AGENDA
DE EVENTOS
Rastilho no CCBNB , Fortaleza
Eudes Mota na Mariana Moura, Recife
Um mundo sem molduras no MAC/USP, São Paulo
Projeto Sexta-Livre com André Vieira no Ateliê da Imagem, Rio de Janeiro
Fórum A Lei Rouanet é Nossa! no Porto Pensarte, São Paulo HOJE
CURSOS E SEMINÁRIOS
Cursos gratuitos para estudantes na EAV - Parque Lage, Rio de Janeiro
Curso Entre a imagem e o espaço com Rubens Mano no Collegio das Artes, São Paulo
SALÕES E PRÊMIOS
Selecionados 2009 do Clubes de Colecionadores de Gravura e Fotografia - MAM-SP
REDE A Lei Rouanet é nossa!, culturaemercado.com.br
André Komatsu, Oeste
Rastilho
André Komatsu, Marcelo Cidade, Yuri Firmeza
Curadoria de Paula Dalgalarrondo
26 de março, quinta-feira, 19h
Centro Cultural Banco do Nordeste - CCBNB
Rua Floriano Peixoto 941, Centro, Fortaleza - CE
85-3464-3108 / 3464-3177 ou cultura@bnb.gov.br
Terça a sábado, 10-20h; domingos, 10-18h
Exposição até 26 de Abril de 2009
Leia o resumo na agenda
english
Enviado por Yuri Firmeza yurifirmeza@hotmail.com
volta ao topo
Eudes Mota
Eudes Mota
Classificados
26 de março, quinta-feira, 20h
Galeria Mariana Moura
Avenida Conselheiro Aguiar 1552, Conj. 3 e 4, 1º andar, Boa Viagem, Recife - PE
81-3465-5602 ou mariana@marianamoura.com.br
www.marianamoura.com.br
Segunda a sexta, 10-19h; sábado, 10-14h
Exposição até 9 de maio de 2009
Leia o resumo na agenda
english
Enviado por Galeria Mariana Moura mariana@marianamoura.com.br
volta ao topo
Josely Carvalho
Um mundo sem molduras
Adriana Guivo, Adriana Peliano, Alex Flemming, Alex Vallauri, Ana Cecília Kesselring, Angella Conte, Angelo Venosa, Carlos Bevilacqua, Cia. Ueinzz, Cildo Meireles, Farnese de Andrade, Fulvio Colangelo, Janaina Tschape, Josely Carvalho, Leonilson, Maria Bonomi, Nair Kremer, Nelson Leirner, Nina Moraes, Patrícia Carmo, Regina Silveira, Renata Padovan, Sandra Tucci, Valeska Soares
Curadoria de Katia Canton
26 de março, quinta-feira, 17-20h
MAC/USP - Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo
Rua da Reitoria 160, Cidade Universitária, São Paulo - SP
11-3091-3039
www.mac.usp.br/mac
Terça a sexta, 10-18h; sábados, domingos e feriados, 10-16h
Exposição até 17 de maio de 2009
Leia o resumo na agenda
english
Enviado por Josely Carvalho art@joselycarvalho.net
volta ao topo
André Vieira, Angola
Projeto Sexta-Livre
André Vieira
27 de março, sexta-feira, 19h
Ateliê da Imagem Espaço Cultural
Av. Pasteur 453, Urca, Rio de Janeiro - RJ
info@ateliedaimagem.com.br
www.ateliedaimagem.com.br
Sobre o evento
Enviado por Patrícia Gouvêa pgouvea@ateliedaimagem.com.br
volta ao topo
Fórum A Lei Rouanet é Nossa!
