SIGA NO TWITTER E FACEBOOK
AGENDA DE EVENTOS
Ricardo Ventura + Antonio Dias, Beatriz Carneiro, Marta Jourdan e Tatiana Grinberg na Mercedes Viegas, Rio de Janeiro
Livia Flores na Progetti, Rio de Janeiro
Cristina Ataíde e José Rufino no Mosteiro de São Bento, São Paulo
Marcelo Amorim na Jaqueline Martins, São Paulo
Tony Camargo na Casa Triângulo, São Paulo
CIRCUITO Gabriela Maciel na Galeria Inox, Rio de Janeiro
CURSOS E SEMINÁRIOS
Dynamic Encounters Vídeos no Parque Lage, Rio de Janeiro
Cursos do segundo semestre de 2012 no MAM, São Paulo
ARTE EM CIRCULAÇÃO Universo em reverberações por Cristina Burlamaqui
COMO ATIÇAR A BRASA Bhering: dois decretos da prefeitura garantem presença de artistas no prédio, O Globo
REDE
Entrevista com Caetano de Almeida, Galeria Luisa Strina
Antonio Dias, 100=, 1996, vidro soprado, 29 X 7 X 5 cm
Ricardo Ventura
Ricardo Ventura
+
Antonio dias, Beatriz Carneiro, Marta Jourdan e Tatiana Grinberg
4 de agosto, sábado, 16-20h
Mercedes Viegas Arte Contemporânea
Rua João Borges 86, Gávea, Rio de Janeiro - RJ
21-2294-4305 ou galeria@mercedesviegas.com.br
www.mercedesviegas.com.br
Segunda a sexta, 12-20h; sábado, 16-20h
Exposições até 1 de setembro de 2012
Sobre Ricardo Ventura
+ imagens e resumos na agenda da individual e coletiva
english / english
Enviado por Mercedes Viegas - Produção
volta ao topo
Livia Flores
Livia Flores
O megaluz do bacanal de Evoé me alegro: a solidão me era desértica
4 de agosto, sábado, 17h
Galeria Progetti
Travessa do Comércio 22, Arco do Telles, Centro, Rio de Janeiro - RJ
21-22219893 ou info@progettirio.com
www.progettirio.com
Terça a sábado, 12-18h
Exposição até 15 de setembro de 2012
Sobre a mostra
+ imagem e resumo na agenda
english
Enviado por Ale Costa
volta ao topo
Cristina Ataíde, Todas as Montanhas do Mundo, 2010
José Rufino, Divortio Aquarum, 2011
Cristina Ataíde e José Rufino
Itinerário da mente para a luz (D’après São Boaventura)
Curadoria de Fátima Lambert
5 de agosto, domingo, 12h
Mosteiro São Bento
Largo São Bento s/n, Centro, São Paulo - SP
11-3328-8799
www.mosteiro.org.br
Terça a sexta, 13-17h; sábado e domingo, 10-17h
Exposição até 7 de setembro de 2012
+ imagem e resumo na agenda
english
Enviado por Carlos Eduardo Uchoa
volta ao topo
Marcelo Amorim
Marcelo Amorim
Intervalo
4 de agosto, sábado, 12-17h
Galeria Jaqueline Martins
Rua Doutor Virgilio de Carvalho Pinto 74, Pinheiros, São Paulo - SP
55-11-2628-1943 ou jaquelinemartinsgaleria@gmail.com
www.galeriajaquelinemartins.com
Segunda a sexta, 11h30-19h; Sábado, 11h30-17h
Exposição até 1 de setembro de 2012
+ imagem e resumo na agenda
english
Enviado por TSantos Assessoria
volta ao topo
Tony Camargo
Tony Camargo
Planopinturas e Videomódulos
4 de agosto, sábado, 15-19h
Casa Triângulo
Rua Paes de Araújo 77, Itaim Bibi, São Paulo - SP
11-3167-5621 ou info@casatriangulo.com
www.casatriangulo.com
Terça a sábado, 11-19h
Exposição até 25 de agosto de 2012
+ imagem e resumo na agenda
english
Enviado por Tony Camargo
volta ao topo
CIRCUITO
Gabriela Maciel
Explosões
Curadoria de Cristina Burlamaqui
27 de julho a 18 de agosto de 2012
Galeria Inox
Avenida Atlântica 4240, Cassino Atlântico, ss 101, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
21-2521-9940 ou contato@galeriainox.com
www.galeriainox.com
Segunda à sábado, 10-20h
Texto Universo em reverberações de Cristina Burlamaqui
