NESTA EDIÇÃO:
Daniel Malhão e Siron Franco na Nara Roesler, São Paulo
Fabiano Gonper na Saelpa, João Pessoa
25 artistas na Mercedes Viegas, Rio de Janeiro
Atos Visuais 2006 na Funarte, Brasília
SALÕES&PRÊMIOS
Inscrições e informações para o artista: Programa Exposições 2007, Ribeirão Preto
Inscrições Programa de residências Residência EL BASILISCO/CAPACETE em Buenos Aires 2007
CURSOS E SEMINÁRIOS Cultura Digital Trash: Linguagens, Comportamentos e Desafios na ESPM, Rio de Janeiro
COMO ATIÇAR A BRASA
Grupo faz "artivismo" em ação em São Paulo, por Adriana Ferreira Silva
Coletivos ganham vulto nos anos 2000, por Juliana Monachesi
QUEBRA DE PADRÃO I LOVE MY GIF! - Festival de gifs animados - Adriano Casanova
FÉRIAS DO CANAL
Funcionamento do Canal / Canal functioning
Envio de conteúdo / Content submission
Contato / Contact
Para deixar de receber os e-nformes / To quit our mailing list
Fabiano Gonper
Gonper Museum - work in progress & Outras Obras
14 de dezembro, quinta-feira, 20h
Usina Cultural Saelpa
Rua Juarez Távora 243, Torre, João Pessoa - PB
83-3221-6343 ou usina@saelpa.com.br
Terça a domingo, 14-20h
Exposição até 28 de janeiro de 2007
Enviado por Fabiano Gonper fabianogonper@hotmail.com
volta ao topo
Marta Jourdan - Líquidos perfeitos
25 artistas
Afonso Tostes, Amalia Giacomini, Amilcar de Castro, Ana Holck, Angelo Venosa, Anna Maria Maiolino, Antonio Dias, Armando Santos e Andrea Facchini, Cildo Meireles, Dudi Maia Rosa, Eliane Duarte, Enrica Bernardelli, Everardo Miranda, Fernando Vilela e Stela Barbieri, Gabriela Maltz, Ivens Machado, Jeong Sook, José Bechara, Luiz Monken, Marcia Thompson, Marta Jourdan, Paulo Roberto Leal, Waltercio Caldas
14 de dezembro de 2006 a 15 de fevereiro de 2007
Mercedes Viegas Arte Contemporânea
Rua João Borges 86, Gávea, Rio de Janeiro - RJ
21-2294-4305 ou galeria@mercedesviegas.com.br
Segunda a sexta, 14-19h; sábados, 16-20h
Sobre a exposição
Enviado por Produção Mercedes Viegas producao@mercedesviegas.com.br
volta ao topo
Atos Visuais 2006
Júlio Leite, Marina Camargo, Osvaldo Carvalho
14 de dezembro, quinta-feira, 18h30
Funarte - Galeria Fayga Ostrower
Eixo Monumental Setor de Divulgação Cultural Lote 2, Brasília - DF
61-3223-2441 / 3322-2029 ou artesvisuaisbrc@funarte.gov.br
www.funarte.gov.br
Segunda a domingo, 9-21h
Exposição até 14 de janeiro de 2007
Enviado por Oswaldo Carvalho oswaldocarvalho@funarte.gov.br
volta ao topo
SALÕES&PRÊMIOS
Programa Exposições 2007, Ribeirão Preto
Espaços: MARP - Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi; MARP – Unidade Centro de Convenções Ribeirão Preto e Casa da Cultura de Ribeirão Preto
Inscrições até 24 de janeiro de 2007
Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi
Rua Barão do Amazonas 323, Ribeirão Preto-SP, 14010-120
informações: 16-3635 2421 ou marp@cultura.pmrp.com.br
Ficha de Inscrição
www.marp.ribeiraopreto.sp.gov.br
Terça a sexta, 9-12h e 14-18h
Realização: Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto / Secretaria Municipal da Cultura, Coordenadoria de Artes Visuais / MARP - Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi
Apoio: AAMARP - Associação de Amigos do MARP
Informações para o artista sobre o custo-benefício de editais
As informações abaixo, todas de caráter objetivo, copiadas do edital, servem para ajudar o artista iniciante a decidir sobre a sua participação no evento em questão. Leia sobre esta iniciativa do Canal no Salões&Prêmios.
PRÊMIOS: NENHUM
GANHO PARA SELECIONADOS: A exposição, sem pró-labore
CONTRAPARTIDA PARA SELECIONADOS: NENHUMA
GANHO PARA INSCRITOS: NENHUM
CUSTOS OPERACIONAIS:
INSCRIÇÃO:
- Os dossiês dos inscritos, em formato A4, deverão conter fotos em cor, no tamanho igual ou acima de 13 x 18 cm de, no mínimo, 5 (cinco) trabalhos recentes do artista. Não serão aceitas fotocópias coloridas ou provas digitais impressas em baixa resolução. Nas categorias performance e vídeo o artista deverá apresentar uma fita de vídeo VHS ou DVD com as 5 (cinco) propostas.
