|
outubro 11, 2021
MAM Rio lança plataforma lúdico-interativa para crianças de 0 a 6 anos inspirada no projeto do Parque do Flamengo
A partir de ilustrações das espécies encontradas no entorno do museu, crianças são estimuladas a criar seu próprio jardim
Com o objetivo de criar experiências inovadoras de arte e educação no contexto da cultura digital, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro lançará no dia 12 de outubro Fantástico jardim, uma plataforma digital - fantasticojardim.org - lúdico-interativa para crianças de até 6 anos acerca das espécies botânicas existentes no Parque do Flamengo. Esta é uma iniciativa conjunta do MAM Rio e da Petrobras.
Inspirado no projeto paisagístico de Burle Marx para o Aterro, Fantástico jardim funciona como uma exposição virtual com dispositivos de interatividade e aprendizado. O projeto adota o Parque do Flamengo e seus jardins – uma obra viva, que se transforma ao longo do tempo – como um campo expandido de pesquisa, e apresenta as espécies de plantas como elementos de diversão para o público infantil.
Abricó-de-macaco, acácia pom-pom, coqueiro, figueira de bengala, flamboiã, jambeiro, paineira rosa, palmeira do amor, mulungu e ninfeia rubra são algumas das espécies abordadas pela plataforma, que inclui ainda as “espécies que voam”: abelha, bem-te-vi, lavadeira-mascarada, maritaca...
Em Fantástico jardim, as plantas funcionam como um recurso artístico para a criação de ambientes e paisagens: a plataforma traz jogos em que a criança monta seu próprio projeto paisagístico com base nas formas sinuosas e orgânicas encontradas no Parque do Flamengo. A partir de um banco de dados ilustrativo das espécies de plantas, a criança é convidada a imaginar e construir o seu jardim.
Por meio de dispositivos simples baseados na navegação do cursor, a plataforma abre espaço para o desenvolvimento emocional e afetivo em relação às espécies de plantas, bem como para o exercício cognitivo e psicomotor. Clicando e arrastando o dedo sobre a tela, é possível praticar noções de identificação e reconhecimento, por meio de cores e formas, estimulando a criatividade e a percepção do espaço virtual. Também é possível “salvar” o jardim criado pela criança em um banco de dados, onde ela poderá visitar/visualizar outras paisagens produzidas.
A plataforma é um projeto interdisciplinar que funciona como um espaço de compartilhamento de experiências por meio de jogos, animações, enquetes e ferramentas de pesquisa. O site é desenvolvido preferencialmente para o uso em tablets e smartphones, mas também estará disponível para computadores. A plataforma inclui uma seção com conteúdos de pesquisa e consulta sobre as espécies do Parque do Flamengo.
De acordo com a curadora do museu, Beatriz Lemos, Fantástico jardim reúne um estudo das espécies de plantas e aves que habitam o Parque do Flamengo e o universo lúdico da primeira infância: “É uma exposição pensada para o ambiente virtual, onde a interatividade acontece quando a criança aprende os nomes e formas dos seres vivos desse jardim. O projeto soma-se às iniciativas institucionais que visam um entendimento de museu intrínseco a seu entorno, enquanto projeto artístico-botânico, nos ajudando a conhecer mais profundamente essa paisagem (histórica e simbólica) na qual está inserido o MAM Rio”.
Para Gilson Plano, coordenador de mediação da equipe de Educação e Participação do MAM, Fantástico jardim oferece uma nova forma de aprender: “Quando pensamos nesse projeto, queríamos que fosse um lugar de encontros e diversão para toda a família, como são os jardins do MAM Rio. Criar um jardim é uma experiência de invenção e aprendizado, e a plataforma segue esses princípios atentando à diversidade de plantas coloridas vindas de vários lugares do mundo”.
Sobre o terreno, a edificação e o projeto paisagístico do MAM Rio
A sede definitiva do MAM Rio, concebida pelo arquiteto Affonso Eduardo Reidy, tornou-se um ícone do modernismo. O edifício foi construído junto à Baía de Guanabara, em terreno doado ao MAM pela Prefeitura do Rio, antes da criação do Aterro contíguo ao museu. O equipamento faz parte do tombamento do Parque do Flamengo, que envolve toda a área que se estende do Aeroporto Santos Dumont ao Morro da Viúva. Os projetos de urbanização, edificações e equipamentos são de autoria de Affonso Eduardo Reidy, com paisagismo de Roberto Burle Marx.
Sobre o MAM Rio
O MAM Rio é uma instituição cultural constituída como uma sociedade civil de interesse público, sem fins lucrativos, apoiada por pessoas físicas e por empresas, que tem atualmente como parceria estratégica o Instituto Cultural Vale e como patrocínio master o Grupo PetraGold, a Petrobras e a Ternium.