+ imagem e resumo na agenda
english
Enviado por Luana Ribeiro
volta ao topo
CURSOS E SEMINÁRIOS
Dynamic Encounters Vídeos
O curso tem como base a exibição de vídeos sobre a obra, vida e processo criativo de artistas, compositores, cientistas e personagens de notável contribuição para seus diversos campos de atuação. Estes filmes mostram a surpreendente semelhança entre os processos de conceitualização utilizados por criadores em diferentes disciplinas. A mostra abrange o período a partir do início do século XX até nossos dias, enfatizando a contemporaneidade e a extensa diversidade de atitudes que a caracteriza. Para isso, contamos com uma coleção de mais de seiscentos filmes, em que personagens diversos são entrevistados, abordando temas como: pintura, escultura, instalação, animação, performance, como também física quântica, cosmologia, inteligência artificial, evolução e novas tendências na ciência como “emergência” e “complexidade".
7 agosto a 30 outubro de 2012, terças, 19h30
Leia a informação completa e publique seu comentário no blog Cursos e Seminários
volta ao topo
CURSOS E SEMINÁRIOS
Cursos do segundo semestre de 2012
O Museu de Arte Moderna de São Paulo abre inscrições para a grade de cursos do segundo semestre de 2012. A partir de agosto iniciam os cursos semestrais do museu e os interessados irão encontrar aulas coordenadas por profissionais renomados em suas áreas, como Daniel Salum e Mário Saladini. Além das disciplinas já conhecidas pelo público, neste semestre a grade ainda traz novidades, como os cursos “Fotografia e Literatura”, ministrado por Simonetta Persichetti, e “Livro de Autor”, por Marcelo Greco. As inscrições devem ser feitas pessoalmente no museu.
Professores: Daniel Salum, Dudi Maia Rosa, Gal Oppido, Magnólia Costa, Marcello Vitorino, Marcelo Greco, Mário Saladini, Paulo Pereira, Pedro França, Simonetta Persichetti, Tuneu
Inscrições abertas
Leia a informação completa e publique seu comentário no blog Cursos e Seminários
volta ao topo
ARTE EM CIRCULAÇÃO
Universo em reverberações
CRISTINA BURLAMAQUI
Gabriela Maciel - explosões, Galeria Inox, Rio de Janeiro, RJ - 27/07/2012 a 18/08/2012
“O tempo ensinou-se algumas astúcias, a anular pequenas incertezas, uma vez que a realidade é precisa, a memória não o é.” (JORGE LUIS BORGES)
Explosões, de Gabriela Maciel, reúne trabalhos inéditos e de sua produção recente. O conjunto das obras remete a algo além da natureza, além do palpável, da energia do ar. Nada parece o que é. As micropartículas (miçangas coloridas) explodem em vermelhos, amarelos, azuis, como elétrons de luz. Nada é fixo. O resultado parece gerar pura energia e é aí que Gabriela Maciel revitaliza a potência do ser criador que existe nela e naquilo que chama “matemática do tempo”.
Leia a continuação e publique seu comentário no blog Arte em circulação
volta ao topo volta ao tema
COMO ATIÇAR A BRASA
Bhering: dois decretos da prefeitura garantem presença de artistas no prédio
Matéria originalmente publicada no jornal O Globo em 30 de julho de 2012.
Eduardo Paes assinou documentos determinando tombamento e desapropriação do espaço
RIO - Depois de se manifestar no Twitter em favor dos mais de 50 artistas que ocupam o prédio da antiga fábrica Bhering, no Santo Cristo, o prefeito Eduardo Paes assinou dois decretos nesta segunda-feira que garantirão a presença dos ateliês de arte no edifício.
