Página inicial

e-nformes

 

Acessar E-nformes Anteriores

Acesso a todos os e-nformes publicados desde a criação do Canal Contemporâneo em dezembro de 2000.

Para acessar os e-nformes anteriores é necessário ser associado ao Canal Contemporâneo.


Se você já se cadastrou, conecte-se na primeira página para acessar sua área pessoal e pedir o boleto na aba associação do editar conta. Se você nunca se cadastrou, preencha o formulário e, no final, escolha a opção associação paga. Conheça os planos de acesso do Canal e seus benefícios.


Modos de recebimento dos e-nformes


O Canal Contemporâneo publica 2 e-nformes semanais contendo informações sobre o circuito de arte contemporânea e políticas culturais relacionadas.

- Para receber a edição COMPLETA, com textos e imagens, torne-se um associado pagante e contribua para a manutenção da iniciativa.

- Para receber a edição SIMPLIFICADA, apenas com os linques para os conteúdos, basta ser um usuário cadastrado.

 


Pesquise por palavras e/ou expressões (entre aspas)

PE/RJ/SP Miragens no Tomie Ohtake / Brasa sobre o Google Art Project
ANO 11 - N. 7 / 7 DE FEVEREIRO DE 2011

SIGA NO TWITTER E FACEBOOK

AGENDA DE EVENTOS
Gilvan Nunes na Oscar Cruz, São Paulo
Miragens no Tomie Ohtake, São Paulo
Ana Holck e Ivens Machado na Anita Schwartz, Rio de Janeiro
CIRCUITO  Outras Perspectivas no Espaço Texprima, São Paulo
CURSOS E SEMINÁRIOS
1 Semestre de Fotografia: linguagem e desenvolvimento de projeto na Escola São Paulo, São Paulo
Práticas Diversas da Arte Contemporânea com Bruno Faria na CFAV, Recife
COMO ATIÇAR A BRASA
Como entrar em alpha por Paula Alzugaray, Istoé
Com vendas pífias, feira de arte on-line não substitui tradicionais por por Silas Martí, Folha de S. Paulo
Google leva acervo de grandes galerias para a internet, Folha de S. Paulo
"Art Project", a iniciativa do Google que leva a arte para todos por Fernando Puchol, Exame.com
Google cria ferramenta para visitação virtual de museus em 360 graus, O Globo

 

Gilvan Nunes na Oscar Cruz
Gilvan Nunes

Gilvan Nunes
Delírios e Verão

Curadoria de Fernando Cocchiarale

8 de fevereiro, terça-feira, 19h

Galeria Oscar Cruz
Rua Clodomiro Amazonas 526, Itaim Bibi, São Paulo - SP
11-3167-0833 ou info@galeriaoc.com
www.galeriaoscarcruz.com
Terça a sexta, 11-19h; sábados, 11-17h
Exposição até 11 de março de 2010

Leia o resumo na agenda
english

Enviado por Info Oscar Cruz info@galeriaoscarcruz.com
volta ao topo


Shirin Neshat em Miragens no Tomie Ohtake
Shirin Neshat, Sem Voz, 1996, 132.1 x 99 cm

Miragens
Ali Talib (Iraque), Bita Ghezelayagh (Irã), Halil Altindere (Turquia), Hassan Massoudy (Iraque), Kamel Yahioui (Argélia), Khaled Hafez e Susan Hefuna (Egito), Laila Shawa (Palestina), Lucia Koch (Brasil), Malileh Afnan (Palestina), Mounir Fatmi (Marrocos), Rachid Koraichi (Argélia), Ramia Obaid (Síria), Sener Ozmen (Turquia), Shadi Ghadirian (Irã), Shezad Dawood (Inglaterra), Shirin Neshat (Irã), Taysir Batniji (Palestina), Wael Shawky (Egito)

Curadoria de Ania Rodríguez

10 de fevereiro a 3 de abril de 2011

Instituto Tomie Ohtake
Av. Faria Lima 201, Pinheiros, São Paulo - SP
11-2245-1900 ou instituto@institutotomieohtake.org.br
www.institutotomieohtake.org.br
Terça a domingo, 11-20h

Sobre a exposição

Enviado por Marcy Junqueira marcy@pooldecomunicacao.com.br
volta ao topo


Encontros com Artistas
Ana Holck e Ivens Machado

9 de fevereiro, quarta-feira, 18h

Anita Schwartz Galeria de Arte
Rua José Roberto Macedo Soares 30, Gávea, Rio de Janeiro - RJ
21-2274-3873/2540-6446 ou galeria@anitaschwartz.com.br
www.anitaschwartz.com.br
Segunda a sexta, 10-20h;sábado, 12-18h

