ASSISTA AO CANAL NO TUBO
AGENDA DE EVENTOS
Nômade 2e1: Gabriela Noujaim no Coletivo 2e1, São Paulo
Lançamento do livro Paulo Pasta por Roberto Conduru na Millan, São Paulo HOJE
Transeuntes na Casa da Ladeira, Rio de Janeiro
Cildo Meireles no Reina Sofía, Espanha
Participação brasileira na Art Basel, Hong Kong
Participação brasileira na ArteBA, Argentina
CIRCUITO
Adriana Varejão no Malba, Argentina
ARTE EM CIRCULAÇÃO
Transeuntes por Fernanda Pequeno
COMO ATIÇAR A BRASA
Más allá del panfleto, la reflexión por Ángeles García, El País
La gran ilusionista por Diana Fernández Irusta, La Nación
Escândalo de obras falsas turbina lobby por nova lei no país por Silas Martí, Folha de S. Paulo
Abril em outros salões por Alan Santiago, O Povo
Salão de Abril: Seis propostas, O Povo
Gabriela Noujaim
Nômade 2e1: Abertura + bate-papo
Gabriela Noujaim
Acompanhamento de Douglas de Freitas e Mario Gioia
24 de maio, sexta-feira, 19-22h
Ateliê Coletivo 2e1
Rua Teixeira e Souza 252, Perdizes, São Paulo
www.doiseum.com
Segunda a sexta, 14-22h: visita deve ser agendada com antecedência
Exposição até 7 de junho de 2013
Sobre a mostra
Enviado por Coletivo 2e1
volta ao topo
Paulo Pasta
Lançamento de livro
Paulo Pasta
Roberto Conduru
23 de maio, quinta-feira, 20h
Galeria Millan
Rua Fradique Coutinho 1360, Vila Madalena, São Paulo
O livro Paulo Pasta faz um apanhado dos trabalhos do artista desde a década de 1980 até hoje, apresentando mais de 160 obras que evidenciam as diferentes fases de sua trajetória. Autor: Roberto Conduru; Editora Barléu - 215 páginas; 26,5 x 27,5 cm; capa dura, valor sugerido: R$130
Enviado por Cristiane Komesu
volta ao topo
Transeuntes
Ali Khodr, AnaCris Loureiro, Camila Mello, Cristina Amiran, Daniel Beerstecher, Daniela Alves, Fabiane Borges, Jac Siano, Khalil Charif, Pedro França, Pedro Teixeira, Rafael Adorján, Silvia Magalhães Pinto
Curadoria de Fernanda Pequeno
25 de maio, sábado, 16h
Casa da Ladeira Artes Visuais
Ladeira do Castro 205, Santa Teresa, Rio de Janeiro
Terça a domingo, 13-19h
Exposição até 9 de junho de 2013
Leia texto curatorial
Enviado por Patrícia Kalil
volta ao topo
Cildo Meireles, Abajur, 1997-2010
Cildo Meireles
Curadoria de João Fernandes
24 de maio a 29 de setembro de 2013
Museo Reina Sofía - Palacio de Velázquez
Parque del Retiro s/n, Madri, Espanha
Abril a setembro, 10-22h; outubro a março, 10-18h
Ver matéria do jornal El País
Enviado por Patrícia Dominguez
volta ao topo
Marcos Chaves, Ancient Shanghai, 2011 - Galeria Nara Roesler
Participação brasileira
Art Basel Hong Kong
Casa Triângulo, Galeria Nara Roesler, Mendes Wood
23 a 26 de maio de 2013
Art Basel Hong Kong
6/F Luk Kwok Centre,
72 Gloucester Road,
Wan Chai, Hong Kong
Quinta a sábado, 12-19h; domingo, 12-17h
Incentivo: Latitude, ABACT e Apex-Brasil
Sobre a participação na feira e o programa Latitude
Enviado por Laila Abou
volta ao topo
Lourival Cuquinha, Nación de los Pampas Proyecto del Arte Financiera, obra realizada especialmente para a feira - Baró Galeria
Participação brasileira
ArteBA
Baró Galería, Galeria Choque Cultural, Galeria Emma Thomas, Galeria Oscar Cruz, Galeria Vermelho
24 a 27 de maio de 2013, 13-21h
La Rural - Pavilhões Azul e Verde
Avenida Sarmiento 2704, Buenos Aires, Argentina
Enviado por Bruno Palma
volta ao topo
Adriana Varejão
CIRCUITO
Adriana Varejão
Histórias às margens / Historias en los márgenes
Curadoria de Adriano Pedrosa
10 de abril a 10 de junho de 2013
MALBA - Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires - Sala 5
Avenida Figueroa Alcorta 3415, Buenos Aires, Argentina
Quinta a segunda e feriado, 12-20h; quarta, até 21h
Realização: Museu de Arte Moderna de São Paulo - MAM SP
Leia matéria do La Nación e texto do MAM
Enviado por Camila Dylis
volta ao topo
ARTE EM CIRCULAÇÃO
Transeuntes
Transeuntes, Casa da Ladeira Artes Visuais, Rio de Janeiro, RJ - 26/05/2013 a 09/06/2013
FERNANDA PEQUENO
O vocábulo que intitula a exposição significa aqueles “que passam; que vão andando ou passando; transitórios; passageiros”. Mesmo que as andanças digam respeito a itinerários íntimos, os transeuntes pressupõem o enfrentamento do espaço externo (o ambiente urbano; a paisagem do litoral ou do campo; o espaço público) e o encontro com seres humanos, objetos, animais, entidades, habitantes desses lugares. Ou seja, o trânsito diz respeito à observação e ao compartilhamento de um espaço comum a indivíduos com procedências e expectativas diferentes, e o transitar apresenta surpresas [e percalços], provenientes do imponderável da própria caminhada.
