A comunidade digital formada pelo Canal Contemporâneo envolve pessoas e organismos que, com diferentes níveis de participação, navegam e irrigam a nossa rede. Esta seção apresenta os integrantes com vínculos a partir de associações, apoios, parcerias e patrocínios, e permite o acesso aos seus perfis e outras áreas relacionadas.
Canal Contemporâneo
emeio_ senha_
esqueceu seu emeio? esqueceu sua senha?
Pesquise por palavras e/ou expressões (entre aspas)

Perfil_

     
Galeria Vermelho   galeria, fundado em 2002
LOCALIZAÇÃO_
Rua Minas Gerais, 350
Higienópolis 01244-010
São Paulo   São Paulo   Brasil
CONTATO_
55 11 3138-1520
IDIOMAS_
português
inglês
espanhol

APRESENTAÇÃO_
Após dez anos de existência, a Vermelho já se estabeleceu como um dos principais pontos de criação e divulgação de arte contemporânea no Brasil. Mais do que um simples espaço expositivo, a Vermelho catalisa o que há de mais recente e inovador na arte atual, e surge como uma alternativa à rigidez dos espaços comerciais dedicados à arte, incentivando novas idéias e discursos desenvolvidos por artistas emergentes ou já estabelecidos.

Fruto das idéias de Eliana Finkelstein e Eduardo Brandão, a Vermelho foi inaugurada em 2002 após um intenso processo de re-configuração e restauro das três pequenas casas localizadas na vila de número 350, da Rua Minas Gerias, em Higienópolis (SP). Criado e desenvolvido pelos arquitetos Paulo Mendes da Rocha (Pritzker Architecture Prize, 2006), e José Armênio de Brito Cruz, o projeto de restauro incorporou espaços expositivos à estrutura arquitetônica existente, e transformou o terreno que separa as três casas da rua em uma grande praça aberta sobre o fundo de 120m2 da fachada da galeria. Sobre esta imensa tela branca já foram apresentados mais de cinqüenta projetos que incluem pinturas, colagens, escavações, projeções e prospecções.

Em 2007, três novos espaços expositivos foram integrados ao prédio original. Com a ampliação, foi criado também o projeto TIJUANA destinado à criação, apresentação e venda de livros de artista, múltiplos, vídeos, CD, além de livros e catálogos publicados acerca da obra de artistas representados pela Vermelho.

Dentre os vários projetos desenvolvidos pela Vermelho, é importante mencionar também a mostra anual de performance arte VERBO. Sem fins lucrativos, o evento que ocorre desde 2005, tem como objetivo promover discussões e apresentar trabalhos de artistas e teóricos ligados à área da performance.

ARTISTAS REPRESENTADOS: Gabriela Albergaria, Jonathas de Andrade, Claudia Andujar, Iván Argote, Rafael Assef, Dora Longo Bahia, Nicolás Bacal, Chiara Banfi, Leya Mira Brander, Rodrigo Braga, Cadu, Marcelo Cidade, Lia Chaia, Marilá Dardot, Chelpa ferro, Cia de Foto, Carmela Gross, Maurício Ianês, Clara Ianni, André Komatsu, Detanico Lain, João Loureiro, Cinthia Marcelle, Odires Mlászho, Fabio Morais, Gisela Motta & Leandro Lima, Guilherme Peters, Rosângela Rennó, Dias & Riedweg, Nicolás Robbio, Marco Paulo Rolla, Daniel Senise, Ana Maria Tavares, Carla Zaccagnini e Marcelo Zocchio.

 



ENVIO DE CONTEÚDO_       CADASTRE-SE_       CONTATO_       SOBRE O CANAL_
Canal Contemporâneo - Todos os Direitos Reservados © 2005