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AGENDA DE EVENTOS
Juan Araujo + Pedro Motta na Luisa Strina, São Paulo
Sérvulo Esmeraldo na Raquel Arnaud, São Paulo
Luiz Braga + Mariana Mauricio na Galeria Leme, São Paulo
Jasper Johns no Tomie Ohtake, São Paulo
Território de Contato: Marcos Acayaba e Nicolás Robbio + mesa-redonda no SESC Pompéia, São Paulo
CIRCUITO
Emoção Art.ficial 6.0 no Itaú Cultural, São Paulo
Coletivo Opavivará! no CCBB, Rio de Janeiro
CURSOS E SEMINÁRIOS Projeto Experiência com Albano Afonso, Ana Maria Maia e Paula Braga no Itaú Cultural, São Paulo
SALÕES E PRÊMIOS Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2012 - Atos Visuais Funarte Brasília: Selecionados
COMO ATIÇAR A BRASA
Rock pesado por Paula Alzugaray, Istoé
Sintonia tecnológica por Nina Gazire, Istoé
Emoção Art.ficial tem última edição no Itaú Cultural por Silas Martí, Folha de S. Paulo
30.ª Bienal de São Paulo apresenta novos artistas por Camila Molina, O Estado de S. Paulo
Curadora analisa diálogo da Documenta com cenário atual por Camila Molina, Estado de S. Paulo
Juan Araujo, Vasarely-Milan, 2011, óleo sobre tela, 49,5 x 49,5 cm
Pedro Motta, Estatuto da divisão territorial
Juan Araujo
La ilusión de la transparencia
+
Pedro Motta
Campo Fértil
21 de junho, terça-feira, 19-23h
Galeria Luisa Strina
Rua Padre João Manuel 755, Jardins, São Paulo - SP
11-3088-2471 ou info@galerialuisastrina.com.br
www.galerialuisastrina.com.br
Segunda a sexta, 10-19h; sábado, 10-17h
Exposição até 21 de Julho de 2012
Leia o resumo na agenda das mostras de Juan Araujo e Pedro Motta
english / english
Enviado por Lúcia Prancha
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Sérvulo Esmeraldo, Dodora, 2012, aço trefilado pintado 35 x 218 cm
Sérvulo Esmeraldo
Simples como o triângulo
21 de junho, quinta-feira, 19h
Galeria Raquel Arnaud
Rua Fidalga 125, Vila Madalena, São Paulo - SP
11-3083-6322 ou info@raquelarnaud.com
www.raquelarnaud.com
Segunda a sexta, 10-19h; sábado, 12-16h
Exposição até 18 de agosto de 2012
Leia o resumo na agenda
english
Enviado por Martim Pelisson
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Luiz Braga, Ajuruteua, 2011, Pigmento em algodão, papel fotográfico, 75 x 100 cm
Mariana Mauricio, Guardian (Doppelgänger), 2012, impressão Giclee e costura em fotografia, 37 x 27 x 4 cm
Luiz Braga
Nightvisions
+
Mariana Mauricio
19 de junho, terça-feira, 19h
Galeria Leme
Av. Valdemar Ferreira 130, Butantã, São Paulo - SP
11-3814-8184 ou info@galerialeme.com
www.galerialeme.com
Segunda a sexta, 10-19h; sábado, 10-17h
Exposição até 21 de julho de 2012
Leia o resumo na agenda das mostras de Luiz Braga e Mariana Maurício
english / english
Enviado por Galeria Leme
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Jasper Johns, Armadilha, 1971, Litografia com recorte, 104,14 x 73,66 cm, Edição 55
Jasper Johns
Curadoria de Bill Goldston
20 de junho a 26 de agosto de 2012
Instituto Tomie Ohtake
Av. Faria Lima 201, Pinheiros, São Paulo - SP
11-2245-1900 ou instituto@institutotomieohtake.org.br
www.institutotomieohtake.org.br
Terça a domingo, 11-20h
Leia o resumo na agenda
english
Enviado por Martim Pelisson
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Território de Contato
Marcos Acayaba e Nicolás Robbio
Curadoria de Abílio Guerra e Marta Bogéa
21 de junho, quinta-feira, 17h
+
Mesa-redonda
Agnaldo Farias, Jorge de Almeida, Luís Antônio Jorge
28 de junho, quinta-feira, 20h
SESC Pompéia
Rua Clélia 93, Pompéia, São Paulo - SP
11-3871-7700
www.sescsp.org.br
www.novafestival.com
Terça a sábado, 10-21h; domingo e feriado, 10-20h
Exposição até 8 de julho de 2012
Leia o resumo na agenda
english
Enviado por Decio Hernandez Di Giorgi
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Rejane Cantoni & Leonardo Crescenti, Fala
Emoção Art.ficial 6.0
Federico Díaz, George Legrady, Gisele Beiguelman & Fernando Velázquez, Jim Campbell, Ken Rinaldo, Rejane Cantoni & Leonardo Crescenti, Richard Brown, Scott Draves e Electric Sheep, The Interactive Institute
30 de maio a 29 de julho de 2012
Instituto Itaú Cultural
Avenida Paulista 149, Paraíso, São Paulo - SP
11-2168-1700 / 1775 ou instituto@itaucultural.org.br
www.itaucultural.org.br
www.emocaoartficial.org.br
Terça a domingo, 9-21h
Sobre a mostra
Leia também as matérias de Nina Gazire (Istoé) e Silas Martí (Folha de S. Paulo)
Leia o resumo na agenda
english
Enviado por Itaú Cultural - comunicação
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Opavivará!, Pajé na Sala A Contemporânea (foto: Rafael Adorján)
Coletivo Opavivará!