Leia a continuação no blog Arte em circulação
volta ao topo
COMO ATIÇAR A BRASA
Más allá del panfleto, la reflexión
Matéria de Ángeles García originalmente publicada no jornal espanhol El País em 20 de maio de 2013.
Cildo Meireles, Museo Reina Sofía - Palacio de Velázquez, Madrid, Espanha - 24/05/2013 a 29/09/2013
El brasileño Cildo Meireles, uno de los artistas conceptuales más relevantes, expone sus instalaciones políticas en el Reina Sofía
Sobre un suelo alfombrado por 20.000 huevos de madera se extiende un techo formado por 50.000 balas. La instalación, bautizada con el nombre de Amerikka, es la denuncia del artista brasileño Cido Meirelles de las justificaciones de la violencia de la Asociación Nacional del Rifle de Estados Unidos. Meireles (Río de Janeiro, 1948) controlaba la semana pasada al detalle cada uno de los movimientos de los operarios encargados de reconstruir esta pieza, nunca expuesta en España. Forma parte del centenar de obras de la antológica que a partir del 23 de mayo el Reina Sofía le dedica en el palacio de Velázquez del Retiro, en Madrid.
Leia a continuação no blog Como atiçar a brasa
volta ao topo
COMO ATIÇAR A BRASA
La gran ilusionista
Matéria de Diana Fernández Irusta originalmente publicada no jornal argentino La Nación em 12 de maio de 2013.
Adriana Varejão - Histórias às margens / Historias en los márgenes, MALBA - Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires - Sala 5, Buenos Aires, Argentina - 10/04/2013 a 10/06/2013
Sofisticada y talentosa, Adriana Varejão -considerada la mejor artista contemporánea de Brasil- impacta con una obra que utiliza el simulacro y suele inspirarse en la azulejería colonial
El día en que Adriana Varejão pisó por primera vez las abigarradas callecitas de Ouro Preto, su vida experimentó un antes y un después. Tenía 22 años, se iniciaba en el campo del arte y, de manera imprevista, descubrió que el empedrado de la ciudad colonial hablaba. Las piedras de Ouro Preto gritaban mensajes indescifrables, y ella las caminó descalza, embriagada por la profusión de iglesias y por una iconografía religiosa cuyo significado desconocía, pero cuya intensidad la desbordaba. Entre cachaças, amores juveniles y la sinuosa geografía de ese rincón de Brasil, una joven artista carioca definía su modo de estar en el mundo: con mirada contemporánea y espíritu barroco.
Leia a continuação no blog Como atiçar a brasa
volta ao topo
COMO ATIÇAR A BRASA
Escândalo de obras falsas turbina lobby por nova lei no país
Matéria de Silas Martí originalmente publicada no jornal Folha de S. Paulo em 21 de maio de 2013.
Escândalos nas últimas semanas envolvendo obras falsas de artistas brasileiros em duas das maiores casas de leilão do mundo, a Christie's e a Phillips em Nova York, deixam evidente a sofisticação crescente de falsários no país.
"Estão furando o bloqueio até das casas de fora", diz Jones Bergamin, da Bolsa de Arte, uma das maiores casas de leilão do Brasil. "Esses golpes já se tornaram quase diários."
Leia a continuação no blog Como atiçar a brasa
volta ao topo
COMO ATIÇAR A BRASA
Abril em outros salões
Matéria de Alan Santiago originalmente publicada no jornal O Povo em 20 de maio de 2013.
Salões têm mudado em outras partes do Brasil. Em Belo Horizonte, a Bolsa Pampulha oferece residência artística. Em Recife, as bolsas contemplam desde projetos artísticos tradicionais até mais experimentais
Com premiações que chegam a R$ 160 mil, a 64ª edição do Salão de Abril – que marca seu aniversário de 70 anos – está indo na contramão de salões análogos em outras partes do Brasil. “De um modo geral, os salões têm feito o esforço de deixar de se considerar eventos para pensar uma abordagem da arte o mais processual possível”, explica a curadora pernambucana e crítica de arte Clarissa Diniz.
Leia a continuação no blog Como atiçar a brasa
volta ao topo
COMO ATIÇAR A BRASA
Seis propostas
Matéria originalmente publicada no jornal O Povo, em 20 de maio de 2013.
Na semana em que artistas da Cidade se reúnem para avaliar o Salão de Abril, o Vida & Arte convida alguns para pensar e escrever propostas para o evento
Leia as propostas no blog Como atiçar a brasa
volta ao topo
Os e-nformes são publicados duas vezes por semana: às segundas e quintas-feiras.
Cadastre-se online para receber gratuitamente a edição simplificada, ou escolha a opção de associação paga para receber a edição integral. Como associado, você terá um perfil publicado na seção Comunidade e também terá acesso ao histórico de doze anos de e-nformes. Veja online os preços promocionais na nossa Campanha Ações&Associações.
Conheça o funcionamento da Agenda de Eventos e da Rede Canal.
Siga o Canal no Twitter e Facebook!