Desde janeiro de 2020, a nova gestão do MAM Rio deu início a um processo de profunda transformação institucional, envolvendo novas ideias, novos fluxos de trabalho e novas atitudes. As ações deste processo buscam coerência com o projeto original do museu, pautado pelo tripé arte-educação-cultura, um movimento de potencialização das ações já realizadas no museu, em consonância com seu histórico, e de acolhimento de todos que desfrutaram da efervescência dos diversos espaços do MAM Rio, incluindo públicos que nunca visitaram a instituição.
setembro 29, 2021
Laboratório de Escrita Crítica e Editorial no Zait_seLecT
Início 7 de outubro
Com Paula Alzugaray, Leandro Muniz e Nina Rahe
De 7/10 a 4/11
Quintas-feiras das 9-11h30 (Horário de Brasília)
5 aulas de 2:30 horas
Vagas limitadas
A oficina propõe dinâmicas de escrita editorial sobre a cultura artística contemporânea. Coordenada pela revista seLecT, pretende, a partir de uma exposição sobre os formatos editoriais de arte (reportagem, perfil, resenha, entrevista, crítica, portfólio, curadoria), provocar os participantes a trafegar por diferentes abordagens de um mesmo objeto analisado.
Com exercícios práticos e discussões, a dinâmica é voltada para a orientação e o acompanhamento de artistas, jornalistas, pesquisadores e escritores com interesse em produzir no contexto editorial de arte, além de pensar o estatuto da escrita crítica hoje.
Aula 1
Apresentação dos participantes e da dinâmica do curso e introdução aos formatos crítica, curadoria e reportagem
Tarefa: Elaboração de pauta
Aula 2
Exposição da aula sobre escrita crítica, discutindo os embasamentos, usos e articulações entre suas três principais funções: contextualização, interpretação e opinião.
Com Paula Alzugaray
Análise das sugestões de pauta
Tarefa: Texto crítico
Aula 3
Exposição da aula sobre curadoria, discutindo os conceitos e metodologias gerais da articulação entre diferentes obras no campo editorial.
Com Leandro Muniz
Análise dos textos críticos
Tarefa: Texto curatorial
Aula 4
Exposição da aula sobre reportagem, discutindo suas possibilidades entre a objetividade dos fatos, a autoria e o ato narrativo.
Com Nina Rahe
Análise dos textos curatoriais
Tarefa: Reportagem
Aula 5
Análise das reportagens
Discussão a partir das possibilidades de edição em textos selecionados e apresentados anteriormente.
Valor: R$550,00
PROMO: Combo Lab Escrita Select + Curso de Curadoria com 25% de desconto. Entre em contato.
Inscreva-se online, parcelamento no PagSeguro ou PayPal.
Curadoria: modos de pensar e agir com Daniela Labra e Marta Mestre no Zait
Próxima turma em 19/10 - 23/11
Terças das 10h-12h (Brasília)
Discutimos em seis aulas a prática curatorial e percursos do ofício. São analisados aspectos históricos, críticos e éticos da atividade em museus, espaços independentes, meio digital, áreas públicas e outros. Em discussões orientadas, abordamos temas como concepção de proposta curatorial, projeto expográfico, negociações com o artista, o espaço social, recepção do público, projetos coletivos, comunicação institucional, e outros. O encontros são conduzidos por Daniela Labra e conta com uma palestra de curadoras/es.
Esta edição convida Marta Mestre, pesquisadora e curadora-geral do Centro Internacional das Artes José de Guimarães, Portugal, para apresentar estudos de caso de sua trajetória curatorial.
As aulas são acompanhadas de referências institucionais, redes profissionais, bibliografias e links diversos. O plano dá acesso às aulas ao vivo, gravações e Fórum de conteúdos do curso por 3 meses, a partir da data de matrícula.
Valor R$ 450,00
PROMO: Combo Lab Escrita Select + Curso de Curadoria com 25% de desconto. Entre em contato.
Inscreva-se online, parcelamento no PagSeguro ou PayPal.
Canclini participa do webinário Emergências Culturais Latino-Americanas, da Cátedra Olavo Setubal
Webinário marca lançamento de segundo caderno de pesquisa da Cátedra Olavo Setubal, tendo como tema Emergências Culturais
Parceria do Itaú Cultural com o IEA/USP, a cátedra, que atualmente tem o antropólogo argentino Néstor García Canclini como titular, reflete, neste encontro on-line, sobre o movimento cultural que originou a Lei Aldir Blanc e sobre a construção de redes impulsionada pelos Pontos de Cultura. Participam do encontro, entre outros, Canclini e os pós-doutorandos Sharine Melo e Juan Brizuela, que assinam o caderno.
A Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência, realizada em parceria pelo Itaú Cultural e o Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, realiza no dia 30 de setembro, quinta-feira, às 14h, o webinário Emergências Culturais Latino-Americanas: Das Histórias aos Acontecimentos no Brasil. O encontro virtual, transmitido ao vivo pelo site do IEA/USP, marca o lançamento do segundo Cadernos de Pesquisa da atual titularidade da cátedra, exercida pelo antropólogo cultural Néstor Garcia Canclini, voltada aos processos de transformação da cultura e das comunicações contemporâneas.
Aberto ao público, o webinário conta com a participação de Canclini e dos pós-doutorandos Sharine Melo e Juan Brizuela, especialistas em políticas culturais que acompanham o desenvolvimento do projeto do argentino. O trio de autores do caderno divide o debate com Luciana Modé, coordenadora do Observatório Itaú Cultural, Lucia Maciel Barbosa de Oliveira, diretora do Centro Universitário Maria Antonia da USP, e Martin Grossmann, coordenador acadêmico da cátedra.
Tendo o mesmo nome do novo caderno lançado, o encontro – assim como a publicação – dá continuidade às reflexões dos autores sobre a institucionalidade da cultura e as mudanças socioculturais (projeto de Canclini na cátedra), abordadas no primeiro volume. A proposta, agora, é que Canclini, Brizuela e Sharine apresentem os temas abordados nessa segunda imersão, abrindo posteriormente a discussão para os demais convidados.
Anotações e debate
O caderno Emergências Culturais Latino-Americanas: Das Histórias aos Acontecimentos no Brasil, que dá base para o webinário, traz na apresentação assinada por Martin Grossmann e Liliana Sousa e Silva, coordenadora executiva da cátedra, destaques como “a existência de conexões entre o processo de elaboração e sanção da Lei Aldir Blanc (14.017/2020) no Brasil e a construção de redes impulsionada pelos Pontos de Cultura, com seus desdobramentos em vários países da América Latina”.
Em A Enérgica e Larga Melodia do Acontecimento, Sharine Melo aborda o movimento social que originou a Lei Aldir Blanc, que foi uma das ações emergenciais para o setor cultural a serem adotadas durante o período de calamidade pública provocada pela pandemia de Covid-19. Para tanto, a pesquisadora entrevistou ativistas, gestores, artistas e profissionais da cultura que se articularam em rede pela aprovação e implementação da lei. Indo além, conversou, ainda, com beneficiários do programa.
Já Juan Brizuela se voltou à dimensão territorial dos processos de institucionalização cultural, no texto Emergência Cultural no Agreste Baiano, no qual se focou no Programa Cultura Viva e nos Pontos de Cultura em municípios do interior da Bahia. A partir de entrevistas com atores locais, o pesquisador aborda questões relacionadas ao território e a disputas sociais e religiosas, além da relação - no âmbito da geopolítica cultural brasileira - entre centros e periferias, interiores e metrópoles.
Juntos com Néstor García Canclini, Sharine e Brizuela assinam Os Pontos de Cultura na América Latina, texto de conclusão do caderno. Segundo eles, as pesquisas e considerações registradas no volume “apontam para processos de sedimentação transnacional de instituições, ao mesmo tempo frágeis e potentes, voltadas a organizações comunitárias e à busca por direitos culturais e cidadania”.
setembro 24, 2021
Cursos online em outubro na EAV Parque Lage, Rio de Janeiro
Que tal imaginar outros mundos com a Escola de Artes Visuais do Parque Lage durante o mês de outubro? Preparamos uma lista dos cursos online que começam no próximo mês. Para saber mais, basta clicar no nome do curso:
Aparecer e significar a arte abstrata
com Paulo Couto
5 de outubro a 25 de novembro
Terças e quintas, de 19h às 22h
R$ 700,00 ou 2x de R$ 350,00
Fotografia iniciante
com Thiago Barros
5 a 28 de outubro
Terças e quintas, de 19h às 21h
R$ 450,00
Exposições de arte visuais – Da ideia à realização
com Julia Baker e Stella Paiva
6 de outubro a 24 de novembro
Quartas, de 19h às 21h
R$ 660,00 ou 2x de R$ 330,00
Experiências gráficas: narrativas e memórias do cotidiano
com Bia Amaral e Giodana Holanda
12 de agosto a 30 de setembro
Quintas, de 18h às 20h
R$ 800,00 ou 2x de R$ 400,00
Artistas mulheres no Brasil – Módulo 2
com Fernanda Lopes e Carolina Martinez
26 de outubro a 23 de novembro
Terças, de 19h às 21h
R$ 380,00
Também estão abertas as matrículas para os cursos contínuos ou para os que começaram em setembro de 2021. Saiba mais em: eavparquelage.rj.gov.br