TRANSPORTE, SEGURO:
- Aos artistas selecionados caberá assumir as despesas referentes ao transporte de envio e retorno, embalagem e seguro das obras durante o transporte e exposição
- A Secretaria Municipal da Cultura não se responsabilizará por danos que os trabalhos e equipamentos enviados sofram durante o transporte e o período de exposição, cabendo aos artistas assegurá-los contra danos e riscos de qualquer natureza.
DEVOLUÇÃO DAS OBRAS
- O participante deverá retirar as obras no prazo máximo de 20 (vinte) dias após o término da exposição ou solicitar por escrito, neste mesmo prazo, a devolução das obras com frete a cobrar.
MATERIAIS ESPECIAIS:
- Os trabalhos selecionados que necessitem de equipamentos (como videocassete, DVD, monitor TV, som e outros), estes deverão ser fornecidos pelos artistas durante o período da exposição, bem como realizar a manutenção dos mesmos.
Leia o edital completo e publique seu comentário no Salões & Prêmios
volta ao topo
SALÕES&PRÊMIOS
Programa de residências Residência EL BASILISCO/CAPACETE em Buenos Aires 2007
Inscrições até 10 de janeiro de 2007
Informações e Inscrições: capacete@capacete.net ou www.capacete.net/residencia_inscricao.asp
Duração: 2 meses
Sobre o CAPACETE
O CAPACETE foi fundado em 1997 no Rio de Janeiro. Suas múltiplas atividades vêm refletindo o compromisso com projetos de longo-prazo, independente e flexível, capaz de responder à inquietações do contexto de produção, circulação e recepção de arte. O CAPACETE dedica-se à pesquisa, à organização e à disponibilização de documentação sobre processos estéticos, culturais, políticos realizados localmente ou no Brasil e América do Sul por artistas brasileiros e estrangeiros.
As residências
Em 2000 foi criada a primeira Residência de Artistas em Santa Teresa que funcionou como ponto de partida para diversos programas de residentes. Dentro deste programa destaca-se a parceria com o governo francês (Consulado francês no Rio de Janeiro), o governo finlandês (FRAME e HIAP), a Japan Foundation, EXO (São Paulo) e diversos programas de outros países, os quais possibilitaram a vinda de mais de 70 artistas que realizaram seus projetos no Brasil em colaboração direta com o CAPACETE.
Saiba mais e publique seu comentário no Salões & Prêmios
volta ao topo
CURSOS E SEMINÁRIOS
Simpósio Nacional ESPM
Cultura Digital Trash: Linguagens, Comportamentos e Desafios
Palestrantes: Alex Primo, André Lemos, Cristiano Max Pereira Pinheiro e Marsal Ávila Alves Branco, Erick Felinto, Henrique Antoun, Raquel Recuero, Simone Pereira de Sá, Vinícius Andrade Pereira
18 de dezembro, segunda-feira, 9-18h
ESPM - Auditório 12.º andar
Rua do Rosário 90 (esquina com a Rua da Quitanda), Centro, Rio de Janeiro - RJ
Coordenação: Vinícius Andrade Pereira
Veja a programação e publique seu comentário no Cursos e Seminários
volta ao topo
COMO ATIÇAR A BRASA
Grupo faz "artivismo" em ação em São Paulo
Matéria de Adriana Ferreira Silva, originalmente publicada na Folha de São Paulo, no dia 6 de dezembro de 2006
Experiência Imersiva Ambiental propõe questionamento da vigilância
Numa cidade como São Paulo, não é novidade andar pelas ruas e assistir a cenas inusitadas, que parecem ter saído de um filme. Hoje, no entanto, alguns movimentos duvidosos podem fazer parte de um projeto artístico.
A partir das 11h, num local não-divulgado -para não estragar a surpresa-, cerca de 25 pessoas irão protagonizar performances diversas diante das câmeras que vigiam as ruas. A atuação, batizada de "Atitude Suspeita", faz parte da semana de eventos proposta pelo Experiência Imersiva Ambiental (EIA), grupo que reúne artistas de todo o país para fazer trabalhos de arte pública, que tanto podem ser uma festa como uma ação, como a desta manhã.
Essa atividade se encaixa em duas categorias que, segundo o pesquisador Ricardo Rosas, 36, criador do site Rizoma, têm proliferado no Brasil: a da "mídia tática" e a da "arte ativista", engajada ou "artivista". A exemplo de artistas, grupos e coletivos espalhados pelo mundo todo, os brasileiros têm desenvolvido trabalhos que questionam a mídia, a política e a própria arte por meio de instalações, performances, vídeos etc.
