SOBRE AGENDA E REDE CANAL
AGENDA DE EVENTOS
Rochelle Costi na Casa da Imagem, São Paulo
Gilvan Nunes na Sim Galeria, Curitiba
Conversa na galeria: Elisa Bracher + Elisa Byington na Mercedes Viegas, Rio de Janeiro
CIRCUITO Lourival Cuquinha no Multiplespacings, Suiça
CURSOS E SEMINÁRIOS
Leitura de Portfólio com Paula Braga e Regina Johas no Veredas, São Paulo
Visita guiada à 30ª Bienal das Artes São Paulo com Paula Braga e Regina Johas pelo Veredas, São Paulo
SALÕES E PRÊMIOS Edital Espaço TIM UFMG do Conhecimento de estímulo à produção audiovisual: fulldome e fachada digital - Inscrições e informações para o artista
COMO ATIÇAR A BRASA
Marcelo Coutinho e Rodrigo Braga na Bienal de São Paulo, JC on-line
Ernesto Neto faz obra suspensa e interativa em estação no Rio por Marco Aurélio Canônico, Folha de S.Paulo
Milhazes é primeira do país a ganhar retrospectiva no Malba por Sylvia Colçombo, Folha de S. Paulo
Para fortalecer Marta, Senado vota proposta sobre investimentos na área cultural por Gabriela Guerreiro, Folha de S. Paulo
Artes plásticas: MinC carece de política de formação de acervo, globo.com
ArtRio cresce em tamanho e problemas por Silas Martí, Folha de S. Paulo
Rochelle Costi, Tombo - Travessa Esperança, 2012 - foto de Aurelio Becherini, apropriação Rochelle Costi
Rochelle Costi
Tombo
22 de setembro, sábado, 11h
Casa da Imagem
Rua Roberto Simonsen 136 B, Centro, São Paulo - SP
11-3106-5122 ou contato.casai@prefeitura.sp.gov.br
www.casadaimagem.sp.gov.br
Terça a domingo, 9-17h
Exposição até 25 de novembro de 2012
+ imagem e resumo na agenda
english
Enviado por Décio Giorgi
volta ao topo
Gilvan Nunes, Rio Poluído, 2010
Gilvan Nunes
22 de setembro, sábado, 11-18h
Sim Galeria
Al. Presidente Taunay 130A, Batel, Curitiba - PR
41-3322-1818 ou info@simgaleria.com
www.simgaleria.com
Terça a sexta, 10-19h; sábado, 10-18h
Exposição até 20 de outubro de 2012
+ imagem e resumo na agenda
english
Enviado por Kariny - IEME Comunicação
volta ao topo
CIRCUITO
Elisa Bracher
10 de setembro a 15 de outubro de 2012
+
Conversa na galeria
Elisa Bracher + Elisa Byington
22 de setembro, sábado, 16h30
Mercedes Viegas Arte Contemporânea
Rua João Borges 86, Gávea, Rio de Janeiro - RJ
21-2294-4305 ou galeria@mercedesviegas.com.br
www.mercedesviegas.com.br
Segunda a sexta, 12-20h; sábado, 16-20h
Leia o texto curatorial de Elisa Byington
+ imagem e resumo na agenda
english
Enviado por Manoela Garcia
volta ao topo
Lourival Cuquinha
Lourival Cuquinha
CIRCUITO
Lourival Cuquinha
Capital: Destruction-Construction
6 de setembro de 2012 a 26 de janeiro de 2013
Multiplespacings - PROGR Zentrum für Kulturproduktion
Waisenhausplatz 30, Bern - Suíça
41-76-563-01-21 ou info@multiplespacings.com
www.multiplespacings.com
Quarta a sábado, 14-18h; sábado, 12-17h
Conheça o portfolio: www.canalcontemporaneo.art.br/lourivalcuquinha
+ imagem e resumo na agenda
english
Enviado por Lourival Cuquinha
volta ao topo
CURSOS E SEMINÁRIOS
Leitura de Portfólio com Paula Braga e Regina Johas no Veredas
As Leituras de Portfólio são uma interessante oportunidade para ter o trabalho artístico visto e avaliado por um especialista. São indicadas para quem quer ter uma avaliação e uma análise crítica de sua produção plástica e visual, além de poder dar mais visibilidade a esta produção.