"Relevância Cultural” e os critérios propostos pelo governo para escolha de projetos
25 de março, quarta-feira, 19-22h
Porto Pensarte
Alameda Nothman 1029, Campos Elíseos, São Paulo - SP
11-3828-2550
Inscrições: Envie e-mail para ip@pensarte.org.br e reserve sua vaga
Toda quarta-feira das 19h às 22h (6 encontros)
A partir desta quarta-feira, 25 de março, o Instituto Pensarte abrigará uma série de discussões sobre o texto proposto pelo governo federal para alterar a Lei Rouanet. O encontro desta semana abordará o tema “Relevância Cultural” e os critérios propostos pelo governo para escolha de projetos. O Fórum terá seis encontros, sempre às quartas e contará com profissionais, pensadores e especialistas no assunto, realizado no Porto Pensarte, sede da organização. Os temas serão propostos e debatidos por leitores e participantes da rede em Cultura e Mercado. A entrada é gratuita.
Enviado por Cultura e Mercado boletim@culturaemercado.com.br
volta ao topo
CURSOS E SEMINÁRIOS
Cursos gratuitos para estudantes na EAV - Parque Lage
Estudos do plano - oficina de criação bidimensional, com Cristina Salgado, Daniel Senise e João Magalhães; Estudos do Espaço - oficinal de criação tridimensional, com Afonso Tostes, João Goldberg e João Modé; Teoria e História da arte; Fotografia de obra de arte, com Beto Felício; Iluminação para arte, com Rogério Emerson; e Design de exposição, com Luiz alberto Zuñiga e Cintia Kury Souto
Inscrições para processo seletivo até 28 de março - aulas de 6 de abril a 31 de julho de 2009
Público alvo: estudantes a partir de 16 anos, matriculados em instituições de ensino fundamental, médio e superior
Documentos Necessários: comprovante atual de matrícula em instituição de ensino e documento de identidade
Leia a informação completa e publique seu comentário no Cursos e Seminários
volta ao topo
CURSOS E SEMINÁRIOS
Curso Entre a imagem e o espaço com Rubens Mano, no Collegio das Artes
Através da análise de textos, da leitura do projeto de determinados artistas e do acompanhamento do trabalho dos participantes, pretende-se discutir a correspondência existente entre a transformação de espaços e a maneira como percebemos e "acionamos" tais ambientes. O curso se apoia nas articulações entre imagem e espaço, ou entre fotografia e arquitetura, para entender como essas relações podem revelar a presença de uma dinâmica da produção de imagens nos processos de produção do espaço, e vice-versa.
A partir de 7 de abril de 2009 - terças-feiras, 20-22h30
Leia a informação completa e publique seu comentário no Salões e Prêmios
volta ao topo
SALÕES E PRÊMIOS
Selecionados 2009 do Clubes de Colecionadores de Gravura e Fotografia - MAM-SP
Selecionados do Clube da Gravura: Albano Afonso (São Paulo - SP), Arthur Luiz Piza (Paris - FR), Ernesto Neto (Rio de Janeiro - RJ), Fernando Lindote (Florianópolis - PR), Nilo (Juazeiro do Norte – Cariri - CE)
Selecionados do Clube da Fotografia: Adriana Varejão (Rio de Janeiro -RJ), Felipe Cama (São Paulo - SP), João Castilho (Belo Horizonte - BH), Tony Camargo (Curitiba - PR), Rosângela Rennó (Belo Horizonte - BH)
Comissão de seleção: Cauê Alves (gravura) e Eder Chiodetto (fotografia)
Conheça a iniciativa e publique seu comentário no Salões e Prêmios
volta ao topo
REDE
A Lei Rouanet é nossa!
Nem do mercado, nem do governo. É da cultura!
A Lei Rouanet é nossa! Com essa palavra-de-ordem, o Instituto Pensarte inicia campanha para construir o debate público em torno das propostas desenvolvidas e discutidas com participantes de sua rede para a reforma da Lei Rouanet, a ser disponbilizada para consulta pública dia 23 de março. O fórum terá início aqui, no Cultura e Mercado, que disponibilizará, logo abaixo, espaço para sugestão de temas e abordagens a serem amplamente debatidos e construídos coletivamente a partir de textos-base publicados no mesmo canal.
Logo em seguida, o Instituto Pensarte fará uma série de debates públicos com os temas aqui relacionados, dentre os assuntos que tiverem maior adesão e discussão no blog. Os debates serão realizados toda quarta-feira a partir da semana que vem, das 19h as 22h na sede da organização, localizada na Alameda Nothman, 1029, no bairro dos Campos Elíseos em São Paulo.
