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Laços do Olhar
Acervo Mario Pedrosa, Adriana Varejão, Akinori Nakatani, Alina Okinaka, Amilcar de Castro, André Komatsu, Anita Malfatti, Anna Letycia, Anna Maria Maiolino, Antonio Olinto, Arthur Bispo do Rosário, Augusto de Campos, Augusto Malta, Ayao Okamoto, Bené Fonteles, Bippus, Carlos Oswald, Chelpa Ferro, Christiano Jr., Comission Impériale du Japon à l'Exposition Unverselle de Paris, Dimitri Ismailovitvh, Divisão de Iconografia, Donà Colorphotos, Eliseu Visconti, Flávio Shiró, Frans Krajcberg, Fusako Tagaki, Geraldo de Barros, Hajime Higaki, Hamaguchi, Haroldo de Campos, Herman Tacasey, Hélio Oiticica, Hildegard Rosenthal, Hisao Ohara, Jacques Callot, João Virmond, Joku Wakamatsu, Jorge Mori, José Carlos de Brito e Cunha, Julio Plaza, Jum Nakao, Jun Miki, Junior Tamutu Tutyia, Kano Tsunenobu, Katsuko Nakano, Kenjiro Massuda, Kimi Nii, Kiyoji Tomioka, Lopes, Lydia Okumura, Lygia Clark, Manabu Mabe, Mario Borrielo, Mario Ishikawa, Masato Aki, Massao Okinaka, Maureen Bisilliat, Mauro Fuke, Megumi Yuasa, Miguel Chikaoka, Miguel Rio Branco, Mira Schendel, Naiah Mendonça, Nelson Felix, Nelson Leirner, Neville D'Almeida, Nobuyoshi Araki, Octavio Pinto, Oscar Oiwa, Paulo Leminski, Paulo Mendes de Rocha, Pedro Weingartner, Pierre Verger, Pieter van der Aa, R.S.& Co., Rei Kawakubo, Roberto Okinaka, Roberto Yoshida, Ruy Ohtake, Sachiko Koshikoku, Sakai do Embu, Shoko Suzuki, Shotaro Okinaka, Soko Ishikawa, Takao Kusuno, Takashi Murakami, Takayama, Teiiti Suzuki, Teizaburo Takahashi, Thiele Kollien, Tikashi Fukushima, Tizuka Yamasaki, Tomie Ohtake, Tomoo Handa, Tomoshige Kusuno, Toz , Valéria Costa Pinto, Vicente do Rego Monteiro, Wakabayashi, Walter Shigeto Tanaka, Wesley Duke Lee, Yasunari Kawabata, Yayoi Kusama, Yoko Ono, Yoshino Mabe, Yoshiya Takaoka, Yuji Tamaki, Yuri Firmeza e Yutaka Toyota
Curadoria de Paulo Herkenhoff
exposição_ 21/05/2008 a 10/08/2008
Laços do Olhar projeta as relações entre Brasil e o Japão desde o século XIX. Uma foto de Christiano Jr. documenta japoneses no Rio de Janeiro. Nossos laços remontam ao século XVI: os portugueses chegam ao Japão e colonizam o Brasil. Esse alicerce deixa vestígios até hoje. O posterior isolamento do Japão se rompeu em meados do século XIX. A partir da imigração em 1908, o encontro simbólico levou ao processo antropofágico: a permeabilidade da cultura brasileira absorve as contribuições do Japão.
segmento_ vídeo, pintura, objeto, instalação, gravura, fotografia, escultura, desenho
local_
Instituto Tomie Ohtake
Avenida Faria Lima 201 entrada pela Rua Coropés - Pinheiros
São Paulo / São Paulo / Brasil
55-11-22451937 55-11-22451902 55-11-22451900 instituto@institutotomieohtake.org.br www.institutotomieohtake.org.br
horários_
Terça a domingo, das 12h às 17h – entrada franca
matéria enviada por_ Marcy Junqueira
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