Self Service Pajé
12 de junho a 15 de julho de 2012
Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB RJ - Sala A Contemporânea
Rua Primeiro de Março 66, Centro, Rio de Janeiro - RJ
21-3808-2020 ou ccbbrio@bb.com.br
www.bb.com.br/cultura
Terça a domingo, 9-21h
Leia o resumo na agenda
english
Enviado por Meise Halabi
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CURSOS E SEMINÁRIOS
Projeto Experiência
Coordenação: Paula Braga
Orientadores: Ana Maria Maia, Albano Afonso, Paula Braga
Incentivar o pensamento sobre arte e o fazer artístico. Este é o objetivo do projeto Experiência, promovido pelo Itaú Cultural. Alunos inscritos em cursos de graduação de ensino superior de quaisquer cursos e períodos - desde que tenham produção em artes visuais - podem participar desta terceira edição coordenada pela pesquisadora e crítica de arte Paula Braga. O programa tem como foco principal abordar aspectos do fazer artístico, propondo questões relacionadas à atuação do artista no mundo de hoje.
Inscrições até 13 de julho de 2012
Leia a informação completa e publique seu comentário no blog Cursos e Seminários
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SALÕES E PRÊMIOS
Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2012 - Atos Visuais Funarte Brasília
Comissão de Seleção: Bené Fonteles, Suzete Venturelli, Wagner Barja, com coordenação de Iara Barbosa Martorelli
Selecionados:
GALERIA FAYGA OSTROWER
Brígida Moura Campbell Paes – MG, Guia afetivo do centro
Jair Correia – SP, Ícones – Outras Palavras
Karina e Silva Dias – DF, Ser, paisagem
MARQUISE
Cirilo de Albernaz Quartim – DF, Enguias (Prosa do Observatório II)
Daniel Nogueira de Lima – SP, Trans Por(ta)
Rogério Francisco Sanchotene Severo – RS, Linhas e Lugares à Espera
Leia a informação completa e publique seu comentário no blog Salões e Prêmios
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COMO ATIÇAR A BRASA
Rock pesado
Matéria de Paula Alzugaray originalmente publicada na seção de artes visuais da Istoé em 7 de junho de 2012.
Wagner Morales - Dual Overdrive, Anita Schwartz Galeria, Rio de Janeiro, RJ - 24/05/2012 a 30/06/2012
A primeira individual de Wagner Morales no Rio de Janeiro é constituída por quatro séries de trabalhos que formam um só corpo, coeso e consistente. “Dual Overdrive” é o título que amarra o conjunto: talvez porque o efeito produzido por esse pedal de efeitos de guitarra seja a distorção. Contorcer, reverter, desvirtuar são os efeitos que reverberam no ambiente da Anita Schwartz Galeria de Arte.
Leia a continuação e publique seu comentário no blog Como atiçar a brasa
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COMO ATIÇAR A BRASA
Sintonia tecnológica
Matéria de Nina Gazire originalmente publicada na seção de artes visuais da Istoé em 7 de junho de 2012.
Em sua última edição, a Bienal de Arte e Tecnologia Emoção Art.ficial, do Itaú Cultural, mostra excelência da produção brasileira no gênero
Bienal Internacional de Arte e Tecnologia: Emoção Art.ficial 6.0, Itaú Cultural, São Paulo, SP - 30/05/2012 a 29/07/2012
Foram dez anos dedicados a mostrar ao público brasileiro pesquisas de ponta em robótica, inteligência artificial e cibernética – e o que isso tudo tinha a ver com arte. Em sua sexta – e última – edição, a Bienal de Arte e Tecnologia Emoção Art.ficial encerra um ciclo. Os campos da arte e da tecnologia, que iniciaram o século XXI de mãos dadas, se afirmando e ganhando terreno em importantes eventos como este promovido pelo Itaú Cultural, hoje formam um corpo só – e um corpo já não tão estranho ao mundo da arte contemporânea.