29 de Setembro de 2012, sábado, 13h - Inscrições até dia 21 de setembro - R$150
Leia a informação completa e publique seu comentário no blog Cursos e Seminários
volta ao topo
CURSOS E SEMINÁRIOS
Visita guiada à 30ª Bienal das Artes São Paulo
Orientadoras: Paula Braga e Regina Johas
24 de novembro, sábado, 14h30-16h30 - Inscrições até dia 9 de novembro de 2012 - R$ 250
Leia a informação completa e publique seu comentário no blog Cursos e Seminários
volta ao topo
SALÕES E PRÊMIOS
Edital Espaço TIM UFMG do Conhecimento de estímulo à produção audiovisual: fulldome e fachada digital
O Espaço TIM UFMG do Conhecimento é um museu interativo que tem como objetivos principais a formação e divulgação científica e cultural, aproximando a população do conhecimento através de recursos tecnológicos e audiovisuais. Integrante do Circuito Cultural Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, o museu busca socializar o conhecimento produzido nas instituições de pesquisa universitárias.
Inscrições até 30 de setembro de 2012
Leia a informação completa e publique seu comentário no blog Salões e Prêmios
volta ao topo
COMO ATIÇAR A BRASA
Marcelo Coutinho e Rodrigo Braga na Bienal de São Paulo
Matéria originalmente publicada no caderno Cultura do Jornal do Commercio on-line em 8 de setembro de 2012.
Os dois artistas estão entre os 111 selecionados para esta edição do evento, que segue o tema A iminência das poéticas
Um nasceu em Manaus (AM) e outro em Campina Grande (PB), mas há um bom tempo já estão integrados ao circuito de artes visuais de Pernambuco. A partir de agora, as trajetórias artísticas de Rodrigo Braga e Marcelo Coutinho contarão com mais um ponto em comum: os dois estreiam juntos na Bienal de São Paulo, apresentando novos trabalhos. Eles estão entre os 111 artistas selecionados para a 30ª edição do evento, que foi aberta ao público na sexta-feira (7/9) no Parque Ibirapuera. A visitação continua até o dia 9 de dezembro.
Leia a continuação e publique seu comentário no blog Como atiçar a brasa
volta ao topo
COMO ATIÇAR A BRASA
Ernesto Neto faz obra suspensa e interativa em estação no Rio
Matéria de Marco Aurélio Canônico originalmente publicada na Ilustrada do jornal Folha de S. Paulo em 12 de setembro de 2012
"Eu queria criar um trabalho em que as pessoas andassem no espaço", diz o carioca Ernesto Neto, explicando a gênese de "ObichoSusPensoNaPaisaGen", obra que estará aberta para visitação (e interação) pública a partir de hoje, no Rio.
A instalação é uma espécie de floresta suspensa a cerca de cinco metros do chão, com 42 metros de extensão e 12 metros de largura. É feita numa técnica de crochê manual, com cordas de polipropileno que lembram teias. O piso por onde os visitantes caminham (descalços) é de bolas plásticas encapsuladas pelas cordas.
Andar pela montagem é como fazer um circuito de arvorismo, a prática esportiva em que se caminha por estruturas montadas entre as copas das árvores: é preciso um tanto de fôlego e de equilíbrio e nenhum medo de altura.
Leia a continuação e publique seu comentário no blog Como atiçar a brasa
volta ao topo
COMO ATIÇAR A BRASA
Milhazes é primeira do país a ganhar retrospectiva no Malba
Matéria de Sylvia Colombo originalmente publicada na Ilustrada do jornal Folha de S. Paulo em 15 de agosto de 2012.
A exposição da artista plástica carioca Beatriz Milhazes, 51, que é aberta hoje no Malba (Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires), rompe algumas tradições.