Leia a continuação e publique seu comentário no blog Como atiçar a brasa
volta ao topo
REDE
Entrevista com Caetano de Almeida
Galeria Luisa Strina: Esta é a sua nona exposição na Galeria Luisa Strina. Desde 1990 que vem apresentando o seu trabalho na galeria, por exemplo a mostra "Exposição de Quadros" (1997), onde repinta autores como Poussin e Turner, e a exposição "Mundo Plano" (2003), com uma série de telas abstratas que se podem aproximar de Volpi, Oiticica, Clark, Burle Marx, Fontana, Pollock e Mondrian. Atualmente como relaciona esse percurso no trabalho que apresenta hoje?
Caetano de Almeida: Quando eu apresentei a exposição "Mundo Plano" (2003) - que se relaciona com a minha viagem pela Índia e França - eu descubri todo um repertório de padrões de tecidos e o seu processo de reprodução. Aqui surgem as estampas, por vezes associado ao meio popular, podendo até se cruzar com um leque de imagens de outras ordens, e ainda, imagens que seguiam por um campo mais abstrato. Eu não fui caminhando intencionalmente para a abstração, mas o próprio conceito do trabalho acabou por chegar a essa depuração. Na "Exposição de Quadros" (1997), era possível ver a obra de arte estereotipada, por exemplo uma pintura com uma camada de tinta grossa, que protegia uma imagem e a afastava do espectador. Para esta exposição em 2012, eu reduzi bastante a minha paleta de cores, condicionando-me aos potes de tintas oferecidas no mercado, seguindo orientação da própria escala de cores dada pelo fabricante. Portanto com esta série de cores eu tento organizar um certo caos. Um contraste entre organização e desorganização, que se aproxima da tensão entre a sincrônico e o anacrônico.
Leia a continuação no site da galeria
volta ao topo
TEXTOS DO E-NFORME
Ricardo Ventura na Mercedes Viegas
Ricardo Ventura inaugura exposição inédita na Galeria Mercedes Viegas com objetos que partem de um elaborado trabalho em madeira, vidro, metais, exercitando efeitos óticos na ocupação do espaço expositivo.
Uma ânfora é um recipiente milenar, cuja etimologia se refere a vasos de duas alças utilizados para fins variados. O cinetismo nas artes visuais criou ilusões e ampliações da observação óptica desafiando as leis e a racionalidade da geometria. Ricardo Ventura cria séries inéditas de objetos, nos quais se utiliza de recipiente de vidros soprados envasados com vaselina liquida que criam efeitos cinéticos para a observação do espectador. A exposição na galeria Mercedes Viegas será inaugurada no sábado, dia 04 de agosto de 2012, às 16h.
A série de trabalhos apresentados parte de uma imagem pregnante, o vaso em forma de ânfora, e se estende a uma infinidade de usos de materiais diversificados. Ventura acumulou grande experiência no trato de madeiras, cerâmicas, vidros e metais, trabalhando em seu próprio ateliê e, no início da carreira, auxiliando projetos artísticos e arquitetônicos. Com isso, tal conhecimento fora acrescido de outras estratégias conceituais de entendimento dos objetos, desde as propostas mais utilitárias aos mais ousados desafios de ocupação espacial. Vemos, então, objetos surgirem em diferentes escalas. Ao mesmo tempo, o tratamento dado à madeira, ao metal e ao vidro aproximam o trabalho de Ricardo do interesse cada vez mais recorrente na arte contemporânea dos efeitos ópticos. Muito distante das teorias visuais da gestalt, ancestralidade do design e referência para as leis dos projetos de produto, agora a arte associa visualidade a recodificações da realidade. Assim, tal interesse pode se relacionar ao caráter sensorial dos rituais, do entorpecimento, das imagens turvas causadas pelo sonho ou às mais ousadas tecnologias.