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COMO ATIÇAR A BRASA
Emoção Art.ficial tem última edição no Itaú Cultural
Matéria de Silas Martí originalmente publicada na Ilustrada da Folha.com em 30 de maio de 2012.
Foram dez anos de obras que combinam inteligência artificial, interatividade em tempo real, transmissão de dados, muita energia elétrica e certa pirotecnia visual.
Bienal Internacional de Arte e Tecnologia: Emoção Art.ficial 6.0, Itaú Cultural, São Paulo, SP - 30/05/2012 a 29/07/2012
Mas agora o Itaú Cultural, que abre hoje a sexta edição de sua tradicional mostra bienal de arte tecnológica "Emoção Art.ficial", decidiu encerrar o ciclo, dizendo que essa produção não precisa mais estar isolada do resto da arte contemporânea.
"Muita coisa evoluiu", diz o curador da mostra, Marcos Cuzziol, brincando com a projeção de uma estrela do mar na montagem. "É inegável que o deslumbramento que havia no início não existe mais. Há uma evolução da tecnologia e uma apropriação desta pelas pessoas."
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COMO ATIÇAR A BRASA
30.ª Bienal de São Paulo apresenta novos artistas
Matéria de Camila Molina originalmente publicada no caderno de Cultura do jornal O Estado de S. Paulo em 4 de junho de 2012.
Sob o título 'A Iminência das Poéticas', mostra vai ser inaugurada para o público em 7 de setembro
“Hoje pude andar por detrás das paredes”, diz a artista Nydia Negromonte - e ainda, naquele dia, desvendar o teto e encanamentos do pavilhão da Fundação Bienal de São Paulo, no Parque Ibirapuera. Há duas semanas, Nydia fez a primeira visita de trabalho ao prédio onde ocorrerá a 30.ª Bienal de São Paulo que, sob o título A Iminência das Poéticas, vai ser inaugurada para o público em 7 de setembro.
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COMO ATIÇAR A BRASA
Curadora analisa diálogo da Documenta com cenário atual
Matéria de Camila Molina originalmente publicada no caderno de Cultura do jornal O Estado de S. Paulo em 12 de junho de 2012.
Documenta 13, Kassel, Alemanha - 09/06/2012 a 16/09/2012
A curadora espanhola Chus Martínez foi, desde 2009, o braço direito - e esquerdo - da diretora artística da Documenta 13, a escritora ítalo-americana Carolyn Christov-Bakargiev, na concepção desta edição da mostra. "Carolyn é uma grande historiadora", diz Chus, chefe do departamento de curadores do evento, em cartaz na cidade alemã até 16 de setembro. A seguir, a entrevista que a espanhola concedeu ao Estado sobre a Documenta 13.
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TEXTOS DO E-NFORME
Emoção Art.ficial 6.0 exibe arte técnico-estética e abre nova etapa no Itaú Cultural
Fotogramas de paisagens fabricadas a partir de álbuns de viagens projetados em biombos desorientam o visitante; dezenas de aparelhos celulares conversam entre si estimulados pelas vozes e sons do ambiente; uma estrela do mar virtual se movimenta como se fosse um ser vivo; esculturas robóticas compõem música ao olhar para o rosto do público. De 31 de maio a 29 de julho, tudo isso e um pouco mais pode ser vivenciado pelo visitante leigo, curioso ou aficionado na Emoção Art.ficial 6.0 - entre as 10 obras internacionais e locais que compõem a sexta e última edição da Bienal Internacional de Arte e Tecnologia.
A proposta desta edição é criar uma espécie de espaço de convivência voltado para obras criadas com novas mídias - arte com seres tecnológicos como robôs e organismos sintéticos e expressões artísticas calcadas em dispositivos entre computadores e celulares - e trabalhos elaborados em suportes tecnológicos como o cinema e o vídeo, hoje considerados tradicionais dentro do contexto da arte contemporânea.
"É a arte que importa. Não o fato de ela fazer uso de técnicas mais antigas ou de tecnologias de ponta", diz Marcos Cuzziol, um dos organizadores do evento no instituto. "Entretanto, não há como negar a existência de novas formas poéticas que advêm dessas tecnologias mais recentes, mais próximas de nosso dia a dia. A surpresa, muitas vezes, está em ver outras finalidades para algo que hoje é corriqueiro", completa.
Essas são as primeiras pistas que apontam para o investimento do Itaú Cultural em uma investigação mais vigorosa em arte e tecnologia, encaminhando o instituto para mais uma etapa. Confirmada pela trajetória da Emoção Art.ficial, ela aprofunda e renova o desafio de debater e difundir este segmento, agora reincorporado à arte contemporânea dentro da instituição.