Enviado por Beatriz Caillaux beatriz@cwea.com.br
volta ao topo


Julia Kater em Outras Perspectivas no Texprima
Vista da exposição, trabalho de Julia Kater

CIRCUITO
Outras Perspectivas
Estela Sokol, Fernando Limberger, Julia Kater, Laura Gorski, Rosângela Dorazio

Curadoria de Teresa Berlinck

12 de janeiro a 27 de fevereiro de 2011

Espaço Texprima
Rua Candarai 589, Casa Verde, São Paulo - SP
11-2171-0194
Segunda a sexta, 10-16h
Realização e Produção: Calina Projetos Culturais e Sociais / Arquitetura e Montagem: NA1 Arquitetura / Projeto: TexPrima

Leia o resumo na agenda
english

Enviado por Solange Viana solange.viana@uol.com.br
volta ao topo


CURSOS E SEMINÁRIOS
1 Semestre de Fotografia: linguagem e desenvolvimento de projeto na Escola São Paulo

Professores: Cássio Vasconcellos, Clício Barroso, Claudia Jaguaribe, Marcos Issa, Juan Esteves, Álvaro Razuk, Waldick Jatobá, Felipe Cama, Georgia Quintas; Coordenação: Claudia Jaguaribe

O curso propõe a compreensão da linguagem da fotografia contemporânea em suas diversas expressões, abordando todas as etapas de um trabalho fotográfico. Visando o desenvolvimento de um projeto, serão abordadas questões como a escolha de um tema, adequação do equipamento ao projeto, produção de imagens, edição e ampliação.

21 de março a 29 de junho de 2011, 2ª e 4ª, 19-22h (R$ 620 + 5 parcelas de R$ 620)

Leia as informações completas e publique seu comentário no blog Cursos e Seminários.

volta ao topo


CURSOS E SEMINÁRIOS
Práticas Diversas da Arte Contemporânea com Bruno Faria na CFAV

A oficina “Práticas diversas da Arte Contemporânea” têm como objetivo proporcionar ao público uma abertura e aproximação com a Arte Contemporânea desmistificando assim a idéia de algo inacessível e exclusivo para apenas profissionais entendidos do assunto. Oficina teórica e prática essa que conta com uma introdução a partir de um olhar com a própria História da Arte até as práticas atuais, produções plásticas em diversas mídias como: desenho, pintura, escultura, instalação, fotografia, performance, vídeo e que serão vistos na oficina durante os 05 dias de encontros.

21 a 25 de fevereiro de 2011; segunda a sexta, 14-17h (carga horária 15h/a) - Inscrições até 17 de fevereiro

Leia as informações completas e publique seu comentário no blog Cursos e Seminários.

volta ao topo


COMO ATIÇAR A BRASA
Como entrar em alpha

Matéria de Paula Alzugaray originalmente publicada na Istoé Independente em 28 de janeiro de 2011.

Mariko Mori – Oneness, Centro Cultural Banco do Brasil, Brasília, de 25/01 a 03/04/2011

Acordar, lavar o rosto, vestir-se apropriadamente e colocar-se em alerta para enfrentar mais um dia de trabalho. Essa é a rotina típica de um estado beta de consciência. Mas, quando algo inesperadamente relaxante acontece, algo próximo a uma frequência meditativa, ou a um estado contemplativo, ondas alpha são ativadas. Ao sonhar acordado, entra-se em theta. Mas é em delta que a consciência se apaga e a velocidade das ondas cerebrais chega a zero. Para vivenciar e reconhecer os quatro principais estados do funcionamento cerebral de uma só vez, recomenda-se entrar em “Wave UFO”, escultura penetrável que integra a exposição “Oneness”, uma antologia de trabalhos da artista japonesa Mariko Mori. Nessa cápsula interativa de arquitetura futurista, o visitante terá suas ondas cerebrais transformadas em cores por um programa computacional. A noção budista de unidade, que aproxima todos os seres viventes, é a base de “Wave UFO” e da maior parte das obras expostas em Brasília até 3 de abril.

Leia a continuação e publique seu comentário no blog Como atiçar a brasa.

volta ao topo


COMO ATIÇAR A BRASA
Com vendas pífias, feira de arte on-line não substitui tradicionais

Matéria de Silas Martí originalmente publicada na Ilustrada da Folha de S. Paulo em 31 de janeiro de 2011.

