. Além de uma cronologia dos fatos mais marcantes da trajetória artística de Nelson Leirner, compõem a publicação um ensaio do curador da exposição, imagens de sua montagem e uma entrevista com o artista, para a qual também contribuíram os críticos de arte Adolfo Montejo Navas e Agnaldo Farias. Esse ensaio é revestido de grande importância no caso da obra O Grande Desfile, posto que o artista fez a montagem da mesma numa configuração inédita, especialmente concebida para a exposição em Brasília.

O livro possui 143 páginas, com tiragem de mil exemplares e será vendido ao preço de R$ 60.

O Artista
Ao longo de quase 40 anos, Nelson Leirner desenvolveu uma das mais originais obras da arte contemporânea brasileira. Iconoclasta e inventivo, lança seu olhar irônico sobre objetos de culto no mundo contemporâneo, seja a idolatria por artistas da cultura de massas, o discurso científico, a história política ou o próprio meio artístico do qual faz parte, questionando os seus critérios de consagração.

Utiliza-se dos mais diversos meios de expressão (pintura, construção de objetos, desenho, instalação e apropriação de imagens), não escapou ele mesmo, contudo, do reconhecimento do mundo das artes. Foi representante oficial do Brasil na 48ª edição da Bienal de Veneza (1999) e também um dos dois únicos artistas brasileiros a ter Sala Especial na 25ª edição da Bienal de São Paulo (2002). Suas obras estão presentes, além disso, nas coleções dos principais museus brasileiros e em importantes coleções internacionais.

A obra de Nelson Leirner não é uma, mas muitas. Há nela vários sentidos inscritos, postos à luz ou mantidos em sigilo a depender de quais trabalhos são dados a ser vistos e de que maneira são articulados entre si pelo artista. Ao longo dos anos, alguns desses significados diversos foram mostrados em exposições e discutidos em publicações de caráter antológico ou retrospectivo. Em outras ocasiões, apenas fragmentos centrais de sua obra foram exibidos, fazendo alusões fortes, contudo, aos sentidos possíveis que o conjunto de seus trabalhos possui.

volta ao topo


Encontro dos artistas plásticos/visuais/digitais/etc
sobre as mudanças na Política Cultural Municipal do Rio de Janeiro

31 de janeiro, sexta-feira, às 18h

AGORA
Rua Joaquim Silva 71
Lapa   Rio de Janeiro

21-2224-6234  contato@agora.etc.br
http://www.agora.etc.br

volta ao topo


Assinaturas e renovações são fundamentais para a manutenção deste canal. E lembre-se, para receber TODOS os e-nformes é preciso ser assinante.

http://www.canalcontemporaneo.art.br/projetos.htm#0

envio de conteúdo_    cadastre-se_    contato_    sobre o canal_