Ricardo Ventura tangencia, desta maneira, uma herança brasileira, colonial e modernista, traindo-as. Vemos na riqueza de elementos do trabalho de Ventura a madeira, base barroca dos entalhes, e a geometria, principal interesse moderno. Porem, parte-se, agora de formas apropriada de demolições ou adquirida especificamente para as esculturas, caixas, bases. A refração, o espelhamento, a reverberação formam parte desta traição, ativando situações, cujos efeitos são percebidos em superfícies de ânforas em vidros lapidados, caixas cujos vidros espelhados pendem de sustentadores. Assim, são exploradas as imagens e seus intervalos, os objetos e suas sensações de peso, volume, ilusão.
Mas tudo isso é ofertado ao espectador como dádiva, ornamentos sem função, troca para criar desproporções. Revendo a forma hierárquica da geometria, o trabalho de Ricardo Ventura aceita e agrega as vibrações do mundo. Usa o laboratório científico, mas o preenche com a emanação da luz, a repetição do som, se impondo ao espírito, ainda que tudo o que vejamos ou ouvimos esteja insinuado pela imaginação.
volta ao topo volta ao tema
Livia Flores na Progetti
Nesta exposição, Livia Flores retoma seu interesse pela pesquisa de materiais e processosdesdobrando-os em sua relação com o tempo, com a história e com o trabalho coletivo. A artista busca materiais que acumulam usos, materiais que condensam a história anônima e comum, a história de todos e de ninguém, histórias do comer, do vestir, do dormir, do habitar. História sem história, anulada pela sucessão dos dias. Obtém desenhos por impregnação do tempo no papel guardado, desenhos que se produzem nas dobras aleatórias dos tecidos, nos pequenos gestos do dia a dia, desenhos residuais das marcas da existência.A vontade construtiva é tensionada pela entropia inevitável da ruína implícita no fazer.
O próprio trabalho é imagem em movimento, processo de transformação contínua. Os cobertores cinza de Pilha (2007), os tacos de Puzzlepólis (2002), o gesso de Náufrago e Pedras (1994), o tecido embebido em óleo de Bodybags (1991) reaparecem em novas configurações estabelecendo diálogos entre si.
Livia Flores iniciou sua produção no início dos anos 1980, tendo participado da mostra Como vai você, Geração 80?, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro, 1984. Entre 1984 e 1993, morou na Alemanha e estudou na Academia de Artes de Düsseldorf. É mestre em Comunicação e Cultura (ECO /UFRJ 1998) e doutora em Linguagens Visuais (EBA/UFRJ, 2007). Desde 2009 é professora da UFRJ.
Realizou exposições individuais na galeria Progetti, (Rio de Janeiro, 2008), MAMAM no Pátio (Recife, 2007), Galeria Laura Marsiaj (Rio de Janeiro, 2005), Centre d´Art Santa Mònica (Barcelona, 2004), Galeria Sérgio Porto (Rio de Janeiro, 2002), Galeria Marta Vidal ( Porto, 2001) e Espaço AGORA/CAPACETE (Rio de Janeiro, 2000).
Entre as coletivas destacam-se Tempo-matéria (MAC Niterói, 2010), Serralves A Colecção (Museu Serralves, 2009) Premio Projéteis FUNARTE (2008), 26ª Bienal de São Paulo (2004), Entre Pindorama, (Künstlerhaus Stuttgart,2004), Mídia-arte: 3º Premio Sergio Motta (MAC Goiânia, MIS São Paulo, 2003), Love´sHouse (Hotel Love´sHouse/AGORA, Rio de Janeiro, 2002), Côte à Côte (capc/ Musée d´artContemporain de Bordeaux, 2001) e Squatters/Ocupações (Museu Serralves / Porto 2001).
volta ao topo volta ao tema
Os e-nformes são publicados duas vezes por semana: às segundas e quintas-feiras.
Complete o cadastro gratuito para receber a edição simplificada ou escolha a associação paga para receber a edição integral dessa página, publicar um perfil na seção Comunidade e ter acesso ao histórico de onze anos de e-nformes. Conheça os planos de acesso do Canal e seus benefícios para usuários e organismos.
Siga o Canal no Twitter e Facebook!