O primeiro tema será “Relevância Cultural”. E o primeiro texto sobre o assunto já está disponível no canal “A Lei Rouanet é Nossa!”, disponível no site.
Como propor temas
Para propor temas a serem debatidos pela rede, poste como comentário o assunto e um resumo, com no máximo 5 linhas, explorando o tema (postarei como exemplo o primeiro tema, “Relevância Cultural”. Os temas propostos serão transformados, com o auxílio de seu propositor, em uma nova proposta de discussão, que poderá, de acordo com a densidade do debate, ser transformado em tema para os encontros presenciais.
Como contribuir com o debate
Assim que recebermos propostas, a transformaremos em tema para debate. Esses temas ficarão disponíveis para discussão no canal “A Lei Rouanet é Nossa!” e nos destaques do blog (na parte de cima à direita). Ao final da discussão, consolidaremos um texto e enviaremos à Presidência da República, ao Ministério da Cultura e ao Congresso Nacional.
E vamos à luta, porque A Lei Rouanet é Nossa!
Leia e participe no Cultura e Mercado
volta ao topo
TEXTOS DO E-NFORME
Projeto Sexta-Livre - André Vieira
André Vieira é fotógrafo especializado em foto documental e retratos e acaba de ser premiado com o 3° lugar na categoria Artes e Entretenimento no World Press Photo 2009.
André irá apresentar no Projeto Sexta-Livre quatro ensaios fotográficos realizados ao longo dos últimos 8 anos que ilustram sua trajetória profissional. Os quatro ensaios focam-se em sociedades em diversas localidades do Mundo que vivem transformações profundas.
O primeiro trabalho, realizado em 2001, é sobre o Afeganistão no período que antecedeu e sucedeu o 11 de Setembro, quando o país, então praticamente esquecido e sob o domínio do ultra conservador e repressivo regime dos Talibã, de repente se viu no papel de maior ameaça à sociedade ocidental e alvo de uma guerra pós-moderna esquizofrênica, com a mais alta tecnologia de guerra americana atuando lado a lado aos modos mais primitivos de combate, num país que parecia ainda viver na Idade Média.
O segundo ensaio é parte de um trabalho ainda em andamento sobre o avanço humano na floresta amazônica, a maior migração humana da história mundial recente. O resultado desse avanço descontrolado sobre uma região onde o grande ausente é o Estado brasileiro é a devastação da maior floresta tropical do planeta e uma verdadeira catástrofe social, onde a única lei a ser respeitada por todos é a do mais forte.
O terceiro ensaio foi realizado na Alemanha em 2007 com uma bolsa da Fundação IPRN, parte do projeto Changing Faces. Seu foco são os jovens trabalhadores das indústrias pesadas da região do Vale do Ruhr. Até quase o final do século passado o coração industrial da Alemanha e da Europa, o Vale do Ruhr viu o novo século chegar com uma transformação radical: o fechamento de suas minas de carvão e a migração da indústria siderúrgica para países com mão de obra mais barata e leis ambientais mais brandas. Com uma forte identificação com o trabalhos nas indústrias e uma tradição profissional passada de pai para filho, a jovem mão de obra de região viu o mundo no qual cresceram desaparecer. Enquanto a região busca uma maneira de sobreviver à extinção de seu passado industrial, os jovens buscam uma maneira de se encaixar nessa nova realidade.
O último ensaio foi realizado em 2008, e faz parte de um novo projeto sobre as metrópoles africanas, última fronteira da urbanização. Seu foco é Angola e sua transformação, de país dizimado por 40 anos de guerra civil para uma das economias que crescem mais rapidamente no mundo, com a capital (Luanda) mais cara do mundo. www.andrevieira.com
volta ao topo volta ao tema
Os
e-nformes são publicados três vezes por semana: às segundas,
quartas e sextas.
Para receber as edições simplificadas, cadastre-se
online, e, para receber as edições integrais e ter acesso
ao histórico de oito anos de e-nformes, entre em contato
para se tornar um associado.