Leia a continuação e publique o seu comentário no Como atiçar a brasa
volta ao topo
COMO ATIÇAR A BRASA
Coletivos ganham vulto nos anos 2000
Matéria de Juliana Monachesi, originalmente publicada na Folha de São Paulo, no dia 6 de dezembro de 2006
Ondas de "artivismo" surgem no Brasil nos últimos anos da década de 90 e início dos anos 2000, em sintonia com os movimentos antiglobalização e as tensões culturais e políticas à flor da pele vivenciadas em Seattle (1999), Gênova (2001) e Davos (2003). O papel dessa nova geração, que prefere as ruas ao espaço institucional e que privilegia as ações da troca direta com o público em lugar de obras no museu, é recriar a politização na arte.
O coletivismo brasileiro de início dos anos 2000 tinha um ar quixotesco como nas ações do grupo Laranjas, de Porto Alegre, cujas ações consistiam em distribuir gratuitamente suco de laranja aos pedestres em ruas movimentadas da capital gaúcha, instalar longas faixas de lambe-lambe cor de laranja (sem quaisquer frases de mobilização) em túneis da cidade ou, como fizeram em uma intervenção em 2003, bater de porta em porta (todos devidamente uniformizados com macacão laranja) e oferecer aos moradores de Porto Alegre o "Minuto Laranja", vídeo de um minuto de duração em que o monitor de TV era preenchido pela cor. O grupo registrava a visita às casas daqueles que os convidavam a entrar e a reação das pessoas.
Leia a continuação e publique o seu comentário no Como atiçar a brasa
volta ao topo
QUEBRA DE PADRÃO
I LOVE MY GIF! - Festival de gifs animados - Adriano Casanova
Adriano Casanova [caí]
Veja os outros gifs e publique seu comentário no Quebra de Padrão
Enviado por Arte ao(s) vivo(s) arteaosvivos@gmail.com
volta ao topo
TEXTOS DO E-NFORME
Daniel Malhão e Siron Franco na Nara Roesler
Esta exposição de Siron Franco acontece 38 anos depois de o artista goiano ter recebido o primeiro prêmio de sua bem sucedida carreira. Foi na Bienal da Bahia, aos 21 anos de idade. A sua última mostra na galeria foi Casulos, em 2000, agora ele volta trazendo cerca de dez pinturas recentes. No mezanino da galeria, o Roesler Hotel apresenta o português Daniel Malhão, reunindo fotografias das séries Pó e Making Off.
volta ao topo
25 artistas na Mercedes Viegas
A galeria Mercedes Viegas Arte Contemporânea abre uma exposição com trabalhos de 25 artistas.
São produções de diferentes suportes, como desenhos, esculturas, gravuras, fotografias, instalação, objetos, pinturas e vídeos, cujas datas de realização partem da marcante década de 70 chegando a 2006.
Apesar da ampla cronologia e da variedade de formas de expressão, eles mantêm uma linguagem coerente, sintonizada com o olhar da galerista.
Além dos artistas da galeria (Ana Holck, Angelo Venosa, Dudi Maia Rosa, Enrica Bernardelli, Everardo Miranda, Ivens Machado, Luiz Monken e Marcia Thompson) e do respeitado acervo (Afonso Tostes, Amilcar de Castro, Anna Maria Maiolino, Antonio Dias, Cildo Meireles, José Bechara, Paulo Roberto Leal e Waltercio Caldas), surgem novos nomes: Eliane Duarte, que fará sua primeira individual na Mercedes Viegas em 2007; Amalia Giacomini, que participou da exposição Sobre espaços, em outubro/ novembro de 2006; Armando Santos e Andrea Facchini, provenientes dos Novíssimos do IBEU; Fernando Vilela e Stela Barbieri, que moram e trabalham em São Paulo; além dos estrangeiros Gabriela Maltz (Argentina) e Jeong Sook (Coréia do Sul)
Há ainda a convidada especial Marta Jourdan, que transita com habilidade e talento por várias mídias (cinema, fotografia, dança, artes visuais e sonora). Ela apresentará o vídeo Infiltração e a instalação Líquidos Perfeitos, uma engenhoca com sete ferros de passar roupa ligados a eletricidade, em que gotas d'água pingam de um cabo de aço, provocando sons amplificados, em um jardim iluminado para a apreciação da evaporação.
volta ao topo
FÉRIAS DO CANAL
O último e-nforme do ano será em 22 de dezembro e o primeiro de 2007 em 15 de janeiro. As notícias deste período deverão ser enviadas com antecedência para serem veiculadas antes do recesso, portanto, até o dia 8 de dezembro de 2006. Para o ano de 2007, continuamos com nosso prazo de 15 dias de antecedência para o envio de material.