Trata-se da primeira retrospectiva de sua obra num museu hispano-americano e a primeira de um artista brasileiro no Malba, uma instituição especializada na arte do continente.
"É impressionante como falta diálogo entre as culturas e como há dificuldades para organizar coisas entre os nossos países", disse Milhazes à Folha.
Leia a continuação e publique seu comentário no blog Como atiçar a brasa
volta ao topo
COMO ATIÇAR A BRASA
Para fortalecer Marta, Senado vota proposta sobre investimentos na área cultural
Matéria de Gabriela Guerreiro originalmente publicada na Ilustrada do jornal Folha de S. Paulo em 12 de setembro de 2012
Na tentativa de fortalecer a indicação da senadora Marta Suplicy (PT-SP) para o Ministério da Cultura, o Senado vai votar nesta quarta-feira (12) a chamada PEC (proposta de emenda constitucional) da Cultura, relatada pela parlamentar petista na Casa. A proposta chegou ao Senado em julho, depois de ser aprovada pela Câmara, mas os senadores decidiram acelerar a sua votação depois da indicação da senadora para o ministério.
Leia a continuação e publique seu comentário no blog Como atiçar a brasa
volta ao topo
COMO ATIÇAR A BRASA
Artes plásticas: MinC carece de política de formação de acervo
Matéria originalmente publicada no caderno Cultura do jornal globo.com em 19 de setembro de 2012
‘Falta articulação com o Ministério das Relações Exteriores’, diz curador do MAM do Rio
RIO - Para artistas, curadores e colecionadores, há pelo menos três nós na relação do governo federal com as artes visuais: política de formação de acervo, hoje quase inexistente, altos impostos de importação (que chegam a 40% do valor de uma obra de arte) e o trabalho ainda pífio para o fortalecimento das instituições que divulgam as obras de arte no país. O primeiro ponto crítico, a falta de trabalho consistente para constituir acervos de qualidade, é dos mais lembrados e urgentes. O artista
Carlos Vergara exemplifica:
— Quando curadores internacionais vêm ao país, eles têm de ir à casa dos artistas, porque os museus não têm política de compra. Vamos ter Copa e Olimpíadas, acho que é uma chance grande de mostrar que há vida inteligente por aqui.
Leia a continuação e publique seu comentário no blog Como atiçar a brasa
volta ao topo
COMO ATIÇAR A BRASA
ArtRio cresce em tamanho e problemas
Matéria de Silas Martí originalmente publicada na Ilustrada do jornal Folha de S. Paulo em 15 de asetembro de 2012.
Feira, que encerra amanhã 2ª edição, registra falhas de organização, e galeristas nacionais se sentem preteridos
Direção reconhece erros estruturais do evento; membros do comitê de seleção das galerias estudam pedir demissão
Em sua segunda edição, a ArtRio dobrou de tamanho e multiplicou também os problemas. Galeristas que trabalham na feira, que vai até amanhã no píer Mauá, na zona portuária do Rio, reclamam de graves falhas estruturais e contestam atitudes dos organizadores.
Membros do comitê de seleção da feira também estudam pedir demissão. "Não sei o que é esse comitê, até agora não entendo o que estamos fazendo aqui", diz um conselheiro que não quis ser identificado. "É um horror."
Outro horror, segundo os galeristas, é a área externa da feira, reservada a casas emergentes, que ficou conhecida como "favelinha".
Leia a continuação e publique seu comentário no blog Como atiçar a brasa
volta ao topo
Os e-nformes são publicados duas vezes por semana: às segundas e quintas-feiras.
Cadastre-se online para receber gratuitamente a edição simplificada, ou escolha a associação paga para receber a edição integral dessa página, publicar um perfil na seção Comunidade e ter acesso ao histórico de doze anos de e-nformes. Veja online os preços promocionais na nossa Campanha Ações&Associações.
Conheça o funcionamento da Agenda de Eventos e da Rede Canal.
Siga o Canal no Twitter e Facebook!