"Em um primeiro momento, deslocamos a arte e tecnologia do contexto, pois era um tempo em que ela ainda estava na fronteira do entendimento", explica Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural. "Era preciso garantir o seu próprio campo de debate e reflexão e também construir um discurso abordando o assunto de maneira orgânica para entendê-lo", completa.
De acordo com Saron, este reposicionamento não abandona a reflexão. Ao contrário, ele a aprofunda e recoloca de forma atualizada. Tanto que o instituto continuará ampliando o seu acervo de Arte e Tecnologia, promovendo exposições itinerantes dessas obras e novas mostras que, por meio de curadorias híbridas e chamadas de trabalho, continuarão revelando o que se faz neste campo, alimentando, ainda, a experimentação.
A exposição
Os brasileiros Gisele Beiguelman e Fernando Velázquez assinam a obra Você Não Está Aqui. Selecionada em uma chamada de trabalhos realizada em 2010, ela sugere, em uma série de fotogramas projetados em biombos, percursos imaginários, roteiros de "desorientação" e paisagens fabricadas a partir de álbuns de viagens. Em Fala, obra selecionada na mesma chamada de trabalhos, outros dois brasileiros, a dupla Rejane Cantoni e Leonardo Crescenti criam um complexo sistema autônomo a partir de mais de 40 celulares que se envolvem, por meio de programas de reconhecimento de voz, em uma conversa de máquinas. O estímulo inicial são as vozes captadas dos visitantes e o sons do meio ambiente.
George Legardy, húngaro-canadense, faz o caminho inverso da atual depuração das imagens para leva-las ao cúmulo da fragmentação. Slice a obra que ele traz ao Brasil consiste de uma imagem repetidamente cortada em várias tiras para, em seguida, ser remontada e recomposta computacionalmente. O americano Jim Campbell, que participou da Emoção Art.ficial de 2002, apresenta Exploded View (Commuters), na qual expande a superfície plana e bidimensional das telas tradicionais em uma matriz composta por mais de mil diodos brancos (LEDs), pendurados em alturas e distâncias diferentes.
O campo da vida sintética também é explorado na exposição em The Mimetic Starfish, do artista inglês Richard Brown, que dá movimento orgânico a uma estrela do mar. Em i-Flux, de Silvia Laurentiz e Martha Gabriel, também escolhida em chamada de trabalho de 2010, uma criatura vive em um aquário sintético e se alimenta de informações de diferentes fontes do local onde está situado - no caso, o prédio do Itaú Cultural -, como a temperatura ambiente, a energia dos equipamentos elétricos, dados do quadro de comando dos elevadores. Em Ethalon / Adhesion Survival Manual, o tcheco-argentino Federico Diaz, trabalha diversas imagens em movimento projetadas em dois canais. A sua forma é definida por regras determinadas por uma sequência usada na conversão de milhas para quilômetros, entre outras aplicações. A narrativa sobre as ações de um fictício agrimensor-alpinista traz simbologias sobre geometria, matemática e realidade.
O aspecto lúdico da exposição é evidenciado no trabalho interativo Think, espaço criado pelo grupo sueco The Interactive Institute. Nele, os visitantes desenham e escrevem frases no teclado que são projetadas em balões de histórias em quadrinhos, tornando públicos os seus pensamentos e estimulando uma conversação pública. De forma semelhante, o artista norte-americano Ken Rinaldo incentiva a interação descomplicada entre humanos e máquinas com a obra Face Music. Trata-se de uma série de seis esculturas robóticas que compõem sua própria música a partir da captura das imagens faciais dos participantes. Os instantâneos tirados pelos robôs são processados digitalmente e transformados em melodia, som e ritmo.
Simpósio Internacional Emoção Art.ficial 6.0
Como já é tradição, em paralelo à Emoção Art.ficial, o Itaú Cultural promove, de 31 maio a 2 de junho, um simpósio internacional sobre os novos desafios da arte contemporânea. A sexta edição desde fórum é concebida pelo curador e pesquisador Fernando Oliva. O objetivo é estabelecer debate sobre a atual condição da chamada arte tecnológica no contexto das artes contemporâneas de modo a serem, mais uma vez, repensadas de maneira crítica e inesperada, produzindo reverberações no sistema >expandido da arte, cultura e sociedade.
Com Laymert Garcia dos Santos, Lisette Lagnado, Lars Bang Larsen, Mario Ramiro, Rod Dickinson, Roberto Winter, Axel Stockburger e o coletivo Archive (formado pelos norte-americanos Chris Kubick e Anne Walsh) o conjunto dos debates lança dúvidas e conclusões para além do circuito especializado das artes visuais - tanto em arte e tecnologia, como nas artes contemporâneas, e demais definições que há muito tempo não são mais capazes de dar conta da complexidade e potência da produção artística, intelectual e simbólica de nosso tempo.
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