Sistema do site travou nas primeiras duas horas do evento virtual

Parecia simples e sofisticado, mas a realidade da esfera virtual impôs alguns obstáculos à realização da VIP Art Fair, primeira feira de arte on-line, encerrada ontem.

Mesmo com as maiores galerias do mundo, como Gagosian e White Cube, e as poderosas brasileiras Fortes Vilaça, Luisa Strina e Nara Roesler, a feira teve vendas pífias.

Isso porque o sistema travou nas primeiras duas horas do evento virtual, impedindo a comunicação entre muitos colecionadores e galeristas.

Leia a continuação e publique seu comentário no blog Como atiçar a brasa.

volta ao topo


COMO ATIÇAR A BRASA
Google leva acervo de grandes galerias para a internet

Matéria de Reuters/Londres originalmente publicada na Tec da Folha de S. Paulo em 1 de fevereiro de 2011.

O Google quer levar o mundo das grandes galerias mundiais de arte aos lares, com um novo site que oferece visitas virtuais usando a tecnologia do serviço Street View aliada à capacidade de construir coleções privadas e imagem de altíssima resolução.

Embora a maioria das grandes galerias há anos venha promovendo a divulgação on-line de seus acervos, especialistas disseram na cerimônia de lançamento realizada terça-feira na galeria Tate Britain, de Londres, que o site do Google buscaria levar a experiência da arte online a um novo patamar.

"O serviço pode mudar o jogo", disse Julian Raby, da Freer Gallery of Art, parte da Smithsonian Institution, em Washington, uma das 17 galerias participantes.

Leia a continuação e publique seu comentário no blog Como atiçar a brasa.

volta ao topo


COMO ATIÇAR A BRASA
"Art Project", a iniciativa do Google que leva a arte para todos

Matéria de Fernando Puchol originalmente publicada na Exame.com em 1 de fevereiro de 2011

Site lançado pelo Google permite visitar o arcevo de 17 dos principais museus do planeta

Londres - Os amantes da arte terão uma ferramenta imprescindível chamada "Art Project", iniciativa do Google, que permite que qualquer utilizador descubra e visualize virtualmente mais de mil obras de 17 dos principais museus do mundo, com uma qualidade de imagem excepcional e com a possibilidade de interagir com todas elas.

O Metropolitan Museum of Art, Hermitage, Palácio de Versalhes, Rijksmuseum, Tate, Reina Sofía e o Thyssen estão entre as instituições que colaboraram com este projeto, que propõe também um percurso virtual de 360 graus pelas galerias dos museus graças à tecnologia street-view.

Obras como "Noite estrelada" de Van Gogh, do Moma de Nova York, "A aparição de Cristo ao povo" de Alexander Ivanov da Galeria Tretyakov de Moscou, ou "O nascimento de Vênus" de Sandro Botticelli da Galleria degli Uffizi poderão ser vistas com um detalhe minucioso.

Leia a continuação e publique seu comentário no blog Como atiçar a brasa.

volta ao topo


COMO ATIÇAR A BRASA
Google cria ferramenta para visitação virtual de museus em 360 graus

Artigo originalmente publicado no caderno Tecnologia do jornal O Globo em 1 de fevereiro de 2011.

RIO e LONDRES - A Google lançou nesta terça-feira uma ferramenta on-line que permite a visitação virtual de 17 importantes museus em todo o mundo e a visualização de suas mais de mil obras de arte. Por meio da tecnologia Street View e de um veículo exclusivamente desenvolvido para o projeto, o Google Art Project fotografou em 360 graus o interior de lugares como o MoMA, de Nova York, o Museu Van Gogh, em Amsterdã, a Tate Britain e a National Gallery, de Londres. O resultado é que pode-se andar pelas galerias assim como se passeia pelas ruas com o Google Street View, pelo qual também é possível acessar o Google Art Project.

"O projeto começou quando um grupo (de funcionários da Google) apaixonado por arte se juntou para pensar quando poderíamos usar nossa tecnologia para ajudar museus a tornar sua arte mais acessível" afirmou Amit Sood, chefe da nova ferramenta.

Além disso, cada um dos 17 museus escolheu uma única obra de arte de seu acervo para ser fotografado com câmeras de altíssima resolução, ou "gigapixel" (veja a lista completa no fim desta matéria). As imagens contém cerca de 7 bilhões de pixels, o que significa, segundo a Google, que é mais de mil vezes mais detalhada do que uma foto comum de câmera digital. Por meio da tecnologia do Picasa, serviço de fotos da empresa, um zoom especial permite que se esmiuce esses quadros em microdetalhes.

Leia a continuação e publique seu comentário no blog Como atiçar a brasa.

volta ao topo


TEXTOS DO E-NFORME

Miragens no Tomie Ohtake

Com o patrocínio do Banco do Brasil, o Instituto Tomie Ohtake realiza a exposição Miragens, idealizada por Rodolfo Athayde e com curadoria de Ania Rodríguez. A mostra reúne 58 obras de arte contemporânea, de 19 artistas destacados no cenário internacional, que têm em comum em suas produções o universo cultural islâmico. Miragens, que passou anteriormente pelo CCBB-RJ, busca confrontar através da poética dos artistas reunidos, a imagem estereotipada que o Ocidente acabou desenvolvendo sobre o Islã e sua cultura. Com obras que utilizam de técnicas tradicionais à videoinstalação e que oscilam de grandes enigmas visuais a hilariantes paródias, a exposição dá a ver tanto o encantamento quase mágico da caligrafia islâmica quanto a ameaça bélica permanente e o rigor de alguns costumes.

As obras vêm de coleções européias e norte-americanas, e de acervos de Paris, Istambul e Damasco, mostrando a diversidade de perspectivas que podemos encontrar na arte realizada em países do Norte da África e Oriente Próximo, ou a partir da França, Reino Unido, Estados Unidos, Holanda e Alemanha - como partes de importantes diásporas.

“Desfazer o espelhismo que nubla o conhecimento do ‘outro’, deixando as vozes dos portadores atravessarem nossas próprias certezas, é o desafio da mostra”, afirma Ania Rodríguez. “A tradição muçulmana é muitas vezes questionada e mesmo reinventada nos trabalhos reunidos na exposição, através de técnicas e imagens típicas aproveitadas para estruturar discursos que dialogam com o presente”.

As fotografias de Shadi Ghadirian, por exemplo, dão conta disso; nelas a artista se apropria do estilo “retrato de estudio”, introduzido no Irã no final do século XIX, para propor um conjunto de anacronismos com objetos modernos importados do Ocidente: telefones, aparelhos de som, aspiradores. As mesmas tensões e diálogos podem ser encontrados na obra inédita de Mounir Fatmi “Entre linhas”, uma lâmina de serra de grande formato com inscrições em caligrafia árabe, onde a beleza e a aparência de fragilidade da filigrana contrasta com a rudeza e a violência implícita do material e com as ameaçadoras bordas dentadas; ou e na obra de Sener Ozmen, onde uma espécie de super-homem interpretado pelo próprio artista dedica-se a cumprimentar Alá.

A leitura política se faz presente na obra de Shirin Neshat – talvez uma das mais conhecidas artistas da exposição –, em cuja série “Mulheres de Alá”, fragmentos de corpos femininos são associados a inscrições caligráficas e armas. Destaca-se ainda a presença do artista turco Halil Altindere, reconhecido internacionalmente, sobretudo pelo vídeo “Dengbejs”, de 2007, mostrado na última Documenta de Kassel. O artista apresentará também a sua obra mais recente, o vídeo “Oracle”, feito especialmente para a mostra.

Os artistas convidados para a mostra Miragens são: Shirin Neshat, Shadi Ghadirian, Bita Ghezelayagh (Irã), Khaled Hafez e Susan Hefuna, Wael Shawky (Egito), Ali Talib, Hassan Massoudy (Iraque), Halil Altindere, Sener Ozmen (Turquia), Kamel Yahioui (Argélia), Laila Shawa, Malileh Afnan, Taysir Batniji (Palestina), Lucia Koch (Brasil), Mounir Fatmi (Marrocos), Shezad Dawood (Inglaterra), Rachid Koraichi (Argélia) e Ramia Obaid (Síria).

Paralelamente, o CCBB-SP apresenta a mostra “Islã”, com cerca de 350 peças que ajudam a contar os pouco mais de 1400 anos de história das nações do mundo islâmico. Com curadoria de Rodolfo Athayde e do Prof.Dr. Paulo Daniel Farah, a mostra reúne obras dos mais importantes museus da Síria e do Irã, além de objetos de países da África muçulmana.

volta ao topo    volta ao tema


Os e-nformes são publicados duas vezes por semana: às segundas e quintas-feiras.

Complete o cadastro gratuito para receber a edição simplificada ou escolha a associação paga para receber a edição integral dessa página, publicar um perfil na seção Comunidade e ter acesso ao histórico de dez anos de e-nformes. Conheça os planos de acesso do Canal e seus benefícios para usuários e organismos.

Siga o Canal no Twitter e Facebook!

envio de conteúdo_    cadastre-se_    contato_    sobre o canal_